Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problema squisito aqui em casa:

tenho alimentação bifasica + neutro.

Fase - fase = 220 V

Cada fase - neutro = 110 V

Micro e geladeira estão ligados em uma fase (vou chamá-la de Fase 1)

Outros aparelhos, tomadas e lampadas estão ligados na Fase 2.

Tenho uma bomba para fazer pressão no circuito de agua. Essa bomba é 220V, pois ela usa as duas fases.

O problema é o seguinte: as vezes ligo o microondas, o qual fica "fraco", como se tivesse uma queda na fase dele. Tudo que fica nessa Fase 1 (geladeira) começa dar umas "piscadas", até cair. Ok, o estranho é que não cai o dijuntor, mas a fase (Fase 1) não está mais lá !!! (medi com o tester). Lá fora no quadro tambem nada de Fase 1.

Eis a coisa mais estranha ainda, ligo a bomba 220V (que não deveria funcionar ..), mas ela liga e puff !!! a Fase 1 voltou ...

Alguem sabe me dizer o que está acontecendo?

Postado

Cara, eu recomendo você chamar a CIA Elétrica aí da sua cidade pra verificar o que tá acontecendo. Se a energia cai já lá fora, o problema é externo. Mas cai depois do medidor ou antes dos fios entrarem no medidor? Meça antes do disjuntor pra ver se há fase. Dai podemos excluir problemas dentro da sua instalação.

EDITADO: Acabei de ler q você disse que antes do disjuntor já na chega força. Chame a CIA Elétrica, é tudo q você pode fazer.

Postado

Pode ser uma simples emenda do ramal q ta muito oxidada ou mal feita, logo acima do padrão ou na emenda com os fios dos postes de energia da rua. Só chamando os caras pra ver pra você.

Postado

Obrigado a todos pelas respostas.

Gente, cai mesmo, mas o dijuntor não, fica normal.

O mais estranho é que se ligar a bomba 220, que usa as duas fases, a Fase 1 volta como por mágica, sem mexer em dijuntores.

Esqueci de mencionar, cai lá fora mesmo, antes dos meus dijuntores.

Acho melhor chamar a EletroPaulo ...

Postado

Eu gostaria de saber se a fase cai antes do disjuntor do medidor, o disjuntor geral, no fio que entra no disjuntor bifásico dentro do quadro do medidor. Acho difícil porque se a fase perder energia antes do disjuntor geral la na caixa do medidor, essa fase cairia pra todo mundo conectado no mesmo transformador da rua. Estranho...

Postado

Do poste (rua), as fases entram no medidor. Saindo do medidor, cada uma entra em um dijuntor separado. O medidor está lacrado, e grudado na parede externa lado rua: não consigo medir dentro dele (entre poste e medidor) nem consigo medir o lado "rua" dele. O que eu consegui medir foi entre medidor e dijuntor geral da fase. Aqui, quando acontece o problema, a fase cai. Talvez o problema esteja dentro do medidor. Mas só para reforçar, ligando o bomba 220 a fase volta.

Postado

Bom chama a CIA mesmo, porde ser no poste, na casa do meu pai ocorreu um problema parecido, resultado dois ventiladores queimados, por pouco não queimou tudo segundo o técnico da CIA. O problema era na imenda do poste....

• Membro VIP
Postado

Ou até pode ser o teu fio neutro que está mal ai. Quando a fase cair, tenta medir entre essa fase que caiu e um terra qualquer, uma cano d'água, um parafuso ou mesmo a parede de econcreto. Vê se a fase continua ai e teu neutro foi embora. Como um neutro vai embora?? Tipicamente numa emenda mal feita, numa oxidação, do mesmo modo que a fase também iria ..

Abraço..

Postado

Olá faller. Nesse caso, se o neutro tivesse caido, entre fase e fase continuaria tendo 220V (talvez, sou meio leigo em elêtrica). Mas quando a fase "cai", medindo entre uma fase e outra só tem 110V. Me corrigia se estiver errado.

• 8 anos depois...
Postado

Patrizio,

Sei que o post é antigo, mas pesquisando na web encontrei sua citação neste tópico sobre a queda de fase antes do relógio. Estou exatamente com o mesmo problema que você descreveu. Exatamente igual. você poderia, por obséquio, dizer como resolveu o problema com a Eletropaulo ? Acontece que acionei a CIA de energia, eles vieram, mediram, e disseram que estava tudo ok. Mas o problema é intermitente. Cai e depois volta. Sem desarmar qualquer disjuntor dentro de casa. 

Desde já, muito obrigado.

• 5 meses depois...
Postado

Olá pessoal queria uma ajuda de vocês aqui em casa só tem um neutro é uma fase pra alimentar a casa TD,jha troquei de ar condicionado 3 vezes e ele tá dando o mesmo problema TD HR desliga e fica só o ventilador ligado,isso pode ser por casa dá minha energia?Obgd ai

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!