Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de luz pode danificar o hardware?


leohartmann

Posts recomendados

Olá

Estou com uma dúvida,

Vejo muitos aqui no fórum dizer que dificilmente um usuário doméstico precisa de um nobreak. Mas ouvi dizer que essas "quedas de luz" podem danificar o hardware.

Queria saber quais são os danos mais propensos a ocorrer no caso de desligamento inadequado do PC, e se isso que ouvi realmente é verdade.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é verdade.

A queda de energia pode queimar todos os hardwares de uma vez, danificar parte de algum hardware e causar instabilidade no sistema ou até não inicializar

E o desligamento inadequado por causar os mesmos que uma queda de energia, mas é mais difícil de danificar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A queda de luz em si, o desligar da energia, não queima nada, mas pode causar perda de dados, corrompimento de arquivos, etc.

Mas o retorno dessa energia pode ser a fonte dos problemas físicos no hardware e não sua queda.

O retorno da energia costuma vir com alguns volts a mais e em alguns casos muitos volts a mais e isso um filtro de linha que se preze resolve.

Mas tem um outro problema, excesso de corrente (corrente) no retorno rápido da energia. Expliquei isso a poucos horas atrás num outro tópico:

Fontes chaveadas por natureza causam um fenômeno chamado em inglês de "inrush current" ou corrente de pico. Essa corrente de pico acontece toda vez que os capacitores da fonte se esvaziam e se enchem ou seja, toda vez que a fonte é energizada. Esse pico é tão alto que pode ultrapassar os 100A no primário da fonte, dê uma olhada nas especificações das fontes que você vai ver isso lá, Maximum Inrush Current. Os engenheiros sabem disso e por isso colocam logo na entrada da fonte um Termistor NTC ou semelhante, o que esse termistor faz? Enquanto frio, ele limita a corrente da fonte num nivel máximo possível pra que a fonte consiga ligar sem esse pico chegar no fusivel, ponte retificadora, capacitores... Se assim não fosse, o fusivel no minimo estouraria e mesmo assim por alguns milesimos de segundo esse pico passaria o fusivel o que seria o suficiente pra no minimo diminuir a vida util dos componentes de entrada da fonte. Então, esse termistor assim que começa a receber energia em cima de si, se aquece rapidamente e abaixa a resistência, deixando toda corrente fluir. Num evento de queda de força com retorno poucos milisegundos ou segundos depois, o termistor NTC simplesmente não vai ter tempo pra se resfriar e voltar ao seu estado de resitência máxima, permitindo toda essa corrente chegar em todo ou quase todo primário da fonte causando no mínimo redução de vida util. O simples cair e retornar da energia faz com que os capacitores se recarreguem, ja q fontes ATX estão sempre ligadas fornecendo a tensão 5Volts stand-by. Esse cair e voltar repentino, comum em muitos lugares, é o suficiente pra ir detonando a vida de uma fonte ou dependendo das circustâncias de estado da onda senoidal e o momento que ela retornou, a fonte vai se queimar no momento do retorno da luz quando ela rapidamente retornar.

Claro que a impedância da linha elétrica em si, dos filtros de entrada e tudo mais, reduzem esse pico, mas ele ainda é muito mais alto do que o normal. E isso é a causa de muitas fontes se queimarem com retorno da energia já relatado por muita gente, não só pelo fato da tensão já voltar um pouco mais elevada, mas pela corrente inrush da fonte ainda quente e agora sem a proteção do NTC. Se souber inglês aqui explica isso:

http://www.innovolt.com/white_papers/surgespaper06.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas ainda tenho dúvidas quanto a necessidade de um nobreak.

Aqui na minha cidade, seguidamente ocorrem interrupções muito rápidas na energia (como o _rau_ disse, as mais danosas), elas são não freqüentes em algumas épocas do ano (primavera e verão), chegando a ocorrer mais de uma por dia, já em outras épocas do ano, passam-se meses sem nenhuma interrupção na energia.

Do meu ponto de vista, seria recomendável o uso de um nobreak, e como sempre, de preferência senoidal online. Mas esses nobreaks são muito caros, então queria saber, é melhor eu deixar assim, sem nobreak (visto que os desligamentos do pc não chegam a incomodar), ou instalar um nobreak offline senoidal por aproximação?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho quem pode decidir isso é apenas você, mas dou minha opinião.

Aqui tb, tem meses do ano que a rede não dá um "piu", mas tem meses, tb na primavera-verão, quando começam as chuvas, a coisa desanda. Num pode fechar o tempo lá pra longe que a luz dá umas piscadas ou falta totalmente.

Só que esse ano de 2008 tá demais, tá sendo o pior ano na rede elétrica daqui. Primeiro foi no início do ano que teve a queima de um transformador em uma subestação e um técnico me falou que tavam fazendo remajamento da rede com outra subestação, mas que mesmo assim não tava aguentando a demanada, isso depois de eu passar quase uma semana sem pode usar meu nobreak porque dava 18-20 horas a tensão caia pra 170-180V e meu nobreak passava todo o instante pra bateria. Eu não queria ficar sem usa o PC e liguei direto e o PC funcionou ja q minha fonte tem PFC ativo, mas funcionaria, forçando um pouco, numa fonte comum. De dia a tensão nunca passava de 205V. Até que reclamei, vieram aqui em casa, mediram, refizeram as emendas do meu ramal, mas nada resolveu, ai disseram que iam mudar o "tape", depois de alguns dias melhorou, mas ainda não ficou lá essas coisas, só que dava pra usar o nobreak. Mas passaram-se semanas e as faltas de energia eram constantes, passava uma ou duas semanas normal e mais uma duas com quedas. De duas semanas pra cá não aconteceu mais quedas, nem piscadas de luz, mas com a primavera se aproximando...

Bem, você viu ai que passei por uma grande desvantagem no uso do nobreak q foi a comutação constante pra bateria num evento que apesar de incomum, aconteceu comigo e tive que eliminar o nobreak, ah não tinha dito, mas eu tinha cheguado a ligar o nobreak em um estabilizador pra aumentar a tensão, mas como ele era de 300VA fiquei com receio e liguei direto quando eu tava tendo os problemas...

Enfim, no meu caso eu pesei as desvantagens e vantagens e a maior vantagem, a de eu seguir com o PC funcionando em qualquer evento de queda e sub-tensão severa, me fez manter o nobreak, até porque cansei de está no meio de algo importante e a luz piscar por 1 segundo e botar tudo a perder.

A escolha é tua. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Enfim, no meu caso eu pesei as desvantagens e vantagens e a maior vantagem, a de eu seguir com o PC funcionando em qualquer evento de queda e sub-tensão severa, me fez manter o nobreak, até porque cansei de está no meio de algo importante e a luz piscar por 1 segundo e botar tudo a perder.

A escolha é tua.

Sou dessa mesma opinião, pois detesto perder um simples game ou mesmo outra aplicação qualquer! Não acho tão caro e resolve esse tipo de problema. Não abro mão de nobreak. E sobre o tipo, uso fonte com PFC ativo e nunca deu problema na fonte. Ao contrário, quem ferrou foi o nobreak, mas que não se pode afirmar qual a relação com o uso do PFC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde pude pesquisar os casos de problemas com fonte de PFC ativo e nobreak é que essas fontes possuem uma maior corrente Inrush. Isso pode provocar desde a não partida da fonte como desligamento da mesma no momento da comutação pra bateria. A APC descreve o caso e solução em:

http://lam-en.apc.com/cgi-bin/lam_en.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=8883&p_created=1193082987&p_sid=1qlva-aj&p_accessibility=0&p_lva=&p_sp=cF9zcmNoPTEmcF9zb3J0X2J5PWRmbHQmcF9ncmlkc29ydD0mcF9yb3dfY250PTMmcF9wcm9kcz0wJnBfY2F0cz0wJnBfcHY9JnBfY3Y9JnBfc2VhcmNoX3R5cGU9YW5zd2Vycy5zZWFyY2hfbmwmcF9wYWdlPTEmcF9zZWFyY2hfdGV4dD1QRkM*&p_li=&p_topview=1

Em alguns casos só o aumento de potência do nobrek ou a redução no tempo de resposta pra comutação pra bateria, resolve. A APC recomenda nesses casos a troca pela linha Smart-UPS (tirando o modelo SC) que além de possui onda senoidal e eles comutam pra bateria na metade do tempo que um nobreak mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando aqui.

Agora surgiu uma dúvida.

Existe um espaço de tempo, mesmo que seja pequeno que a fonte fica sem energia até o no-break sentir a falta de energia e acionar a bateria.

Sei que é um número muito pequeno.

Mas alguém sabe quanto que é ?

Ou esse espaço não existe ?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A queda de luz em si, o desligar da energia, não queima nada, mas pode causar perda de dados, corrompimento de arquivos, etc.

Mas o retorno dessa energia pode ser a fonte dos problemas físicos no hardware e não sua queda.

O retorno da energia costuma vir com alguns volts a mais e em alguns casos muitos volts a mais e isso um filtro de linha que se preze resolve.

Mas tem um outro problema, excesso de corrente (corrente) no retorno rápido da energia. Expliquei isso a poucos horas atrás num outro tópico:

Fontes chaveadas por natureza causam um fenômeno chamado em inglês de "inrush current" ou corrente de pico. Essa corrente de pico acontece toda vez que os capacitores da fonte se esvaziam e se enchem ou seja, toda vez que a fonte é energizada. Esse pico é tão alto que pode ultrapassar os 100A no primário da fonte, dê uma olhada nas especificações das fontes que você vai ver isso lá, Maximum Inrush Current. Os engenheiros sabem disso e por isso colocam logo na entrada da fonte um Termistor NTC ou semelhante, o que esse termistor faz? Enquanto frio, ele limita a corrente da fonte num nivel máximo possível pra que a fonte consiga ligar sem esse pico chegar no fusivel, ponte retificadora, capacitores... Se assim não fosse, o fusivel no minimo estouraria e mesmo assim por alguns milesimos de segundo esse pico passaria o fusivel o que seria o suficiente pra no minimo diminuir a vida util dos componentes de entrada da fonte. Então, esse termistor assim que começa a receber energia em cima de si, se aquece rapidamente e abaixa a resistência, deixando toda corrente fluir. Num evento de queda de força com retorno poucos milisegundos ou segundos depois, o termistor NTC simplesmente não vai ter tempo pra se resfriar e voltar ao seu estado de resitência máxima, permitindo toda essa corrente chegar em todo ou quase todo primário da fonte causando no mínimo redução de vida util. O simples cair e retornar da energia faz com que os capacitores se recarreguem, ja q fontes ATX estão sempre ligadas fornecendo a tensão 5Volts stand-by. Esse cair e voltar repentino, comum em muitos lugares, é o suficiente pra ir detonando a vida de uma fonte ou dependendo das circustâncias de estado da onda senoidal e o momento que ela retornou, a fonte vai se queimar no momento do retorno da luz quando ela rapidamente retornar.

Claro que a impedância da linha elétrica em si, dos filtros de entrada e tudo mais, reduzem esse pico, mas ele ainda é muito mais alto do que o normal. E isso é a causa de muitas fontes se queimarem com retorno da energia já relatado por muita gente, não só pelo fato da tensão já voltar um pouco mais elevada, mas pela corrente inrush da fonte ainda quente e agora sem a proteção do NTC. Se souber inglês aqui explica isso:

http://www.innovolt.com/white_papers/surgespaper06.pdf

cara falando nisso,, pode parecer duvida de iniciante... resetar/desligar direto no estabilizador causa o mesmo efeito de uma queda de energia? nunca liguei muito pra isso... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você desligar a energia no botao do estabilizador ou mesmo que seja na chavinha atrás da fonte e ligar rapidamente, isso estressa sim a fonte se a mesma estiver estado operando por muito tempo e logicamente, quente.

Nunca resete o PC dessa forma e se for necessário, aguarde pelo menos 1min antes de religar a energia.

Aproveitando aqui.

Agora surgiu uma dúvida.

Existe um espaço de tempo, mesmo que seja pequeno que a fonte fica sem energia até o no-break sentir a falta de energia e acionar a bateria.

Sei que é um número muito pequeno.

Mas alguém sabe quanto que é ?

Ou esse espaço não existe ?

Abraço.

O tempo varia ai de 5 - 10ms na maioria dos nobreaks. Não confie na SMS que diz que o tempo de resposta de todos seus nobreaks é de 0,8ms. Isso ai é o tempo de detecção da falta e não tempo de comutação pra bateria.

O fato é que esse tempo de 5-10ms é insuficiente pra gerar uma corrente de pico. Fontes foram criadas pra suportar no minimo 16.6ms sem desligamento das suas saidas, mas dependendo da carga e idade da fonte, esse tempo pode ser maior. De qualquer forma no geral uma queda de 20-30ms já é o suficiente pra desligar a fonte e se a energia retornar logo em seguida, um pico de corrente será sentida pelos componentes de entrada da fonte. Veja esse gráfico que mostra a corrente de pico em função do tempo de falta elétrica. 1 cycle (ciclo) é igual a 16.6ms. Veja que até 2 ciclos o pico de corrente não é tão grande. Acima de 2 ciclos a coisa começa a ficar complicada. A linha q você deve observar é a rosa. Ela mostra a situação com uso de um protetor anti surto, mas surto de tensão e não de corrente. A linha branca, quase nao da pra ver na imagem, é o teste com uso de um limitador de corrente externo. Observe tb que o pico vai depender em que ponto do ciclo ocorreu o retorno de energia, em que angulo da onda senoidal, por isso o gráfico parece com varias montanhas.

sag.jpg

Após aproximadamente 1 minuto com a fonte desligada, dependendo da temperatura da mesma, esse pico não irá afeta-la porque seu limitador de corrente voltará ao estado normal de limitador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive pensando sobre o assunto, e estou planejando comprar um nobreak.

Gostaria muito da opinião de vocês para decidir pelo modelo:

O maior problema é que possuo 2 PCs em casa, pretendo comprar mais um em breve, e gostaria de liga-los todos em um só nobreak.

O primeiro PC é:

Pentium 3 650mhz, 256mb, hd ata 40gb 5400rpm, fonte genérica e antiga (de quando o pc foi comprado, meados de 2000), esta rodando como roteador de internet para a minha rede, então, fica ligado 24 horas. Junto com esse pc há um swich 8 portas e um modem adsl. (não tem monitor, nem teclado nem mouse)

O segundo é:

Athlon 64 2800, 1,5gb de ram (1x 512 ddr 1x 1gb ddr), 2 hds (um sata 7200rpm e um ata 5400rpm) geforce 5500, seventeam 350w.

Atualmente com um monitor lcd de 15, mas quando adquirir o pc novo irei usar nele um crt de 17 (lg 710E).

E o terceiro, ainda nos planos, será um core 2 duo, com vídeo onboard, provavelmente da Dell, com monitor lcd, provavelmente de 22".

Minha rede elétrica é de 220v.

Lembrando que a preferência é apenas um nobreak para os 3 pcs.

E o preço não pode ser muito alto.

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preço não muito alto quanto? difícil você conseguir nobreak muito barato pra alimentar três máquinas porque você vai precisar pelo menos de um 1200VA pra configuração atual e possivelmente o próximo PC junto, já calculando perdas com eficiência das fontes, corrente de partida e o consumo das máquinas. Mas se você for fazer um upgrade e colocar uma fonte mais parruda, talvez o 1200VA já não comece a aguentar na partida da máquina mais potente caso esteja tudo ligado, vai depender. Sem ter todos os dados exatos das três maquinas, difícil calcular, mas comece dos 1200VA que as chances são maiores de que tudo funcionará, abaixo de 1000VA já não garanto.

Uma das opções seria essa:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBR1200BI

ou essa da SMS, de 1400VA:

http://www.maniavirtual.com.br/ProdutoDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0010094-01

Tem um outro modelo da APC, de 1500VA, mas é 220V - 220V e você precisaria comprar adaptadores pra tomada dele que é meio diferente e de pequenos transformadores pra ligar as coisas que só funciona em 120V:

https://www.vetorialinformatica.com/product_info.php?cPath=182_268&products_id=2679&PHPSESSID=521243d7d44537f5826e754f119f763a

Existe outras marcas de nobreak, mas as duas que mais confio são essas aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!