Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o Linux? Quantas e quais partições criar? Como fazer um Dual-Boot?


Taylon

Posts recomendados

Eae, você pode começar pelo Ubuntu:D, pelo Kurumim, que são os mais fáceis para usuario final e iniciante, principalmente se você está vindo do "winDOS" que é bem provável, o ubuntu você pode baixar aqui nesse link:

http://www.ubuntu-br.org/download

E ainda você pode testar antes de instalar sem mexer no seu micro porque é um live cd, qualquer dúvida sobre a instalação posta aqui, ou dah uma olhada por ai que tem bastante sites sobre o linux, viva o linux, ubuntu.br, etc, Falou, t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu baixei o ubuntu e kubuntu pra testar no meu PC através de máquina virtual e fiquei babando na criança. :wub:

Primeira vez que tento instalar alguma distro, e esse foi bem diferente das outras (bem antihas) que usei, resultado: quero mais ! :D

Ambos me mostraram as opções de instalação sem formatação, "como se fosse um programa" e isso me interessou.

Já enchi o saco de uns 4 ou 5 caras que manjam bastante de Linux e as opiniões ficam meio divididas.. tem problema esta instalação ?

Não posso (mas que dá vontade dá) formatar o C: nem perder os dados da partição secundária, que é onde poderei instalar a distro, mas gostaria de uma instalação mais completa para poder testar os drivers e efeitos visuais que não consegui por VM.

Resumindo: existe risco de perder meus dados ?

Obrigado ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O certo é sempre instalar o XP primeiro e o Linux depois, assim o lilo seria instalado corretamente. Se voce fez isso, vai ter que reinstalar novamente o Linux, mas preste atenção porque ele vai perguntar se quer instalar o lilo, pois vai achar a partição Windows instalada.

Qual o SO que está bootando ? XP ou Linux ?

Tem muita coisa já instalada ? Na minha opinião voce deveria pegar uma distribuição mais conhecida porque na hora do aperto vai ter mais gente para ajudar, embora essa distribuição Fenix seja Debian. Se puder, faça a reinstalação, primeiro o XP e depois o Linux. Se tiver espaço em disco faça uma partição só de dados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
basta dar uma pesquisada aqui no fórum que você verá que tem um outro tutorial tratando de recuperação do grub.

seguinte cara, dê uma lida no tutorial de com restaurar o grub para você ter uma ideia do que está acontecendo...

não precisa de desligar um hd enquanto usa o outro sistema, instale primeiro o windows, e depois instale o linux e você terá o grub automaticamente configurado.

Sempre vejo essas instruções sobre dual boot ou multiplo boot apontando para um lado e para outro, e vou deixar meu palpite.

Nunca instale o grub em MBR de qualquer disco. instale Windows primeiro, em especial se for Vista, porque até onde eu sei o setup dá erro se ele encontrar partições não-windows no disco. E não se instala em partições não primárias ou em discos que não o primeiro.

Em geral preciso de máquinas assim com vários sistemas, para testes de software. Preciso manter a independência entre os sistemas e partições para não perder tempo se precisar restaurar um ou outro.

Então se o grub estiver associado a um particular linux e eu precisar restaurar esse, perco acesso aos outros até resolver, certo? Crio um problema que eu não tinha.

Instalo Vista na primeira partição com o disco livre. Depois reservo uma segunda partição para outro windows, outra grande para reserva ou para um terceiro windows e crio uma partição extended cobrindo o resto do disco.

Dentro dessa extended crio uma partição comum compartilhada para swap por todos os linux e UMA PARTIÇÂO que pode ter menos de 1 gigabyte para o grub, exclusiva. Note que o grub não depende de linux para instalar, só usa 2 arquivos chamados stageX.

A cada novo linux você simplesmente não instala o grub e pronto. Lógico, ao final o linux some, mas basta você entrar no grub de novo, editar o arquivo de configuração, em geral menu.lst, e cadastrá-lo lá usando as partições corretas. Reboot e lá estará o novo linux no menu. Se der problema em qualquer linux, você não precisa mexer em nada. Só reinstala. Se der problema no grub você reinstala em minutos. Apenas mantenha uma cópia do menu.lst, certo? pode ser até uma listagem já que ele é só um texto.

Se der problema no windows, em especial se for com os não-vista, tudo ok. basta reinstalar e depois reinstalar o grub e pronto. Note que os arquivos do grub estarão preservados... Se for um problema com o vista e não der para recuperar sem reinstalar, eu em geral reinstalo em outro disco e copio as outras partições de volta com o linux usando um liveCD.

Um pen-drive com o grub instalado não é uma coisa ruim de você ter à mão, o mesmo valendo para um CD ou diskette.

Note que o gerenciador de boot do vista tambem pode gerenciar o boot do linux, com as opções adequadas do BCDEDIT.exe Por incríve que pareça esse infeliz só tem uma interface de linha de comando (!) e é mais fácil usar o vi no liux para editar o menu.lst...

No caso de mais de um hd com sistemas, apenas use a função map do grub para alterar a ordem dos discos antes, na configuração do grub. Em geral funciona com windows, solaris e linux.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Bom pessoal a duvida mais frequente aqui no fórum de longe é a de como instalar a distribuição X, quantas e quais partições criar e como funciona o Dual-boot, apesar dessa duvida poder ser tirada com alguns MÍNIMOS segundos no Google, os usuários preferem perguntar e criam muitos tópicos repetidos sobre esse mesmo assunto, por isso estou criando esse tópico afim de sanar todas as dúvidas a respeito disso.

O primeiro passo é baixar e gravar a distro em um CD/DVD, você pode baixar a distro no site oficial da mesma ou em sites como Baixaki ou Superdownloads, se não sabe o site oficial da distro ou deseja saber informações a respeito dela visite o site:

http://www.distrowatch.org

Esse site possui um número ENORME de informações a respeito de MUIITAS distros existentes.

Depois de baixar o arquivo de imagem (.iso) da distro você deve grava-lo eu um CD, é ALTAMENTE recomendado que você use um gerenciador de downloads para diminuir os riscos de corromper o arquivo durante o download, depois de baixar verifique a integridade do arquivo para se certificar de que a imagem não foi corrompida durante o download, para isso visite esse site:

http://linux.fe.up.pt/portal/docs/tutoriais/md5sum

e siga os passos descritos.

Com a certeza de que a imagem não esta corrompida basta você grava-la no CD/DVD, para isso utilize o programa que preferir para gravar, mas tenha CERTEZA de gravar o CD/DVD como "Imagem de CD", geralmente no programa de gravação tem a opção "Gravar imagem de disco", "Assistente para gravação de imagem" ou algo parecido, o CD/DVD deve ser gravado assim, e não como CD/DVD de dados, se for gravado como dados VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ DAR BOOT PELO CD.

O linux trabalha com muitos sistemas de arquivos, sendo os mais utilizados ReiserFS e o ext3 (qual deles escolher fica por sua conta, procure saber um pouco sobre cada um) no geral resumindo muito mesmo é o seguinte:

ReiserFS - Mais segura porém mais lento que o ext3

Ext3 - Mais rápido porém menos seguro que o ReiserFS (mesmo assim ainda é muito seguro)

Baseado nisso, quando for criar a partição para instalar o linux crie uma partição ext3 ou reiserFS de no mínimo 5gb (dependendo da distro da pra instalar com menos, ou dependendo precisará de mais, 5gb é uma quantidade suficiente para maioria das distros) se puder separe um pouco mais, uns 6 ou 7gb que será sem duvidas o suficiente. Além da partição principal crie outra partição swap, a swap funciona como memória virtual, que seria uma memória auxiliar usada pelo sistema, nela pode-se criar com 256 ou 512mb.

Algumas pessoas ficam em duvida quanto a criar partições separadas para certos diretórios, isso pode ser uma vantagem em alguns casos, porém se você é iniciante instale com apenas essas duas partições pois é o suficiente para uma instalação completa e funcional do sistema.

O processo de instalação da distro dispensa explicações pois o mesmo é muito simples, basta seguir as instruções na instalação e você não terá problema algum.

Se você já possui o windows instalado na maquina e deseja criar um Dual-Boot onde você escolha em qual sistema iniciar ao dar boot na maquina, certifique-se de redimensionar sua partição do windows para instalar o linux, fazendo isso você criará uma partição SEPARADA da partição do windows e instalará o Linux, dessa forma seu windows não se modificará em NADA. Esse redimensionamento por ser feito utilizando utilitários como Partition Magic (no windows) , Gparted ou Qtparted (no linux), algumas distribuições como o Ubuntu oferecem a opção de redimensionar a partição durante a instalação mesmo, o que facilita muito a vida de quem tem apenas uma partição no HD com windows e quer instalar o Linux. Bom depois de ter as partições devidamente criadas, basta você seguir o processo de instalação que como disse acima, dispensa explicações justamente por ser muito simples e logo depois que terminar a instalação o seu dual-boot será criado automaticamente, a própria instalação instala e configura o gerenciador de boot para te dar a opção de qual sistema iniciar.

Bom galera, acho que isso é o suficiente para sanar todas as dúvidas em relação a instalação do Linux, caso tenham mais alguma duvida postem nesse tópico que adicionarei ao post principal.

beleza pessoal, sou cabacin no linux estou querendo abandonar de vez a Microsoft, e passar a ter em meu pc somente o linux como S.O. não quero nem vestigios do Windows em minha máquina será que com o linux vou ter a liberdade que preciso, em navegar na internet, planilhas, textos, imagens em jpg, bmt, corel draw, como faço para ter somente o linux no pc, é uma boa?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro escolha uma distribuição, como você está começando agora escolha uma fácil de usar como Ubuntu, BigLinux ou OpenSUSE. Depois veja quais programas você usa no windows e procure por substitutos Linux para eles. Teste um LiveCD (cd do linux q roda direto, sem precisar instalar). E finalmente instale.

Acho que dessa forma você consegue começar no Linux de maneira tranquila.

Até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza pessoal, sou cabacin no linux estou querendo abandonar de vez a Microsoft, e passar a ter em meu pc somente o linux como S.O. não quero nem vestigios do Windows em minha máquina será que com o linux vou ter a liberdade que preciso, em navegar na internet, planilhas, textos, imagens em jpg, bmt, corel draw, como faço para ter somente o linux no pc, é uma boa?:confused:

Boa tarde. Vai depender das suas necessidades. Se você usa o pc somente para internet, processadores de texto, leitura de arquivos PDF, e se acostuma rápido sem recorrer ao Windows sim, vai ser uma boa opção. Agora, se você usa o pc para jogar, pode achar um pouco de dificuldade em emulá-los no Linux. E se você é resistente à mudanças, melhor fazer um dual-boot se quiser continuar com o Windows, mas se aventurar no Linux. Boa Sorte.

_______________________

Asus P5W DH Deluxe,

Intel Core 2 Duo 6300 1.86mhz,

1gb ram DDR2 667,

2 hd`s Seagate 160gb sataII,

Ati Radeon X1300 xt 256/512mb,

Fonte Extreme rs-430w reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Vai depender das suas necessidades. Se você usa o pc somente para internet, processadores de texto, leitura de arquivos PDF, e se acostuma rápido sem recorrer ao Windows sim, vai ser uma boa opção. Agora, se você usa o pc para jogar, pode achar um pouco de dificuldade em emulá-los no Linux. E se você é resistente à mudanças, melhor fazer um dual-boot se quiser continuar com o Windows, mas se aventurar no Linux. Boa Sorte.

_______________________

Asus P5W DH Deluxe,

Intel Core 2 Duo 6300 1.86mhz,

1gb ram DDR2 667,

2 hd`s Seagate 160gb sataII,

Ati Radeon X1300 xt 256/512mb,

Fonte Extreme rs-430w reais

O problema aqui em findemundonópolis é que nenhum tecnico de informática conhece o linux, e quando foi buscar informações eles falaram "hiii" que não é compativel com arquivos do MS oficce, eque eu não conseguiria abrir por exemplo uma planilha do exell no brofice assim como arquivos doc, e um punhado de paginas na net não irão abrir, tipo assim botando maior medo. Mas eu quero sair de vez da MS, e partir para o linux terei mesmo esses problemas meus arquivos em doc não consiguirei abrir no broffice, não caonsiguirei ver fotos em jpg etc e tal, :confused:

Primeiro escolha uma distribuição, como você está começando agora escolha uma fácil de usar como Ubuntu, BigLinux ou OpenSUSE. Depois veja quais programas você usa no windows e procure por substitutos Linux para eles. Teste um LiveCD (cd do linux q roda direto, sem precisar instalar). E finalmente instale.

Acho que dessa forma você consegue começar no Linux de maneira tranquila.

Até +

Valeu, mas por aqui quase ninguem conhece o linux, mas eu quero ver se consigo substituir de vez a janela pelo pinguim, obrigado, mas ainta terei muito a perguntar, té a proxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frangão, o ODF, que é o formato dos arquivos do OpenOffice (ou BrOffice) - a suíte de escritórios de código aberto equivalente ao Office da MS - é o padrão ABNT. Isso significa que a MS seria obrigada a prover o seu Office c/ compatibilidade a esse tipo de arquivo - o que ela vai fazer já na próxima atualização do MS-Office.

Mesmo assim é possível abrir documentos da MS no OpenOffice e vice-versa:

http://circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br/arch2009-07-19_2009-07-25.html#2009_07-22_03_22_43-130986617-0

Quanto a jogos, eis uma amostra:

http://www.linuxcauldron.com/?p=669

IMPORTANTE: embora no link acima haja links para as páginas dos jogos e downloads, no Linux, ao contrário do Windows, você pode - e deve - instalar os programas de dentro do sistema c/ o seu utilitário de pacotes/atualização. Se você instalar qualquer distribuição Linux grande, os jogos acima estarão disponíveis nos seus repositórios (o local de onde os programas são baixados).

Uma dica p/ traduzir sites do inglês, se você precisar:

http://translate.google.com.br/translate_tools?hl=pt-BR

(arraste o botão 'português' p/ a barra de favoritos do Firefox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frangão, o ODF, que é o formato dos arquivos do OpenOffice (ou BrOffice) - a suíte de escritórios de código aberto equivalente ao Office da MS - é o padrão ABNT. Isso significa que a MS seria obrigada a prover o seu Office c/ compatibilidade a esse tipo de arquivo - o que ela vai fazer já na próxima atualização do MS-Office.

Mesmo assim é possível abrir documentos da MS no OpenOffice e vice-versa:

http://circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br/arch2009-07-19_2009-07-25.html#2009_07-22_03_22_43-130986617-0

Quanto a jogos, eis uma amostra:

http://www.linuxcauldron.com/?p=669

IMPORTANTE: embora no link acima haja links para as páginas dos jogos e downloads, no Linux, ao contrário do Windows, você pode - e deve - instalar os programas de dentro do sistema c/ o seu utilitário de pacotes/atualização. Se você instalar qualquer distribuição Linux grande, os jogos acima estarão disponíveis nos seus repositórios (o local de onde os programas são baixados).

Uma dica p/ traduzir sites do inglês, se você precisar:

http://translate.google.com.br/translate_tools?hl=pt-BR

(arraste o botão 'português' p/ a barra de favoritos do Firefox.

Oia eu de novo, como um membro já sugeriu rodar primeiro o linux em cd, antes de instalar, gostaria de saber onde baixar e como usar em cd antes de instalar, para primeiro ver como ficaria aqui, e se der bom formatar o pc e deixar só o linux, você ou alguem poderia me indicar um tutorial para que eu possa fazer o teste primeiro. Lembrando que se aqui todos aprovarem, aMS perdeu um cliente, e passaremos todos a usar o linux, a ideia é deixar somente o linux na maqina futuramente , ´será uma boa escolha?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal Tenho 4 partições em meu HD de 500Gb

100Gb - Windows Xp

344Gb - Windows Vista

Tenho mais duas partições, uma de 20Gb e outra de 1Gb.

Estou tentando instalar o Linux Fedora na partição de 20Gb como raiz e a de 1Gb como swap.

A instalação ocorre normal, porém no final, quando o micro reinicializa é demonstrado o Dual Boot do Vista com o Xp, como se o Linux não tivesse sido instalado. Não sei mais o que fazer, já pesquisei e fiz de tudo.

Abaixo segue o link com imagens de como estou seguindo as etapas de instalação.

http://picasaweb.google.com.br/gillles.vieira/LinuxFedora?feat=directlink

Grato a quem puder me ajudar.

Pessoal Tenho 4 partições em meu HD de 500Gb

100Gb - Windows Xp

344Gb - Windows Vista

Tenho mais duas partições, uma de 20Gb e outra de 1Gb.

Estou tentando instalar o Linux Fedora na partição de 20Gb como raiz e a de 1Gb como swap.

A instalação ocorre normal, porém no final, quando o micro reinicializa é demonstrado o Dual Boot do Vista com o Xp, como se o Linux não tivesse sido instalado. Não sei mais o que fazer, já pesquisei e fiz de tudo.

Grato a quem puder me ajudar.

Se ajudar a vocês entenderem meu problema, postei 6 imagens da instalação, me digam se estou fazendo algo errado. Abaixo segue o link:

Vejam aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá. Faça o seguinte:

1-Crie duas partições(do tamanho que você quiser) através do cd de instalação do Windows XP.

2-Criadas as partições, formate a partição em que você vai instalar o XP e instale-o.

3-Depois que o Windows XP estiver instalado, dê o boot com o cd da distro que você quiser(sugiro o Ubuntu), e formate a partição em que você vai instalar o Linux.

4-Instale o Linux.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estou com um problema, estou numa máquina Pentuim 3 450Mhz, 128Mb de RAM e um HD de 10Gb, fiz duas partições. uma com 2 Gbs com o Windows XP SP2 e, deixei outra para instalar o Famelix 1.2, assim esperava eu ter os dois Sistemas Operacionais para escolher qual dos 2 usar, só que, eu coloco o CD do Famelix, reinicio a máquina e aparece uma tela para escolher o idioma, clico em F2 para Portugues e ele pede para eu digitar pt_BR, teclo enter e ele copmeça a fazer uma verificação e para, não vai mais, tentei por inumeras vezes e nada, alguém pode me ajudar? ;Escolhi este Famelix porque não conheço nada de Linux e,porque dizem que ele é semelhante ao W XP e que reconhece e instala todos os drivers e, para mim isto é imprescindível tendo em vista o nível (ZERO) do conhecimento de Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

no meu caso sou usuário do MacBook (Mac OS X), todavia necessito do linux para fazer algumas programações. Desejo instalar o Ubuntu 9.04 no meu PenDrive para poder utilizá-lo tanto no meu Mac quanto nos PCs da Faculdade. Como faço, pois o mac não tem programa para particionar em FAT32 e ext3?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara,

no meu caso sou usuário do MacBook (Mac OS X), todavia necessito do linux para fazer algumas programações. Desejo instalar o Ubuntu 9.04 no meu PenDrive para poder utilizá-lo tanto no meu Mac quanto nos PCs da Faculdade. Como faço, pois o mac não tem programa para particionar em FAT32 e ext3?

Valeu

Porque não roda em máquina virtual amigo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Talvez esse tópico ajude: http://forum.clubedohardware.com.br/como-instalar-linux/542463

Toda a distribuição Linux que eu conheci possui um particionador que pode ser acessado seja durante a instalação, seja sozinho, antes de instalar.

Antes de particionar o hd, entre no Windows e desfragmente-o.

O linux usa uma partição, chamada de swap, para memória virtual no caso de faltar RAM para uma tarefa. O recomendável é que ela seja duas vezes o tamanho da RAM, mas para quem possui 1 GB de RAM ou mais, pode ser o mesmo tamanho da RAM.

O resto do sistema pode ficar numa única partição (root ou raiz, identificada por uma barra / ) e, no caso de um dual-boot com Windows, os dados tipo documentos, áudio e vídeo podem ficar numa partição do Windows pois o Linux é capaz de lê-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
gostaria de saber como particionar o Linux sendo que que ja ha outro sistema operacional,que ocupa td o espaço do HD 160 GB....??

Eu só consegui particionar o disco sem formatá-lo pelo windows, usando o programa easeus.

Pelo linux ele me dava a opção de limpar o disco.. ele não reconhecia minha partição secundária (NFTS) a não ser que ela estivesse montada. (_(

Ainda bem que consegui abrir um espaço, mas foi depois de desfragmentar dezenas de vezes pra que ele colocasse os arquivos juntos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!