Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de tensão esquentando muito


brenin

Posts recomendados

Estou usando o 7805 para fazer a regulação de tensão pra fazer "alimentação USB", a partir da bateria de carro, mas estou com o seguinte problema: ele está aquecendo demais.

Queria pedir pra vocês sugestões sobre o que posso fazer para diminuir esse aquecimento ou de componentes reguladores de tensão que esquentem menos. (de preferência, a solução deve ser pequena, pra caber dentro do case)

Valeu a ajuda

ps.: Alguém sabe qual regulador eles usam nos carregadores para carro comerciais? Tem mais alguma coisa além do regulador e dos capacitores? (esses carregadores comerciais não esquentam tanto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se esqueça tb, que a carcaça do regulador é terra.

Se for xingling (chinês), eles nem se preocupam com isso. Os componentes são dimensionados nos limites, pra baixar custo.

Se for um melhorzinho, os caras fazem dissipadores na própria placa de circuito impresso.

Lembrando tb, que a grande maioria das fontes vendidas no comércio são chaveadas, e nesse caso, a potência dissipada internamente é bem menor, devido a alta frequência em que essas fontes operam.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando tb, que a grande maioria das fontes vendidas no comércio são chaveadas, e nesse caso, a potência dissipada internamente é bem menor, devido a alta frequência em que essas fontes operam.

Tem como comprar esses reguladores chaveados também? Qual seria o CI (12V para 5V)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, eles não tem a proteção contra temperatura excessiva que o desliga neste caso?

Segundo o datasheet, ele tem proteção contra excesso de temperatura (Thermal Overload Protection) e contra curto-circuito (Short Circuit Protection), mas o correto é que, durante o projeto, sejam respeitados os parâmetros, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o datasheet, ele tem proteção contra excesso de temperatura (Thermal Overload Protection) e contra curto-circuito (Short Circuit Protection), mas o correto é que, durante o projeto, sejam respeitados os parâmetros, não é?

Eu fiquei em dúvida se os 7805 também tinham esta proteção.

De qualquer forma, como você escreveu, se não for respeitados os limites de operação do mesmo, o circuito não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual aparelho você está ligando na saída?

O 7805 fornece 1A com dissipador, dependendo do que você estiver ligando é melhor usar 2

Seria o carregador de um IPOD (não testei, mas ainda, mas a corrente deve ser menor que 1A, já que as portas USB do computador não podem fornecer 1A de corrente e o IPOd é carregado na porta USB)

No caso do circuito, vão ser sempre 12V (saída do acendedor de cigarros), sem curtos, etc...

Pelo jeito as fontes chaveadas vão ser a solução... vou procurar por elas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei um 7805 para alimentar um cd rom de computador que liguei no rádio do carro,liguei no fio de alimentação da antena elétrica, assim só funcionava quando ligava o rádio, funcionou sem problemas, apenas usei um dissipador que retirei da fonte de um micro, não entendo muito, mas seria possível ligar um 7809 na bateria e um 7805 no 7809? baixando assim a tensão em duas etapas e dividindo o calor? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se é possivel ligar um 7805 num 7809 porque de acordo com o datasheet ele tem um valor mínimo e um máximo que ele pode regular... não lembro agora se era 2,5V acima ou se eram 4,5V acima o mínimo que ele regula, é bom olhar, mas você poderia ligar em paralelo à bateria ao invés de ligar em série... (alimentar com 12V ao invés de alimentar com 9) isso vai diminuir o estresse sobre o 7809 que tens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei um 7805 para alimentar um cd rom de computador que liguei no rádio do carro, funcionou sem problemas, apenas usei um dissipador que retirei da fonte de um micro, não entendo muito, mas seria possível ligar um 7809 na bateria e um 7805 no 7809? baixando assim a tensão em duas etapas e dividindo o calor? Abraço.

É possivel e sem problemas.

Mas a dissipação total vai ser semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega brenin, como o amigo alfredo disse: que aparelho é este que você esta conectando num adaptador USB que consome mais de 1A? post!, para melhor analisar-mos seu problema?!!!

Estamos aguardando.....

Bruno

Seria o carregador de um IPOD (não testei, mas ainda, mas a corrente deve ser menor que 1A, já que as portas USB do computador não podem fornecer 1A de corrente e o IPOD é carregado na porta USB)

Devo ter me expressado mal. O aparelho que vou ligar no adaptador USB para o carro seria um IPOD e ele NÃO consome 1A (eu disse quase isso, em uma resposta acima, mas não devo ter sido claro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! mas você não quer fixar este 7805 numa parte metálica do carro como já te foi sugerido? deixando o circuito fixo no carro ao invés de liga-lo no acendedor de cigarro?

O problema é que não tenho som no carro, daí encontrar um parte metálica do carro que não seja muito quente e que esteja num lugar de fácil acesso ficaria um pouco difícil. Vou dar uma olhada nisso de qualquer jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK brenin, entendi seu problema! hoje os paineis são tudo de plástico!!!, uma dúvida!, este regulador pode chegar +ou- a 125° de coloria, o que você acha que ele está aquecendo muito! pode não ser nada para ele! 100° ferve agua!, nossa mão é sensivel e 60° é muito quente! para tocar-mos... Creio que você não deva preocupar com o aquecimento deste componente, pois você esta usando ele dentro das especificações de fábrica...(se estiver ligando ele de maneira correta!)...

Vá com FÉ!!!, Deus, Garante!!!

Abraços,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se fosse você, usaria um LM317 ou 337 + dissipador. O 7805 esquenta muito mais que o LM317/337. ALem do que, se você usar um trimpot, pode obter tensoes que variam de 1.25 ate 40v +-. No seu caso, apenas associe corretamente os resistores para obter 5v. abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!