Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

Eletronica não é o meu forte

Recentemente consegui uma placa da esteira Advanced II e um motor Join, e gostaria de utilizar em outra aplicação que não seja esteira.

Dados da placa: 17054 , sem o painel da esteira.

Dados do motor:

Marca Join

1,2 hp ,120 volts, 10 A , 4800 rpm.

1 - Notei que o fusível da placa deve ser de 15 A, porém está com fusível de 6 A, e o mesmo queimado.

2- Existe um chicote no CN5 ( 6 pinos), mas o chicote só tem 5 fios.

3 - Acredito que este chicote vá até o painel, onde liga a esteira e controle a velocidade.

4 - Como faço as ligações deste pinos, para ver se a placa está ok.

5 - Quanto a variação da velocidade não sei se é possivel sem o painel, mas isso pode ficar para depois.

Agradeço orientação e dicas.

Muito obrigado

Postado

Coloca um fuzível novo.

Ligue uma lâmpada 127V ± 100W nos bornes M+ e M-.

Ligue um fio nos bornes de REDE AC, ligue na tomada de força e retorne com o que aconteceu com a lampada.

Não vá inverter os bornes de motor com rede elétrica, são idênticos.

Agricio

• Curtir 1
Postado

Olá Agricio

Obrigado

Só uma dúvida, reponho o fusivel de 6A, ou de 15 A, conforme especificado na placa.?

Abraços

Coloca um fuzível novo.

Ligue uma lâmpada 127V ± 100W nos bornes M+ e M-.

Ligue um fio nos bornes de REDE AC, ligue na tomada de força e retorne com o que aconteceu com a lampada.

Não vá inverter os bornes de motor com rede elétrica, são idênticos.

Agricio

Agricio

Realmente não tem tensão de saida nos bornes para o motor, só percebo o relé acionar.

Não notei nenhum capacitor estufado.

Postado

Então veja como funciona o borne que vai no teclado.

Informaoesteira1_zps90996637.jpg

Você vai curtocircuitar os pinos 1 e 2. Use um jump de PC.

Em seguida você vai curtocircuitar os pinos 5 e 6. A lâmpada deve acender vagarosamente até o máximo. Se acontecer isso vá ao passo seguinte.

Retire o curto dos pinos 5 e 6.

Curtocircuite os pinos 3 e 4, o brilho da lâmpada deve diminuir vagarosamente até apagar.

Veja se isso acontece e retorne.

Agricio

Postado

Bom dia Agricio

Não passou no primeiro teste. ( jumper pino 1 e 2 , e 5 e 6 ). não acendeu a lampada

Conferi também com multimetro ... sem corrente de saida nos pinos do motor.

obs. sei que em inversores de frequência o maior problema é o " IGBT",, no dissipador tem um componente só, seria esse o IGBT.?

O codigo dele é SGW15N60.

Aguardo novas orientações, testes, ou mesmo sugestão para troca de componentes .

Muito obrigado

Postado

Confira a tensão como mostrado na figura abaixo.

Informaoesteira2_zps3a2e1960.jpg

Me informe que escala do multímetro você usou p/ medir essa tensão e qual lugar da placa você usou como terra.

Agricio

Postado

Olá Agricio

Desculpe , a lâmpada acender sim, e depois conforme o que disse trocando o jumper apagou lentamente.

O fusivel estava rompido na extremidade. rsrsr

Postado
Olá Agricio

Desculpe , a lâmpada acender sim, e depois conforme o que disse trocando o jumper apagou lentamente.

O fusivel estava rompido na extremidade. rsrsr

Então sua placa não tem nada.

Experimenta agora colocar o fuzível de 10A e coloque o motor no lugar da lâmpada e repita os mesmos passos que te passei.

Segure bem firme o motor ou prenda em alguma coisa p/ não tomar um coice.

Se o fuzível queimar terá que trocar o motor.

Agricio

• Curtir 1
Postado

Olá Agricio

Tudo está funcionando perfeitamente. oba...

Agora é só colocar nos pinos indicados 2 chaves simples liga e desliga, ou interruptor de pressão... correto.??

Muito obrigado pela ajuda e paciência comigo.

Abraços

Postado
Agora é só colocar nos pinos indicados 2 chaves simples liga e desliga, ou interruptor de pressão... correto.??

Nos pinos 1 e 2 um interruptor comum de baixa corrente.

Nos pinos 5 e 6 e pinos 3 e 4 chaves de pressão que interrompem ao soltar o dedo, pois em cada toque será uma rotação diferente e assim permanece até o próximo toque.

Agricio

• Curtir 1
Postado
Agricio

Novamente muito obrigado.

Vou fazer uma bela lixadeira...de prato ou de cinta., vai quebrar um galhão.

abraços

Não esqueça de mandar minha comissão mensal de 10% sobre o faturamento. KKKKKKK

Agricio

Postado
Agricio

Novamente muito obrigado.

Vou fazer uma bela lixadeira...de prato ou de cinta., vai quebrar um galhão.

abraços

Não esqueça de mandar minha comissão mensal de 10% sobre o faturamento. KKKKKKK

Agricio

• mês depois...
Postado

estou com uma placa da esteira caloi CL4004, esta nao funciona só led aceso, e na placa o varistor de porcelana branca estava queimado e ao trocar percebi que ao ligar a mesma ele queima instantaneamente, o ke pode ser???e qts trocar qts vai keimar, me ajudem por favor

Postado

estou com uma placa da esteira caloi CL4004, esta nao funciona só led aceso, e na placa o varistor de porcelana branca estava queimado e ao trocar percebi que ao ligar a mesma ele queima instantaneamente, o ke pode ser???e qts trocar qts vai keimar, me ajudem por favor

Se queima é porque tem curto depois dele. Bota uma foto da placa aí, esse varistor de porcelana branca "tá" mau explicado; isso deve ser um resistor comum.

Agricio

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Bom dia pessoal,

postei sobre um motor que estava com induzido ruim a algum tempo, 

resumindo o motor não teve jeito, 

gostaria de saber se um motor de uma esteira 220v é igual ao usado nas de 110v ?

a diferença estaria somente na placa?

agradeço desde já,

Postado

gostaria de saber se um motor de uma esteira 220v é igual ao usado nas de 110v ?

Não, não é igual, motores p/ esteiras de 220V é de 190V e p/ esteiras de 110V é de 90V.

a diferença estaria somente na placa?

Você tem que alterar alimentação da rede, p/ 110V ou 220V de acordo com a tensão do motor. É preciso alterar alguns componentes.

Agricio

Postado

Agricio,

muito obrigado pelas informações, 

é que estou com uma esteira athletic advanced 2 parada precisando de um motor mas não encontro em nenhum lugar,

encontrei um de uma 110v mas a minha é 220v,

vou continuar garimpando,

mais uma vez obrigado,

Postado

Coloca o modêlo inteiro da placa de potência. Tudinho que estiver escrito nela p/ eu ver se tenho o esquema aqui. Como eu escrevi acima; é só passar p/ 220V e isso é muito fácil.

Agricio

• mês depois...
Postado

Bom dia Agricio

Você já me ajudou para testar uma placa Advanced II 127 v., agora consegui outras placas e são em 220 V, e outros motores.
Pergunta 1 : os teste com lâmpada que você indicou são os mesmos para esta placa de 220 v.

Pergunta 2 : Placas 220 v aguentam motores de até quanto cv e quantos Amperes ?

Abraços

Postado

Pergunta 1 : os teste com lâmpada que você indicou são os mesmos para esta placa de 220 v.

Sim, só troca a lâmpada de 127V por uma de 220V/100W.

Pergunta 2 : Placas 220 v aguentam motores de até quanto cv e quantos Amperes ?

O que manda é o mosfet ou IGBT usado na saída. A tensão de rede na placa é apenas adaptação para a rêde local.

Agricio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...