Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
caioattili

Dissipador de CPU gelado

Recommended Posts

Olá, tenho o PC da assinatura e ele estava com um overclock para 133Mhz ( 66 Mhz x 2 ), e a pouco tempo atrás eu andei percebendo que o dissipador de calor do microprocessador, logo após eu desligar o computador (coisa de 20 segundos no máximo), estava muito quente, pois o gabinete está aberto e quando eu o tocava na região mais próxima do microprocessador possível, ele estava quase fervendo. Daí eu resolvi retirar o cooler e retirei dele a ventoinha que estava visivelmente girando muito devegar e fazendo um barulho relativamente alto e coloquei bastante óleo e a testei fora do gabinete ( uma gambiarra ) e ela passou a girar a uma velocidade que eu nem imaginava que ela podia alcançar e instalei o cooler com a ventoinha novamente sobre o microprocessador. Logo após eu fazer isso, eu fiz um overclock para 150 Mhz ( 75 Mhz x 2 ) e usei o PC normalmente.

Bem, o que acontece é o seguinte: após esta "manutenção" no cooler e do overclock, quando eu toco no mesmo lugar do dissipador que eu tocava antes ele está apenas morno ( e as vezes mais pra frio do que pra quente ).

E a minha pergunta é a seguinte: Quanto mais frio o dissipador de calor estiver, mais frio está o microprocessador?

Por favor, me tirem esta dúvida. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim.. teóricamente sim..

mas tipo.. tem pasta térmica entre o processador e o dissipador né?

se não é meio perigoso porque pod tá tendo perda..

mas se o micro não trava.. não dá sinal de erros.. é bom sinal q o over funciona legal.

falou

Compartilhar este post

Link para o post

É, a única coisa que com certeza está faltando é a pasta térmica pois eu estava com "pressinha" e não comprei a pasta e coloquei assim mesmo. Mas mesmo assim, a falta da pasta térmica implica na variação da temperatura do dissipador de calor em relação ao microprocessador?

Agradeço a colaboração de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

cara fique esperto quanto a isso.

porque o dissipador estar frio não significa que o processador esta frio também.

voce tem que se certificar que o cooler esta bem fixo junto ao processador, pois se não estiver o calor do processador não será passado para o dissipador da forma ideal.

portanto se veja se o cooler esta bem fixo, se estiver então esta ok.

falou

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que eu vou saber se o cooler está bem preso? O que eu posso garantir é que a força que eu tive que fazer para prender as travas dele foi bem grande!

Agradeço a colaboração.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest takuma683

Tente mexer o cooler enquanto ele estiver preso no soquete. Se ele mexer com muita facilidade, pode não estar em bom contato com o processador. Verifique também a existência de qualquer folga entre o dissipador e o processador - olhe o conjunto de lado, ou tente passar algum objeto bem fino por entre o processador e o cooler.

Compartilhar este post

Link para o post

Preso eu tenho certeza que ele está bastante! Pois não sai do lugar nem quando a placa-mãe já começa a estralar por causa da força aplicada quando eu tento mover o cooler sobre o microprocessador!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

se esta bem fixo então esta bom :D

faça uns testes de estabilidade, coloque a cpu em 100% por um tempo (meia hora por exemplo), e acompanhe a variação de temperatura do dissipador, se não travar e não ficar muito quente esta ok.

falou

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso como eu coloco a CPU em 100% ? Se eu jogar DOOM II por meia hora é suficiente para ele chegar a 100% ou precisa de forçar mais?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

hehehhee... já vi gente usando este processador só com dissipador, e daqueles pequenininhos mesmo. Ele esquenta muito pouco. Eu tenho um Cyrix aqui, já o liguei sem nada, nada mesmo... Nem sequer travou... Não precisa encucar com a temperatura dele não, quem deve ficar frio é você... ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

É, acontece que o meu tá com overclock até que alto para este microprocessador e eu ACHO que ele pode esquentar muito por isso. É por este motivo que eu estou fazendo esta pergunta!

Muito obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest MagoNegro

não esquenta com isso cara, coloquei meu P54c 166 p/ 200 com um cooler ridículo aqui e não aquece nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Este Cyrix tá com overclock também (PR300@PR366)... Não esquenta muito... E olha q aumentei seu vcore para 3.3v... Desencana...

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei atrás no overclock. Voltei o overclock para 133 Mhz, pois depois que eu instalei um drive de CD-ROM (velho pra caramba), e instalei um monte de jogos e programas que eu já estava querendo fazia tempo eu finalmente usei o computador pra valer e o coitadinho não aguentou, começou a congelar do nada dentro de jogos e parte da memória passou a ser reconhecida erroneamente (um dos bancos passou a ser reconhecida como Fast Page quando na verdade é EDO) e bastou eu voltar o FSB para 66 Mhz para que todos os problemas desaparecessem imediatamente. Eu aproveitei para passar uma borracha nos contatos das memórias e trocá-las de posição (afinal o trabalho que dá para mexer nos jumpers do FSB é tão grande que eu já aproveitei a deixa!).

Bem, talvez tenha sido coincidência, mas será que só o fato de eu instalar um drive de CD-ROM pode influenciar no sucesso do overclock, já que só começou a dar pau no dia seguinte quando eu nem usei o drive de CD-ROM?

Muito obrigado, mas não deu!!!

Falou!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais