Ir ao conteúdo

Alcool Isopropilico- Como utilizar seguro sem riscos?

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Eu nao trabalho consertando computadores, apenas faço isso por diverção, e uma coisa que sempre eu lido é com a limpeza.

Lendo topicos aqui do CDH eu vi recomendações de usar acool isopropilico para a limpeza dos contatos eletroniscos, o processador.

Fui procurar sobre o alcool para comprar, achei o lugar e tudo, e procurei na internet sobre os risco dele. Pelo o que parece, ele é muito toxico, pondendo causar perda da visao, entre outros mares. Como eu posso utiliza-lo de modo seguro?

Qualquer esclarecimento é super bem-vindo. Muito Obrigado

Abraços

Postado

O modo correto de utilizar qualquer produto químico é seguir as regras de segurança em laboratório:

- Usar sempre calsas compidas, camisa com mangas compridas e sapatos fechados

- Prender cabelos longos

- Usar óculos de proteção

- Usar luvas de proteção (aquelas de látex)

Postado
  Henrique.Ayres disse:
O modo correto de utilizar qualquer produto químico é seguir as regras de segurança em laboratório:

- Prender cabelos longos

O problema ai seria o oculos, que eu nao tenho.

Qual é esse oculos que devo comprar e eu moro em cidade pequena, nao sei se devem vender esses oculos, mais onde seria o melhor lugar para procurar?

Obrigado

Postado
  Dragutinovic disse:
O problema ai seria o oculos, que eu nao tenho.

Qual é esse oculos que devo comprar e eu moro em cidade pequena, nao sei se devem vender esses oculos, mais onde seria o melhor lugar para procurar?

Obrigado

Cara, esses óculos você pode achar em lugares que vendem equipamentos hospitalares e odontológicos, tipo seringas, lâminas, etc. Da última vez que olhei custava na faixa de uns 5 a 10 reais.

Também pode encontrar em lugares que trabalham com EPI (equipamentos de proteção individual) para construção civil. Equipamento de serralheiro e pedreiro mesmo.

Não estou desfazendo do comentário do colega, que alertou para os procedimentos de manuseio de material químico, mas se fosse você não me preocuparia com isso. Você trabalhando com o álcool em lugar bem ventilado e com cuidado, longe de fontes de chamas acho que é muito melhor que isso. Eu mesmo tenho uma garrafa de álcool isopropílico aqui e só uso ela quando mexo no PC. Coloco o PC na mesa e deixo a garrafa próxima. Para evitar acidentes, você pode colocar uma certa porção num copinho dependendo de quanto você vai usar. Eu costumo derramar um pouquinho na própria tampinha da garrafa pois só uso para limpar a pasta térmica do processador com um cotonete embebido no produto, mas nunca volto o alcool usado ou que sobrou de volta na garrafa. Limpo a tampinha e pronto.

E Você trabalhando num ambiente arejado e tranquilo é muito mais seguro. Agora se quiser trabalhar com os óculos, é só procurar nos lugares que te disse. Não tem erro!

• Membro VIP
Postado

Esse oculos você também encontra em casas de materiais de contrução, coisa de 3 a 5 reais no máximo.

Para limpar procure usar pincel ou ar comprimido. Nos contatos só passo uma folha de papel sufite.

Saudades da época dos 486 que dava pra lavar uma placa mãe no tanque e com água e sabão...

Postado

O problema do álcool isopropílico, se não me engano, é que ele é extremamente volátil. Alguns guias de segurança são bem rigorosos, chegando ao extremo de dizer que só um recipiente de álcool isopropílico só deve ser aberto naquelas câmaras de exaustão.

A proteção para os olhos é válida, mas isso é mais em caso de acidente catastrófico (tropeçar ou sacodir o líquido, fazendo-o pingar nos olhos). Em condições normais deve-se prestar atenção mais ao ambiente, que deve ser bem ventilado. Como o composto é bem volátil ele vai evaporar rápido se o frasco for deixado aberto, portanto abra-o, derrame um pouco em uma tampinha de garrafa, por exemplo, e feche-o novamente. Aí então use um cotonete embebido no álcool para limpar o que quer que seja.

Eu não achei tão boa a sugestão de derramar o líquido na própria tampinha, pois aí você não poderia fechá-lo instantaneamente, e o álcool dentro do frasco iria evaporar, desperdiçando o produto e aumentando as chances do vapor causar alguma irritação.

Mas tenho certeza de que há alguns químicos de plantão aqui no Fórum para corrigir tudo que eu disse e te dar uma informação mais completa e confiável :D

Postado
  Jack Stone disse:
(...)

Eu não achei tão boa a sugestão de derramar o líquido na própria tampinha, pois aí você não poderia fechá-lo instantaneamente, e o álcool dentro do frasco iria evaporar, desperdiçando o produto e aumentando as chances do vapor causar alguma irritação.

Mas tenho certeza de que há alguns químicos de plantão aqui no Fórum para corrigir tudo que eu disse e te dar uma informação mais completa e confiável :D

Verdade, Jack. Este álcool é tão volátil quanto o álcool 96ºGL (o mesmo que temos em casa e que alguns usam para acender churrasqueiras (CUIDADO!) e limpar vidros) mas não é considerável esta perda.

Tenho uma garrafa cheia aqui e sempre faço isso na própria tampa. Como a boca da garrafa que fica exposta é minima, também é mínima a perda de produto. Devo ter mais de 90% do líquido aqui ainda na garrafa. Nunca notei "perda", se é que podemos dizer que há alguma.

Caso você passe o líquido numa superfície, aí sim, correria o risco de rápida evaporação. Mais área/superfície exposta, mais rápido o processo de evaporação...

Lembrando que eu só uso no processador e base do dissipador. Apenas uma vez devo ter usado em contatos/slots. Mas fica a critério de cada um.

Postado

cara nao precisa de um cuidado exagerado assim, NUM BEBENDO TA TUDO CERTO:D

eu num usei nada disso ai, luva oculos roupas especiais, a quantidade é minima umas 3 gotas num algodão e ja era !

Henrique.Ayres disse:

- Prender cabelos longos

num precisa se proteger tanto, vamos apenas limpar um processador e não entrar num lugar cheio de abelhas:D

Postado
  Dragutinovic disse:
Mais ele é bom para limpar os contatos como fala no site do CDH ? è valido fazer a limpeza com ele?

Abraços

Posso te dizer que ele não só é bom, como é PRÓPRIO para isso! Ele é usado em componentes eletrônicos.

Na garrrafa mesmo você encontra esta informação. O álcool isopropílico é 100% álcool.

As garrafas de álcool "doméstico" que usamos em casa geralmente tem de 92 à 96% de álcool. É álcool hidratado, ou seja, tem água, portanto NÃO É ACONSELHÁVEL USÁ-LO.

Como te disse, eu uso mais para limpeza de pasta térmica nos processadores, mas nada impede de limpar contato com ele.

Existe também o produto "limpa-contatos" que é próprio para isso, mas não sei se tem mais algo na composição dele.

Como o colega disse, não precisa ficar de cuidados excessivos. É só ter bom senso, usar um local tranquilo e arejado e pronto.

Postado
  portosoares disse:
Depois dessas informações vou correndo comprer minha garrafinha, pois a minha já esta acabando.

Digo que não tem coisa melhor para limpar os contatos!!!!

Obrigado, agora eu vou usa o meu, alias, ja comprei, só falta usar xD

Ai depois eu posto minha experiencia

Abraçoss

Postado
  Munaghar disse:
Posso te dizer que ele não só é bom, como é PRÓPRIO para isso! Ele é usado em componentes eletrônicos.

Na garrrafa mesmo você encontra esta informação. O álcool isopropílico é 100% álcool.

As garrafas de álcool "doméstico" que usamos em casa geralmente tem de 92 à 96% de álcool. É álcool hidratado, ou seja, tem água, portanto NÃO É ACONSELHÁVEL USÁ-LO.

Como te disse, eu uso mais para limpeza de pasta térmica nos processadores, mas nada impede de limpar contato com ele.

Existe também o produto "limpa-contatos" que é próprio para isso, mas não sei se tem mais algo na composição dele.

Como o colega disse, não precisa ficar de cuidados excessivos. É só ter bom senso, usar um local tranquilo e arejado e pronto.

Cara, não é bem assim... alcool isopropilico tem outra formula organica. Não é igual alcool de cozinha/carro, não pela adição de agua, e sim porque é totalmente diferente...

Etanol = alcool de cozinha(C2H5OH)

isopropanol(propan-2-ol) = alcool isopropilico(C3H7OH)

Coloca na wikipédia que tem as formulas organicas... As moleculares já coloquei.

Claro q a adição de agua no alcool etilico causa mais danos, mas mesmo se fosse etanol 100% não seria indicado.

Postado
  demoniohf disse:
Cara, não é bem assim... alcool isopropilico tem outra formula organica. Não é igual alcool de cozinha/carro, não pela adição de agua, e sim porque é totalmente diferente...

Etanol = alcool de cozinha(C2H5OH)

isopropanol(propan-2-ol) = alcool isopropilico(C3H7OH)

Coloca na wikipédia que tem as formulas organicas... As moleculares já coloquei.

Claro q a adição de agua no alcool etilico causa mais danos, mas mesmo se fosse etanol 100% não seria indicado.

Valeu pelo toque, amigo! Eu tô meio ruim de química aqui, hehehe.

Mas a informação de que o álcool isopropílico é o indicado para trabalhar com equipamentos e componentes eletrônicos ainda procede.

No mais, é isso que o colega postou aí. Ambos são álcool, mas são produtos diferentes, ok?

• mês depois...
Postado

Meu comentário sobre o Alcool isopropilico:

Uso há um bom tempo e nunca me faz mal. E sempre resolve o problema quando se trata de danos causados pela sujeira/oxidação.

Minha dica é que não precisa mergulhar a placa toda, nem gastar demais, eu costumo lavar por partes, tipo, limpo bem a parte da fonte da placa (aquela próxima ao processador com vários capacitores grandes), depois a região do chipset e o lado das memórias...

Antes de começar, o ideal é verificar bem a placa num local claro e começar pelas regiões mais sujas e com a placa ligeiramente inclinada para já ir saindo aquele "caldo" preto (quando a placa está muito suja).

E finalmente gostaria de dizer que em situações que eu não dispunha de alcool isopropilico já usei alcool comum e água e com bastante cuidado e uma secagem garantida consegui êxito na maioria das vezes.

• 2 anos depois...
Postado

Meu celular caiu na água, mas ja voltou a funcionar. Estou com medo, que com o tempo comece a se oxidar e estragar.

Não consegui abrir todo o aparelho.

Queria saber se poderia mergulhar ele no alcool Isopropilico, retirar e esperar secar?

Postado
  BichoCarpinteiro disse:
Meu celular caiu na água, mas ja voltou a funcionar. Estou com medo, que com o tempo comece a se oxidar e estragar.

Queria saber se poderia mergulhar ele no alcool Isopropilico, retirar e esperar secar?

Mergulhe o celular em um copo de arroz (sem estar cozido) e tampe o copo com plástico filme.

Para garantir, espere 24 horas (se precisar usar o celular, pode deixar só durante a noite mesmo)

• 2 semanas depois...
Postado
  BichoCarpinteiro disse:

Passe o spray WD-40. Veja vídeo no youtube. O arroz absorve parte da umidade, mas não sei se é suficiente para q não oxide.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...