Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Xp com 256mb, 512,768 e 1gb - diferenças.


OpaioX

Posts recomendados

Olá,

Ja rodei no meu athlon 1,3ghz - winxp professional com 256, 512 e agora com 768mb.

Logico q senti diferença de 256 pra 512. Mas de 512 pra 768 n consigo sentir diferença.

Então pergunto, se há necessidade de 1gb de ram para winxp? Na verdade se eu colocar um pente novo vou ficar com 1152mb.

Com 1152, existe alguma configuração no winxp pra ele ficar mais rápido e aproveitar melhor toda essa memória?

Ob.:Costumo usar muitos programas ao mesmo tempo tipo, varios internet explores, programas de edição de video e imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

a questão quanto a Memoria, quanto mais é melhor. Porque?

1 ° A adminstração da memoria pelo Windows esta meio confusa. As vezes alguma parte do programa usado, os DLL, ficam quando já sairam deste. O programa acionado depois já tem espaço menos disponivel.

2° Quando mais programas rodam pode faltar memoria e o Windows usa a memoria virtual. ( Disco rígido ) Mas esta sempre é bem mais lenta como a memoria física, até 10 vezes.

Por isso o Windows XP 32 roda melhor com até 3 GB memoria, (XP tem problemas com 4GB), enquando o XP 64 já pode usar 8 GB.

Abs. Wolflobo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória a mais só é necessária se é feito uso dela.

Apenas para demostração, abra todos os programas, de um atl+ctrl+del e vá até a guia desempenho que lá mostrará a quantidade de memória que está sendo utilizada.

Se estiver perto da quantidade maxima que o computador está na hora de colocar mais memória, senão nem esquente com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola!

de 256 para 512 você sentiu uma diferença porque com menos que sso o sistema perde muito, agora com 512+256 você não percebe porque é o suficiente para o sistema e ainda sobra , você só ira perceber caso você use varios programas que ocupam muita memoria ao mesmo tempo, por exemplo eu tenho a mesma quantidade de memoria q você, e somente sinto perdas quando eu abro algum jogo e um programa pesado como o photoshop ,isso o corre pa a soma do que esses programas usao de memoria é supeior ao total que eu tenho instalado no pc.

colocar 1GB vale a pena? como dito antes , vale sim . porque? porque mesmo que seus programas juntos ano sobrecarreguem o total de memoria, quando você fecha o programa esse espço nem sempre é liberado de imediato a fica se acumulando ´portanto quando você abre varios programas diferentes um por vez uma hora o lmite é atingido e vai haver uma queda de desempenho pois havera a nescessidade de remover os dados antigos ara alocar os novos , isso você repara quando abre um programa pela primeira vez e ele é mais lento para abrir mas depois ele abre rapidamente .

espero q ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade....

quando passa de 512 as coisas começam a se equilibrar mais. Se você for um Programador, ou trabalhar com edição de VIDEO ou coisa assim, Há a necessidade de muita memória. mas para usuário domestico vai ser diheiro jogado fora.

Mas você é q decide!

Desejos de Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Wolflobo, xucrute, rafafa e willey3d2000 por responderem! Acabei de comprar mais um módulo de 512mb pc133 hoje, e estou com total de 1152mb!

wolflobo e rafafa acho q entendi. E até já percebi que com passar do tempo, o windows so libera memoria se reiniciar. Quando eu tinha 256, era **** de mexer no pc com PS aberto, Front Page mais alguns IE...

Xucrute, tambem concordo com você, exemplo uma senhora dona de casa q usa o pc somente pra navegar na internet, jogar paciencia e digitar alguns trabalhos para filha no word, pra ela acho que 512 é suficiente.... pra mim não era! descobri hoje!

willey3d2000 eu não trabalho com nada disso que você falou, mas faço algumas coisas por diversão - editar videos, fotos, criar paginas, e outras coisas que existem muito do computador que eu tinha esquecido de mencionar antes como:

1º Hoje que raparei como é absurda a diferença ao rodar o Google Earth com 256 e agora com 1152mb! Mas é muito coisa mesmo! antes não tinha como "voar" suavemente sem ficar travando e o hd fazendo leitura... agora é possivel voar sobre o terreno sem o hd se quer piscar uma vez! No Gerenciador de Tarefas do windos> desempenho o Google Earth ta usando +- 700mb! Então acho q esse tipico exemplo de programa q se você tiver mais melhor sim, pois ele faz tipo um "cache" pra rodar mais suave. Só lembrando que fui em ferramentas do google earth, e mudei o tamanho do cache da memoria que estava 32mb para 512mb! ehehehehehe

2º Gravar DVDs, notei que o nero usa mais memoria quando essa ta sobrando no sistema tambem, antes eu nem podia mexer no mouse q o pc nem respondei quando tinha 256, agora,ah bom ! posso ate jogar e gravar um dvd, bricando, mas posso navegar na internet tranquilo enquanto gravo dvd, ou faço outras coisas mais leves no pc.

To testando ainda, hoje foi meu primeiro dia com 1152mb. Mas já achei um programa q vai usar tudo isso q é o google earth, Battle Field Vietnã ( jogo ) muito pesado e outros que ainda vou ver aqui.

Depois posto de novo as diferenças que senti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto mais memória RAM disponível e livre num PC, melhor será o seu desempenho.

Eu já cheguei a ter um PC comun, basicão mesmo (Celeron 2.4Ghz e com 128Mb RAM :mad:) e era um tormento!! Não adicionei memória até acabar a garantia.

A pessoa tem que usar a quantidade de RAM adequada ao seu uso: eu por exemplo sou um usuário que se considera básico/mediano: digita no Word 2003, escuta música no WMP, navega na web, edita fotos no Picasa ou Photo Philtre (de vez em quando ao mesmo tempo) com 1Gb de memória e me sobra uns 500Mb~300Mb livres para abrir qualquer outro programa no Windows XP.

Se estivesse com "só" 512Mb meu notebook abriria o bico, fato agravado com o seu hd de 5400rpm usando o swap e perdendo velocidade fácil fácil.

Com os preços que as memórias DDR e principalmente DDR2 estão hoje em dia, é bom ter no minimo 1Gb para rodar liso o XP e 2Gb para o Vista; claro que com metade disso, esses SO´s rodam, mas depois que você usar um pc com bastante RAM disponivel, nunca mais vai querer voltar atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Wolflobo, xucrute, rafafa e willey3d2000 por responderem! Acabei de comprar mais um módulo de 512mb pc133 hoje, e estou com total de 1152mb!

wolflobo e rafafa acho q entendi. E até já percebi que com passar do tempo, o windows so libera memoria se reiniciar. Quando eu tinha 256, era **** de mexer no pc com PS aberto, Front Page mais alguns IE...

Xucrute, tambem concordo com você, exemplo uma senhora dona de casa q usa o pc somente pra navegar na internet, jogar paciencia e digitar alguns trabalhos para filha no word, pra ela acho que 512 é suficiente.... pra mim não era! descobri hoje!

willey3d2000 eu não trabalho com nada disso que você falou, mas faço algumas coisas por diversão - editar videos, fotos, criar paginas, e outras coisas que existem muito do computador que eu tinha esquecido de mencionar antes como:

1º Hoje que raparei como é absurda a diferença ao rodar o Google Earth com 256 e agora com 1152mb! Mas é muito coisa mesmo! antes não tinha como "voar" suavemente sem ficar travando e o hd fazendo leitura... agora é possivel voar sobre o terreno sem o hd se quer piscar uma vez! No Gerenciador de Tarefas do windos> desempenho o Google Earth ta usando +- 700mb! Então acho q esse tipico exemplo de programa q se você tiver mais melhor sim, pois ele faz tipo um "cache" pra rodar mais suave. Só lembrando que fui em ferramentas do google earth, e mudei o tamanho do cache da memoria que estava 32mb para 512mb! ehehehehehe

2º Gravar DVDs, notei que o nero usa mais memoria quando essa ta sobrando no sistema tambem, antes eu nem podia mexer no mouse q o pc nem respondei quando tinha 256, agora,ah bom ! posso ate jogar e gravar um dvd, bricando, mas posso navegar na internet tranquilo enquanto gravo dvd, ou faço outras coisas mais leves no pc.

To testando ainda, hoje foi meu primeiro dia com 1152mb. Mas já achei um programa q vai usar tudo isso q é o google earth, Battle Field Vietnã ( jogo ) muito pesado e outros que ainda vou ver aqui.

Depois posto de novo as diferenças que senti.

è isso ai você mesmo respondeu sua pergunta...e foi legal dizer que o google heart usa tudo isso, eu ainda não consegui usar tudo aqui, ta sobrando muita coisa, vou configurar o google...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu IceFly por responder! Na minha opinião com os programas atuais basicos, antivirus, firewall, e antispyware, e fora outros, rodar xp com menos de 512 é pra passar raiva mesmo.

sambaquy verdade! ehehehe mas eu queria era ver mesmo a opinião da galera sobre o tema.

Como não posso comprar um computador novo "adequado" para minhas necessidades, acho que com investimento que eu fiz, terei computador pra mais uns 4 anos, pelo menos na quantidade de memória, quanto ao processador os 1,3ghz já sendo insuficiente para algumas atividades...

valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!