Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fase eletrica que cai


Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema squisito aqui em casa:

tenho alimentação bifasica + neutro.

Fase - fase = 220 V

Cada fase - neutro = 110 V

Micro e geladeira estão ligados em uma fase (vou chamá-la de Fase 1)

Outros aparelhos, tomadas e lampadas estão ligados na Fase 2.

Tenho uma bomba para fazer pressão no circuito de agua. Essa bomba é 220V, pois ela usa as duas fases.

O problema é o seguinte: as vezes ligo o microondas, o qual fica "fraco", como se tivesse uma queda na fase dele. Tudo que fica nessa Fase 1 (geladeira) começa dar umas "piscadas", até cair. Ok, o estranho é que não cai o dijuntor, mas a fase (Fase 1) não está mais lá !!! (medi com o tester). Lá fora no quadro tambem nada de Fase 1.

Eis a coisa mais estranha ainda, ligo a bomba 220V (que não deveria funcionar ..), mas ela liga e puff !!! a Fase 1 voltou ...

Alguem sabe me dizer o que está acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu recomendo você chamar a CIA Elétrica aí da sua cidade pra verificar o que tá acontecendo. Se a energia cai já lá fora, o problema é externo. Mas cai depois do medidor ou antes dos fios entrarem no medidor? Meça antes do disjuntor pra ver se há fase. Dai podemos excluir problemas dentro da sua instalação.

EDITADO: Acabei de ler q você disse que antes do disjuntor já na chega força. Chame a CIA Elétrica, é tudo q você pode fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

Gente, cai mesmo, mas o dijuntor não, fica normal.

O mais estranho é que se ligar a bomba 220, que usa as duas fases, a Fase 1 volta como por mágica, sem mexer em dijuntores.

Esqueci de mencionar, cai lá fora mesmo, antes dos meus dijuntores.

Acho melhor chamar a EletroPaulo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de saber se a fase cai antes do disjuntor do medidor, o disjuntor geral, no fio que entra no disjuntor bifásico dentro do quadro do medidor. Acho difícil porque se a fase perder energia antes do disjuntor geral la na caixa do medidor, essa fase cairia pra todo mundo conectado no mesmo transformador da rua. Estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do poste (rua), as fases entram no medidor. Saindo do medidor, cada uma entra em um dijuntor separado. O medidor está lacrado, e grudado na parede externa lado rua: não consigo medir dentro dele (entre poste e medidor) nem consigo medir o lado "rua" dele. O que eu consegui medir foi entre medidor e dijuntor geral da fase. Aqui, quando acontece o problema, a fase cai. Talvez o problema esteja dentro do medidor. Mas só para reforçar, ligando o bomba 220 a fase volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou até pode ser o teu fio neutro que está mal ai. Quando a fase cair, tenta medir entre essa fase que caiu e um terra qualquer, uma cano d'água, um parafuso ou mesmo a parede de econcreto. Vê se a fase continua ai e teu neutro foi embora. Como um neutro vai embora?? Tipicamente numa emenda mal feita, numa oxidação, do mesmo modo que a fase também iria ..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Patrizio,

 

Sei que o post é antigo, mas pesquisando na web encontrei sua citação neste tópico sobre a queda de fase antes do relógio. Estou exatamente com o mesmo problema que você descreveu. Exatamente igual. você poderia, por obséquio, dizer como resolveu o problema com a Eletropaulo ? Acontece que acionei a CIA de energia, eles vieram, mediram, e disseram que estava tudo ok. Mas o problema é intermitente. Cai e depois volta. Sem desarmar qualquer disjuntor dentro de casa. 

 

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá pessoal queria uma ajuda de vocês aqui em casa só tem um neutro é uma fase pra alimentar a casa TD,jha troquei de ar condicionado 3 vezes e ele tá dando o mesmo problema TD HR desliga e fica só o ventilador ligado,isso pode ser por casa dá minha energia?Obgd ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!