Ir ao conteúdo

Transformar 127v AC para 1,5v DC

A_D_F_

Posts recomendados

Postado

Olá, estava pensando em ligar na tomada um relógio que é alimentado com uma pilha de 1,5v. Daí pesquisando encontrei em outro fórum uma imagem de um circuito que é ligado na entrada de 12VDC e saí 1,5VDC, então, pensei em colocar um transformador de 127VAC>12VAC e depois transformar esse 12VAC em 12VDC com 4 diodos retificadores. Será que funcionaria?

lm317hj8.jpg

Postado

É necessário também um capacitor para estabilizar os 12Vdc e como Vac tem seus picos é bom utilizar um regulador fixo de 12V. Também (se possivel não sei) usar direto um trafo 1.5Vac dai coloca os diodos o capacitor e o regulador!

Falo!

Postado

Tu pode obter esses 1,5 direto dos 127!

Procure por fonte sem trafo e faça as adapitações nescessárias, talvez se faça nescessário o uso de zener ou até mesmo um regulador 317.

Postado
Especipique o que você quer!

Transformar 127Vac em 1.5Vdc?

Sim, eu quero transformar 127VAC para 1,5VDC, como já está especificado na primeira mensagem e no próprio título

Postado
Também é necessário lembrar que é necessário uma bateria para quando faltar energia.

Muito bem lembrado:lol:, então, nesse caso eu poderia colocar uma bateria de 12VDC (que já tenho em casa), logo após dos diodos retificados, certo? pois assim, a bateria receberá os 12VDC direto ou eu poderia comprar uma pilha recarregável e colocar na saída de 1,5DC né...

Só gostaria de saber se caso eu for colocar uma bateria seria necessário colocar um CI ou um controlador que controle a carga da bateria?

• Membro VIP
Postado

Só um detalhe que já ocorreu comigo.

Se esse relógio for digital, o simples fato de estar conectado na rede pode danificar o CI principal.

Sei disso porque uma vez fiz um fonte (e com transformador) e regulei certinho para 3V (era meu caso), com filtro e mesmo assim, o relógio 'pifou' assim que liguei nessa fonte.

Mas, cada caso é um caso...

Postado
Só um detalhe que já ocorreu comigo.

Se esse relógio for digital, o simples fato de estar conectado na rede pode danificar o CI principal.

Sei disso porque uma vez fiz um fonte (e com transformador) e regulei certinho para 3V (era meu caso), com filtro e mesmo assim, o relógio 'pifou' assim que liguei nessa fonte.

Mas, cada caso é um caso...

Não, o relógio é anológico. Mas no seu caso é estranho :confused:, pois se realmente foi colocado a tensão nessesária que ele era alimentado teoriacamente não era para acontecer isso, você não esqueceu de colocar uma ponte retificadora para transformar a tensão AC em DC, pois os transformadores normalmente só transformam tensão AC para uma tensão AC menor.

• Membro VIP
Postado

Claro que eu não iria cometer um erro desses.

O fato é que os chips desses aparelhos eletrônicos de baixo consumo são extremamente sensíveis a eletricidade estática ou tensão induzida e pode queimar até se estiver muito próximo da rede elétrica.

Postado
Claro que eu não iria cometer um erro desses.

O fato é que os chips desses aparelhos eletrônicos de baixo consumo são extremamente sensíveis a eletricidade estática ou tensão induzida e pode queimar até se estiver muito próximo da rede elétrica.

Hmmm... interessante saber disso.:lol:

• Membro VIP
Postado

Uma pilha nesses relógios, dessas AA deve durar uns 12 meses mais ou menos. Se a questão for durabilidade, coloque uma pilha de lanterna, daquelas parrudas e esqueça que existe o relógio por uns bons 5 anos...

Para colocar uma pilha de lanterna, ou você arruma um suporte para ela ou solda, de leve, dois fios na mesma.. Mias fácil, mais barato, vai funcionar na certa..

Abraço

• Membro VIP
Postado

Só finalizando e reforçando a opinião do faller, foi exatamente o que eu fiz depois de queimar meu relógio digital de parade e adquirir um novo. Coloquei 2 pilhas 'AA' alcalina num suporte dentro de uma caixa de tomada (sem fiação) atrás do relógio e já faz 3 anos que nem me lembrava mais que elas estão lá.. hehe.

Postado
Uma pilha nesses relógios, dessas AA deve durar uns 12 meses mais ou menos. Se a questão for durabilidade, coloque uma pilha de lanterna, daquelas parrudas e esqueça que existe o relógio por uns bons 5 anos...

Para colocar uma pilha de lanterna, ou você arruma um suporte para ela ou solda, de leve, dois fios na mesma.. Mias fácil, mais barato, vai funcionar na certa..

Abraço

Valeu pra pelo conselho o fato é que além da durabilidade, eu quero me "aventurar"um pouco também:p, pra aprender + um pouco sobre a funcionalidade de cada componente eletrônico até porque ainda sou um pouco leigo sobre nisso e ainda estou fazendo no 1ºano de Eng. de Comp.:D.

Postado
Valeu pra pelo conselho o fato é que além da durabilidade, eu quero me "aventurar"um pouco também:p, pra aprender + um pouco sobre a funcionalidade de cada componente eletrônico até porque ainda sou um pouco leigo sobre nisso e ainda estou fazendo no 1ºano de Eng. de Comp.:D.

Ah! e tenho algumas sucatas aq que gostaria de reutiliza-los também;)

Postado

Lí em um tópico anterior sobre um capacitor geralmente encontrado em video cassetes algo tipo "cap gold" se não me engano citado pelo amigo soschip, ele de fato também seria uma opção!!

Postado

Olá, só uma dúvida, até onde eu sei um capacitor "descarrega" a mesma quantidade de energia que foi usado para ele ser "carregado", então, se caso gastou 1A em 1,5V para carregar o esses capacitores Goldcap, ele descarregaria 1A em 1,5v certo? Mas o problema dos capacitores é que, eles descarregam toda energia de uma vez só, esses capacitores Goldcap consegue fornecer energia de forma descontínua?

Caso eu tiver errado em algum parte me diga, Obrigado.

• Coordenador
Postado

É colega! é difícil de se explicar!!!..., possuo um VCR G21(panasonic)!, e ele possoui uma bat destas!, e está na sala (desligado), por motivos de economia!, e quando ligo? é só confirmar as horas!!!, pior! não é bat! pois a tensão é de 5,5V, e não tem baterias, comercializável neste valor!, ele é um capacitor de alta duração..., como o SOSCHIP falou!..., você tem que ver que estes circuitos (relogio) consomem muito pouca energia! e como os companheiros mencionou? se você colocar pilhas "grande", (não sei a medida), pode esquecer que este relogio é movido a eletricidade!!!... 2 anos pra lá!!!...

não queime a cabeça com isso!!! e não corra o risco que nosso companheiro SOSCHIP! passou! (Queimar o relógio)..., isto é EXPERIÊNCIA sendo passada para você!...

Abraços,...

Bruno

Postado

Só uma curiosidade, ele descarrega de acordo com o consumo, (não sei se me expressei corretamente) Fiz uma experiência ontem, com um relógio de pulso, só que carreguei um de 2200 mF, O resultado foi até onde pude observar de 3 horas mais ou menus! Depois de 5 horas quando fui monitorar novamente o display estava apagado!! Mas o interessante é que quando alimentei ele novamente voltou na hora certa!! Imagina o que 1Farad faria! A não ser que o apagão dure uma semana!! Hehehe

Postado
É colega! é difícil de se explicar!!!..., possuo um VCR G21(panasonic)!, e ele possoui uma bat destas!, e está na sala (desligado), por motivos de economia!, e quando ligo? é só confirmar as horas!!!, pior! não é bat! pois a tensão é de 5,5V, e não tem baterias, comercializável neste valor!, ele é um capacitor de alta duração..., como o SOSCHIP falou!..., você tem que ver que estes circuitos (relogio) consomem muito pouca energia! e como os companheiros mencionou? se você colocar pilhas "grande", (não sei a medida), pode esquecer que este relogio é movido a eletricidade!!!... 2 anos pra lá!!!...

não queime a cabeça com isso!!! e não corra o risco que nosso companheiro SOSCHIP! passou! (Queimar o relógio)..., isto é EXPERIÊNCIA sendo passada para você!...

Abraços,...

Bruno

Obrigado pelo conselho, mas só corrigindo o valor de 5,5V não é a tensão que o capacitor recebe/libera e sim, o valor máximo suportado por ele.

Até..

Postado
Só uma curiosidade, ele descarrega de acordo com o consumo, (não sei se me expressei corretamente) Fiz uma experiência ontem, com um relógio de pulso, só que carreguei um de 2200 mF, O resultado foi até onde pude observar de 3 horas mais ou menus! Depois de 5 horas quando fui monitorar novamente o display estava apagado!! Mas o interessante é que quando alimentei ele novamente voltou na hora certa!! Imagina o que 1Farad faria! A não ser que o apagão dure uma semana!! Hehehe

Hmmm.. interessante saber que esses capacitores conseguem descarregarem a energia de forma descontínua.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!