Ir ao conteúdo

Problemas com Samsung HD160J

Diegaum88

Posts recomendados

Postado

Ola, gostaria de um ajuda da galera aqui do fórum, recentemente, precisei formatar meu hd, fiz a formatação completa e no final mais ou menos nos 85% me apareceu um erro dizendo que meu hd estava danificado, fiz uma partição menor e consegui instalar o windows, ai em diante me vieram muitos problemas, travamentos seguidos de telas azuis, lentidão em alguns processos entre outros. Dei uma procurada aqui no fórum e não sei bem qual é o meu problema, meu hd esta simplesmente danificado e preciso da ajuda de vocês para tentar solucionar meu problema, dei uma olhada no site da Samsung mas não diz muita coisa, achei essa pagina:

http://www.samsung.com/us/support/download/supportDown.do?group=computersperipherals&type=harddiskdrives&subtype=spinpointpseries&model_nm=HD160JJ&language=&cate_type=all&dType=D&mType=SW&vType=R&prd_ia_cd=05040200&disp_nm=HD160JJ

Baixei os arquivos e não sei o que fazer com eles, simplesmente executaveis...

Tenho boa noção de informática mas nunca tive que repara um hd, alguém poderia me ajudar a como fazer a correção, se possível, do meu hd? Para que ele pelo menos pare de travar?

Postado

Os dois programas do link que você postou servem para diagnosticar o HD, além de fornecerem outras opções. Os arquivos executáveis que você mencionou devem ser executados pelo DOS. Então, crie um disquete de boot do DOS (é possível criar esse disquete com o próprio Windows). Ou use a versão ISO do ES-Tool. Basta gravar um CD com essa imagem e dar o boot com o mesmo.

No link a seguir, tem um passo a passo de como usar o ES-Tool:

http://www.samsung.com/global/business/hdd/support/utilities/ES_Tool.html

Faça o teste Drive Diagnostic e poste o resultado aqui.

Postado

ola, realizei o teste aqui e deu erro na opção "READ SURFACE SCAN" perto dos 87,5%; dava um erro mais ou menos assim: "ERROR: LBA 273666733" e repetia milhares de vezes esse erro mudando somente a numeração, só o que eu contei aqui começou no 273xxxxxx e acabou no 311xxxxxx. Ja as demais opções do teste foram completadas com sucesso.

Tem como fazer algo a respeito desse erro ou ja era mesmo o hd?

Postado
neste momento, vou ter que deixar a confiança em segundo plano, a questão financeira vem primeiro :(

Você pode formatar esse HD? Se puder, formate usando o ES-Tool (Low Level Format) e execute novamente o teste Drive Diagnostic, para confirmar. Se der o mesmo resultado, isole os últimos 15% do HD, usando o ES-Tool (opção Set Max Adress). Não é o correto, já que o HD deixou de ser confiável, mas dá para quebrar o galho enquanto não puder comprar um novo.

Postado
Você pode formatar esse HD? Se puder, formate usando o ES-Tool (Low Level Format) e execute novamente o teste Drive Diagnostic, para confirmar. Se der o mesmo resultado, isole os últimos 15% do HD, usando o ES-Tool (opção Set Max Adress). Não é o correto, já que o HD deixou de ser confiável, mas dá para quebrar o galho enquanto não puder comprar um novo.

formatando com o cd do windows, chega nos 87,5% finais do hd e simplesmente da uma mensagem que o hd não pode ser formatado devido um erro, só consegui formatar criando uma partição menor, será que com o ES-Tool eu vou conseguir formatar ele totalmente passando também por esses setores defeituoso? Depois que formatar com ele vou colocar o cd do windows e simplesmente instalar o sistema ou formata de novo pelo cd do windows?

Postado

Faça com o r.fagioli disse.

Despois dos passou descritos por ele você pode instalar o windows normalmente, mas lembre-se que HD vai ficar menor, mas isso nao e fim do mundo certo.

Abraços

Postado

no meu caso, tenho duas partições aqui, uma com 60gb e outra com 100gb, a opção Low Level Format, desfaz as partições ou ele formata o hd inteiro mesmo sem desfazer as partições?

Postado
no meu caso, tenho duas partições aqui, uma com 60gb e outra com 100gb, a opção Low Level Format, desfaz as partições ou ele formata o hd inteiro mesmo sem desfazer as partições?

Apaga tudo (e isso inclui as partições).

• 3 semanas depois...
Postado

tentei fazer a formatação de baixo level e travou na mesma porcentagem que ateriormente detectava erro, tive de reiniciar o pc, mais alguma dica? não sei mais o que fazer

Postado

Os erros de LBA reportados pelo ES-Tool são os temidos bad blocks.

Você pode tentar recuperar todos os bad blocks usando o ES-Tool, mas não é 100% garantido de dar certo pois isso depende de qual natureza os bad blocks foram originados:

- Inicie normalmente o ES-Tool e selecione o HD defeituoso (é aconselhável não ligar nenhum outro HD);

- Desligue o cabo de alimentação do HD mas mantenha o cabo de dados conectado (não se assuste com isso);

- Espere aproximadamente 30s e volte a ligar o cabo de energia;

- Aguarde cerca de 10s até que o HD volte a ficar disponível para o sistema;

- Selecione a opção SET MAX ADDRESS > PROCESS e confirme com Enter (essa etapa pode demorar bastante tempo);

- Verifique se o LBA do HD está com os dados normais com o comando SET MAX ADDRESS > DISPLAY CURRENT STATUS. Se tudo ocorrer corretamente, o Current LBA Size deverá ser igual ao Native LBA Size;

- Faça uma formatação de baixo nível com o comando LOW LEVEL FORMAT > LOW LEVEL FORMAT (isso poderá demorar bastante tempo). Se a formatação de baixo nível reportar erros, é sinal que os bad blocks não poderão ser recuperados pelo programa, ou seja, a superfície do disco de fato está com problemas;

- Por fim faça uma formatação do MBR com o comando LOW LEVEL FORMAT > ERASE MBR.

ATENÇÃO: O procedimento acima irá apagar todos os dados do HD. Tenha a certeza de ter feito o backup de quaisquer informações.

Edit: Se o HD for o modelo nacional e você ainda tiver a nota, é melhor trocá-lo pois pelo que eu saiba a garantia cobre esse tipo de defeito. O prazo de garantia para o HD160JJ é de 2 anos.

Postado

Pessoal.

Eu baixei o ES-Tool para verificar meu HD, mas acho que não estou sabendo fazer o disquete de boot.

como faço ?

Eu jogo o que eu baixei dentro do disquete, mas antes formatando para MS-DOS ?

É isso ?

Se nun der certo estarei comprando um CD-RW, mas se puderem me ajudar, eu ficaria muito grato

Para algumas coisa sou meu newbiew, e aqui no fórum eu só mexo com fontes :D

Abraço.

Postado

Selecione a opção "Criar um disco de iniciação do MS-DOS", caso esteja usando o "Formatar..." do Windows Explorer.

Depois é só iniciar o disquete no boot e digitar o nome do programa desejado no DOS.

Postado
Selecione a opção "Criar um disco de iniciação do MS-DOS", caso esteja usando o "Formatar..." do Windows Explorer.

Depois é só iniciar o disquete no boot e digitar o nome do programa desejado no DOS.

valeu DuoLed

Mas eu jogo o arquivo que eu baixei dentro do disquete ?

É assim ?

valeu ?

E digito lá na tela que aparecer do boot ?

Postado

Bem Duo.

valeu cara.

Mas olha.

1° Passo --> Fiz o tal da formatação para MS-DOS e tal

2° Passo --> Joguei o arquivo que baixei da internet dentro do disquete

3° Passo --> Reiniciei e apertei F8 e tal

4° Passo --> Aparece starting e mostra lá o DOS e tal

5° Passo --> O que que eu digito para entrar no ES-TOOL ?

Abraço;

Postado
Não seria mais prático pegar a imagem iso do es-tool e gravá-la em um cd ou cd-rw com??

Mais pratico seria sim Icefly.

Mas o problema que perdi meu CD-RW e tô morrendo de raiva, e comprar um CD e perde-lo apenas com isso acho um disperdicio.

E comprar um novo CD-RW tá inviavel por enquanto, pois estou sem tempo :D (tempo=dinheiro )

Por isso quero colocar no disquete por questões de economizar grana ;)

• 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!