Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pilha recarregável sony perdendo carga


eliasfb

Posts recomendados

Olá caros amigos.

Possuo uma Canon S3IS que utiliza 4 pilhas AA. Acabei comprando 8 pilhas recarregáveis da sony (4 vieram com o carregador [2100mAh] e 4 compradas separadamente [2500mAh]). Tenho certeza que são sony originais e portanto má qualidade não seria a causa do problema.

Há algumas semanas que um par de pilhas de 2500mAh não funciona adequadamente. Sempre coloco dois pares pra carregar ao mesmo tempo e até ai tudo certo. Após essas duas pilhas específicas estarem carregadas, elas começam a perder carga e em 2-3 dias a ddp cai pra 0,9V enquanto o outro par (também de 2500mAh) continua com 1,3V. Ou seja, a câmera nem liga já que duas das quatro pilhas tem tensão abaixo do mínimo necessário.

Minha dúvida é o que poderia causar essa perda de carga das pilhas. Há algum tempo que deixei 4 pilhas cairem no chão e suspeito que essa queda tenha danificado algo na parte interna.

Agradeço qualquer ajuda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devolva essas baterias . Isto claro se está a usar um carregador correcto.

Já me aconteceu isso com as Sanyo 2500mAh e depois de verificarem deram-me umas novas .

Tanto quanto sei esse defeito é comum a baterias de alta capacidade e preparadas para cargas rápidas (as Sanyo que tenho permitem ser carregadas em 15 min com carregador especial).

Pode verificar isso pois essas baterias se forem carregadas e colocadas imediatamente na câmara , vão funcionar correctamente.

O problema é que esse defeito vai sendo agravado e com o tempo nem carga vão aceitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu perdi 8 Sanyo AA de 2500 mA em cerca de um ano com este mesmo defeito.

Dentro dessas 8 pilhas eu já tinha trocado quatro que apresentaram este mesmo defeito.

A loja onde comprei não vende mais esta marca e não tive como trocar.

Sanyo eu não compro mais.

Estou tentando com 4 Sony agora.

As embalagens das suas pilhas vieram com aquele logotipo brilhante? (não sei o nome correto).

Se sim, são originais, se não tem este logotipo são piratas.

LV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, uma coisa que com certeza vai influenciar muito na vida útil das pilhas é o tipo de carregador!

Tem uns carregadores "Xing-Ling" que não valem nada!

Isto pelo fato de que eles não analisam a pilha nem antes e nem durante o processo da carga. Imagine duas pilhas, uma com um pouco de carga, e a outra "zerada"... O carregador vai submeter ambas a mesma corrente de carga, pelo mesmo tempo.

Você não tem como saber qual é qual, certo? Quando retira as pilhas da carga, uma vai estar particialmente carregada e a outra não (ou, se retirar algum tempo depois, ela vai estar carregada, mas a primeira terá sido submetida a uma "sobrecarga")

Atualmente eu uso um da sony, microprocessado, que é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora o carregador seja realmente um ponto importantíssimo, no meu caso não tem nada a ver .

Sempre usei carregadores correctos , inclusivé com carga individual de baterias , não em série .

Para além disso tenho um sistema que permite efectuar a carga controlada e medir os diferentes parâmetros que são registados em computador sendo assim fácil traçar as curvas de carga , etc .

Depois de muitos dias a verificar a carga e descarga dessas baterias , a conclusão foi simples defeito de fabrico e como tal foram trocadas pelo vendedor, que aliás confirmou o mesmo que eu com outro sistema.

O valor de SELF-DISCHARGE dessas baterias estava completamente fora das especificações do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode verificar isso pois essas baterias se forem carregadas e colocadas imediatamente na câmara , vão funcionar correctamente.
É exatamente isso. Logo após completar a carga, se colocadas na câmera, ela funciona normalmente. Mas a câmera não aguenta nem 20 min ligada. Quando verifico as pilhas, duas tem aproximadamente 1,2V e as outras 1V ou até menos.
As embalagens das suas pilhas vieram com aquele logotipo brilhante? (não sei o nome correto).

Se sim, são originais, se não tem este logotipo são piratas.

Não me lembro da embalagem mas as pilhas são originais com certeza. Inclusive meu tio foi outro dia numa loja de componentes eletrônicos e comprou um par de pilhas sony por 25 reais. Eram mais falsas que nota de 3 reais. Deu pra ver claramente a diferença entre as originais e falsificadas.
Olha, uma coisa que com certeza vai influenciar muito na vida útil das pilhas é o tipo de carregador!

Tem uns carregadores "Xing-Ling" que não valem nada!

Essa carregador que eu tenho deve ser o mais simples da sony, mas é original. Bom, pelo menos as pilhas que vieram junto dele são!

img?s=MLB&f=53188417_5490.jpg&v=O

Um amassadinho na pilha pode comprometer a "capacidade de carga" dela? Uma delas caiu de uma altura de aproximadamente 1m e tem um amassado quase imperceptível de +/-1mm pra dentro, na borda do pólo negativo. Senão vou devolver.

Muito obrigado pela ajuda!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa carregador que eu tenho deve ser o mais simples da sony, mas é original. Bom, pelo menos as pilhas que vieram junto dele são!

Pois é... O teu carregador, embora fabricado pela Sony, não é microprocessado. O carregador que eu tenho, também da Sony, tem um display na frente, onde é exibido o estado de cada pilha individualmente. Ele também controla o processo de carga das pilhas uma a uma, e após uma delas estar carregada, ele encerra o processo somente nela, continuando nas outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu carregador deve ser deste tipo :

http://products.sel.sony.com/battery/power_charger.php

infelizmente no site não tem as caracteristicas e logo não é fácil saber se é correcto ou não.

Pode não ter microcontrolador , mas ter circuito específico de carga o que faz exactamente a mesma função ou até melhor .

Mas isso só abrindo o mesmo e verificando.

Quanto aos danos físicos da bateria de certeza que bem não lhe fez .

Mai uma vez esse defeito já o verifiquei quer nas Sanyo quer noutras de alta capacidade e mesmo sem haver problemas físicos vísiveis.

Voltando ao princípio julgo que devia reclamar junto da Sony .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode não ter microcontrolador , mas ter circuito específico de carga o que faz exactamente a mesma função ou até melhor .

O que seria este "circuito específico" melhor que o microcontrolador?

Um carregador básico só tem mesmo é limitador de corrente e controle da tensão. Quando muito, tem uns leds para indicar o estado ON e nada além disso.

Um carregador microprocessado monitora o estado de cada pilha, reciclando-a (faz a descarga total antes de iniciar a carga), monitorando temperatura durante a carga (em alguns modelos) e tem a capacidade de interromper a carga quando a pilha esteja completamente carregada, o que é fundamental para a vida útil das mesmas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!