Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ligada direto no 220


rodrigo floyd

Posts recomendados

olá a todos, cometi o erro o qual pensei que jamais cometeria, na total falta de atenção, estava usando meus cabos de energia pra testar outro pc e quando coloquei os cabos no meu pc de volta, liguei direto na tomada 220v e a fonte estava no 110. O resultado foi uma barulho alto e muita fumaça saindo da fonte.

Aí eu pensei, pronto, o pc todo foi pro espaço. Mas fiquei espantado ao ligar certo os cabos dessa vez e o pc funcionar perfeitamente, como se não tivesse acontecido nada. Sem acreditar na minha sorte removi a fonte, abri e testei ela aberta. Apesar do cheiro de churrasco, o funcionamento é perfeito, sem nenhum tipo de ruído estranho e todas as saídas estão com a tensão correta. Procurei por fusíveis queimados e não encontrei. Porém dois componentes iguais (e unicos)que têm o formato de pilhas grandes, foram bastante danificados.

A minha dúvida é: Como isso é possível?

Se eu continuar usando essa fonte pode danificar meu pc?

Considerações:

Fonte Mtek Monterey Modelo: ATX 550W

Amd 64 X2 4000+

Asus m2n-mx se

HD Samsung 320GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei por fusíveis queimados e não encontrei. Porém dois componentes iguais (e unicos)que têm o formato de pilhas grandes, foram bastante danificados.

A minha dúvida é: Como isso é possível?

Se eu continuar usando essa fonte pode danificar meu pc?

Os dois componentes grandes são os capacitores eletrolíticos da fonte. Não use essa fonte nesse estado! É muita "sorte" ela ainda estar funcionando, mas não abuse... :o

Se você. a levar até um técnico, ele pode trocar esses capacitores e limpar o material que saiu dos mesmos. Depois disso você. pode continuar usando a fonte.

PS.: Se a sua rede é de 220V, passe a fonte para 220 e ligue-a direto na tomada ou via um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores amorteceram o impacto, não deixando queimar componentes q nao deixariam a fonte ligar, mas no seu caso, as tensões de saida podem ficar muito instavéis, podendo até queimar algum componente apos a fonte ou no minimo deixar tudo muito instavel, qualquer minima variação de energia vai fazer a maquina resetar e coisas do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como os colegas: Rau e Ughadoo falou! você teve muita sorte pela fonte ainda estar funcionando!!! você tem que mandar substituir estes "componentes" que são "Capacitores" e limpar, todo gabinete da fonte, para evitar que o ácido exalados por "eles"! não corroam toda placa do circuito!!!, danificando permanentemente! toda a fonte!!!...

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!