Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Mini tutorial] Limpeza Rápida de Notebook, LCD e Teclado


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Depois de trabalhar por vários dias é chegada a hora de dar uma geral no notebook.

Com o tempo ele vai acumulando marcas de impressões digitais, poeira e etc, adquirindo uma aparência feia, desgastada e essa limpeza protege a máquina e seu investimento, pois mantendo o notebook sempre em ordem, isso o valoriza um poquinho mais na hora de uma possível venda, com uma aparência bem cuidada, livre de riscos e manchas.

Então vamo lá, começando pela regra básica: retirar a bateria do notebook e desconectar sua fonte.

O material que uso para fazer a limpeza é:

- Folhas de papel-toalha ou de papel higiênico macias;

- Algodão hidrófilo (esse não solta fiapos);

- Tem outros itens que uso, mas só de vez em quando (limpador multi-uso, limpa-vidros e silicone).

1kitev0.th.jpg

*** Carcaça

Caso a carcaça esteja apenas levemente suja, um simples chumaço de algodão ou uma folha de papel toalha ou papel higiênico, macio e levemente umedecido em água basta para fazer esse serviço.

Com o algodão ou papel-toalha úmidos, passe levemente na carcaça do notebook, sem fazer pressão alguma, em movimentos circulares e em pequenas áreas de cada vez, para facilitar a limpeza. Querer resolver tudo em uma só passada não é a melhor opção e já diz o ditado: "a pressa é inimiga da perfeição".

Caso o note esteja muito sujo, eu utilizo um produto de limpeza multi-uso (aquele vidro verde) que elimina manchas mais dificeis de sair.

2tampaom2.th.jpg

*** Tela

A tela com acabamento brilhante ou o chamado glossy usado em 95% dos notebooks atualmente vendidos no mercado é linda, realça as cores e tal, mas é um verdadeiro imã para marcas de dedos e manchas, pois suja com muita facilidade.

9sujalz2.th.jpg

A limpeza que faço no LCD é com o mesmo procedimento aplicado na carcaça do laptop: chumaço de algodão ou uma folha de papel-toalha ou de papel higiêncio macias, levemente úmidas com água e só; não adianta molhar demais o algodão ou papel-toalha, pois o efeito vai ser justamente o contrário: em vez de limpar, a tela pode ficar manchada com marcas de água e poeira e ficar com a aparência de ainda estar suja.

No caso do tuto, usei uma folha de papel-toalha umedecido com limpa-vidros (mas pode ser usado água):

3papelso9.th.jpg

Novamente a limpeza é feita em movimentos circulares, em pequenas áreas de cada vez e com pouca força aplicada na tela, pois muita pressão pode danificar o cristal liquido da tela ou causar um risco e aí bye-bye acabamento de espelho, por isso é bom não dar sopa pro azar.

4papelqc0.th.jpg

Esse processo de limpeza é válido não só para telas brilhantes (glossy) mas também pode ser feito nas telas de acabamento fosco (matte) encontradas em alguns notebooks.

Algumas vezes uso um produto limpa-vidros (Vidrex ou Brilux) que deixa a tela bem limpa! Mas como esse produto tem álcool em sua fórmula, fica o aviso de que ele pode danificar ou manchar a tela; comigo isso nunca aconteceu, tanto em telas LCD como monitores CRT, mas como forma de precaução fica o alerta e se você estiver preocupado com isso, use água, que o efeito será quase o mesmo.

Em alguns tópicos pela web vi pessoas usando um produto em spray, que depois de aplicado tem um efeito anti-estático, dificultando que a poeira se acumule e depois facilita a limpeza, pois basta passar uma flanela macia e limpa, que a poeira sai imediatamente.

*** Teclado

O teclado é um dos lugares que mais acumula poeira num notebook, pois com a máquina aberta a maior parte do tempo é por ali que ela se acumula e alguns têm o péssimo hábito de usar notebook e comer ao mesmo tempo (reconheço que sou um desses :rolleyes:).

Em casa tenho o agravante de ter cachorros que soltam pêlo prá caramba, estão sempre por perto de mim e adivinha onde esse pêlo vai parar? Isso mesmo: entre as teclas! E o pêlo dá um trabalhão prá sair.

Por isso, de tempos em tempos, uso um aspirador de pó, bem potente para retirar a poeira/pêlos que estejam entre as teclas ou até mesmo debaixo delas, o que poderia causar o mau funcionamento do teclado.

Caso não tenha um aspirador, pode ser uma alternativa um pincel de cerdas macias; aqueles usados pelas mulheres para tintura de cabelo serve muito bem.

Outra coisa que faço de tempos em tempos é passar silicone nas teclas e nos acabamentos do notebook de cor preta; o silicone é o mesmo dos usados em painel de carro e peças plásticas. Para isso uso um chumaço de algodão embebido de leve com silicone; o efeito do antes e depois é esse das duas foto abaixo.

5siliconefh0.th.jpg

6siliconeyl0.th.jpg

Alguns podem não gostar do fato de que depois de aplicado o silicone o teclado pode ficar meio grudento; essa sensação desaparece em poucos minutos, mas vai de cada um usar ou não.

No final das contas, o resultado da limpeza é este aqui: notebook como novo!

7telapo1.th.jpg

8finalli7.th.jpg

Em alguns notebooks, no pacote de acessórios, vem acompanhando uma pequena flanela que deve ser usada entre o teclado e a tela, quando a máquina estiver desligada, para impedir a entrada de sujeira.

Espero que tenham gostado do passo a passo meia-boca rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Realmente útil... Eu estava pensando esses dias sobre isto que falarei e vou aproveitar o tópico: quais os tipos de proteções que posso usar no meu notebook para conservá-lo?

Exemplo: adesivos protetores, capa, mochila... enfim... Existe algum tipo de acessório essencial para quem tem um notebook e quer conserva-lo??

OBS: o meu já foi encomendado e só estou esperando chegar, então já quero ver o q posso comprar pra mante-lo em bom estado de conservaçao...

valeu ae pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Uma luva ou case de neoprene para carregar o notebook seria uma boa, ainda mais se você vai colocar o notebook em uma mochila ou maleta, junto com caderno, livro, caneta e etc; isso dará uma proteção a mais na carcaça contra riscos.

Se o seu notebook não veio com uma flanelinha para deixar esse cima do teclado, compre uma. O meu antigo note começou a ficar marcado, com o contato da tampa do lcd na parte da carcaça onde se apóia os punhos. Se tivesse o costume de usar a flanela que veio nele, isso não teria acontecido.

Atualmente eu uso um pano multi-uso (aquele antigo Perfex, sei lá o nome ehehe); cortei no tamanho exato do notebook e sempre boto entre o teclado e o lcd, quando carrego o notebook fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais interessante do que o aspirador de pó, passar um jato de ar de um compressor. Lógico que é mais complicado o acesso a um compressor, pra mim é fácil porque meu pai tem loja e na loja tem oficina com compressor, mas pra quem não tem a facilidade vale a pena um esforço de vez em quando e dar uma passadinha em posto de gasolina dar uma passadinha de ar de compressor. Voa KILOS de pó que acumulam de baixo do teclado. Lógico que não pode ir com pressão total que dae é capaz de voar até teclas, mas ir de leve com cuidado fica muito bem limpo, nadinha de pó e sujeira. Indicado também quando você vai pra sua casa de praia e acaba acumulando areia no note (acreditem por mais que cuide, sempre acumula, acho que pelo vento), o jato de ar do compressor tira tudinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais interessante do que o aspirador de pó, passar um jato de ar de um compressor. Lógico que é mais complicado o acesso a um compressor, pra mim é fácil porque meu pai tem loja e na loja tem oficina com compressor, mas pra quem não tem a facilidade vale a pena um esforço de vez em quando e dar uma passadinha em posto de gasolina dar uma passadinha de ar de compressor. Voa KILOS de pó que acumulam de baixo do teclado. Lógico que não pode ir com pressão total que dae é capaz de voar até teclas, mas ir de leve com cuidado fica muito bem limpo, nadinha de pó e sujeira. Indicado também quando você vai pra sua casa de praia e acaba acumulando areia no note (acreditem por mais que cuide, sempre acumula, acho que pelo vento), o jato de ar do compressor tira tudinho.

Exatamente o que faço aqui na empresa, eu tenho um super jateador, então tenho q ter cuidado se não voa memória, hd e etc junto.:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

o parte de cima do meu note é brilhante e tipo, tem umas pequenas raladuras nela, coisa bem de leve mesmo, tem como tirar ou evitar novas? já li sobr epessoas q passam cera, daquela q se usam em carros, isso pod ser feito?

e outra, ja li tb sobre pessoas q usam silicone pra proteger os teclados, mas so teclados pretos, alguma dica pra teclados brancos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prá teclado branco é limpar com um algodão ligeiramente úmido com água apenas, para tirar as manchas, ou úmido com um produto de limpeza sem álcool.

Se já arranhou a carcaça, não tem como disfarçar o arranhão; prá evitar arranhões, é ter cuidado e usar alguma coisa prá proteger de riscos; aqui eu uso uma luva de neoprene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom o tutorial, o meu note veio com uma "flanela" para colocar entre o teclado e a tela, achava que isso era meio frescura, mas sempre usei, agora já sei que tenho que usar mesmo :), ele também veio com um tipo de pano anti-estática, aparentemente do mesmo tipo de tecido que veio para limpar as lentes do meu óculos, um tecido muito bom, pois até hoje minhas lentes não tem um risco se quer, é muito bom para tirar o pó da tela.

Por enquanto eu não fiz nenhuma limpeza pesada, mas eu tirei as manchas de dedo com uma flanela seca que veio com um dos meus óculos, tem problema usar ela seca, ou é melhor usar ela um pouco úmida mesmo?

Pra ficar melhor, eu poderia estar usando uma úmida, e depois passar uma seca (tenho várias flanelas dessa aqui :rolleyes:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Cara os LCD de vocês também aparecem diversas bolinhas? Parece que respingou água sei lá.

De tempos em tempos o meu aparece umas bolinhas na tela toda, parecem bolinhas de gordura, e são muito chatas de tirar, com pano seco tem que esfregar muito e meio forte pra elas saírem. Nunca passei nada úmido somente pano seco, mas acho que vou arriscar umeceder pra ver se elas saem mais fácil.

Puts como elas me irritam sem noção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Galera...

Tô tentando arrumar algo melhor do que algodão+agua+papel toalha pra limpar a tela do meu notebook. Acabei então encontrando esse limpa telas LCD da Philips por 38,00 reais perto de casa, olhem o link:

http://www.consumer.philips.com/consumer/pt/br/consumer/cc/_productid_SVC2543W_10_BR_CONSUMER/Limpador-de-tela+SVC2543W-10

Procurei informações sobre o produto mas não encontrei nada que me garantisse que o mesmo não contem alcool. Alguem recomenda ou tem alguma opinião sobre o limpa telas da Philips?

Abraço!!

*Ótimo tutorial! Parabéns! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!