Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4870 - Tópico Oficial


Posts recomendados

Pessoal, li todos os tópicos da pág 107 e vi uma confusão com relação ao fato de "aumentar os filtros e resolução e aumentar a performance". As placas da ATI meio que sempre tiveram essa, digamos, qualidade.... funciona mais ou menos assim:

- o processador RV770 (4850, 4870) possui 800 SPs, que são pipelines de processamento genéricos no modelo DX10. Pelo que conheço da arquitetura, o protocolo de processamento deste é meio "linear", ele preenche todos os SPs que são necessários para completar a tarefa, que nem sempre são todos, e espera a conclusão do mesmo - você pode estar utilizando apenas 400, ou mesmo 100 destes. Quando desta conclusão, ela vai lá e preenche outros e assim vai... Nas GFs, que normalmente possuem menos SPs, o preenchimento é meio que paralelo. Logo já dá pra ver o porque ocorre essa disparidade entre as duas marcas. Não existe necessariamente um melhor e um pior, mas sim modelos diferentes - é meio que igual a comparar Intel com AMD, arquiteturas diferentes. O modelo adotado pela ATI favorece o uso intenso de filtros e qualidade de renderização, pois todos os SPs estão sempre disponíveis para aquela dada tarefa. Já nas GFs, nem todos estão disponíveis, já que alguns estão sendo utilizados por outra tarefa pendênte. Em todos os benchs que se vê por ai, prima-se por uma pt resolução, mas sem filtros... logo uma 280 ou mesmo uma 260 acabam levando vantagem, pois os seus SPs em quantidade menor mas funcionando numa velocidade maior concluem tarefas simples (que exigem menos SPs) mais rapidamente. Ai o paralelismo mostra, também, vantagem. Mas a partir do momento em que se colocam cada vez mais filtros, mais SPs são exigidos, fazendo com que as RV770 tenham um desempenho superior.

Ai a lógica de se aumentarem filtros e resolução e aumentar a performance faz todo o sentido, uma vez que você está "diluindo" o dado quadro em mais SPs, logo diminuindo o tempo de processamento global - mais instruções menos complexas, divididas em mais SPs. Ai também faz sentido o fato de eu estar utilizando CFx de 4870+4870 e ter um desempenho inferior aos de pessoas que não o utilizam. Fiz os mesmo testes com COD4, COD5, Gears of War, World In Conflict, Mercenaries 2, Crysis WARHEAD, Far Cry 2, etc... e o resultado é o mesmo. Tinha uma 8800GT e antes de passa-la para frente, fiz alguns testes entre as duas. O Gears of War em 1280x1024 sem filtros, por exemplo, tinha um desempenho superior na 8800GT. Porém, com filtros a história mudava. O COD4 meio que foi a mesma coisa... Já fiz testes no Vista, que usa o CFx independênte do jogo, e em alguns casos, ao desabilita-lo o desempenho aumenta, pois são mais intruções para uma única placa.

Ficou mais claro agora?

A regra é mais ou menos assim: se você quer um desempenho ferradão sem filtros, só quer bater FPSs, uma GF vai te satisfazer muito. Agora se tu quer mais qualidade, quer ter uma imagem com menos imperfeições, a ATI vai lhe agradar mais. Vai de gosto. :D

Eu, particularmente, prefiro qualidade e um bom desempenho... Gosto da competição entre as duas que para nós, consumidores, é EXCELENTE!!! Afinal, quanto maior a competitividade, mais qualidade e menores preços!!!

:D

Cabe aqui também uma ressalva quanto ao desempenho de alguns jogos em placas ATI.... a ATI sempre dá uma pisadinha de bola na hora de fazer os drivers para suas boards... A cada novo release, novos testes mostram desempenho superior. A lógica de diluir as operações em vários SPs vai sendo aprimorada. Quem sabe num 8.14 ou algo assim eles acertem a mão de vez , além, é claro, do fato de alguns jogos serem "otimizados" para GF!!! "NVIDIA, the way it's meant to be played".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, li todos os tópicos da pág 107 e vi uma confusão com relação ao fato de "aumentar os filtros e resolução e aumentar a performance". As placas da ATI meio que sempre tiveram essa, digamos, qualidade.... funciona mais ou menos assim:

- o processador RV770 (4850, 4870) possui 800 SPs, que são pipelines de processamento genéricos no modelo DX10. Pelo que conheço da arquitetura, o protocolo de processamento deste é meio "linear", ele preenche todos os SPs que são necessários para completar a tarefa, que nem sempre são todos, e espera a conclusão do mesmo - você pode estar utilizando apenas 400, ou mesmo 100 destes. Quando desta conclusão, ela vai lá e preenche outros e assim vai... Nas GFs, que normalmente possuem menos SPs, o preenchimento é meio que paralelo. Logo já dá pra ver o porque ocorre essa disparidade entre as duas marcas. Não existe necessariamente um melhor e um pior, mas sim modelos diferentes - é meio que igual a comparar Intel com AMD, arquiteturas diferentes. O modelo adotado pela ATI favorece o uso intenso de filtros e qualidade de renderização, pois todos os SPs estão sempre disponíveis para aquela dada tarefa. Já nas GFs, nem todos estão disponíveis, já que alguns estão sendo utilizados por outra tarefa pendênte. Em todos os benchs que se vê por ai, prima-se por uma pt resolução, mas sem filtros... logo uma 280 ou mesmo uma 260 acabam levando vantagem, pois os seus SPs em quantidade menor mas funcionando numa velocidade maior concluem tarefas simples (que exigem menos SPs) mais rapidamente. Ai o paralelismo mostra, também, vantagem. Mas a partir do momento em que se colocam cada vez mais filtros, mais SPs são exigidos, fazendo com que as RV770 tenham um desempenho superior.

Ai a lógica de se aumentarem filtros e resolução e aumentar a performance faz todo o sentido, uma vez que você está "diluindo" o dado quadro em mais SPs, logo diminuindo o tempo de processamento global - mais instruções menos complexas, divididas em mais SPs. Ai também faz sentido o fato de eu estar utilizando CFx de 4870+4870 e ter um desempenho inferior aos de pessoas que não o utilizam. Fiz os mesmo testes com COD4, COD5, Gears of War, World In Conflict, Mercenaries 2, Crysis WARHEAD, Far Cry 2, etc... e o resultado é o mesmo. Tinha uma 8800GT e antes de passa-la para frente, fiz alguns testes entre as duas. O Gears of War em 1280x1024 sem filtros, por exemplo, tinha um desempenho superior na 8800GT. Porém, com filtros a história mudava. O COD4 meio que foi a mesma coisa... Já fiz testes no Vista, que usa o CFx independênte do jogo, e em alguns casos, ao desabilita-lo o desempenho aumenta, pois são mais intruções para uma única placa.

Ficou mais claro agora?

A regra é mais ou menos assim: se você quer um desempenho ferradão sem filtros, só quer bater FPSs, uma GF vai te satisfazer muito. Agora se tu quer mais qualidade, quer ter uma imagem com menos imperfeições, a ATI vai lhe agradar mais. Vai de gosto. :D

Eu, particularmente, prefiro qualidade e um bom desempenho... Gosto da competição entre as duas que para nós, consumidores, é EXCELENTE!!! Afinal, quanto maior a competitividade, mais qualidade e menores preços!!!

:D

Cabe aqui também uma ressalva quanto ao desempenho de alguns jogos em placas ATI.... a ATI sempre dá uma pisadinha de bola na hora de fazer os drivers para suas boards... A cada novo release, novos testes mostram desempenho superior. A lógica de diluir as operações em vários SPs vai sendo aprimorada. Quem sabe num 8.14 ou algo assim eles acertem a mão de vez , além, é claro, do fato de alguns jogos serem "otimizados" para GF!!! "NVIDIA, the way it's meant to be played".

Muito bom post!

Valeu mesmo. Sanou todas as minhas duvidas. Logo estari postando 2 modelos dela para que vocês opinem em qual devo comprar.

Agradeço a todos pela paciencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguinte pessoal:

Ontem, terminando de montar o meu quarto, (falta a tv lcd e o muteki :D) tentei ligar minha tv de 21" na saída de tv da placa de vídeo (da placa de som q nao seria rssrs, só que não consigui fazer nada com ela...

Quando clico em "detectar displays" aparece a TV, então tenho que clicar como botão direito sobre o ícone dela para aparecer um menu com opções, mas ai é que está o problema, eu clico e nada acontece.

A única coisa que funciona é eu arrastando o ícone sobre o do monitor, e aparece um menuzinho escrito SWAP, então a TV passa ser o primário e o monitor desliga!

alguem ai sabe como arrumo este treco? to usando o catalyst 8.12

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte pessoal:

Ontem, terminando de montar o meu quarto, (falta a tv lcd e o muteki :D) tentei ligar minha tv de 21" na saída de tv da placa de vídeo (da placa de som q nao seria rssrs, só que não consigui fazer nada com ela...

Quando clico em "detectar displays" aparece a TV, então tenho que clicar como botão direito sobre o ícone dela para aparecer um menu com opções, mas ai é que está o problema, eu clico e nada acontece.

A única coisa que funciona é eu arrastando o ícone sobre o do monitor, e aparece um menuzinho escrito SWAP, então a TV passa ser o primário e o monitor desliga!

alguem ai sabe como arrumo este treco? to usando o catalyst 8.12

:wacko:

você tem essa funçao nas configs de video do windows. Vá em configuraçoes de video e ali você escolhe qual vai ser o monitor principal e se ker estender a area a trabalho.

o q mais você ker fazer alem disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aewwww ainda não consegui atualizar a bios da minha 4870...

ontem usei aquele programa HDD Regenerator... entrei no DOS, mas a unidade C quando dou dir aparece apenas 3 arquivos... e que não tem nada a ver com os arquivos do HD... bom cheguei a conclusão que isso deve-se ao fato de que eu uso RAID0 e na abertura do programa HDD Regenerator, ele fala a quais tipos de sistema ele suporta, portanto RAID não consta na descrição...

então creio eu que seja esse o problema... se eu tentar com boot do cd do windows 98 vai dar na mesma coisa?

sem falar que o HDD Regenerator é o próprio boot do windows 98...

o que faço?

perdi 1 hora e meia de sono ontem tentando fazer isso e não consegui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu micro todas as partições são NTFS, não acessíveis via boot por DOS (seja MSDOS ou Windows 95, 98 etc)... então, coloco os arquivos no próprio pendrive, faço isto pra atualizar BIOS de board. Depois de gerar o dito cujo, coloque os arquivos de atualização nele, boot por ele e você terá todos os arquivos lá.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

AEWWWWWW CONSEGUI UHUHUHU

eu não consegui usar o bott do win 98, lembtei do HDD Regenerator, e coloquei os arquivos da pasta flash junto com os do boot do regenerator

e consegui fazer tudin...

obrigado aqueles que me ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal gostaria de saber a opinião sincera dos senhores

4870 vapor x toxic oc por 1100 ou

4870 com o cooler igual a toxic sem oc de fabrica por 1000, ambas de 512, farei a troca pela minha 4850( paguei 685 reais)

4870 com o cooler igual a da toxic

http://www.sapphiretech.com/us/products/products_overview.php?gpid=245&grp=33

4870 vaporx oc

http://www.sapphiretech.com/us/products/products_overview.php?gpid=254&grp=3

como farei a troca a diferença seria

1100-685=415 reais (vaporx)

1000-685=315 reais( 4870com o cooler igual a da vapor x)

lembrando que eu não curto OC.

Então pessoal o que os senhores acham?

Agradeço antecipadamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não consegui ver aqui os clocks da sem overclock, eles são padrão ?

Caso sim é uma titica de over, 30 MHz não é nem 5%, e 100 Mhz nas memórias nem é overclock, já que está dentro da especificação dos chips. E com um cooler desses fica fácil subir.

A mais cara tem custo benefício menor, então pegue a outra, e depois diga por favor como é o ruído co cooler, e sua eficiência ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4870 com cooler igual da toxic

# Core Clock: 750 MHz

# Memory Clock: 900 MHz, 3.6Gbps

# PCI Express 2.0 x16 bus interface

# 512MB /256bit GDDR5 memory interface

VaporX

# Core Clock: 780 MHz

# Memory Clock: 1000 MHz, 4.0Gbps

# PCI Express 2.0 x16 bus interface

# 512MB /256bit GDDR5 memory interface

Mesmo não tendo uma grande diferença em desempenho entre elas, não valeria a pena pegar a vapor por ser mais gelada que a normal mesmo essa ultima com cooler igual a anterior sem o tal vapor? Outra coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha é que eu vi pelo site da sapphira a toxic não tem o update da bios logo suponho que ela não precisa fazer a tal atualização já na 4870 com cooler igual a da toxic tem a tal atualização. Fico com medo de fazer mer@$ e perde a placa já que não foi fácil juntar a grana para compra-la (tive que vender a minha fonte antiga + a minha 7900 em suaves para um vizinho meu e só tererei o retorno depois de uns 2 meses) e to apertado

Um detalhe que eu esqueci de dizer é que ela custaa 1050 e eu estava afim de pagar os 365( diferença entre a minha e a toxic) só que como demorei para fechar o rolo aumentou 50 conto.

A mais cara tem custo benefício menor, então pegue a outra, e depois diga por favor como é o ruído co cooler, e sua eficiência ^_^

Com o maior prazer direi aos senhores sobre o ruido e a eficiência( só me digam como coletarei os dados e quais os procedimentos já que não faço a menor ideia:confused:)

Obrigado Xita pela sua opinião e agradeço se você (e outros usuarios do forum) poder comentar sobre esse rolo( que já faz quase 1 mês que estou nessa de trocar e nada já ta virando novela:D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4870 com cooler igual da toxic

# Core Clock: 750 MHz

# Memory Clock: 900 MHz, 3.6Gbps

# PCI Express 2.0 x16 bus interface

# 512MB /256bit GDDR5 memory interface

VaporX

# Core Clock: 780 MHz

# Memory Clock: 1000 MHz, 4.0Gbps

# PCI Express 2.0 x16 bus interface

# 512MB /256bit GDDR5 memory interface

Mesmo não tendo uma grande diferença em desempenho entre elas, não valeria a pena pegar a vapor por ser mais gelada que a normal mesmo essa ultima com cooler igual a anterior sem o tal vapor? Outra coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha é que eu vi pelo site da sapphira a toxic não tem o update da bios logo suponho que ela não precisa fazer a tal atualização já na 4870 com cooler igual a da toxic tem a tal atualização. Fico com medo de fazer mer@$ e perde a placa já que não foi fácil juntar a grana para compra-la (tive que vender a minha fonte antiga + a minha 7900 em suaves para um vizinho meu e só tererei o retorno depois de uns 2 meses) e to apertado

Um detalhe que eu esqueci de dizer é que ela custaa 1050 e eu estava afim de pagar os 365( diferença entre a minha e a toxic) só que como demorei para fechar o rolo aumentou 50 conto.

Com o maior prazer direi aos senhores sobre o ruido e a eficiência( só me digam como coletarei os dados e quais os procedimentos já que não faço a menor ideia:confused:)

Obrigado Xita pela sua opinião e agradeço se você (e outros usuarios do forum) poder comentar sobre esse rolo( que já faz quase 1 mês que estou nessa de trocar e nada já está virando novela:D)

Talvez compense, mas da foto que eu abri pelo link que você passou as duas possuem cooler "ignorante", só que uma é mais que a outra.

Se não vai fazer overclock eu pegaria a mais barata.

De nada, disponha. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sobre atualizar a placa e fazer alguma coisa errada tem algum perigo(acabar a luz de repente por exemplo) a placa pode não funcionar mais? Como eu disse a toxic não tem a atualização a outra tem.

Como coletarei os dados e quais os procedimentos para mdir a eficiencia dela para eu postar aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E sobre atualizar a placa e fazer alguma coisa errada tem algum perigo(acabar a luz de repente por exemplo) a placa pode não funcionar mais? Como eu disse a toxic não tem a atualização a outra tem.

Como coletarei os dados e quais os procedimentos para mdir a eficiencia dela para eu postar aqui?

Tem sim, toda atualização de BIOS (até de celular) se der problema pode inutilizar o dispositivo.

Mas dá pra tentar reverter, não é obrigatóriamente a morte da placa.

E ao menos o update de BIOS em placa-mãe é bem rápido, diminuindo as chances de dar problema.

A eficiência é dizer qual a temperatura a placa roda, em condições de descanso e em condições de carga (jogo..), eu usava o ATI Tools na minha ex-VGA, mas creio que o Rivatunner também pode ser utilizado, é bem fácil. ;)

Eu vou caçar o link do procedimento, aí quando você comprar a VGA é só avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre atualizar a BIOS é coisa de 5 segundos... eu atualizei a minha ontem, pensei que ia ser demorado como o ivcarlos Falou, e nem foi, ele disse old bios is: bla blabla

new bios is: bla blab la, reboot the system...

reiniciei pronto

já era, nem senti a bios sendo atualizada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem mais alguém com a versão CPS+ da PowerColor ? Eu tive que baixar o clock da GPU para 780 pra ela funcionar direito(padrão é 800 nesse modelo) e no GRID tenho que deixar em 750 pra não ficar crashando toda hora. Tava pensando em fazer um RMA dela mas não sei se vale a pena, ainda mais considerando o tempo que deve demorar todo esse processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, preciso de ajuda urgente!

acabei de montar o seguinte computador:

Sapphire HD 4870 512MB

P5Q-E

Q6600

2x2GB G.Skill Pi Black Edition DDR2 900mhz

TX650W

HD 500GB Maxtor

Instalei o vista x64 tudo certo, instalei o Catalyst 8.12, entrei no msn, instalei uns programas, reiniciei algumas vezes, e tal ai vou testar o primeiro jogo, mirror's edge, instalei certinho e quando fui jogar apareceu uma tela que falava sobre o EA Downloader, algo assim, que faz parte do jogo. Nesse momento apareceram quadradinhos brancos de uns 10x10 pixel espalhados regularmente sobre toda a tela. Isso tudo dentro do windows ainda, nao tinha aberto o jogo. Nisso desliguei o pc pelo windows.

A partir dai o computador nao liga mais. Quando ligo o pc os coolers do gabinete, processador e da hd 4870 ligam mas nao aparece nada na tela, e a placa-mãe nao apita, parecer ser a placa de video a causadora do problema certo?

Alguem pode dar uma ajuda?

edit: ja tentei da clear na bios da placa-mãe e nada

edit2: e aah, a minha é a sapphire que tem que atualizar a bios... mas com o pc nem ligando sem chance de atualizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

remova memórias e tente novamente... se falhar...

remova placa vídeo e tente novamente... se falhar...

preste atenção no fundo da placa quantos leds ficam acesos ou piscando no momento que você liga o pc e ele não da imagem...e conte-nos!

No aguardo!

quando tento ligar na hd 4870 pisca o primeiro led, terceiro e quarto

assim -> o - o o

tentei ligar com uma só memoria tanto no slot amarelo quanto no preto e nao funciono

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal dentre esses tres modelos/marca de hd4870, qual é o melhor? e se compensa comprar a his iceq pelo preço a mais.

power color: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814131140

sapphire: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814102810

his: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814161236

his iceq: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814161264

das de 199, me falaram que o cooler da sapphire é melhor, isso procede? Pergunto isso pois uma amiga tá no eua e pedi pra ela trazer uma pra mim..e caso ela libere eu posso até pegar a iceq, mas quero saber se compensa. É para meu futuro pc, não posso deixar escapar uma oportunidade de comprar uma hd4870 por menos de 700 reais...XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!