Ir ao conteúdo

Queda dos links Telefônica


xucrute

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, quem é do estado de SP e tem link corporativo com a Telefônica já sabe que hoje (03/06/08) foi um dia de cão! O telefone ficou até vermelho de tanto tocar.

Mas é o seguinte:

Na empresa onde trabalho possuímos uma LP com a Telefonica de 1 Mbit/s que desde ontem a noite apresentou alguma instabilidade e umas 9h ~ 10h de hoje caiu tudo.

No contrato está dizendo que nosso link, em caso de queda, deverá ser restaurado em um prazo máximo de 3 horas. No dia de hoje, até a hora de eu sair (17h) não tinha voltado.

Liguei as 13h para abrir um protocolo para constar que a internet estava fora, porém a atendente, muito da espertinha, disse que a telefonica estava sem sistema também e que não poderia abrir o protocolo.

Agora pregunto:

Será que a Telefonica irá abater o tempo que a empresa ficou sem internet no final do mês? Alguém já passou por algo parecido e como foi o procedimento?

Pode parecer que é coisa pequena, mas não é. O link é excelente, não tenho do que reclamar, porém é pago muito, mas muito dinheiro por isso. Além disso existe o prejuizo de se ficar quase que o dia todo sem internet que é bem difícil de se calcular.

Postado

Imagino o quanto deve custa, segundo a Telefonia o problema estava num dos seus backbones,mas nao disseram o que causou nem o que foi, e li que se foi falha por parte da empresa ela poderá pagar ate 50 milhoes de reais em prejuízo aos seus clientes, agora é aguardar e ve no que vai dar.

  • Membro VIP
Postado

Caiu a internet de todos junto a telefônica, isto foi no estado inteiro, realmente uma lástima. Minha conexão é Speedy tmb, só consegui "remediar" o problema utilizando outros DNS, mesmo assim não conseguia acessar algumas páginas. Agora a noite o serviço já está sendo normalizado.

Interessante notar que os aplicativos P2P (uTorrent, eMule, etc) funcionaram a todo vapor durante todo o tempo... rs

Este "problema raro" que eles dizem ter ocorrido deve ser o server DNS deles que explodiu e não possuiam um backup eficiente, ou sequer tinham um server backup.

Aconteceu algo similar no ano passado, o servidor de autenticação deles foi pro espaço e ninguém conseguia se conectar, aí liberaram o perfil de 2mbits para todo mundo... Quem usava Speedy Light deve ter ficado contente nos downloads, já usuários de Speedy 4mbits pra cima soltaram os cachorros... kkkkkkk

[]'s

  • Membro VIP
Postado

Sim, os usuários que sofreram a interrupção podem requerer abono.

Nem todos os problemas são oriundos do DNS, ao que parece ocorreram também problemas em ativos (roteadores) mas ainda é especulação.

Postado

SPEEDY é lixo mesmo, faz meses q to brigando com eles com a minha conexão instavel.....agora q vão tomar tanto processo na cabeça, talvez arrumem a ***** do serviço deles, faz tempo q tá uma ***** PRA muita GENTE essa porcaria do speedy....essa foi a gota d'gua, agora vou entrar em tudo q puder, ANATEL, PROCON, etc.......

Postado

E a parte interessante é que tem gente pensando em processar a telefônica, segundo essa notícia tirada do terra:

" A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) informou que vai aplicar multa, prevista em contrato, à Telefonica pela interrupção dos serviços de sua rede de dados, verificados desde a noite de quarta-feira.

O presidente da Prodesp, Leão Carvalho, disse à Reuters que o contrato de prestação de serviços firmado com a operadora para o período 2005-2010 prevê que a rede nunca ficaria fora do ar, funcionando sete dias por semana e 24 horas ao dia, e que, em caso de algum tipo de problema, um sistema redundante entraria no lugar.

"O problema foi sério o suficiente para não só ter interrompido o serviço até agora como também ter afetado a redundância", disse Carvalho.

Segundo ele, desde que o contrato foi assinado, "é a primeira vez que temos um problema desse tamanho". Ele lembra de uma outra pane na rede, muito menor, em fevereiro do ano passado. "Nem chegou ao noticiário", afirmou.

Carvalho acrescentou que o contrato prevê penalidades e que "não há dúvida de que a multa vai ser aplicada, é automático". O departamento jurídico ainda está calculando o valor, mas o executivo afirmou que "serão muitos zeros".

Para se ter uma ideia da proporção do prejuízo, ele citou que o Estado de São Paulo responde por algo como 40% do PIB nacional.

"Isso equivale a cerca de R$ 1 bilhão por dia. Imagine um dia em que o governo do Estado fica sem comunicação, fora os pequenos dramas pessoais. Tem gente que bateu o carro e não consegue registrar ocorrência e até gente que não consegue atestado de óbito", citou o presidente da Prodesp.

Carvalho acrescentou que toda a administração do Estado está sendo afetada, inclusive as compras, que são todas feitas por pregão eletrônico.

Ele informou que recebeu um telefonema do próprio presidente da Telefonica, Antonio Carlos Valente, esta manhã, com um pedido de desculpas. Segundo ele, até aquele momento, a Telefonica não havia identificado a causa do problema.

O contrato entre a Telefonica e a Prodesp é de R$ 200 milhões pelo período 2005-2010.

A Eletropaulo também teve afetado o seu atendimento aos clientes em lojas, postos e no call center, de acordo com a assessoria de imprensa da companhia de energia. Segundo a empresa, o atendimento não foi suspenso, mas dificultado, o que gerou filas nos postos e demora na central telefônica.

Procurada, a Telefonica informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não há previsão para a retomada dos serviços de transmissão de dados e de Internet banda larga, e que um novo comunicado deve ser distribuído no final do dia.

Na manhã desta quinta-feira, uma nota da companhia dizia que uma ocorrência técnica afetava parcialmente a rede de transmissão de dados que atende grandes empresas privadas e órgãos da administração pública.

Reuters"

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2988094-EI4802,00-Prodesp+promete+multa+a+Telefonica+por+pane.html

A coisa tá feia pro lado da telefônica.

  • Membro VIP
Postado
..."O problema foi sério o suficiente para não só ter interrompido o serviço até agora como também ter afetado a redundância", disse Carvalho...
Redundância? Eles sabem lá o que é isso? A notícia correu rápido porque foi generalizado, mas não é a 1ª vez que a telecômica nos deixa na mão e SEM server backup para auxiliar. Quando muito falam que o backup tmb foi pro espaço... rs

Não, não foi somente o server DNS, mas 99% das casualidades (Prodesp, etc) teriam sido supridas apenas com o redirecionamento de servidor. Nossos backbones (deles né) até agora estão sobrecarregados, enfim, não basta apagão de luz, agora estamos chegando na era "apagão da internet".

[]'s

Postado

Com certeza o problema estava relacionado também ao DNS, embora pudesse ser não somente nele. Digo isso porque ao trocar o DNS consegui navegar numa boa. Sem contar que serviços que não utilizavam DNS, funcionavam pra muita gente.

Acredito que o problema tenha sido em algum equipamento de camada 3 que atendia muita gente e o DNS. É ridículo colocar servidor DNS em uma mesma estrutura que de clientes, mas a gente que trabalha na área sabe que as equipes incompetentes de empresas também incompetentes costumam fazer bastante esse tipo de coisa.

Postado

Só para constar, o problema não foi DNS, pelo menos para empresas. Fiz testes em cima de testes e não era problema de DNS. Até porque muitas empresas não utilizam DNS da telefônica para funcionar, mas sim vários root servers.

Os pacotes não saia da rede, independente do que fosse.

Mas enfim... pesquisando mais um pouco eu vi que a telefônica vai ressarcir os clientes em que no contrato está dizendo que há multa no caso de falha por longos periodos.

Postado

o speedy ainda ta ruim, eles falaram que o problema ja foi resolvido, mais a net ta muito lenta ainda, tem hora q para de navegar nao carrega mais nada

ta uma *****!

e li que se foi falha por parte da empresa ela poderá pagar ate 50 milhoes de reais em prejuízo aos seus clientes, agora é aguardar e ve no que vai dar.

:eek::eek:

como assim? :rolleyes:

1milhao pra mim ja ta bom :lol:

:D

Postado

Quando os clientes SPEEDY conectam através da miniporta WAN PPPOE digitando usuario e senha é enviado uma solicitação junto através do número NASPORT e NRC cadastrado no SERVIDOR RADIUS e também nos Roteadores das DSLAM´S , o que aconteceu foi uma pane geral nos SERVIDORES RADIUS, ao qual quando o usuario digita usuario e senha, é enviado solicitação ao RADIUS que recusa, voltando erro 691 / 678/ 718 ou 720 ou também 815, além disso poucos usuários que conseguiam passar pelo RADIUS não conseguem navegar devido aos SERVIDORES DNS da Telefonica estarem fora do ar.

Foi restabelecido cerca de 80% ainda no dia de hoje, sendo que 20% das regiões ainda permanecem instavel, entre eles Morumbi, Vila União, Pinheiros, Jardins, etc.

Não há uma previsão de quando sera totalmente restabelecido.

Postado

Quando os clientes SPEEDY conectam através da miniporta WAN PPPOE digitando usuario e senha é enviado uma solicitação junto através do número NASPORT e NRC cadastrado no SERVIDOR RADIUS e também nos Roteadores das DSLAM´S , o que aconteceu foi uma pane geral nos SERVIDORES RADIUS, ao qual quando o usuario digita usuario e senha, é enviado solicitação ao RADIUS que recusa, voltando erro 691 / 678/ 718 ou 720 ou também 815, além disso poucos usuários que conseguiam passar pelo RADIUS não conseguem navegar devido aos SERVIDORES DNS da Telefonica estarem fora do ar.

Foi restabelecido cerca de 80% ainda no dia de hoje, sendo que 20% das regiões ainda permanecem instavel, entre eles Morumbi, Vila União, Pinheiros, Jardins, etc.

Não há uma previsão de quando sera totalmente restabelecido.

é pode crer veio, foi esses erros q deram aqui 691,678 e 718 :angry::mad:

  • Membro VIP
Postado

Quando os clientes SPEEDY conectam através da miniporta WAN PPPOE digitando usuario e senha é enviado uma solicitação junto através do número NASPORT e NRC cadastrado no SERVIDOR RADIUS e também nos Roteadores das DSLAM´S , o que aconteceu foi uma pane geral nos SERVIDORES RADIUS, ao qual quando o usuario digita usuario e senha, é enviado solicitação ao RADIUS que recusa, voltando erro 691 / 678/ 718 ou 720 ou também 815, além disso poucos usuários que conseguiam passar pelo RADIUS não conseguem navegar devido aos SERVIDORES DNS da Telefonica estarem fora do ar.

Foi restabelecido cerca de 80% ainda no dia de hoje, sendo que 20% das regiões ainda permanecem instavel, entre eles Morumbi, Vila União, Pinheiros, Jardins, etc.

Não há uma previsão de quando sera totalmente restabelecido.

É, eu tmb percebi que o serviço de autenticação estava deficiente. Como aqui o sistema é roteado só fui notar o problema na quinta de manhã, downloads sendo realizados normalmente mas nenhuma pág na internet era aberta. Reiniciei o modem e ele ficou vários minutos tentando se conectar, pensei que o RADIUS tivesse pifado novamente... Após a conexão suspeitei do server DNS da telefônica e coloquei outros ips. Bingo! Funcionou, mas mesmo assim a navegação era intermitente, tornando-se estável aqui somente após as 20:00.

Continuo utilizando outros DNS (agora do UOL) e a navegação está perfeita. Quem quiser testar:

Primário: 200.221.11.100

Secundário: 200.221.11.101

[]'s

Postado

Talvez possa parecer que foi um problema de DNS, mas na realidade como o link da telefonica caiu é evidente que o DNS iria cair também. A utilização de outro DNS resolveria o problema nesse caso.

Para os usuários residenciais poderiam ter alguma dificuldade em conseguir conexão devido a autenticação e conexão lenta.

O problema maior para empresas que possuem LP ou VPN com a telefônica que nada funcionava.

Enfim... segundo eu li no jornal a telefonica vai reembolsar o tempo que a conexão não funcionou e no caso de empresas que no contrato prevê multa no caso de queda por muito tempo ela tb vai... era isso que eu queria saber.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...