Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostei muito desse cooler, mas ele está apresentando defeito, comprei ele a pouco tempo no e-coyote e em alguns casos quando eu ligo o PC depois de uns 2 min ele começa a fazer uns grunidos e da pra ver ele falhando, e no sensor do everest ele nao aparece, mas depois de uns 2 min ele volta a funcionar normalmente e aparece no everest, seria um defeito? Será que ele está sendo forçado demais? pois quando eu ligo o pc os coolers começam com RPM no maximo e então voltam pro modo normal (logo quando aparece o logo da asus).

Postado
Uma duvida, ele é 70CFM como dito no tópico ou 90CFM dito no site do fabricante e na maioria das vezes ?

Cara, ele pode ser 90CFM em condições PERFEITAS... Em condições REAIS ele tem por volta de uns 70CFM mesmo...

Postado

É cara... ngm tem o maldito anemômetro, que é o que se usa para medir a velocidade do vento, e tb tem q ver quais são as regras pra medir o CFM(distancia do fan para o anemômetro, se tem que estar em um tunel vedade e coisas do tipo)

Postado

Ae galera, estou instalando as peças no meu gabinete e estou com uma duvida, os conectores que vem com o fan (R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB) tem dois fios (preto e vermelho) porém o fan tem tres (preto, vermelhor e amarelo) então isso significa que os LED`s não ligaram?

Postado

O conector dele mesmo na verdade tem 3(prateados o meu)... Seria um +12v, um terra e um sensor de rotação...

Se você usar o adaptador que vem com ele pra ligar na fonte só vai ter um +12v e um terra... Ele não vai monitorar a velocidade d rotação... Mas os leds ligam sim... Parece q os leds usam a energia da rotação, dá pra acender os leds girando o fan com a mão mesmo, mesmo desligado da energia.

Postado
O conector dele mesmo na verdade tem 3(prateados o meu)... Seria um +12v, um terra e um sensor de rotação...

Se você usar o adaptador que vem com ele pra ligar na fonte só vai ter um +12v e um terra... Ele não vai monitorar a velocidade d rotação... Mas os leds ligam sim... Parece q os leds usam a energia da rotação, dá pra acender os leds girando o fan com a mão mesmo, mesmo desligado da energia.

é isso mesmo, prateado, eu que confundir com o sem LED, vou testar se rodar com a mao ele liga mesmo...

Postado

Mas não sei se é os meus ou se é normal, pois os parafusos que vem com ele, entra mais ou menos de um lado(ventilador) e muito difícil do outro lado(exaustor), se eu apertar mais um pouco parece que vou quebra-lo, estou pensando em lixar o furo das fans para caber os parafusos com folga.

Estou com o CM-690 e as os parafusos das fans que vem com ele entra mais fácil nele.

Se alguem puder me ajudar, estarei muito grato por isso :D

pode cre cara, o meu também é assim aquela porcaria dos parafusos são mais grossos que o buraco:D

mas dei meu jeito:D, nao sei porque vem parafuso eu num usei nenhum que veio!

é impressao minha ou o LED da uma pequena esquentada no GABI ?

Postado

Eu tb tive dificuldades com os parafusos... + dei uma usada na força bruta... depois d 4 fans instalados minha mão fico doendo... + pelo - os parafusos fixam bem os fans...

Postado
Eu tb tive dificuldades com os parafusos... + dei uma usada na força bruta... depois d 4 fans instalados minha mão fico doendo... + pelo - os parafusos fixam bem os fans...

Eu ganhei bolhas, mas abri os buracos dos parafusos com uma chave de fenda.

Postado

Eu fixei todos os meus com aquela borracha adesiva dupla-face... e todos estão muito bem presos.

Tentei encaixar com os parafusos, mas desisti, não queria forçar muito.

• Membro VIP
Postado

Bom para que tem dificuldade de fixar a fan no gabinete pode ser usado aquelas "fitas que tem presilhas" que são usadas muito para organizar os cabos das fontes, depois é só corta o restante e pronto só não deixar de apertar bem para evitar a vibração em excesso.

abraços galera.

Postado

Cara, provavelmente tem...

+ ai você teria q saber fazer, tirar os leds azuis com cuidado e depois fixar os vermelhos.. E ai ligar os fios pra passar força pro led... nenhuma dificuldade, mas deve ser chatinho fazer...

Postado

No modo Chassis Q-fan da minha placa-mãe tem tres opções de velecidade do cooler, Performance, Optimal e Silent, e esse cooler no modo Silent ele nao gira, só os leds acendem, no Performance ele funciona normal, mas faz muito barulho, e no optimal acontece a mesma coisa que no modo Silent, mas depois de um tempo ele começa a girar, e ele tambem fica fazendo um barulho esquisito as vezes, o estranho é que o cooler que venho com o gabinete, que tambem é da CM, mas um modelo mais simples funciona normal nas tres opções. Seria um defeito no meu R4, ou ele é assim mesmo?

Postado
johnpn

pelos testes q eu fiz, os leds do R4 usam a rotação para acender os leds...

é muito estranho isso...

Er... não exatamente.

O que ocorre é que quase todos os motores (na verdade, ACHO que todos) são capazes de funcionar ao contrário, como se fossem um gerador, ou seja, se você o girar, ele fornecerá energia. Como os LEDs e o motor estão ligados juntos, estes acendem ao se girar o motor OU ao se fornecer energia através dos conectores.

Acho que no caso do colega acima, a placa mãe não enviou energia suficiente para girar os motores, porém era o suficiente para acender os LEDs. ;)

Postado
Er... não exatamente.

O que ocorre é que quase todos os motores (na verdade, ACHO que todos) são capazes de funcionar ao contrário, como se fossem um gerador, ou seja, se você o girar, ele fornecerá energia. Como os LEDs e o motor estão ligados juntos, estes acendem ao se girar o motor OU ao se fornecer energia através dos conectores.

Acho que no caso do colega acima, a placa mãe não enviou energia suficiente para girar os motores, porém era o suficiente para acender os LEDs. ;)

Na verdade não é isso. Fiz alguns testes e pude constar o seguinte: Esse modo Optimal da placa-mãe faz com que o R4 ligue quando ele está em full e o desliga (mas com as leds ligadas) em idle. Depois de cerca de 10 min que eu começo a jogar ele liga e depois de cerca de 10 min que eu saí do jogo ele desliga, mas o estranho é o barulho que ele faz quando desliga nessa hora.

Postado

R4-L2R-20CK-GP Cooler com neon azul, Dimensões 120X120X25mm, 2000 RPM, Fluxo de ar de 19CFM, Nível de ruido de 19 dB-A, 50.000 horas de vida util, tensão 12VDC, corrente 0.35 +- 10%, Watt 4.2W +- 10%, conector de 3 pinos e adaptador de 3 para 4 pinos, 4 leds azuis

90 ou 19 CFM??

abraços

Postado
R4-L2R-20CK-GP Cooler com neon azul, Dimensões 120X120X25mm, 2000 RPM, Fluxo de ar de 19CFM, Nível de ruido de 19 dB-A, 50.000 horas de vida util, tensão 12VDC, corrente 0.35 +- 10%, Watt 4.2W +- 10%, conector de 3 pinos e adaptador de 3 para 4 pinos, 4 leds azuis

90 ou 19 CFM??

Abraços

Fluxo de ar de "90 CFM".

Postado

Possuo um cooler da akasa de 120mm com fluxo de ar 57,5 CFM, a diferença é muita se comparado a um R4 (que dizem q na verdade é de 60 CFM, mais creio q seja de 90 mesmo ) ?

Postado

alguem que tenha pode cofirmar se posso desativar os leds? meu case tem ilumicao verde .. quero ter certeza que posso desativar os leds.

obrigado

Postado

Quantos RPM os seus giram ?

Aqui fiz um teste e deu

1795 ~ 1864 RPM (4 Led's "normal")

1854 ~ 1962 RPM (apenas com 2 Led's)

1875 ~ 1985 RPM (Sem Led's)

até melhoru a força do ar

mas não chega perto do Thermaltake que tenho, que marca na caixa 78 CFM

se ele pegasse os 2000RPM como consta ou mais creio q ficaria bem melhor

e os seus medem quantos RPM ?

usei aqui o HWMonitor

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!