Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de brilho e contraste


bruno_meteora

Posts recomendados

Ola pessoal, sei que pode ser muito, mas vou tentar, rsrsrsr...estamos aqui pra isso né?

Então, sempre tive dúvidas sobre circuito de brilho e contraste, nos monitores mais novos, se é que tem diferênça.

Vou resumir o que sei e depois farei as perguntas:....;)

Legenda:

-PV: Processador de Video

-PG: Processador Geral

-AV: Amplificador de Vídeo (driver)

-FB: Fly Back

-CB: Circuito de Brilho

-CC: Circuito de Contraste

Circuito Contraste

Sei que os sinais de cores vindas através do cabo de dados entra em um PV, geralmente no R,G,B, que no mesmo CI alimentado, recebe sinal do PG para o ajuste de contraste (intensidade das cores), me corrigam se estiver errado, então sai as tres cores do PV e entra no AV, alimentado por 80V e 8~12V, e sai Amplificado para o cinescópio, OK

Cir. Brilho

G1 e G2 gerado pelo FB, vão para o R,G,B, que com as tensões inversamente proporcional para o ajuste de brilho, entra no tubo para se fundir e clariá-lo, OK

Se errei em algum dos esclarescimentos, me corrigão

Vamos para as perguntas:

Quando falo em Brilho, posso pensar em FB?

E quando falo em contrate, posso pensar em PV e AV?

CB:

-No a ajuste digital (teclado frontal, manuseado pelo usuário), após ser passado pelo PG, onde ele age, no FB; como G1 vai para cinescópio, o ajuste entra nesse meio, efeito Y?

-Cheguei ler um tópico sobre ABL, que esta no FB, mas não entendi o principio de funcinamento. Ele esta relacionado com o CC, CB ou nenhum? Se estiver, esse pino ABL ele recebe ou envia tensão? Qual seu papel, simplesmente protejer, mas como, se ele estiver com problemas o monitor terá problemas de escuridão?

CB e CC são totalmente independentes?

CC:

-Resumidamente, no aumento de contraste reduzo as tensões nos cátodos (pinos R,G,B no cinescópio) e pronto? Brilho entra nisso?

Só para lembrar, preciso de lógica, algo que tenha sentido. Sou chato né pessoal, mas peço essa ajuda, porque nâo faço por dinheiro, faço porque gosto, amo eletrônica, e amo ajudar as pessoas, é claro, se tiver ao meu alcance, e vocês tem sido muito atenciosos comigo, principalmente meu caro amigo BCPETRONZIO: você é d+ cara.

Conto com a ajuda de vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sempre tive dúvidas sobre circuito de brilho e contraste, nos monitores mais novos, se é que tem diferênça.

Vou resumir o que sei e depois farei as perguntas:....;)

Monitores mais novos = LCD. Nada a ver com tudo isso que você escreveu, que é sobre o bom e velho tubão.

Tem que procurar essas respostas na seção de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Xará, obrigado pelo elogio!, só hoje vi seu tópico!!!, Não sou nada didático, (não me expresso bem), vou tentar te passar alguma coisa!

Sobre o contraste, ele é a diferença de amplitude entre o preto(sem emissão) e o branco (emissão máxima), e lógico, ele dependerá do brilho, Não são a mesma coisa!.

O brilho é a iluminação média da imagem, ele é controlado pelo G1 e G2; G2, é geralmente “fixo” ajustado no flyback e G1, geralmente, é ajustado pelo usuário.

G1 e G2 esta diretamente relacionado com a “velocidade” que os elétrons vão atingir a tela, provocando um acendimento mais intenso ou mais fraco dos fósforos da tela.

ABL, este eu posso estar enganado! , creio que seja um recurso para o processador, de controlar a tensão de MAT, (evitando o excesso de raios X), mas este eu deixo para quem já se “atualizou”...

Segue abaixo um link para download de um bom material sobre monitores TRC...

Monitores TRC

Espero que ajude.

Um grande abraço.

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!