Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MSI K7N2 series


Marcelo C Souza

Posts recomendados

  • Membro VIP

Mudei usando o Paint e um outro programa conversor de arquivos, mas creio que o paint já é suficiente para tal.

Para trocar o logo original pelo modificado usei o cbrom (esqueci a versão)

O logo segue abaixo, só que nessa amostra troquei meu nome real (que uso no BIOS) por Sombra, mas o esquema é o mesmo.

%7Boption%7Dhttp://img63.exs.cx/img63/4764/ShadowBIOS.png' border='0' alt='' />

Detalhe: aparece assim mesmo, com essas cores, nada daquelas cores berrantes, estilo Atari, que colocam nos logos de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@31 out 2004, 22:34

Mudei usando o Paint e um outro programa conversor de arquivos, mas creio que o paint já é suficiente para tal.

Para trocar o logo original pelo modificado usei o cbrom (esqueci a versão)

O logo segue abaixo, só que nessa amostra troquei meu nome real (que uso no BIOS) por Sombra, mas o esquema é o mesmo.

%7Boption%7Dhttp://img63.exs.cx/img63/4764/ShadowBIOS.png' border='0' alt='' />

Detalhe: aparece assim mesmo, com essas cores, nada daquelas cores berrantes, estilo Atari, que colocam nos logos de fábrica.

Mas tem algum estilo de cor e tamanho para imagem, tipo 16 bits e 100x100 pixels?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As dimensões desta aí (coloquei-a em tamanho real) é o máximo suportado pelo BIOS, que é 136x126, formato bitmap de 16 cores.

Esta está em png porque não dá pra hospedar em bmp no imageshack.

Atenção: Apesar de suportar 16 cores, quando gravava a imagem com essa quantidade de cor, o logo aparecia com cores distorcidas na inicialização, e as palavras da frase acima (Phoenix BIOS...) apareciam em outro tom também. Após alguns testes reduzi o número de cores para 12 e apareceu tudo corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@01 nov 2004, 13:06

As dimensões desta aí (coloquei-a em tamanho real) é o máximo suportado pelo BIOS, que é 136x126, formato bitmap de 16 cores.

Esta está em png porque não dá pra hospedar em bmp no imageshack.

Atenção: Apesar de suportar 16 cores, quando gravava a imagem com essa quantidade de cor, o logo aparecia com cores distorcidas na inicialização, e as palavras da frase acima (Phoenix BIOS...) apareciam em outro tom também. Após alguns testes reduzi o número de cores para 12 e apareceu tudo corretamente.

Fala Sombra, o processo que você fez foi semelhante a esse:

http://www.icronticforums.com/showthread.php?t=504

Achei esse tutorial bom para iniciantes como eu.

Mais uma dúvida, a imagem tem limite de tamanho? Qual a versão do Cbrom a ser usada? Nesse link que postei usaram a 207 eu acho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@03 nov 2004, 07:31

Estou indo pro trabalho agora, mais tarde posto os detalhes pra você, editarei essa mesma mensagem e te passo uma MP, ou só te passarei a MP, OK.

Tudo bem, só mais duas coisas, você usou um programa tipo BiosLogo para passar o tipo de arquivo de BMP para EPA?

Como você colocou apenas 12 cores no Paint? Tentei fazer com 16 e já distorceu as cores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faz assim, baixe o CBROM 215 e o EPACoder.

Crie uma imagem bitmap 136x126(pode ser menor, maior vai desfigurar o post) em paleta de 16 cores.

Utilize o EPACoder e transforme-a para EPA modo 2.0(o modo 1.0 é para BIOSes antigos, que aceitavam apenas 4 cores).

Agora vá para o prompt de comando em DOS puro ou baseado em sistemas 9x, e execute:

X:\cbrom215 bios_a_ser_editado.bin /epa seu_logo.epa release

Pronto, agora basta atualizar e curtir. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@03 nov 2004, 10:58

Faz assim, baixe o CBROM 215 e o EPACoder.

Crie uma imagem bitmap 136x126(pode ser menor, maior vai desfigurar o post) em paleta de 16 cores.

Utilize o EPACoder e transforme-a para EPA modo 2.0(o modo 1.0 é para BIOSes antigos, que aceitavam apenas 4 cores).

Agora vá para o prompt de comando em DOS puro ou baseado em sistemas 9x, e execute:

X:\cbrom215 bios_a_ser_editado.bin /epa seu_logo.epa release

Pronto, agora basta atualizar e curtir. :)

Como eu posso salvar essa imagem do sombra por exemplo com uma paleta de 16 ou 12 cores usando o Paint? Com o Photoshop seria mais fácil não?

EDIT: Tentei usar o GIMP aqui no trabalho, mas o unico jeito de colocar em 16 cores foi indexando, só que o EPACoder reclamou que estava indexado, e ao converter para EPA ficou com as cores trocadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ôpa, não precisa converter com o EPA Coder a imagem.

Eu fiz isso na primeira vez que modifiquei o meu BIOSLogo, mas ficou horrivelmente tosco, com aquele aspecto de cores do Atari que me referi.

Antes de tentar a segunda vez, verifiquei o BIOS original e percebi que o Logo do Live Update 2 estava e bmp, sendo assim, imaginei que não tinha porque eu converter a imagem e tentei colocá-la em bmp mesmo (bmp de 16 cores ou 4 bits), só que quando tinha 16, o logo ficou com cores distorcidas na inicialização, bem como a de algumas frases que apareciam na tela. Imaginei que alguma(s) das cores da imagem não estava na paleta das 16 suportadas pelo modo VGA.

Pensei em baixar o número de cores para 15 para ver se dava certo, só que depois mudei de ideia e dimunuí logo para 10 o total de cores (nem tentei com 15), incluí a imagem em bmp mesmo (ela é automaticamente compactada na inclusão) e ficou beleza, as cores aparecem iguaizinhas como estavam na imagem.

O programa para inclusão é o que o Phoenyx falou, o cbrom215.

Para diminuir o número de cores, usei o programa Advanced Batch Converter, que é o melhor conversor de imagens que já utilizei, por ele dá pra saber qual o total de cores de uma imagem, bem como diminuir esse número para a quantidade que a gente quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@03 nov 2004, 16:39

Ôpa, não precisa converter com o EPA Coder a imagem.

Eu fiz isso na primeira vez que modifiquei o meu BIOSLogo, mas ficou horrivelmente tosco, com aquele aspecto de cores do Atari que me referi.

Antes de tentar a segunda vez, verifiquei o BIOS original e percebi que o Logo do Live Update 2 estava e bmp, sendo assim, imaginei que não tinha porque eu converter a imagem e tentei colocá-la em bmp mesmo (bmp de 16 cores ou 4 bits), só que quando tinha 16, o logo ficou com cores distorcidas na inicialização, bem como a de algumas frases que apareciam na tela. Imaginei que alguma(s) das cores da imagem não estava na paleta das 16 suportadas pelo modo VGA.

Pensei em baixar o número de cores para 15 para ver se dava certo, só que depois mudei de ideia e dimunuí logo para 10 o total de cores (nem tentei com 15), incluí a imagem em bmp mesmo (ela é automaticamente compactada na inclusão) e ficou beleza, as cores aparecem iguaizinhas como estavam na imagem.

O programa para inclusão é o que o Phoenyx falou, o cbrom215.

Para diminuir o número de cores, usei o programa Advanced Batch Converter, que é o melhor conversor de imagens que já utilizei, por ele dá pra saber qual o total de cores de uma imagem, bem como diminuir esse número para a quantidade que a gente quiser.

Hum, agora entendi o procedimento. Se fizer isso não tem erro então? Tenho medo de dar um flash na Bios e perde-lá...para regrava-lá seria uma dor de cabeça...

Isso do BMP eu vi quando dei cbrom /d...

Para diminuir o número de cores, usei o programa Advanced Batch Converter, que é o melhor conversor de imagens que já utilizei, por ele dá pra saber qual o total de cores de uma imagem, bem como diminuir esse número para a quantidade que a gente quiser.

~

Como você fez isso? No ABC eu só consegui 16 cores ou preto e branco,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por The Jackal@03 nov 2004, 17:08

Hum, agora entendi o procedimento. Se fizer isso não tem erro então? Tenho medo de dar um flash na Bios e perde-lá...para regrava-lá seria uma dor de cabeça...

Não tem erro porque se a imagem não couber no espaço reservado ao Logo EPA no BIOS, aparece uma mensagem (com letras vermelhas, se não me engano), dizendo que houve erro na gravação por falta de espaço, porém, por via das dúvidas, descarte este BIOS se der erro, e na próxima tentativa use uma nova cópia do original, por isso, tenha sempre o backup do original e trabalhe sempre com uma cópia dele.

Como você fez isso? No ABC eu só consegui 16 cores ou preto e branco,.
Clique em Effects -> Colors -> Change Color Depth -> Custom e insira o número de cores que deseja para a imagem.

Alternativamente, se você tiver com medo de fazer esses procedimentos, mande a imagem pra mim que já tenho um BIOS original só pra fazer isso aqui, depois enviaria ele já modificado para você, mas é bom a gente fazer de uma vez pra perder o medo, eu também fiquei receioso na 1ª vez, agora posso brincar direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI+03 nov 2004, 20:59QUOTE (Sombra_XXI @ 03 nov 2004, 20:59) The Jackal@03 nov 2004, 17:08

Hum, agora entendi o procedimento. Se fizer isso não tem erro então? Tenho medo de dar um flash na Bios e perde-lá...para regrava-lá seria uma dor de cabeça...

Não tem erro porque se a imagem não couber no espaço reservado ao Logo EPA no BIOS, aparece uma mensagem (com letras vermelhas, se não me engano), dizendo que houve erro na gravação por falta de espaço, porém, por via das dúvidas, descarte este BIOS se der erro, e na próxima tentativa use uma nova cópia do original, por isso, tenha sempre o backup do original e trabalhe sempre com uma cópia dele.

Como você fez isso? No ABC eu só consegui 16 cores ou preto e branco,.
Clique em Effects -> Colors -> Change Color Depth -> Custom e insira o número de cores que deseja para a imagem.

Alternativamente, se você tiver com medo de fazer esses procedimentos, mande a imagem pra mim que já tenho um BIOS original só pra fazer isso aqui, depois enviaria ele já modificado para você, mas é bom a gente fazer de uma vez pra perder o medo, eu também fiquei receioso na 1ª vez, agora posso brincar direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso, corretíssimo, se não apareceu a mensagem de erro por falta de espaço então está perfeito, lembrando que a imagem em bmp tem que ser gravada com o tipo bmp de 16 cores ou 4 bits (a mesma coisa), se você fez isso então está padrão.

Eu notei que apareceu um arquivo bios.rom, o que seria ele?
Ignore este arquivo, não sei o que é mas deduzo que seja um temporário criado pelo programa durante a compactação da imagem e inserção no arquivo BIOS, deve conter informações sobre o processo efetuado.

Agora só falta você dar o flash e se vangloriar com o seu próprio BIOSLogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@03 nov 2004, 23:39

Isso, corretíssimo, se não apareceu a mensagem de erro por falta de espaço então está perfeito, lembrando que a imagem em bmp tem que ser gravada com o tipo bmp de 16 cores ou 4 bits (a mesma coisa), se você fez isso então está padrão.

Eu notei que apareceu um arquivo bios.rom, o que seria ele?
Ignore este arquivo, não sei o que é mas deduzo que seja um temporário criado pelo programa durante a compactação da imagem e inserção no arquivo BIOS, deve conter informações sobre o processo efetuado.

Agora só falta você dar o flash e se vangloriar com o seu próprio BIOSLogo.

Já dei o flash na bios, ficou show de bola. Inicialmente usei a imagem que você me passou para testar, agora vou começar a procurar uma personalizada para mim. Ficou muito bom, valeu pela ajuda Sombra. Só mais uma coisa, achei que no Post a imagem ficou meio grande, eu posso diminuir o tamanho dela sem problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca experimentei para testar, mas creio que não deva ter problema algum, eu particularmente acho que o tamanho está bom.

A imagem fica maior porque a resolução no post é menor, e como o número de linhas que compõe a imagem é o mesmo em qualquer resolução, ela tende a parecer maior em resoluções menores e menor em resoluções maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@04 nov 2004, 13:39

Nunca experimentei para testar, mas creio que não deva ter problema algum, eu particularmente acho que o tamanho está bom.

A imagem fica maior porque a resolução no post é menor, e como o número de linhas que compõe a imagem é o mesmo em qualquer resolução, ela tende a parecer maior em resoluções menores e menor em resoluções maiores.

Eu diminui e aceitou sem problemas. Ficou muito bom agora! :joia: Coloquei 100 x 86 pixel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcelo C Souza+27 jan 2004, 11:23QUOTE (Marcelo C Souza @ 27 jan 2004, 11:23) AS@26 jan 2004, 22:40

Essa biosmod pra M810 é pra qualquer modelo? Você teria o link para a da M810LR 7.1A? E essa biosmod dá suporte pra overclck?

Essa BIOS Mod não é para M810, é para MSI K7N2 Delta L

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por han.rj+13 nov 2004, 03:23QUOTE (han.rj @ 13 nov 2004, 03:23)
Postado Originalmente por Marcelo C Souza@27 jan 2004, 11:23

AS@26 jan 2004, 22:40

Essa biosmod pra M810 é pra qualquer modelo? Você teria o link para a da M810LR 7.1A? E essa biosmod dá suporte pra overclck?

Essa BIOS Mod não é para M810, é para MSI K7N2 Delta L

serve para o modelo com chip kt880???? ou só com os nforce? tenho uma fsr, dá pra fazer... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por neljr@25 nov 2004, 07:28

Eu tenho a Delta 2 mais não sei o que esta acontecendo, ela esta reconhecendo meu processador como um Atlhon XP 1500 enquanto ele é um 2.4 e minha memoria ela reconhece como se fosse uma DDR 200MHz enquanto ela é 512 de 400MHz

O q posso fazer pra resolver isso???

Primeiro de tudo você não devia ter postado essa sua dúvida aqui, pois o topico é de Biosmod da Delta-L e não para dúvidas gerais.

Quanto a sua dúvida, sua configuração de FSB e multiplicador na Bios deve estar incorreta. Use FSB 133 e Multiplicador em 15x.

Quando a memoria coloque em sincronia com o FSB do processador ou em 200mhz, que será 400 DDR (200 x 2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

BIOS Mod para a MSI K7N2 Delta-L disponível aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....ndpost&p=618394

Atenção galera!

Diante deste fato o presente tópico está sendo retirado do destaque, mas um link para consultá-lo foi adicionado ao tópico fixo sobre BIOS Mod's.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@26 nov 2004, 21:27

BIOS Mod para a MSI K7N2 Delta-L disponível aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....ndpost&p=618394

Atenção galera!

Diante deste fato o presente tópico está sendo retirado do destaque, mas um link para consultá-lo foi adicionado ao tópico fixo sobre BIOS Mod's.

Abraços,

Phoenyx, nota 10 sua BiosMod, instalado aqui e funfando que é uma beleza.... estava atrás da biosmod 5.8 faz tempo..

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!