Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com o seguinte problema em uma esteira Caloi Cl 3506 P.

O Display fica piscando como se estivesse fazendo a leitura cardíaca e as vezes apresenta a descrição "Erro".

Alguém sabe o que é ?

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite a todos,

esse é meu primeiro post,

comprei uma esteira Atletic Advanced 2 usada,

na hora da compra ela estava funcionando normalmente, mas chegando em casa ela funcionava, o led piscava e logo ela parava,

desmontei para checar e para minha surpresa tinha um RATO morto dentro do motor,

pelo estado já fazia muito tempo, acredito que o antigo dono não há usava,

fiz uma limpeza completa mas ela ainda continua parando, mas agora só quando acelera, mas o coletor está esquentando muito e saindo umas faíscas grandes,

acebei de desmontar o motor e percebi que ele esquentou em um determinado ponto,

tentei tirar uma foto mas não está muito boa,

minha dúvida é, será que se mandar enrolar fica bom ?

desde já agradeço a atenção de todos,

motor.jpg

Postado
minha dúvida é, será que se mandar enrolar fica bom ?

Se quem for enrolar fizer o serviço direitinho......, fica.

Experimenta outro motor p/ ter certeza que seja ele mesmo o problema.

Agricio

• Curtir 1
Postado

Agricio,

obrigado pela dica,

estou tentando conseguir um motor para testar,

da última vez que liguei ele ficou variando a velocidade um pouco,

e nesse local da foto os fios do enrolamento estão pretos/torrados,

assim que tiver novidades posto aqui,

mais uma vez obrigado,

Postado

Ola a todos...um amigo (mui amigo) me trouxe uma sucata de esteira para eu dar um jeito nela....

ele estava usando a esteira e ela parou (tambem, ele deve pesar uns mir kilos).... encontrei o IGBT aberto, consegui encontrar o danado e troquei..so que agora esta estranho..a esteira ficou fraca...... liga normal , acelera , desacelera , mas consigo parar o motor com a mao..

as tensoes aparentemente estão corretas, 275V no capacitor da fonte do motor(que nao diminui quando tranco o motor) , 25V para rele, 15V no IR2304 , 5V na logica.....jampeando o resistor de corrente do motor nao ha alteracao.

sera que é motor ?

ligando ele em 127V retificado e filtrado e consegui parar tambem...usando um pano para segurar o volante...junto com o motor eu liguei uma lampada e essa nao alterou o brilho.

suspeito que seja o motor, mas preciso de mais uma opiniao

obrigado a que me responder.

Postado
275V no capacitor da fonte do moto

Se a sua rêde for 220V e se você mediu direito, aí tem que ter ± 310V. A placa também tem que ser p/ 220V.

Se a sua rêde for 120V, aí tem que ter ± 170V.

Se o diodo que está em paralelo com o motor estiver com fuga o motor perde potência.

Agricio

Postado

Agricio, obrigado em responder...hoje consegui um tempnho para re verificar o diodo e tensoes...tudo normal..

fiz esse video do motor em funcionamento.

note que nao faco quase nenhuma forca com o pano em cima do volante do motor.

tenho quase certeza de ser motor, que me diz?

grato

https://dl.dropboxusercontent.com/u/23845770/MOV08289.mp4

Se a sua rêde for 220V e se você mediu direito, aí tem que ter ± 310V. A placa também tem que ser p/ 220V.

Se a sua rêde for 120V, aí tem que ter ± 170V.

Se o diodo que está em paralelo com o motor estiver com fuga o motor perde potência.

Agricio

Postado
Tentarei pegar um motor emprestado para fazer o teste... assim que tiver uma resposta informo aqui no forum!!!

Levei o motor para em uma loja e verificaram que o motor estava em curto.

Após o motor ser reparado e instalado na esteira, o problema inicial foi sanado (o motor estava emitindo uns estalos, girando e dando trancos e com uma velocidade muito abaixo da normal), porém o mesmo começou a exalar um cheiro muito forte... imaginei a princípio que poderia ser o verniz dos novos fios do enrolamento, mas ao cotinuar utilizando começou a bastante fumaça.

Desliguei a esteira e levei o motor novamente para verificarem. Me disserm que não há nada de errado com o motor e que o problema pode estar na placa. A minha pergunta é: sendo um motor de 2,75 PHP, 110VDC, a tesão máxima de saída da placa fica realmente em 110VDC, ou existe alguma variação... se sim qual a grandeza desta variação?

Caso a placa esteja realmente alimentando o motor com uma tensão acima da máxima permitida, alguém saberia dar alguma dica de como sanar este problema?

Obrigado,

Samir Leal

• Coordenador
Postado
Levei o motor para em uma loja e verificaram que o motor estava em curto.

Após o motor ser reparado e instalado na esteira, o problema inicial foi sanado (o motor estava emitindo uns estalos, girando e dando trancos e com uma velocidade muito abaixo da normal), porém o mesmo começou a exalar um cheiro muito forte... imaginei a princípio que poderia ser o verniz dos novos fios do enrolamento, mas ao cotinuar utilizando começou a bastante fumaça.

Desliguei a esteira e levei o motor novamente para verificarem. Me disserm que não há nada de errado com o motor e que o problema pode estar na placa. A minha pergunta é: sendo um motor de 2,75 PHP, 110VDC, a tesão máxima de saída da placa fica realmente em 110VDC, ou existe alguma variação... se sim qual a grandeza desta variação?

Caso a placa esteja realmente alimentando o motor com uma tensão acima da máxima permitida, alguém saberia dar alguma dica de como sanar este problema?

Obrigado,

Samir Leal

Samir, como sua esteira é para tensão de 110V e você disse que o funcionamento te pereceu normal, eu só fiquei com uma dúvida!

Quando você ligou ela, o motor já disparou na máxima velocidade? Ou, você tem o controle de velocidade do motor sob controle?...

Se sim, será muito difícil o defeito ser em sua placa!

A reformadora pode ter exagerado no verniz ou rebobinou erroneamente seu motor...

Acredito que essa fumaça que você viu, será só excesso do verniz "pincelado" no rotor do induzido que escorreu para o coletor das escovas, como nesse local existe um "faiscamento", a fumaça será normal por algum tempo (até queimar todo o verniz). O problema maior é o cheiro! Esse costuma ser insuportável!!!

Mas acredite!, com algum tempo, esse odor some. :mellow:

Insista!

Postado
Samir, como sua esteira é para tensão de 110V e você disse que o funcionamento te pereceu normal, eu só fiquei com uma dúvida!

Quando você ligou ela, o motor já disparou na máxima velocidade? Ou, você tem o controle de velocidade do motor sob controle?...

Se sim, será muito difícil o defeito ser em sua placa!

A reformadora pode ter exagerado no verniz ou rebobinou erroneamente seu motor...

Acredito que essa fumaça que você viu, será só excesso do verniz "pincelado" no rotor do induzido que escorreu para o coletor das escovas, como nesse local existe um "faiscamento", a fumaça será normal por algum tempo (até queimar todo o verniz). O problema maior é o cheiro! Esse costuma ser insuportável!!!

Mas acredite!, com algum tempo, esse odor some. :mellow:

Insista!

Bcpetronzio, a esteira é 127V e o motor é 110VDC....

https://drive.google.com/file/d/0B9INrNWL4z1tR3JnNFFSVDZQZ2s/edit?usp=sharing

Sim, o funcionamento está normal e eu consigo regular a velocidade.

Estou mandando o link de um vídeo que eu fiz do motor (com ele já desligado) após cerca de 30min de exercício. Estou achando muita fumaça!

https://docs.google.com/file/d/0B9INrNWL4z1tNDFwd19FeXNXc2s/edit?usp=drive_web

De acordo com a loja, a mesma disse que testou o motor e o mesmo funcionou normalmente. Disse também que esta fumaça pode ser a placa aplicando uma tensão maior do que a tensão nominal do motor e que este pode ter sido até mesmo o motivo do motor ter entrado em curto pela 1a vez.

Toda a ajuda é bem vinda!

Muito obrigado,

Samir Leal

• Coordenador
Postado

Realmente é preocupante a quantidade de fumaça que esta saindo!

Mas não tem como a placa estar enviando uma tensão superior a de trabalho do motor, se assim fosse o motor estaria girando muito mais rápido do que o normal.

Existe na placa um diodo em paralelo com o motor, teste esse diodo com o motor desconectado da placa, se ele estiver normal, minha opinião continua sendo a de problemas nesse motor.

Mas aguarde opiniões de outros colegas...

PS: A polia que o motor traciona, não esta muito apertada?

Postado

Olá tenho uma reebok I walk i run , mandei fazer o motor pois queimou o induzido , troquei o mosfet (equivalente irfp90n20)e o bidiodo que tinham queimados , apos colocar o motor no lugar e liga-lA TODO O CHASSI Dá CHOQUE inclusive o motor , mas o fusível não queimou

• Coordenador
Postado
Olá tenho uma reebok I walk i run , mandei fazer o motor pois queimou o induzido , troquei o mosfet (equivalente irfp90n20)e o bidiodo que tinham queimados , apos colocar o motor no lugar e liga-lA TODO O CHASSI Dá CHOQUE inclusive o motor , mas o fusível não queimou
Remova o motor e teste a continuidade entre as escovas e a carcaça do motor...

Não pode dar resistência nenhuma, se der alguma medida o motor foi mau feito.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu tenho uma esteira ergometrica acionamento motor CC , e sua placa queimou gostaria de saber se ainda existe conserto,quando fui verificar um dos transistor o Q1 q vai nesse dissipador estava em curto, e o diodo D8 tambem em curto gostaria de saber se ha conserto e quais as referencias dessas peças.Grato.

Foto0096.jpg

• Coordenador
Postado

Fabio, conserto tem, o difícil é encontrar as peças de reposição.

O nome delas esta escrito no corpo dos componentes...

Postado

Ola Amigos eu tenho uma Caloi cle 30 e o motor dela e de 2hp gostaria de saber se a placa dela aguentaria um motor de 4HP, se nao e apenas trocar o IGBT dela e qual o modelo do IGBT valeu

• 4 semanas depois...
Postado

Olá, a minha esteira Caloi CL5007 (modelo 2008) está oscilando a velocidade do visor(aumenta e depois volta ao normal.. p.ex.. sai dos 5,5 km/h para 30, 70, 90 km/h) mas a velocidade do motor continua a mesma..... outras vezes o motor fica acelerando por alguns segundos (p.ex, sai de 5,5 km/h para 6, 7, 8.. 30, 90 km/h e depois volta para a velocidade programada)... muitas vezes depois dessas aceleradas a esteira desliga e o led acusa problema. Já verifiquei todos os contados, aterramentos, carvão do motor, disco ótico de velocidade e tá tudo ok.... Será problema da placa?

Postado
Olá, a minha esteira Caloi CL5007 (modelo 2008) está oscilando a velocidade do visor(aumenta e depois volta ao normal.. p.ex.. sai dos 5,5 km/h para 30, 70, 90 km/h) mas a velocidade do motor continua a mesma..... outras vezes o motor fica acelerando por alguns segundos (p.ex, sai de 5,5 km/h para 6, 7, 8.. 30, 90 km/h e depois volta para a velocidade programada)... muitas vezes depois dessas aceleradas a esteira desliga e o led acusa problema. Já verifiquei todos os contados, aterramentos, carvão do motor, disco ótico de velocidade e tá tudo ok.... Será problema da placa?

A minha cl30 tava assim e era o induzido em curto, esses motores com um tempo os imãs permanentes ficam fracos e aumenta a corente no induzido ai ja era so trocando mesmo! nem adianta mandar enrolar o induzido !

Postado
A minha cl30 tava assim e era o induzido em curto, esses motores com um tempo os imãs permanentes ficam fracos e aumenta a corente no induzido ai ja era so trocando mesmo! nem adianta mandar enrolar o induzido !

obrigado pela dica...

outra coisa que notei é que a velocidade máxima dela é de 12 km/h... mas se você acelerar a esteira, sem carga (sem ninguém andando) ela não passa dos 7 km/h, dá 'tilt' no display de velocidade e a esteira desliga...

liguei para algumas assistencias técnicas e alguns dizem que o problema é na placa (processador controle de velocidade)... outros tb dizem que é o motor...

vou tirar o motor e testa-lo....

Postado

Um tec tentou reparar a placa da minha Athletic Advanced, mas após 10 min a 8 km/h, ela voltou a disparar e em seguida desligou. Se alguem puder dar uma dica do que pode ter ocorrido, agradeceria.

• Coordenador
Postado

Experimente lubrificar a lona, e se a placa queimou novamente, mande verificar o motor dela também! As escovas podem estar gastas ou o motor fundindo...

Postado

Obrigado pela resposta. Qto a lubrificação, nao tenho duvida que está bem lubrificada. Sou bem criterioso qto a isso. Qto ao motor, vou fazer um teste com uma lampada de 12V/10W e examinar as escovas. Nao me parece ser motor, pois tem 1 ano de uso moderado, mas vou verificar. depois informo resultados.

Postado
Um tec tentou reparar a placa da minha Athletic Advanced, mas após 10 min a 8 km/h, ela voltou a disparar e em seguida desligou. Se alguem puder dar uma dica do que pode ter ocorrido, agradeceria.

eu estou com problema semelhante na minha Caloi CL5007 de 4 hp... já coloquei placa nova, lona nova bem lubrificada, revisei sensor de velocidade, tudo ok... agora vou trocar o motor que já está com 5 anos de uso... é como alguém informou anteriormente, com o tempo os imãs perdem força e o motro não consegue girar numa velocidade mais alta... a minha quando passa de 5,5 km/h a velocidade fica oscilando no painel e o motor começa a disparar do nada....

• Curtir 1
Postado

Pois então, minha lona tá praticamente nova, sempre bem lubrificada, sensor de velocidade trocado na semana passada. Como eu disse, um tec "reparou" a placa, mas desconfio. O motor de 2hp/90VDC foi trocado em 2011, mas mesmo assim vou testa-lo bem, ver se não está faiscando, ver escovas e coletor, antes de decidir por uma placa nova. Informarei os resultados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...