Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

  • Membro VIP
Não dá para medir com exatidão, mas foi mais que uma gota. O que acabou vazando para o die. Limpei com papel toalha e algodão. Não encontrei alcool isopropílico em casa e passei um pouco menos. Algo em torno de uma faca de manteiga. Não vazou dessa vez. Foi muito?

Nao, a quantidade esta boa, voce olhou se o dissipador realmente ficou bem encaixado no processador?

Orra!!!!!!

valeu mesmo.

A unica coisa q nao entendi fui a posição do HD, como tenq ficar???

Abraço e otimas dicas valeu!

Imagine esta situação:

ll_

onde ll e o Fan e o _ e o HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz tudo certinho. Descubri o problema. A Intel nega, mas os modelos e8400 SPAL tem problemas no sensor de termperatura. Vi em alguns fórums americanos e o processador chega a acusar 15° de erro para mais. :o

Vou ver junto a Intel se consigo fazer a troca do meu processador para o modelo de correção, visto que o vendedor não é o culpado por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente gostaria de saber porque voce tirou o dissipador do chipset da sua placa-mãe? Eu tenho uma placa igual a sua e estou com overclock de 20% tanto no processador quanto nas memorias, aumentei a tensão do NB e FSB em 0,1volts e ate agora nao vi nenhuma necessidade de remover o dissipador...

Se tiver como postar uma foto deste pino que voce se refere e do dissipador pra termos uma ideia melhor da situaçao podemos ajudar sem duvidas.

Não tirei o dissipador ele veio solto, por não ter muita experieência acabei deixando assim mesmo. Andei meio ocupado, mas vou ver se consigo tirar a foto e postar esse final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kbsssssa, qual fita devo usar pra isolar meus cabos da fonte? é aquelas fitas conhecidas como "silvertape"? , minha fonte tem muitos cabos e eu uso apenas 3 >.<.

tenho um Hyper TX2 e um Fan da coolermaster que você mensionou no topico, instalei o cooler no meu processador mas não vi nenhuma diferença de temperatura comparada com o cooler stock (dinheiro jogado fora), vou tirar algumas fotos do meu gabinete e se for possivel gostaria que você me desse uns "toque" pra melhorar a a ventilação dele, pois não posso colocar Fan frontal nele, OK?

tenho um:

AMD X2 6000+ 3.0

MB asus M2N-SLI DELUXE

VGA 8600GT xxx

minhas temp. full chegam a 58ºC CPU e 50ºC+ MB e a VGA 70ºC+ :eek:, tudo stock sem over... assim que possivel posto as fotos aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Kbsssssa, qual fita devo usar pra isolar meus cabos da fonte? é aquelas fitas conhecidas como "silvertape"? , minha fonte tem muitos cabos e eu uso apenas 3 >.<.

tenho um Hyper TX2 e um Fan da coolermaster que você mensionou no topico, instalei o cooler no meu processador mas não vi nenhuma diferença de temperatura comparada com o cooler stock (dinheiro jogado fora), vou tirar algumas fotos do meu gabinete e se for possivel gostaria que você me desse uns "toque" pra melhorar a a ventilação dele, pois não posso colocar Fan frontal nele, OK?

tenho um:

AMD X2 6000+ 3.0

MB asus M2N-SLI DELUXE

VGA 8600GT xxx

minhas temp. full chegam a 58ºC CPU e 50ºC+ MB e a VGA 70ºC+ :eek:, tudo stock sem over... assim que possivel posto as fotos aqui...

Silvertape e uma boa^^ mas fita isolante mesmo ja fica mais "bunitinho" porque ela e preta.

Qual a rotação do cooler do processador? Olha eu te falo com certeza que tem algo errado ai, um cooler desse Hyper TX2 e muito bom, ele era pra deixar a temperatura por volta de 40°c...

Bota as fotos ai que eu te do umas dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei com algumas dúvidas, me esclareci em algumas outras coisas que estavam pendentes.

Tenho um Cooler Master Elite 333, que tá mais ou menos assim: 605e36ee4b3bcf94324a12bbf6be5117.jpg. Enquanto olhava o tópico, lá do começo, fiquei, a princípio, com 3 dúvidas, que é o que tá nessa imagem. Uma delas entendi parcialmente:

1)Esse cooler(Fan, heheh que joga ar pra fora, por cima, como foram feitos os furos? alguém tem algum exemplo pra me mostrar(Imagino que isso seja casemod, mas sei lá, vi o povo falando e fiquei na dúvida :P)

2)Bom, realmente, seguinodo o que tá na imagem: Seria interessante mais um fan jogando ar onde era o "duto"?

3)Existe alguma forma de colocar um fan que jogue ar de baixo diretamente na GPU, como na figura? Ou é impossível, visto que não tem um "canal de entrada de ar" pra esse fan?

Vale deixar a observação de que eu ainda vou trocar esse fan de 8cm na entrada, Tô esperando chegar os Cooler Master recomendados pelo povo, e deixei esse só de "macaco gordo" por enquanto heheh...

Abraços a todos!

E, realmente Kbssssssssssa (:P), muito boa tua iniciativa. Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiquei com algumas dúvidas, me esclareci em algumas outras coisas que estavam pendentes.

1)Esse cooler(Fan, heheh que joga ar pra fora, por cima, como foram feitos os furos? alguém tem algum exemplo pra me mostrar(Imagino que isso seja casemod, mas sei lá, vi o povo falando e fiquei na dúvida :P)

2)Bom, realmente, seguinodo o que tá na imagem: Seria interessante mais um fan jogando ar onde era o "duto"?

3)Existe alguma forma de colocar um fan que jogue ar de baixo diretamente na GPU, como na figura? Ou é impossível, visto que não tem um "canal de entrada de ar" pra esse fan?

Vale deixar a observação de que eu ainda vou trocar esse fan de 8cm na entrada, Tô esperando chegar os Cooler Master recomendados pelo povo, e deixei esse só de "macaco gordo" por enquanto heheh...

Abraços a todos!

E, realmente Kbssssssssssa (:P), muito boa tua iniciativa. Valeu mesmo.

hehehe, manter o topico vivo e mais difícil do que fazer^^

Bom, vou copiar suas perguntas e responder:

1)Esse cooler(Fan, heheh que joga ar pra fora, por cima, como foram feitos os furos? alguém tem algum exemplo pra me mostrar(Imagino que isso seja casemod, mas sei lá, vi o povo falando e fiquei na dúvida

R: é Casemod, mas nao e difícil de fazer, so da muito trabalho, voce pode fazer um circulo com o diametro do FAN 8 ou 12cm, e furar o gabinete seguindo estes furos, com uma broca normal mesmo, mas se voce tiver aquele bagulho q eu nao sei o nome q corta metal no formato de circulos ai e melhor usar ele^^, depois e so usar um esmeril e alisar as bordas.

2)Bom, realmente, seguinodo o que tá na imagem: Seria interessante mais um fan jogando ar onde era o "duto"?

R: nao, nao seria, seria mais interessante voce inverter os 2 FANs q voce usa, o de 12cm na frente e o 8cm atrás como exaustor.

3)Existe alguma forma de colocar um fan que jogue ar de baixo diretamente na GPU, como na figura? Ou é impossível, visto que não tem um "canal de entrada de ar" pra esse fan?

R: Sim, da mesma forma que o FAN que voce perguntou la na 1 questao, tambem e Casemod, mas nao ha necessidade pra isso.

Se voce tiver um FAN lateral de 12cm mesmo, tire-o, faça o seguinte:

1x12 como Exaustor

1x12 Frontal

Veja se somente estes 2 FANs ja melhoram a ventilaçao e as temperaturas, lembrando que o nosso objetivo e "melhorar" a ventilaçao e nao enfiar FAN d+, se a temperatura continuar como antes, aposente o FAN de 8cm, e quando comprar o FAN CoolerMaster que voce mencionou, continue deixando 2x12cm, e coloque o CoolerMaster na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, ontem de noite antes de perguntar, me empolguei e tirei aquela tela lateral do gabinete na base do martelo+faca(ficou uma bagaceirice, sendo que ainda nem consegui tirar por total a chapa). Bah depois fui me tocar da ignorância ¬¬ Sem contar que eu fiz as medidas totalmente erradas, fiz um desenho o contorno do fan e fui cortando...

Mas sei do que tu tá falando, deve ser da Serra-copo pra cortar né? Vi hoje de manhã alguns posts do Pistola falando disso...

Bom, voltando, me preocupo muito com ventilação na GPU, a minha tá indo fácil a 80ºC em load, e, em Idle, não baixa de 60ºC, e como aquela tela não foi feita pra comportar o fan, acabei fazendo isso. Mas não muda muito disso não, e ainda assim tenho que ligar o fan da GPU no Full, que parece que tá "cantando ópera"(Claro que tem o fator temperatura ambiente, que nos últimos dias tem sido bem alta). Estive pensando em tirar esse fan da GPU, pode? porque, olhando a placa, parece que aquela "capa" que tem junto com o fan mais abafa do que refrigera... Vai anexo aí embaixo... É essa parte de cima ;p

1918_l.jpg

Aproveitando o post, aquele de 8cm que tá na "entrada de baixo" tem a tela do gabinete e tem um tecido antes. Seria interessante eu cortar aquela parte também(Dessa vez do jeito certo, com a serra u.u) ou só colocar o fan(pensando no de 12cm colocado lá) já resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bah, ontem de noite antes de perguntar, me empolguei e tirei aquela tela lateral do gabinete na base do martelo+faca(ficou uma bagaceirice, sendo que ainda nem consegui tirar por total a chapa). Bah depois fui me tocar da ignorância ¬¬ Sem contar que eu fiz as medidas totalmente erradas, fiz um desenho o contorno do fan e fui cortando...

Mas sei do que tu tá falando, deve ser da Serra-copo pra cortar né? Vi hoje de manhã alguns posts do Pistola falando disso...

Bom, voltando, me preocupo muito com ventilação na GPU, a minha tá indo fácil a 80ºC em load, e, em Idle, não baixa de 60ºC, e como aquela tela não foi feita pra comportar o fan, acabei fazendo isso. Mas não muda muito disso não, e ainda assim tenho que ligar o fan da GPU no Full, que parece que tá "cantando ópera"(Claro que tem o fator temperatura ambiente, que nos últimos dias tem sido bem alta). Estive pensando em tirar esse fan da GPU, pode? porque, olhando a placa, parece que aquela "capa" que tem junto com o fan mais abafa do que refrigera... Vai anexo aí embaixo... É essa parte de cima ;

Aproveitando o post, aquele de 8cm que tá na "entrada de baixo" tem a tela do gabinete e tem um tecido antes. Seria interessante eu cortar aquela parte também(Dessa vez do jeito certo, com a serra u.u) ou só colocar o fan(pensando no de 12cm colocado lá) já resolve?

So o FAN ja resolve, a temperatura destas Placas nao se resolve estão fácil, eu comprei uma 8800GT da ECS justamente porque ela nao usa cooler e sim um dissipador de Ar gigante, em FULL ela chega a 65°c sem cooler... um dissipador desse custa em torno de 100 reais, eu prefiro investir em dissipador de ar doq cooler.

Nao tire nada da sua placa de video, voce pode danificar ela, apensar q ela suporta essa temperatura sem problemas, isso diminui a vida util dela, mas ate ela começar a "dar pau" voce ja vai ter uma Corei7 ai na sua casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae amigo Kbsssssa, sou novo no forum, e sou tecnico de informática, e ja tentei de todas as formas e ainda nao consegui fazer meu pc ficar frio :(, muito ****, minha configuração e a da assinatura, porém comprei um cooler Hyper TX2 semana passada, mais como e por encomenda PAC, ainda não chegou, e ainda por causa do feriado to com medo de nem chegar essa semana que vem agora, muito ****, ai queria ver como eu faço para melhor esfriar meu pc, sendo que tem dois hds nele, tem como você me ajudar?

ficaria grato,

vou ver se faço um modelo de como ta meu pc pra você me da umas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ae amigo Kbsssssa, sou novo no forum, e sou tecnico de informática, e ja tentei de todas as formas e ainda nao consegui fazer meu pc ficar frio :(, muito ****, minha configuração e a da assinatura, porém comprei um cooler Hyper TX2 semana passada, mais como e por encomenda PAC, ainda não chegou, e ainda por causa do feriado to com medo de nem chegar essa semana que vem agora, muito ****, ai queria ver como eu faço para melhor esfriar meu pc, sendo que tem dois hds nele, tem como você me ajudar?

ficaria grato,

vou ver se faço um modelo de como ta meu pc pra você me da umas dicas.

Ate posso te ajudar mano, mas se voce nao me falar as temperaturas do seu PC, IDLE e FULL, nao da para tirar base, lembre-se que voce tem 2 fontes de calor ai, Processador e Placa de Video, AMD e ATI esquenta muito, se seu Processador estiver em uma media de 40~50°c em IDLE e ate 60°c em FULL voce deve se preocupar, mas se estiver abaixo disso nao tera problemas, quanto a placa de video ela deve ficar por volta de 60°c em IDLE e 80°c em FULL, temperatura normal.

Tente seguir as dicas que eu passei la no Inicio do Tutorial, se nada daquilo resolver poste ai que nos te ajudamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

temps:

Idle | Full

Placa mãe: 37º 40º

Processador: 44º 63º

VGA : 50º 59º

Mais ou menos isso ai amigo, a temperatura do processador, esta muito alta mesmo, porque a maxima e 63º e esta chegando a isso mesmo, muito quente, mais como eu disse, vai chegar pra min semana que vem o hyper tx2, para quanto você acha que vai cair a temperatura dele?

Obs: to querendo fazer um over tambem no processador e na vga, queria ter o desempenho pelo menos de 3.4ghz ou 3.5ghz, sera que vou conseguir?

O sistema e mais ou menos assim:

3586qg9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
temps:

Idle | Full

Placa mãe: 37º 40º

Processador: 44º 63º

VGA : 50º 59º

Mais ou menos isso ai amigo' date=' a temperatura do processador, esta muito alta mesmo, porque a maxima e 63º e esta chegando a isso mesmo, muito quente, mais como eu disse, vai chegar pra min semana que vem o hyper tx2, para quanto você acha que vai cair a temperatura dele?

Obs: to querendo fazer um over tambem no processador e na vga, queria ter o desempenho pelo menos de 3.4ghz ou 3.5ghz, sera que vou conseguir?

[/quote']

A temperatura dele vai cair pra uns 35°c/50°c por ai. Nao sei muito bem sobre seu processador se aceita uma boa taxa de Overclock, porém ate 3,5Ghz eu nao acho que voce consiga nao. Ate uns 3,2Ghz voce vai conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais qual placa vocês me recomendam pra da uma turbinada nele, que eu trabalho em uma loja de informatica, e pego a preço de custo, ai posso trocala por outra.

Queria uma plca de preferência asus, porque o resto e resto, gigabite, da muito conflito com memoria, ecs nem tanto mais não curto, pchips igual a lixo, msi e boa mais não gosto. Tava de ideia em uma placa offboard no video, rede 10/100/1000Ghz, Audio pode ser 5.1 mesmo, porém HD, AM2+, que suporte mais ou menos ate 140W de processador, que tenha muitos polimetros no v-core, memoria DDR2 1066, porque DDR3 ta o olho da cara, e outra uma plca com AM2+ acho que vai aturar um tempo bom ainda no mercado neah XD. e o mais importante boa para overclock e que nao seja muito cara.

sobre o clock, com esta placa que eu tenho, aumentei ele pra 3.4 ghz esses tempos atras, mais como o cooler que ta nele e o do 5000+, ai quando vai fazer teste algo assim, ja trava, mais a temperatura sobe muito, acima de 70º, acho que mais ou menos 3.3ghz que e o clock 6500+ mais ou menos consigo sim.

nas frequencias, de overclock essa plca aceita;

processaor ate: 300.0 Mhz

PCI-E: 150 Mhz

Chipset: 1.30 V

Memoria: 2.250 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu fosse voce ao invés de trocar pra uma placa-mãe AM2, pegava ja uma LGA775.

da uma olhada aq:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/11

Montei meu PC pra poder apenas trocar o processador futuramente, no caso um C2QX ja tava bom pra mim, e nao iria precisar trocar o resto do PC.

Essa placa-mãe sua ta otima, nao precisa trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda amigo, mais intel nunca gostei não XD.

Sempre trabalhei com computadores, e nunca vi vantagem alguma em pc com Intel.

Quando chega pc la na loja pra remover virus ou otimizar o sistema um pouco.

Tipo, com amd, da uma limpeza em arquivos desnessessarios, uma desfragmentada no sistema, fica como se tivesse formatado. Agora Intel, você mexe, mexe e ainda fica lerdo, se não formatar, não fica bom, processador da intel, em termos de desempenhos com aplicativos tipo edição, eu acho que se sai melhor que amd mesmo, agora com jogos sempre curti mais um amd, e os valores da amd sempre foram mais em conta tambem, e acredito, que agora que ATI, é da AMD, vai melhorar tambem, não digo que vai passar a nvidia, mais que vai ser muito bom, isso sim, não pelo termo de velocidade e tal, mais sim por compatibilidade, pelo meu ponto de vista, um computador com processador amd,MOBO ASUS, com chipset amd, e VGA ATI, vai ser muito bom, agora para a frente é so melhora, sem tantos travamentos, o complicado e a temperatura que sempre e alta, mais gosto do desempenho amd, muito bom, e as vgas da ati também são boas, inclusive por ter seu alto poder de Stream Processors, sempre são altos. por isso digo que sempre sera forte concorrente da nvidia. XD

mas no meu caso, acho que nem compensa mesmo trocar componentes do meu pc não, melhor eu aguardar agora, com a chegada da nova linha, memorias DDR3, Processadores com varios núcleos, e novos chipsets.E estava olhando, na asus nao achei nenhuma plca com preço bom, que atenderia minhas necessidades, a melhor que eu vi ultiliza video onboard, e ai nem compensa. melhor eu aguardar mesmo^^

agora com a temperatura amigo, gostaria muito que você me ajudasseXD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto há placas mãe dê uma passada na área pertinente do forum que o pessoal lhe ajuda com o maior prazer. Mas para não lhe deixar sem resposta: Procure alguma com chipset 790FX/GX de preferência com o southbridge SB750, que melhora o over (ACC). Tente achar as DFI, com elas acredito que você pegue um 3,5Ghz, mas não é certeza, pois depende muito do sample que você pegou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E so tomar cuidado com o excesso(assim q escreve? kkkkkkkkkk) de oleo, oleo de cozinha da pra usar mas resseca rápido d+, ai você tem q fica lubrificando com mais frequencia doq se usar oleo de maquina.

Dica:

Se usar vaselina misturada com óleo é praticamente pra sempre hehehe!

Pingue uma gota de oleo de máquina antes, faça alguns exercicios com o eixo do cooler pra fazer "soltar", e dê umas giradas tb...

Use uma colher de sopa normal, pegue um pouco, eu disse UM POUCO de vaselina do pote, e aqueça o fundo da colher com fogo... A vaselina vai derreter e ficar liquida por algum tempo, com cuidado pra não cair na mão, é só jogar essa vaselina dentro do eixo, não exagerando pra poder colocar a tampa de volta sem emporcalhar nada...

E seu cooler eterno está pronto! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!