Ir ao conteúdo

nautilus 500 - é um watercooler bom?

loukomesmo

Posts recomendados

Postado

minha maquina:

ecs780 placamãe + phenom 9850 + 4gbram + vga4850ati + hd320gb + dvdcdrom + fonte 500w c3tech + dois coolers de doze e um de oito>>

--queria saber se esse water cooler resfria bem a vga e o processador a vga fica em 45 graus e em jogos chega a 60 o water cooler vai reduzir essa temperaturas ou não?

--pela primeira vez consegui fazer um overclock no 9850, agora ela tá rodando ah 2800 mhz, meu sistema acho que não permiti tunar mais, se aumento o multiplicador prá mais de 14 dah tela azul no vista,, ahh a temperatura dos núcleos estão a 57graus com o nautilos500 iria diminuir a temperatura???

mexi pelo overdirve da amd mas noto que tem um monte de opções que não consigo mexe porque será?

--ajudem-me por favor!!!

post-422967-13884949436732_thumb.jpg

post-422967-13884949437445_thumb.jpg

post-422967-13884949437915_thumb.jpg

post-422967-13884949438395_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Esses Water coolers proprietários (Corsair, Thermaltake, etc) são do nível de um Air Cooler top (Thermalright 120 Ultra Extreme com dois fan de alto desempenho). Se você está interessado em um WC recomendo os da Swiftech, mas se não quiser gastar muito compre as peças separadas. Hoje você consegue montar um WC quase top por uns R$600-700,00.

Postado

obrigado pedro, mas saberia me informar em porto alegre-rs aonde compro esse dessa marca que tu indicou, eu não sei monta o wc tb, só n loja hardstore achei alguns prá vende o preço e de 700 pra cima!!!:eek:

Postado

PESSOAL, gostaria da ajuda para um watercooler , acho que teria que ser com um radiador de doze mas sera que ela refrigera o processador e placa de video junto -- na boa -- olhem as fotos que anexei desculpa pela qualidade delas, ajudem meu case é pequeno, ahahahaahah:o

• Membro VIP
Postado

Um radiador de 120 acho que não aguenta os dois a uma temperatura legal para um WC. Coloque um de 240 pendurado na parte de tras do gabinete. Coloque dois parafusos grandes no lugar dos parafusos do fan de 120mm da traseira e coloque eles para suporte do radiador. Coloque o seu jeito brasileiro para funcionar :D.

• 2 meses depois...
Postado

Pedro Borges, me permita discordar dos seus comentários com relação aos WC comerciais. Eles são incomparavelmente superiores a todos os air coolers disponiveis, supondo uma boa montagem, mesmo os air coolers top. Falo especificamente do Nautilus 500. O delta é crítico, chegando a mais de 20 graus comparando com coolers tops em todos os testes. A ligação em série toma pouco da temperatura, chegando a meros 2 a 3 graus, no máximo, num sistema com duas passagens por um loop apenas. Digamos que essa diferença seja maior, 5 graus entre a T da água que entra e a que sai de um componente super-aquecido. Ainda sim é uma diferença negligenciável, supondo que o próximo componente do loop receba a água a apenas 5 graus mais quente que a T arrefecida pelo radiador. E, lembrando que o '500' do modelo Nautilus não é um brand name aleatório, significa capacidade de arrefecimento de 500 watts, equivalente a um sistema hardcore SLi com overclock considerável e tudo. Já vi (mas nunca usei) reviews com sucesso de sistemas até 3 blocks em série, sendo que o terceiro componente recebia um grande benefício mesmo comparado a air coolers. Claro que tudo é questão de bom senso, arrefecer duas 8800GTX em SLi depois o processador e por fim o chipset da motherboard, talvez seja um desafio para todo o sistema de resfriamento. Tem também a resistencia dos blocks, que deve ser levada em consideração.

Devemos comparar air coolers com air coolers, e deixar os WC a comparar com gigantes de sua espécie. Se a T num sistema WC'ed está próxima a de um air cooler, algo >>certamente<< está incorreto na montagem.

Grande abraço!

Postado

Neobius,

Me permita discordar d nv...

Esses WC's comerciais são sim ruinzinhos... Comparaveis a Air Coolers...

Mas especificamente do nautilus 500 não sei nada, nunca vi reviews... Mas não creio que seja tão bom assim tb n...

Já vi muito WC comercial tomando lavada d air coolers tops(com montagem bem feita)...

Postado
Neobius,

Me permita discordar d nv...

Esses WC's comerciais são sim ruinzinhos... Comparaveis a Air Coolers...

Mas especificamente do nautilus 500 não sei nada, nunca vi reviews... Mas não creio que seja tão bom assim tb n...

Já vi muito WC comercial tomando lavada d air coolers tops(com montagem bem feita)...

A mensagem em negrito explica sua desconfiança em relação ao Nautilus, compreensível, baseado em algumas porcarias que a Thermaltake já fez nesse ramo.

Aí vão alguns links, espero que seja útil:

http://www.legitreviews.com/article/302/1/

http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/corsairnautilus500/

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=163411

http://www.hexus.net/content/item.php?item=4751

http://www.techarp.com/showarticle.aspx?artno=333

Se não estiver disposto para ler todo o review, pode pular direto para as respectivas páginas de testes. Te adianto que fora alguns detalhes na construção visando o barateamento do custo, não encontrei nenhum comentário negativo em todos os sites que procurei.

Claro que, se você pretende algo mais arrojado como um sistema quad com SLI e incluir nisso chipset da placa mãe, etc... deve customizar um watercooler com uma bomba mais potente, talvez até um radiador intermediário, ligando em série, enfim.

Fiquei animado para tirar meu Nautilus do armário, apenas para fazer um breve review. Como estou fazendo uns testes em busca de erro em disco rígido e outras manutenções no sistema, pode ser que esse teste demore uns 2 dias até que eu os coloque aqui.

Postado

Bem, pelo visto terminei a manutenção dos HD's e instalei o Nautilus 500. Aproveitei e adquiri um block da Thermaltake, o ND4, próprio para 8800GTX.

O software utilizado foi o Everest Engineer Edition 5.00, segue-se as temperaturas:

Idle:

Processador: 31C

CPU núcleo 1: 34C

CPU núcleo 2: 35C

Temp. GPU: 44

Diodo GPU: 51

Ambiente GPU: 48

Memória GPU: 45

Em uso: (Jogo: GTA IV - 1:30 minutos, com gabinete fechado

Stresstest: Video Card Stability test (planeta) - 30 minutos)

Processador: 41C

CPU núcleo 1: 43C

CPU núcleo 2: 44C

Temp. GPU: 54

Diodo GPU: 61

Ambiente GPU: 51

Memória GPU: 53

Na configuração de fábrica, usando air cooler padrão da EVGA (que já vinha com um set respeitável), a GPU Core atingia 97C em full e 67C em idle. O processador, 44 em idle e 58 em full.

Lembrando que a 8800GTX trabalha confortavelmente até cerca de 85C, e que em nenhum momento do teste a placa passou de 63C. O alarme foi setado para 65 graus apenas como um parâmetro, e ele jamais soou, mesmo nessas horas de jogo fora do teste.

Tirem suas conclusões ;)

Grande abraço.

Postado

Pois é... já vi WC's melhores...

+ pra um WC comercial ele fez um bom trabalho... Sei lá, pra ter esses resultados eu preferiria coloca um air cooler top, seria quase a mesmo coisa...

Postado
Pois é... já vi WC's melhores...

+ pra um WC comercial ele fez um bom trabalho... Sei lá, pra ter esses resultados eu preferiria coloca um air cooler top, seria quase a mesmo coisa...

Pois é, para um WC comercial ele é excelente mesmo.

Os testes realizados pelos sites cujos links coloquei acima (não sei se você chegou a ler todos) são comparando um Nautilus 500 com os air coolers top e em nenhum caso os air coolers chegaram perto do Nautilus, em full.

O segredo do Nautilus está no tamanho do radiador, que aproveita bem a pequena ventoinha, tirando o máximo de seu proveito usando uma boa engenharia.

Esqueci de mencionar a T ambiente, muito importante em qualquer teste: aqui esteve cerca de 30 graus. Vitória tem feito muito calor nesse verão... um air cooler depende muito da refrigeração do gabinete e da T ambiente, até mais que um water cooler, pois a água é um regulador térmico por natureza.

Um detalhe é o silencio que o sistema todo faz mesmo usando o fan no full speed. Não vale a pena deixar no low speed simplesmente porque a diferença sonora é muito pequena. Para se ter uma ideia, o fan da fonte do PC é mais audivel que a bomba do Nautilus, lembrando que é IMPORTANTISSIMO eliminar cuidadosamente todas as bolhas de água, pois isso além de melhorar a performance de qualquer WC, reduz o barulho interno que é o turbilhonamento da água com o ar no reservatório.

Como os cabos do Nautilus são muito fáceis de desconectar, vou fazer um teste invertendo a ordem: a água passando primeiro pela GPU (que é a parte mais quente do sistema) depois na CPU. Prometo esse teste pra semana que vem, estou meio atarefado por agora.

Abraços!

Postado

Demolidor, tb n precisa avacalhar né?

Seu Waterchiller é muito louco, + os preços não são muito ideias pra uso pessoal...

Tem uma cara mais para uso corporativo c você me entende... ^_^

• 3 semanas depois...
Postado
Eu vi em um deles que o Ultra 120 extreme ganhou dele...

Provavelmente você se refere a este review:

http://www.anandtech.com/casecoolingpsus/showdoc.aspx?i=3097&p=1

Diga-se de passagem, um excelente review.

Um detalhe importante é o preço: o air cooler de ponta mencionado custa nos EUA cerca de 75 dólares. Com impostos, poderíamos dizer que custa 70% do que custa um Nautilus 500, sendo que o water cooler da Corsair teria capacidade para ligar pelo menos mais um componente em série, e um fato importante é que a BFG tem feito muitos modelos de VGA top com block embutido de fábrica.

É realmente impressionante como os air coolers aumentaram o desempenho de uns 3 anos para cá.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!