Ir ao conteúdo

OC num Core 2 Duo E6300

pain of salvation

Posts recomendados

Postado

Galera, fui jogar crysis agora e apresentou o mesmo problema de antes, baixíssimos fps! Como pode, uma hora tá ótimo, outra hora tá com problema?? O que pode ser isso?

-----------

Parece que o problema era com o over... coloquei o fsb em 266 (padrão) e as voltagens em auto, agora Crysis tá rodando a 40fps tudo no high. Então, será que era tensão baixa? Engraçado que o orthos não identificou nenhum problema...

Postado

É, então no seu caso o liga/desliga é diferente mesmo, até porque minha mobo não é asus, e mesmo antes de comprá-la eu já conehcia este comportamento, e segundo li, é algo comum em alguns chipsets, dentre eles o P965(o meu).

Boa sorte e até mais.

Postado

Ok..

Descobri qual o problema. Algumas placas-mae Asus tem um bug. Quando se faz um over, as vezes o Link Width fica em 1x, quando é pra ficar em x16 (é só usar o CPU-Z para ver, na aba "Mainboard").

Pra corrigir o problema, é só ir na Bios e configurar o NB Vcore para 1.45 e setar o PEG Force X1 para disable.

Postado
Ok..

Descobri qual o problema. Algumas placas-mae Asus tem um bug. Quando se faz um over, as vezes o Link Width fica em 1x, quando é pra ficar em x16 (é só usar o CPU-Z para ver, na aba "Mainboard").

Pra corrigir o problema, é só ir na Bios e configurar o NB Vcore para 1.45 e setar o PEG Force X1 para disable.

Se o PEG (Port) Force X1 estava configurado em Enabled então isto explica o mal desempenho em jogos.

Quanto a tensão do northbridge, ela não afeta o desempenho, somente a estabilidade.

Postado

Cara, acho que só o fato de de Core 2 Duo, já é muito bom, mas vai uma dica.

Não mexa no Vcore, pois alguns processadores, se você aumentar, esquenta o processador, além de que ser você aumentar MUITOOO, pode queimar, pois você ta mexendo com a tensão.Aumenta só o FSB, acho que só isso fica bom, mas veja as suas temperaturas, veja se não vai aumentar muito.Eu acabei de fazer overclock aqui num Celeron [email protected], e deu muita diferença.Só aumentei o FSB.

Postado
Cara, acho que só o fato de de Core 2 Duo, já é muito bom, mas vai uma dica.

Não mexa no Vcore, pois alguns processadores, se você aumentar, esquenta o processador, além de que ser você aumentar MUITOOO, pode queimar, pois você ta mexendo com a tensão.Aumenta só o FSB, acho que só isso fica bom, mas veja as suas temperaturas, veja se não vai aumentar muito.Eu acabei de fazer overclock aqui num Celeron [email protected], e deu muita diferença.Só aumentei o FSB.

O problema é que se deixar a tensão em auto, ela vai lá pra cima automaticamente... É melhor fixar em uma determinada tensão e fazer os testes de estabilidade. Aqui deixei em 1.35 e jogando crysis os cores da cpu não passam de 50°, com o FSB em 400.

Postado

e mais uma coisa

estava lendo o manual da mobo p5gc-mx\1333

e não encontrei o peg (port) force x1,

porém pelo fato de ser mobos diferentes , eu achei um comando chamado peg buffer length ( q no manual diz q serve para selecionar a extensão do buffer da placa de video pciex)

será q sao a mesma coisa?

PEG (Port) Force X1 = PEG Buffer length?

Postado
pra q q serve esse comando

PEG (Port) Force X1 ?

porque ele tem q ser desativado?

tentei ler alguns post desse topico mas ainda não compreendi direto.

PEG quer dizer Pci Express Grafics Port, se você deixar em X1, você roda o pci-e em modo legacy e nao em modo 16x!

e mais ou menos isso!

Postado

O PEG Port Force x1 configurado em [Enabled] força que os dispositivos PCI Express se limitem ao uso de somente uma raia (lane), o que causa grande queda ou contenção de performance quando a placa de vídeo e chipset suportam valores maiores.

Postado
porém pelo fato de ser mobos diferentes , eu achei um comando chamado peg buffer length ( q no manual diz q serve para selecionar a extensão do buffer da placa de video pciex)

será q sao a mesma coisa?

PEG (Port) Force X1 = PEG Buffer length?

Número de raias - lanes - (x1, x2, x4, x8, x16, x32) de comunicação do PCIe é uma coisa, comprimento/tamanho de buffer é outra. Pelo menos é o que deveria ser conceitualmente...

Mais uma coisa: não recomendo que alterem o parâmetro PEG Port Control. Deixem em [Auto]. Motivo: se colocarem em [Disabled], dependendo da mobo e PV, e tela pode ficar preta e daí só resetando a BIOS para voltar a imagem!!!! :muro:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...