Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4890 - Reviews e questões técnicas


Posts recomendados

Boa noite a todos!

Sou novato aqui no forum, mas já acompanho a bastante tempo.

Já resolvi muitas zicas por alguns "tópicos" por aqui.

Só que desta vez não teve jeito...

Tive de perguntar a vocês diretamente pois não tinha nada nem no forum nem o google eu achei.

Bem, estou com uma Radeon HD4890 e fui instalar ela aqui no PC e não deu sinal de video, a placa está boa (não era minha mas quem me passou estava utilizando ela).

Tudo funciona na placa e o windows "parece até abrir" mas não aparece nada no monitor.

O que já fiz:

-Testei 2 Cabos DvixDvi;

-Testei sem a grade que prende na CPU (para melhor encaixe);

-Reinstalei a BIOS da MOBO;

- Testei os dois SLOTS DVi da placa;

-Sim, instalei corretamente os cabos de força da placa.

configuração:

MOBO: Mw GF7050 (megaware gf7050 = ECSGF7050VT-M (V1.0))

Processador: Intel Pentium D950 (presler) 3,00 (dual)

Memoria: 2Gb

Fonte: Antec 450W Eco

Windows: 7

ME ajudem Please!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos!

Sou novato aqui no forum, mas já acompanho a bastante tempo.

Já resolvi muitas zicas por alguns "tópicos" por aqui.

Só que desta vez não teve jeito...

Tive de perguntar a vocês diretamente pois não tinha nada nem no forum nem o google eu achei.

Bem, estou com uma Radeon HD4890 e fui instalar ela aqui no PC e não deu sinal de video, a placa está boa (não era minha mas quem me passou estava utilizando ela).

Tudo funciona na placa e o windows "parece até abrir" mas não aparece nada no monitor.

O que já fiz:

-Testei 2 Cabos DvixDvi;

-Testei sem a grade que prende na CPU (para melhor encaixe);

-Reinstalei a BIOS da MOBO;

- Testei os dois SLOTS DVi da placa;

-Sim, instalei corretamente os cabos de força da placa.

configuração:

MOBO: Mw GF7050 (megaware gf7050 = ECSGF7050VT-M (V1.0))

Processador: Intel Pentium D950 (presler) 3,00 (dual)

Memoria: 2Gb

Fonte: Antec 450W Eco

Windows: 7

ME ajudem Please!

A única coisa que me vem na cabeça é testar a placa de vídeo em outro PC. Você pode ter tido o azar de ter aparecido algum problema justamente na transição entre o PC de quem você comprou e o seu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson henrique, quanto a compatibilidade, elas tem de ser compatíveis, alias qm manda nisso é o driver, será q o video n esta indo para um monitor secundário? ja tentou usar o video da mobo depois que carrega o video? e tentou entrar em modo seguro do windows? acredito que estas são a possibilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson henrique, quanto a compatibilidade, elas tem de ser compatíveis, alias qm manda nisso é o driver, será q o video n esta indo para um monitor secundário? ja tentou usar o video da mobo depois que carrega o video? e tentou entrar em modo seguro do windows? acredito que estas são a possibilidade...

Caramba! pode ser isso mesmo!!

Mas como farei? sendo que não aparece nada na tela quando boto ela, nada mesmo. a luzinha do monitor so fica piscando.

Como alteraria para este "2°" monitor?

Não consigo entrar no modo seguro porque nao aparece nada.

e não entendi (usar video da mobo depois que carrega o video) como assim?

valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua placa mãe não tem a saida de video? a vga, ta agora eu n entendi, no boot, antes de carregar o SO o video funciona certo? caso sim só apertar F8 ou F6 se n me engano ai ele pedira pra entrar em modo seguro e tal, ou então só com outro monitor, e dependendo da porta q o outro video utiliza..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua placa mãe não tem a saida de video? a vga, ta agora eu n entendi, no boot, antes de carregar o SO o video funciona certo? caso sim só apertar F8 ou F6 se n me engano ai ele pedira pra entrar em modo seguro e tal, ou então só com outro monitor, e dependendo da porta q o outro video utiliza..

Nada po, nao abre nao o video nao funciona momento nenhum.

Já anunciei troca por outra Ddr3 + volta em grana no Facebook.

Mas até lá ta valendo as ajudas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Nada po, nao abre nao o video nao funciona momento nenhum.

Já anunciei troca por outra Ddr3 + volta em grana no Facebook.

Mas até lá ta valendo as ajudas.

Acredito que seu problema seja a fonte, que pode ser que nao "aguente" a placa já que se você estiver usando ele - o computador - no normal essa placa pega aih uns 100w pra lá, fácil! Outra hipotese talvez seja na ligação da placa na fonte, é um conector 6pinos e mais um de 8pinos, isto é nao adianta ligar dois de 6pinos que ela nao vai funcionar!

AGORA, pergunto como descobrir se a placa é ou nao CAPADA? o que esse capada quer dizer...

Não me peçam pelo amor de Deus pra ler 126 paginas pra descobrir, já diante das buscar nao retorna o espero, isto é a resposta pra pergunta que fiz :eek:... espero ter ajudado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seu problema seja a fonte, que pode ser que nao "aguente" a placa já que se você estiver usando ele - o computador - no normal essa placa pega aih uns 100w pra lá, fácil! Outra hipotese talvez seja na ligação da placa na fonte, é um conector 6pinos e mais um de 8pinos, isto é nao adianta ligar dois de 6pinos que ela nao vai funcionar!

AGORA, pergunto como descobrir se a placa é ou nao CAPADA? o que esse capada quer dizer...

Não me peçam pelo amor de Deus pra ler 126 paginas pra descobrir, já diante das buscar nao retorna o espero, isto é a resposta pra pergunta que fiz :eek:... espero ter ajudado! :D

Então cara, não sou tão leigo assim sabe....

Não é de hoje que instalo e desinstalo VGA's dos meus PC"s...

Na minha radeon tem 2 entradas de 6.

Minha fonte rodava tranquilamente uma 8800 ultra que tinha que puxa bem mais... enfim...

Valeu pela tentativa de ajudar.

Levei em um "técnico" e o cara falou que a placa está em curto, por isso não "liga"=dá video.

Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá, estou precisando de ajuda sobre o seguinte assunto, tenho uma VGA ATI Radeon HD 4890, uma fonte real de 500W da Wise, 4 giga DDR3 e um dual core.

Eu gostaria de saber o que significa esse GPU MemIO pois ele está sempre bem mais alto que os outros valores, e quando eu começo a jogar qualquer jogo ele bate 80 graus em alguns casos:

Temperaturas sem estar jogando:

Diodo GPU (DispIO) 43 °C

Diodo GPU (MemIO) 57 °C

Diodo GPU (Shader) 52 °C

Temperaturas jogando:

Diodo GPU (DispIO) 58 °C

Diodo GPU (MemIO) 80 °C

Diodo GPU (Shader) 72 °C

Tipo o Diodo GPU (DispIO) ta bom, quando eu jogo chega no maximo a 60 graus e não passa, no software da placa o Catalyst só mostra a temperatura dele, mas eu uso o AIDA 64 e ele mostra a temperatura dos outros dois, principalmente o MemIO bate 80 graus , o MemIO chega a 82 graus as vezes, e meu gabinete ta bem ventilado, com fluxo de ar bom, a pasta térmica ta nova na placa de video, e liguei um cooler a mais jogando ar na placa em cima da parte dos componentes mesmo, isso criou um fluxo de ar pra parte de tras onde tem o grande q tira o ar quente, tenho fonte real de 500 W, mas mesmo assim essa temperatura do GPU MemIO ta me assustando, na net ninguem fala pra q ele serve, só dizem q o que importa é a temperatura da GPU DispIO, mas esse MemIO pode chegar a essa temperatura?

Obrigado!

Alguém???(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas temperaturas estão médias.. não estão elevadas. Depende muita da GPU, ja tive casos em que a GPU chegava há 100º~110º jogando e mesmo assim o desempenho não caia.

Qual o modelo?

Dependendo o Cooler de fábrica não é bom, se for essa o caso você pode tentar comprar um cooler para vga's ...

Senão, verifique se a maquina está fechada, quando a aberta o circulação do ar se perde isso esquenta a maquina, verifica a velocidade da FAN da GPU (Everest Ultimate Edition)

Também verifique o fluxo de ar no gabinete, o correto é uma FAN na frente para trazer ar novo e uma atrás para retirar o ar.

No Meu caso tenho uma FAN de 100mm na frente, Duas Fans de 50mm e um exaustor na parte de trás.

Em muitos casos o que afeta é a má circulação do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde pessoal

Estou com um problema com meu computador. Ele havia ficado 1 semana sem ligar. Liguei ele, e após 30 minutos ele desligou sozinho.

Ao tentar ligar novamente, ele não da boot. Verificando o interior da máquina, 2 dos 4 leds da placa de video está acesos. O D1602 e o D1603.

Olhei na internet e encontrei esta tradução:

D1601: critical temperature fault

D1602: AUX Hot Plug/Unplug Fault (upper connector)

D1603: AUX Hot Plug/Unplug Fault (lower connector)

Tudo indica que pode ser a fonte. Troquei os cabos PCI-e que uso (utilizo um adaptador PCI-E 6 para 8 pinos) mas mesmo assim não liga.

No momento tambem estou sem outra fonte para testar.

E tambem nao queria comprar outra fonte e verificar que o problema não é este.

Alguem ja passou por esse problema ou sabe o que pode ser?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal

Estou com um problema com meu computador. Ele havia ficado 1 semana sem ligar. Liguei ele, e após 30 minutos ele desligou sozinho.

Ao tentar ligar novamente, ele não da boot. Verificando o interior da máquina, 2 dos 4 leds da placa de video está acesos. O D1602 e o D1603.

Olhei na internet e encontrei esta tradução:

D1601: critical temperature fault

D1602: AUX Hot Plug/Unplug Fault (upper connector)

D1603: AUX Hot Plug/Unplug Fault (lower connector)

Tudo indica que pode ser a fonte. Troquei os cabos PCI-e que uso (utilizo um adaptador PCI-E 6 para 8 pinos) mas mesmo assim não liga.

No momento tambem estou sem outra fonte para testar.

E tambem nao queria comprar outra fonte e verificar que o problema não é este.

Alguem ja passou por esse problema ou sabe o que pode ser?

valeu!

Eu tenho quase a mesma configuração que você e de vez em quando aqui o PC também não dá boot e o problema é o encaixe da hd4890 na pci-e, como a placa é muito pesada de vez em quando ela desencaixa um pouco, aí dou uma levantada e volta a funcionar...

Nunca reparei nos leds da placa pra saber se pisca algum deles...

Tenta aí, as vezes pode dar certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Oi gente! Primeira vez no fórum, peguem leve comigo, pfv :)

A minha placa é a XfX ATI HD4890 1gb gddr5 256 bits até que bem usada, começou a falhar o vídeo até que hoje ela parou de funcionar, acendendo as 3 luzes vermelhas. Fiz o que é recomendado, abri, tirei, limpei, pluguei e nada.

Não tenho outro PC para testar a placa, mas coloquei minha placa antiga e o PC funcionou normalmente. Será que perdi minha placa?

Configuração:

MOBO: Asus M2n Mx Se Plus

RAM: 4 gb ddr2

Processador: AMD Phenom X4 Quad-Core Processor GP-9830 (4 CPUs), ~2.5GHz

Fonte: Corsair 600w

OS: Windows 7 sp1

Desculpe pelo texto longo e se eu não consegui adequar a pergunta ao forum. Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é provável, conferiu se esta bem encaixada, se os conectores de energia estão plugados e firmes?

passa uma borracha(de preferência branca) nos contatos da placa que vai para o pci-e, e sopre a entrada pci da placa-mãe.

se não for isso, ai o bicho pega, tem uns manuais q os cara põe no forno, no caso de solda fria.. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos, como vão ai com as novinhas 4890? elas meninas cresceram né UHAUSHas

A minha garota está fritando mais que novinha em funk :unsure:

Será que a 4890 tem vida util? tipo 3 anos e ja era.. vejo que outros amigos estão tendo problema também

9p3l.jpg

não aguentei e comprei a Gtx 660 zotac

mesmo assim peguei um fan novo pra ela no ebay aqui

talvez ela ainda tenha salvação mas ela ficou muito estranha depois que percebi que meu i5 estava com um pequeno over... talvez foi isso ou um queda de energia que teve aqui em casa..

alguém ja teve problemas do tipo?

obs: o fan dela funciona quando quer e parece seco, quase nao gira, a 4890 força muito ele para girar

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Vitaoz aqui tá normal até hoje. Comprei a minha em junho de 2009 (há mais de 4 anos, portanto) e nunca tive problemas. Desmontei o cooler dela para limpeza apenas uma vez, no ano passado, e aproveitei para trocar a pasta térmica. Tá funcionando direitinho. O cooler é um pouco ruidoso quando em full, mas nada que chegue a incomodar - e é assim desde que a adquiri.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

e ae timmy, pois é cara, eu não fiz a manutenção na minha :( e tenho ela desde jan de 2010 já, acho que devido a este over maluco no i5, ele forçou ela e o fan dela não esta funcionando direito, enfim comprei este do ebay e estou esperando chegar, por enquanto vou usando a minha nova Gtx 660, mas assim que chegar o fan, vou trocar e fazer uns testes com a 4890

triste, pois eu deveria ter feito igual você, e só fui lembrar de limpar depois que ela começou a aquecer muito ou "fritar" :(

abraço

Então Vitaoz aqui tá normal até hoje. Comprei a minha em junho de 2009 (há mais de 4 anos, portanto) e nunca tive problemas. Desmontei o cooler dela para limpeza apenas uma vez, no ano passado, e aproveitei para trocar a pasta térmica. Tá funcionando direitinho. O cooler é um pouco ruidoso quando em full, mas nada que chegue a incomodar - e é assim desde que a adquiri.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi gente! Primeira vez no fórum, peguem leve comigo, pfv :)

A minha placa é a XfX ATI HD4890 1gb gddr5 256 bits até que bem usada, começou a falhar o vídeo até que hoje ela parou de funcionar, acendendo as 3 luzes vermelhas. Fiz o que é recomendado, abri, tirei, limpei, pluguei e nada.

Não tenho outro PC para testar a placa, mas coloquei minha placa antiga e o PC funcionou normalmente. Será que perdi minha placa?

Configuração:

MOBO: Asus M2n Mx Se Plus

RAM: 4 gb ddr2

Processador: AMD Phenom X4 Quad-Core Processor GP-9830 (4 CPUs), ~2.5GHz

Fonte: Corsair 600w

OS: Windows 7 sp1

Desculpe pelo texto longo e se eu não consegui adequar a pergunta ao forum. Obrigada

Teste todas as possibilidades. Em último caso, passemos aos métodos mais hard-core:

AQUI.

e

AQUI.

Amigos, como vão ai com as novinhas 4890? elas meninas cresceram né UHAUSHas

A minha garota está fritando mais que novinha em funk :unsure:

Será que a 4890 tem vida util? tipo 3 anos e ja era.. vejo que outros amigos estão tendo problema também

9p3l.jpg

não aguentei e comprei a Gtx 660 zotac

mesmo assim peguei um fan novo pra ela no ebay aqui

talvez ela ainda tenha salvação mas ela ficou muito estranha depois que percebi que meu i5 estava com um pequeno over... talvez foi isso ou um queda de energia que teve aqui em casa..

alguém ja teve problemas do tipo?

obs: o fan dela funciona quando quer e parece seco, quase nao gira, a 4890 força muito ele para girar

abraço

Sua VGA está fritando mesmo a 112°C. Aplicou corretamente a pasta térmica ao trocar o cooler? Se o fan não está girando livremente, está com defeito. Verifique isso.

Over no processador não tem nada a ver com aquecimento da VGA, nesse caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae timmy, pois é cara, eu não fiz a manutenção na minha :( e tenho ela desde jan de 2010 já, acho que devido a este over maluco no i5, ele forçou ela e o fan dela não esta funcionando direito, enfim comprei este do ebay e estou esperando chegar, por enquanto vou usando a minha nova Gtx 660, mas assim que chegar o fan, vou trocar e fazer uns testes com a 4890

triste, pois eu deveria ter feito igual você, e só fui lembrar de limpar depois que ela começou a aquecer muito ou "fritar" :(

abraço

Tomara que dê certo, cara! Essa nossa placa não é mais muito atual (nem de longe :D), mas dá pra segurar a maioria dos jogos recentes e até em resoluções e configurações altas. É uma pena perder uma VGA dessas com tão pouco tempo de uso.

Então, no meu caso, eu limpo regularmente todo o gabinete (pelo menos umas duas vezes por ano) e percebi em uma dessas oportunidades que havia bastante poeira no fan e nos dissipadores do cooler da placa (o meu modelo é o padrão da AMD, com a capa vermelha levemente translúcida). Aí resolvi abrir e dar uma boa limpada em tudo (fan, dissipadores e no próprio corpo da VGA).

Quando chegar o novo fan para substituição, faça como o amigo Dieg@o mencionou aí em cima: dê um boa limpada nos dissipadores e utilize pasta térmica de qualidade para afixar novamente o cooler na placa. Na minha HD 4890 eu coloquei a pasta Arctic Silver 5 que havia comprado há um bom tempo, quando montei meu PC. Não sei nem se essa pasta ainda é fabricada, mas recomendo 100% se encontrá-la para comprar.

[]s!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

obrigado Dieg@o e timmy,

então, depois que apliquei uma nova pasta desceu para uns 80°C, mas ainda esta alto e realmente o fan dela não gira livremente, esta com muita dificuldade e as vezes demora pra começar a rodar. Está com problema sim e após a troca, voltarei aqui.

irei comprar pasta nova, quem sabe não encontro a silver 5, acredito que o que ocorreu também foi um aviso para eu limpar meu pc pelo menos a cada 5 ou 6 meses, tomarei isto como um aprendizado e terei mais disciplina ^_^

obrigado a vocês e abraço

Sua VGA está fritando mesmo a 112°C. Aplicou corretamente a pasta térmica ao trocar o cooler? Se o fan não está girando livremente, está com defeito. Verifique isso.

Over no processador não tem nada a ver com aquecimento da VGA, nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
 Placa hd 4890 liga, mas não da vídeo o que pode ser?

 

  1. eu não tenho fonte real , eu comprei ela de um conhecido e acreditei nele,assim eu ia ligar ele só quando eu tivesse uma fonte boa, mas eu resolvi liga ela com duas fonte externa de 500 watt mas genérica, para ver se ela pelo menos estava funcionado. ela liga três LED e apaga os LED rapidamente e a placa gira o cooler normalmente. o cara q me vendeu , falou para min usar um fonte de 750 watt, queria saber. se isso e verdade... mas se era pra ter dado vídeo com as duas fonte ligadas externas com aquele adaptadores .. ou mesmo ligada ela não esta com energia suficiente pra ligar ela por causa das fontes genéricas.. ou provavelmente esta ela com defeito.256_20090514_505.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 Placa hd 4890 liga, mas não da vídeo o que pode ser?

 

  1.  eu não tenho fonte real , eu comprei ela de um conhecido e acreditei nele,assim eu ia ligar ele só quando eu tivesse uma fonte boa, mas eu resolvi liga ela com duas fonte externa de 500 watt mas genérica, para ver se ela pelo menos estava funcionado. ela liga três LED e apaga os LED rapidamente e a placa gira o cooler normalmente. o cara q me vendeu , falou para min usar um fonte de 750 watt, queria saber. se isso e verdade... mas se era pra ter dado vídeo com as duas fonte ligadas externas com aquele adaptadores .. ou mesmo ligada ela não esta com energia suficiente pra ligar ela por causa das fontes genéricas.. ou provavelmente esta ela com defeito.

     
    Shweize Patrick,
     
    Sobre a placa de vídeo, aconselho a testar a mesma na máquina de algum colega que tenha uma fonte de qualidade. pode ser de 500 watts.
     
    No tópico abaixo verá que não tem necessidade de fonte de 750 watts se não for fazer crossfire ou over.
     
     
    Esta placa consome algo ente 200 a 225 watts.
     
    Arrisco a dizer que uma corsair 430 vá suprí-lo. Mas, para esta dúvida, poste na seção escolha de fonte, inclua sua configuração para o pessoal ajudá-lo.
     
    Abs, Cezar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!