Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo de rede - Nível de tensão e pinagem


Posts recomendados

Bom dia,

estava procurando na internet e li que na transmissão dos dados pelo cabo de rede, o nível de tensão do bit '0' fica entre 0 e 0,7 volts e o nível de tensão do bit '1' fica entre 2,0 e 2,7 volts.

A minha primeira dúvida é a seguinte: :confused:

Não sei a pinagem, mas sei que existem os pares de RX e TX, porém não sei quais são eles. Alguém poderia me dizer?

A minha segunda dúvida é a seguinte: :confused::confused:

No caso do TX deve existir o -Tx e o +Tx certo? E caso exista o -Tx seria responsável pelo bit '0' e o +Tx seria resposável pelo bit '1'?

A minha terceira e última dúvida: :confused::confused::confused:

Caso existam as alternativas anteriores, o que aconteceria se eu mandasse um nível de tensão de 12v no +Tx? A placa de rede apenas iria descartar ou poderia danificar?

Espero que alguém possa me ajudar a entender melhor isso. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei a pinagem, mas sei que existem os pares de RX e TX, porém não sei quais são eles. Alguém poderia me dizer?

No caso do TX deve existir o -Tx e o +Tx certo? E caso exista o -Tx seria responsável pelo bit '0' e o +Tx seria resposável pelo bit '1'?

Caso existam as alternativas anteriores, o que aconteceria se eu mandasse um nível de tensão de 12v no +Tx? A placa de rede apenas iria descartar ou poderia danificar?

Cara se você quiser passar +12V pelos fios de um cabo de rede, eles irão explodir, eles não foram feitos para suportarem tal tensão.

Esse link lhe explica melhor :

http://www.networklab.co.uk/cmodem/images/rj45cable.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se você quiser passar +12V pelos fios de um cabo de rede, eles irão explodir, eles não foram feitos para suportarem tal tensão.

Esse link lhe explica melhor :

http://www.networklab.co.uk/cmodem/images/rj45cable.gif

Entendi, mas no caso o +Tx é responsável pelo bit '1' e o -Tx é responsável pelo bit '0'? Ou estou pensando besteira? :confused:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

estava procurando na internet e li que na transmissão dos dados pelo cabo de rede, o nível de tensão do bit '0' fica entre 0 e 0,7 volts e o nível de tensão do bit '1' fica entre 2,0 e 2,7 volts.

A minha primeira dúvida é a seguinte: :confused:

Não sei a pinagem, mas sei que existem os pares de RX e TX, porém não sei quais são eles. Alguém poderia me dizer?

A minha segunda dúvida é a seguinte: :confused::confused:

No caso do TX deve existir o -Tx e o +Tx certo? E caso exista o -Tx seria responsável pelo bit '0' e o +Tx seria resposável pelo bit '1'?

A minha terceira e última dúvida: :confused::confused::confused:

Caso existam as alternativas anteriores, o que aconteceria se eu mandasse um nível de tensão de 12v no +Tx? A placa de rede apenas iria descartar ou poderia danificar?

Espero que alguém possa me ajudar a entender melhor isso. :rolleyes:

Caro Bassgun, Boa Tarde:

1. Os fios do par TX transmitem o mesmo valor de tensão mas com polaridades opostas (p.ex, quando é enviado um nivel '0' a tensão no -TX será -0,7 V e no +TX será +0,7 V. Se o nivel for '1' a tensão no -TX será -2 V e no +TX será +2V). Isto é feito para minimizar as interferencias externas ao cabo. Dê uma olhada no último post do tópico abaixo onde há uma explicação mais detalhada.

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-cara-chato/368039

Edit: Dê uma olhada também neste link https://www.clubedohardware.com.br/printpage/1115 . A explicação está bem detalhada.

2. Os cabos de rede aguentam sim tensões bem maiores do que 12 V (A FURUKAWA afirma que seus cabos Cat5e suportam tensão 2500 VDC durante 3s).

O que estes cabos não suportam são correntes altas devido a bitola do fio e por isso não devem ser usados para alimentar qualquer tipo de aparelho. Afinal, eles não são feitos para isso e sim para transmissão de dados.:D

Sobre o efeito dos 12V na placa de rede vai depender das caracteristicas da placa. Uma visita ao site do fabricante pode esclarecer essa dúvida.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bassgun, Boa Tarde:

1. Os fios do par TX transmitem o mesmo valor de tensão mas com polaridades opostas (p.ex, quando é enviado um nivel '0' a tensão no -TX será -0,7 V e no +TX será +0,7 V. Se o nivel for '1' a tensão no -TX será -2 V e no +TX será +2V). Isto é feito para minimizar as interferencias externas ao cabo. Dê uma olhada no último post do tópico abaixo onde há uma explicação mais detalhada.

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-cara-chato/368039

2. Os cabos de rede aguentam sim tensões bem maiores do que 12 V (A FURUKAWA afirma que seus cabos Cat5e suportam tensão 2500 VDC durante 3s).

O que estes cabos não suportam são correntes altas devido a bitola do fio e por isso não devem ser usados para alimentar qualquer tipo de aparelho. Afinal, eles não são feitos para isso e sim para transmissão de dados.:D

Saudações.

Entendi, ele manda de forma simétrica. O que ainda não entendi seria quais os problemas acarretados caso fosse enviado 12v por exemplo pelo cabo para uma placa de rede ou qualquer outro dispositivo de rede. :confused:

:confused::confused::o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, ele manda de forma simétrica. O que ainda não entendi seria quais os problemas acarretados caso fosse enviado 12v por exemplo pelo cabo para uma placa de rede ou qualquer outro dispositivo de rede. :confused:

:confused::confused::o

Desculpe, estava editanto meu post anterior e não ví o seu...:(

A maior parte dos equipamentos de boa qualidade possuem algum tipo de proteção contra surtos em suas entradas de sinal. Desconheço se existe alguma proteção contra tensões mais altas, embora acredite que aplicar 12V por um curto período de tempo não vá danificar uma placa de rede ou um switch de boa qualidade. De qualquer forma uma visita ao site do fabricante dos mesmos pode esclarecer essa dúvida.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso aqui em casa um cabo crimpado com o recurso PoE(power over Ethernet) de forma caseira, segue abaixo os canais de dados no conector RJ45:

com o clipe virado para baixo vemos da esquerda para direita:

1 TX+

2 TX-

3RX+

4 vazio

5 vazio

6 RX-

7 vazio

8 vazio

Eu mando 12volts pelo ultimo par do cabo o qual deixo fora do conector para alimentar um router wireless q fica junto da antena a 10metros de altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso aqui em casa um cabo crimpado com o recurso PoE(power over Ethernet) de forma caseira, segue abaixo os canais de dados no conector RJ45:

com o clipe virado para baixo vemos da esquerda para direita:

1 TX+

2 TX-

3RX+

4 vazio

5 vazio

6 RX-

7 vazio

8 vazio

Eu mando 12volts pelo ultimo par do cabo o qual deixo fora do conector para alimentar um router wireless q fica junto da antena a 10metros de altura.

Excelente solução :aplausos:

Estava pensando em fazer alguns testes em relação a isso, porém desconhecia o termo técnico.

valeu,

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá este tópico está fechado a algum tempo mas lendo o mesmo pude ver algumas coisas que no meu dia a dia vejo funcionando em cabos de rede, vamos lá:

O cabo utp 5e tem 8 fios no seu interior, na crimpagem seriam 4 ( BRANCO DO VERDE, VERDE, BRANDO DO LARANJA E LARANJA) para dados e 4 sobrariam, porém ai vem o milagre que utilizamos aqui a anos, temos os cabos que sobrariam (AZUL, BRANCO DO AZUL, BRANCO DO MARROM E MARROM ) transmitindo não 12v mais sim 220v em distancias de até 180 metros de um Switch ao outro saindo de uma tomada macho a uma tomada fêmea em que é ligado o outro, e repito temos essa rede a 6 anos expostos a sol e chuvas entre postes na rua. Então caso queira passar tensão no cabo de rede faça como fizemos aqui, qualquer coisa posta aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Excelente, as informações!

Me ajudem, no seguinte raciocínio:

1- Levamos em consideração que minha Switch, estivesse apenas com uma porta disponível.

2- E eu teria que ainda ligar mais 3 pcs.

 

Dúvida:

 

Eu poderia então ligar na sequência correta 568a, os pinos dos 3 cabos entre si,   na ponta de um outro cabo o qual eu conectaria na switch. Isto queimaria a switch ou as placas?????post-780672-0-48297300-1441743769_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wesley Fagundes

 

Não funciona. Não deve queimar, mas no switch ele conecta em um intervalo de tempo com cada conetado. Usando a mesma porta você não saberia se está conectado a A, B ou C. Para este caso você teria que cascatear usando outro switch para conectar ao switch principal e depois conectar os cabos no switch secundário.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!