Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre dimmer em aquecedor-newbie


valhalla1166

Posts recomendados

Quando o técnico viu que o regulador estava trincado, ele chegou a anotar a numeração escrita nele para que eu tentasse achar e nenhum vendedor, das três lojas que visitei, encontrou um equivalente, inclusive informaram que, se eu achasse, não seria daquele tamanho diminuto do original trincado.

Para isso existem os chamados "recursos técnicos" (ou as "gambiarras", num termo mais pejorativo).

Primeiro, a gente testa o circuito, pra ver se ele ainda funciona:

1- O primeiro passo seria dessoldar o regulador com defeito da placa;

2- Depois, seria necessário identificar onde fica o GND e a saída de tensão do regulador na placa de circuito impresso;

3- Utilizando uma fonte externa, ajustada pra tensão do tal regulador (eu acredito que seja 5V), alimentar o circuito (note que a fonte do aparelho, de 12V, tem que ser ligada também);

4- Verificar se o circuito funciona. Se funcionar, o defeito é apenas do regulador.

Se o circuito funcionar, vem a parte do "recurso técnico":

1- Deve-se observar o aparelho, pra ver se existe algum local dentro dele que possa abrigar o novo regulador;

2- Soldam-se pedaços de cabinho flexível na placa (devem ser 3 pontas), correspondentes a entrada, ao GND e a saída do regulador. Os cabinhos são ligados nos terminais do novo regulador, que por ser de tamanho diferente, deve ficar fora da placa, preso a alguma parte do equipamento.

Note que se o serviço for bem feito, utilizando-se espaguete termo retrátil para isolar os terminais do regulador e fixando o regulador no interior do aparelho, nada será comprometido em termos de funcionamento do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok colega Valhalla, se

Ela aqueceu somente quando liguei a fonte nos fios indicados pelo número 1 da segunda foto, que estão ligados também ao protetor termal indicado pelo número 3.

Na pior das hipoteses, se não conseguir resultados com a dica do Cabteixeira, o que eu disse, continua valendo, só que a ligação da saida do circuito, será nestes dois fios com indicação 1 na 2ª foto...ok?, não se desanime rápido..., com "aquele jeitinho" você conseguirá colocar ela em funcionamento novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok colega Valhalla, se

Na pior das hipoteses, se não conseguir resultados com a dica do Cabteixeira, o que eu disse, continua valendo, só que a ligação da saida do circuito, será nestes dois fios com indicação 1 na 2ª foto...ok?, não se desanime rápido..., com "aquele jeitinho" você conseguirá colocar ela em funcionamento novamente...

Bom dia!

bcpetronzio e demais usuários, aquele "técnico"(que não conseguiu fazer o serviço), alegou que se eu ligasse aquele circuito DC, no elemento de aquecimento AC, a câmara "anularia" a ação do circuito DC e "nada" aconteceria, ou seja, não haveria controle.

Como já não confio muito nele, resolvi perguntar isso aqui.

É possível que, ligada ao circuito DC, a câmara AC não aqueça, seja por ação ou reação do circuito, já que, DE FATO, ela estaria recebendo a corrente da saída do circuito e não importaria a polaridade da ligação?

O fato de ligar um elemento AC simples, como uma resitência ou um led, em um circuito DC anularia a ação desse circuito?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

elemento de aquecimento AC

Por aqui já temos o primeiro ponto controverso...

Ainda não consegui imaginar que elemento seria esse que só funciona em AC...

Se nós estivéssemos falando de um transdutor ultrasônico, conforme já foi sugerido, até que faria algum sentido ele não funcionar em DC... Mas eu pergunto: um transdutor desses aquece ou apenas faz vibrar as moléculas do líquido dentro da câmara?

a câmara "anularia" a ação do circuito DC e "nada" aconteceria

Caimos na questão anterior...

Como pode a câmara "anular" algo?

Vamos imaginar a pior das hipóteses, que seria a do transdutor ultrasônico...

Neste caso, ligando-se em DC ele não funcionaria, mas também não "anularia" nada.

não haveria controle

São questões que não estão podendo ser esclarescidas pela falta de informações concretas...

O fato de ligar um elemento AC simples, como uma resitência ou um led, em um circuito DC anularia a ação desse circuito?

Não existe o tal "elemento AC simples"...

Uma resistência funciona exatamente da mesma maneira em AC e em DC...

Agora, pra finalizar...

Sem que as questões acerca do elemento de aquecimento da câmara sejam respondidas, todo o resto serão apenas conjecturas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado cabteixeira.

O problema é que o tal técnico disse não ter como informar as características técnicas da câmara.

Enviei um email para a empresa fabricante e eles responderam que não poderiam prestar tal informação por se tratar de questões de patente. Fiquei p*to, xinguei, mas continuo sem a informação.

Com relação ao tal técnico, tive a impressão de que ele por ser jovem e aparentemente estar aprendendo ainda, resolveu aceitar o "desafio" mas desistiu frente ao primeiro obstáculo.

Meu problema com esse circuito é fazê-lo funcionar, ainda que de forma precária, sem o controle automático de temperatura, visor de lcd, etc... .

Quero apenas que ele aqueça, sendo controlado pelo dimmer, enquanto não posso comprar outro, o que farei assim que for po$$ível.

Agradeço a sua sugestão com relação ao teste dos componentes do circuito original, mas como estou tendo problemas até para encontrar um técnico habilitado e também porque pretendo comprar outro aparelho para substituir o defeituoso, a solução do dimmer me atenderia plenamente, desde que seja tecnicamente possível e eu consiga um profissional para fazê-la é claro.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!