Ir ao conteúdo

transformar esquema em PCB

eduba72

Posts recomendados

Postado

Olá Jorge,

Não fui eu que fez este esquema, eu peguei na net. Eu gostaria que alguem fizesse as trilhas da placa de circuito impresso sabe? Fazer os caminhos que a placa ficaria.

Espero ter sido mais claro.

Obrigado

Postado

Se alguem fizer tu nunca aprenderá a fazer! Sugiro que voce mesmo faça, dessa forma tu aprende! :) Pode usar PC com programinhas como ares ou ExpressPCB ou fazer a mão mesmo! Tem algumas regrinhas como não passar uma trilha por cima da outra, usar jumps pra isso, espaço pros componentes, compactação, etc.. Tente ao menus começar e se encontar dificuldades com certeza vamos te ajudar!

Postado

Olá Pessoal,

eu montei uma placa no corelDraw, e gostaria que vocês me dissessem se a montagem da placa está ok.

Tambem gostaria de saber onde ligo o polo negativo.

duvidaesquemaou8.jpg

placamontadaif9.jpg

placamontadaoz6.jpg

Agradeço ao pessoal que tá me dando uma ajuda!

abç

Postado

O esquema está incompleto, devido à baixa resolução da imagem.

Estes tempos (5min a 30min) são muito longos para um CI 555.

Para utilizar até 6 resistores de 8M2 em série, teria que ser um do tipo CMOS, como o ICM7555.

Mesmo assim, os tempos serão fortemente afetados pela corrente de fuga do capacitor.

O temporizador do link a seguir pode ser útil:

http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Timing/24hour.htm

Postado

Olá Mulder_Fox

eu estou querendo fazer um timer sem muita exatidão, apenas que fique 10 min ativado para desligar as bombas do meu aquario enquanto dou ração.

A maioria destes componentes eu já tenho e por morar no interior, é difícil conseguir os componentes, Um diodo, um relé, um resistor é fácil...

você não tem algum esquema com 555. Ou, se possível, me ajude a fazer este funcionar.

abç

obrigado

Postado

Olá amigo eduba72,

Estou colocando a imagem do seu primeiro circuito disponivel aí abaixo...Esse esquema esta completo pois como o amigo mulder falou bem, a imagem do seu circuito esta com baixa resolucao e dessa forma faltando partes.

Quanto a temporizacao é de 5 a 30 minutos. O tempo nao é 100% preciso realmente, mas funciona quase lá para algo que nao precise de uma precisao master :D.

Utilizando o capacitor de 33uf eletrolitico como esta descrito no esquema e os resistores de 8M2Ohms conectados aos pinos 6 e 7 do 555, os tempos serão respectivamente, utilizando a formula geral de T=1,11xRxC (resultado em segundos), confira abaixo:

1 - Chave do circuito na posicao 1 ou seja 8M2:

T=1,11 x (33x10^-6)x(8.2x10^6)) => T1= 300,366 seg. == 5,0061min.

2 - Chave do circuito na posicao 2 ou seja 16,4M:

T=1,11 x (33x10^-6)x(16.4x10^6)) => T1= 600,732 seg. == 10,0122min.

3 - Chave do circuito na posicao 3 ou seja 24,6M:

T=1,11 x (33x10^-6)x(24,6x10^6)) => T1= 901,098 seg. == 15,0183min.

4 - Chave do circuito na posicao 4 ou seja 32,8M:

T=1,11 x (33x10^-6)x(32.8x10^6)) => T1= 1.201,464 seg. == 20,0244min.

5 - Chave do circuito na posicao 5 ou seja 41M:

T=1,11 x (33x10^-6)x(41x10^6)) => T1= 1.501,83 seg. == 25,0305min.

6 - Chave do circuito na posicao 6 ou seja 49,2M:

T=1,11 x (33x10^-6)x(49.2x10^6)) => T1= 1.802,196 seg. == 30,0366min.

Pelo calculo dos tempos acima, podemos perceber que o temporizador tem um "avanço" de 6,1mili-segundos a cada programacao utilizada, sendo esse adiantamento progressivo. Mas para o seu projeto, teoricamente e matematicamente falando, o tempo funcionará okay já que nao precisa de um circuito exato.

Os valores das resistencias responsaveis pela temporizacao juntamente com C1 realmente são bem elevadas, e não podemos esquecer que os componentes geralmente tem variaçoes/tolerancias de 5%, 10% ou até mais, desta forma, nada poderá ser 100% preciso e fora as limitacoes existentes impostas pelo proprio CI, neste caso o 555.

Mas, penso que caso voce monte o circuito, o resultado será okay. Teras teu temporizador. Montei um temporizador de 1hr com o 555 e que funciona bem. Nao calcula exatamente 1hora, mas calcula 58,732segundos cronometrados e já o utilizo há um bom tempo, nunca ficando na "mão".:D

Então acredito que se voce montar o circuito...vai rodar legal pra o que você deseja.

P.S.: No lugar da chave de seleção, voce poderia utilizar simples jumpers se aceitar ter um circuito mais "manual".:D

Desejo Sucesso.

R.Costa.

post-28033-13884950326653_thumb.gif

Postado

Olá Mulder,

Cara, valeu! Hoje em dia é difícil alguem parar para ajudar os outros. Obrigado pela atenção!

Fiz o layout da placa de Circuito impresso. Por favor, veja se está ficando tudo certo. Quanto as distancias, depois vou pegar os componentes e vou colocar tudo na medida.

Me diga mais uma coisa, os contatos do Q1 estão corretos?

Se eu quizesse mudar para +- 30 minutos, como faço?

grato

placatimer3ox5.jpg

Postado

esta correto cara ,o q fez foi fazer uma pcb do jeito q esta o esquema,geralmente os programas compactam o circuito de forma a ficar menor ,mais ta bom.Qto ao tempo e como foi dito,e um tempo muito longo pra um 555,ja com um microcontrolador poderia fazer ate de horas,e poderia setar o tempo q quisesse.

Postado

Fiz o layout da placa de Circuito impresso. Por favor, veja se está ficando tudo certo. Quanto as distancias, depois vou pegar os componentes e vou colocar tudo na medida.

eduba, volto a insistir para que você use software adequado para fazer o layout, pois você não terá que se preocupar com (quase) medida nenhuma, e a chance de erros é bem menor. Vai ser uma ferramenta a mais que você aprende a usar, e garanto que não é difícil.

Se você se propor a usar um software pra isso, tenho certeza que a galera do forum vai ajudar com as dúvidas (inclusive eu, se for um software que conheço, por exemplo o Eagle). ;)

Postado

Pessoal...

Realmente teoricamente é um tempo longo para o 555, mas é perfeitamente possivel conseguir os 30min MAX que o esquema original propoe.

Possuo um timer utilizando um simples e fajuto NE555 DIP comum que temporiza perfeitamente 1hora (58,732seg.) max. Utilizando um Eletrolitico de 1000uf e um trimpot de 2M2 Ohms nos pinos 6 e 7 do 555. Na saida tem um BC339 que aciona um mini-rele. Praticamente como está o circuito do primeiro esquema deste post.

É isso aí.;)

Abração a todos.

R.Costa.

Postado

eduba72, sua placa está errada.

É que a posição que os pinos aparecem no símbolo do 555 no esquema não correspondem à posição fícica dos pinos do CI. Veja aqui a pinagem dele:

http://www.doctronics.co.uk/555.htm#pins

Compreendo e concordo com os colegas que estão incentivando você a aprender a operar os programas de computador próprios para esta finalidade, mas, se sua intenção, neste momento, é apenas a montagem deste circuito, posso criar o layout da placa e posto aqui.

Para obter um tempo de aproximadamente 30 minutos, experimente trocar C3 por um de 100uF.

A corrente de fuga do capacitor aumenta o tempo. A fórmula do cálculo não considera esta corrente.

Postado

ola mulder,

é verdade. a posição dos pinos sã diferentes.

eu fiz o download do eagle, mas tá difícil entender.

se você criasse o layout, agradeceria muito.

abç

Postado

É possível usar também um divisor/contador para alcançar tempos maiores. Há um bom tempo fiz um circuito com um 555 e um 4017 e lembro ter conseguido um período de algumas horas.

Postado

Aqui está a minha sugestão de placa de circuito impresso:

Lado dos componentes:

http://www.esnips.com/doc/c3b5934f-ed7f-42b0-9cfb-df97cc6b922a/Lado-dos-Componentes

Lado da solda:

http://www.esnips.com/doc/edcf3732-dfd2-4520-9cf8-9dd860ae32df/Lado-da-solda

Está em .bmp para que você possa imprimir em tamanho real.

Abaixo, uma miniatura das imagens sobrepostas para referência.

O relé é do tipo abaixo.

Ele é conhecido como rele miniatura de potência e você deve usar um cuja tensão coincida com a da fonte de alimentação, 5v, 6v, 9v ou 12v.

No esquema e na placa usei, como exemplo, 6v.

Postado

Mulder, ficou linda!!! coisa de profissional mesmo!!! Caramba cara, tô sem palavras!!!

Muito, mas muito mais do que eu esperava quando entrei no forum ontem!!!

Obrigado mesmo.

Vou estudar a placa para ver tudo o que você fez.

E se alguem tiver um tutorial do eagle, por favor me passem que mais pra frente em outro tópico, vou pedir ajuda.

Abraço a todos e Mulder, obrigado novamente.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...