Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção para impressora laser


diegofarias

Posts recomendados

Caros colegas, instalei hoje em casa uma impressora laser Lexmark E120, cuja potência é de 300W, quando em funcionamento. Aqui a rede é 220V, tenho um estabilizador de 500VA, onde é ligado um monitor lcd 15", caixas de som 2.1, um cpu simples com fonte simples, o modem adsl e um hub. Quando liguei a impressora, o estabilziador começou a emitir uns estalos a cada 20-30 segundos. Sei que está subdimensionado, mas que atitude devo tomar? Comprar um estabilizador de 1kva pra impressora e alguns periféricos menores? Filtro de linha? Só um conversor de tensão?

Agradeço aos que tiverem disposição para me ajudar.

Abraços

Diego Farias

Recife/PE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se deve ligar impressora lase no mesmo estabilizador do PC, mas se não tiver jeito você vai precisar de um estabilizador de pelo menos 1000VA ou melhor, um bom filtro de linha com proteção anti-surto e já era... pra impressora laser é melhor ainda que seja assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza _rau_, a tensão aqui é 220V, e a impressora é 110-127V, 3,0A e 300W imprimindo. Devo comprar um transformador 220V-110V e ligá-la no filtro de linha, sem me preocupar com estabilizador então? Quais são as suas referências de locais para compra desses bons filtros de linha, além da ATERA? Devo comprar um transformador de que características para essa impressora?

Agradeço pela sua atenção!

Diego Farias

Não se deve ligar impressora lase no mesmo estabilizador do PC, mas se não tiver jeito você vai precisar de um estabilizador de pelo menos 1000VA ou melhor, um bom filtro de linha com proteção anti-surto e já era... pra impressora laser é melhor ainda que seja assim.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua impressora tem pino de aterramento no cabo?

Eu não recomendo transformadores por dois motivos. Primeiro que nenhum desses q a gente acha por aí dá continuidade ao pino terra, se você tiver aterramento vai ter que fazer uma gambiarra. Segundo, é fácil inverter as polaridades Fase/Neutro. Não que isso danifique o equipamento, mas se invertido as proteções não serão eficazes.

Eu deixaria um estabilizador novo, dentro da nova norma (procure na embalagem por NBR 14373:2006) funcionando como um transformador só pra impressora a laser. Um de 500VA deve dar conta, mais recomendado um de 600VA. Dizem que agora os modelos por exemplo de 300VA vêm com transformador de 500 ou 600VA pra conseguiur suprir 300watts com Fator de potencia = 0,5 ou 0,6, não sei se é verdade, mas se for, um de 300VA vai dar conta. Se aí fosse 110V eu indicaria um filtro protetor da APC q você encontra na Atera, nas Americanas, Fnac e até no Mercado Livre...

Uma dica, se for por um estabilizador só pra impressora pra que esse possa converter 220V pra 115V, mantenha o ligado só quando necessário usar a impressora, pra economizar na energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo da impressora tem pino terra, mas não é utilizado no meu apartamento, infelizmente. Pelo menos esse primeiro problema do transformador estaria "descartado".

Quanto à facilidade de trocar as polaridades Fase/Neutro, você poderia me explicar mais detidamente? É algo que só pode ser aferido corretamente através de equipamentos específicos, ou uma simples chave teste pode elucidar qual a polaridade correta?

Eu acredito que você esteja se referindo ao estabilizador e ao filtro de linha 110V como possibilidades de proteção para a máquina. Mas a fonte da impressora não teria maior capacidade de absorção de impactos elétricos do que o estabilizador (no mesmo raciocínio utilizado no fórum para defender que estabilizadores não têm nenhuma função para auxiliar as fontes da cpu, pois estas suportam cargas muito maiores)?

O estabilizador de pelo menos 600VA que você sugere não funcionará como "transformador de luxo", (para usar expressão utilizada largamente no fórum)?

Em caso de reiteração de recomendação para o uso exclusivo de um estabilizador na impressora (devido ao fato de que somente será ligado par a utilização da impressora), devo ligá-lo diretamente na régua que atualmente possuo (Force Line, quase certeza de ser muito fajuta) ou preciso arrumar uma extensão para outra tomada (esta opção a mais complicada).

Agradeço mais uma vez pela atenção, _rau_

Abraços

Diego Farias

Recife/PE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defina "impactos" elétricos. Dependendo desse impacto, dificilmente uma fonte sobrevive sem uma proteção interna, seja a melhor que for.

Quando indiquei o estabilizador, indiquei-o não porque você estará muito mais protegido, mas porque ele é um transformador que você precisa e já vem com as conexões corretas internamente. Mas sim, funcionaria como um transformador de "luxo", com um varistor de proteção e fusível + filtro de linha básico, eu acho uma melhor solução do que um simples transformador q não vai oferecer mais nada do que a transformação. Eu te digo com 90% de certeza que um de 500VA vai funcionar beleza com a impressora, nao sei dizer com certeza porque não entendo muito dos calculos pra fabricar um transformadores ou apenas olhando eles, sem contar que os fabricantes quase nunca divulgam a potencia em watts pra cargas eletrônicas que possuem fator de potencia entre 0,5 e 0,7 na maioria deles. Se fosse uma lampada, que é puramente uma carga resistiva, os 500VA seriam iguais a 500watts, mas pra eletronicos a coisa muda um pouco, a não ser que todas as fontes tivesse PFC ativo com FP beirando 1...

Sobre polaridade o que acontece é que no transformador geralmente você quando liga ele na tomada da parede, a polaridade sai invertida do outro lado, ai você tem que ligar a tomada corretamente na saida, pra manter a polaridade correta. A chave de teste tanto pode como deve ser usada. A polarização correta está da forma que olhando a tomada de frente o neutro fina no pino esquerdo e o fase no lado direito.

Pra evitar dor de cabeça, eu ficaria com o transformador de "luxo" mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, _rau_, pela força. Vou fazer um teste aqui em casa. O estabilizador que eu tenho é um SMS de 500VA. Vou desligar todos os equipamentos e somente utilizar a impressora nele. Se ele parar de dar estalos, vou procurar um de 500 VA, caso contrário, vou procurar um maior.

Um abraço!

Diego Farias

Recife/PE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo. Mesmo somente com a impressora ligada o estabilizador continuou estalando. Pelo visto vou ter que que ir pra um de 1KVA, pois no site da SMS informa que o estabilizador de 600VA possui, como característica de entrada, corrente nominal de 3,1A para rede 220V. A impressora laser informa na parte traseira corrente de 3,0. Já o de 1KVA possui corrente nominal de 5,0.

O catálogo destes modelos estão nesse link:

http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquivo_hd_familia.asp?familiaID=E018

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

O estabilizador instala porque é isso que sabe fazer de melhor!

Quando a carga da impressora entra na rede, há de fato um pico de consumo e o estabilizador sente isso e responde com estalos.....ele tá trabalhando! Quem sofre o pico de consumo é a REDE AC .....o estabilizador apenas sente isso e responde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que o Meiraneto disse, mas como sua impressora pode em pico consumir 310watts - 3,1A @ 110V, um estabilizador de 500VA realmente está subdimensionado, você precisa no mínimo de um 600VA.

Esse que você indicou, Progressive III, já tá dentro da nova norma e é bom, dentro do que ele se propõe a fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você tem estabilizador, coloque o mesmo, adequadamente dimensionado. Caso contrário e sem aterramento na tomada, colocaria mesmo um autotransformador, também corretamente dimensionado.

Para bem dimensionar há que se saber o consumo da impressora (300 Watts) e se saber a capacidade de suprimento do estabilizador ou do transformador.

O FP da impressora, caso não tenha vindo escrito em suas especificações, deve ser utilizado 0,6. Ou seja Potência 300 Watts ou 300/0,60 = 500 VA.Mesmo caso para o autotransformador..

Na dúvida coloque qualquer um deles com uma capacidade de suprimento de potência um pouco superior a essa dai.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei q 500VA tava subdimensionado era pra ter uma margem de segurança. Se a impressora consumir 300watts, o estabilizador de 500VA estaria operando no seu limite, de qualquer forma não acredito que sejam 300watts constantes...

EDIT:

E ainda tinha calculado errado, 3A @ 110V = 330watts e não 310watts como eu tinha escrito. O valor em Ampres digitado por mim tinha ficado errado tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Oi

Eu tenho também uma Lexmark E120N (consumo diz 300W). Tenha conectada num estabilizador de 300VA. Junto com o modem ADSL e o roteador. Até que o estabilizador pifo, não paro de dar estalos.

Compre um estabilizador SMS Progressive III de 1000VA. Funcionou por 8 dias, um dia depois que a Nagem recebe ele na loja. Agora esta nas mãos do serviço técnico esperando resposta da SMS.

Ou peguei "aquele" estabilizador que saio com defeito, ou.... a impressora tem algum problema ... Uma impressora que diz consumir 300 W e um estabilizador de 1000VA

alguma coisa esta errada.

Ah! os computadores estão na mesma tomada com outros estabilizadores e não dão problemas. Todo com a mesma terra.

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra apenas um bom filtro de linha e liga a impressora nele, de preferência uma tomada ou circuito diferente.

Liguei uma Laser HP aqui na mesma tomada do meu nobreak, mas no filtro e a tensão da da rede dá uma queda de 11 volts, fiquei abismado, tenho que rever a fiação que vem pra tomada do meu PC porque nem o chuveiro na mesma fase dá essa queda toda, com o chuveiro na mesma fase cai apenas 4-5 volts... Liguei só por curiosidade no meu nobreak 600VA e ave maria... o bichinho num guentou, era um tal de bip pra lá, bipe pra cá e mais parecia uma metralhadora de tantos estalos.

Colocando a impressora laser só no filtro, acaba-se os problemas do estalos dos relés. Estabilizadores tem um grande mal que se chama de interação com a carga. Certos tipo de carga provocam uma comutação de relés mesmo sem necessidade e isso acaba estressando tudo, tanto a impressora, como o estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma impressora que diz consumir 300 W e um estabilizador de 1000VA

alguma coisa esta errada.

Sim, alguma coisa está errada. A começar pelo fato de você estar ligando a impressora num estabilizador. E a terminar pela falta de padronização das tensões elétricas no Brasil. Como essas impressoras destinadas ao mercado americano são 110V e Recife é 220V o que ela necessita é de um autotransformador. Mas é bom não esquecer também o protetor contra surtos. Há alguns anos, quando eu viajava para Porto Seguro, os hotéis logo colocavam um transformador de tensão disponível. Não precisava nem pedir. Hoje em dia, felizmente, a maior parte dos equipamentos eletrônicos são bivolt automático. Apenas os americanos insistem em ignorar o resto do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Compra apenas um bom filtro de linha e liga a impressora nele, de preferência uma tomada ou circuito diferente.

Colocando a impressora laser só no filtro, acaba-se os problemas do estalos dos relés. Estabilizadores tem um grande mal que se chama de interação com a carga. Certos tipo de carga provocam uma comutação de relés mesmo sem necessidade e isso acaba estressando tudo, tanto a impressora, como o estabilizador.

O problema que a impressora é 110V (monovolt) e a rede é 220V

Sim, alguma coisa está errada. A começar pelo fato de você estar ligando a impressora num estabilizador. E a terminar pela falta de padronização das tensões elétricas no Brasil. Como essas impressoras destinadas ao mercado americano são 110V e Recife é 220V o que ela necessita é de um autotransformador. Mas é bom não esquecer também o protetor contra surtos. Há alguns anos, quando eu viajava para Porto Seguro, os hotéis logo colocavam um transformador de tensão disponível. Não precisava nem pedir. Hoje em dia, felizmente, a maior parte dos equipamentos eletrônicos são bivolt automático. Apenas os americanos insistem em ignorar o resto do mundo.

Tá certo... vou procurar isso, um bom autotransformador e um bom filtro.

Só para esclarecer um pouco... o "técnico em informática" e (claro) o vendedor insistiram na compra do estabilizador.

O estabilizador... esta agora em São Paulo... depois de ameaçar de entrar na justiça aceitaram trocar o estabilizador

Acho que vou seguir as sugestões de Faller em outro "posting" e mudar para transformadores e autotransformadores e filtros de linha (de qualidade).

obrigado pelas dicas

talueguito

raul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tenha a mesma impressora e o mesmo problema dos "tlac". Coloquei a impressora num establilizador só pra ela (440 VA) e ligo-a só o estritamente necessário, até agora ela não deu defeito e nem o estabilizador queimou. Solução, essa minha, meio ruim, mas dá pro gasto. Vou tentar colocá-la só no filtro de linha e no transformador pra ver se isso acaba. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Acabei de comprar um modelo como este, E120. Lendo as instruções informa que se nao vier com um símbolo (um quadrado dentro do outro) na embalagem a impressora requer aterramento.

No entanto, como moro em primeiro andar, não há como fazer este. A compra de um módulo isolador resolveria o problema (claro respeitando a potência)?

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um modelo como este, E120. Lendo as instruções informa que se nao vier com um símbolo (um quadrado dentro do outro) na embalagem a impressora requer aterramento.

No entanto, como moro em primeiro andar, não há como fazer este. A compra de um módulo isolador resolveria o problema (claro respeitando a potência)?

Saudações!

Falta de aterramento não é um impeditivo para o uso do equipamento, muito menos motivo para a compra de um módulo isolador, use um adaptador para isolar o pino do terra e ligue a impressora na tomada.

Módulo isolador só evita choques elétricos, ele não cria aterramento, isso é o que a Microsol quer que você pense...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...