Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar notebook? De marca ou etiquetado? Tudo que vc queria saber


ice2642

Posts recomendados

Galera, percebo que, a maioria acha que produtos caros é os que são bons e produtos baratos são de médios a ruins. Bom eu não entendo muito de configuração de notebook, mas vou dar a minha opinião quanto a preço alto e preço baixo.

Estudo marketing e uma das funções de marketing é a precificação de produtos. Toda empresa tem em mãos a seguite informação: AS PESSOAS ACHAM QUE QUANTO MAIS CARO MELHOR O PRODUTO. Por isso, quando empresas de nome vão precificar o seu produto elas colocam uma margem não pela qualidade do produto, que pode ser superior ou não ao do concorrente, mas simplesmente pelo nome que tem.

Assim, não se pode avaliar nenhum produto pelo preço, e sim pelo uso. Falar que produtos baratos não são bons não é uma verdade absoluta, e falar que produtos caros são bons também não é uma verdade absoluta.

Alguém aí acha que uma Ferrari custa caro porque o carro é muito bom? Não somente. Custa caro porque o carro é muito bom, são produzidas por encomenda e acima de É UMA FERRARI.

Para se ter uma ideia, tem empresas principalmente de carros, que colocam uma mrgem de 30 a 50% sobre o preço somente por causa do nome. Lógico que uma FERRARI é um dos melhores carros, mas o preço alto é simplesmente por causa do nome.

É assim tb com notebooks, computadores, processadores, alimentos, roupas, sapatos. Todos os produtos de marca tem uma certa margem sobre o preço simplesmente porque é de marca.

O que eu quero dizer com tudo isso é o seguinte: Produtos devem ser julgados pela qualidade em relação ao preço pago e não pelo preço.

Espero ter contribuído para o debate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que muita gente nem ta lendo tópico inteiro e vem falar achando que estamos escrachando os barebones. Não fizemos apenas destacamos as diferenças pros de marca.

Pro greigi eu repito o que disse no tópico acima, tem notebooks de marca baratos, aliás tem barebone mais caro que de marca (já vi Positivo Dual Core custar R$2.099 e HP-Compaq com Core2Duo custar R$1.799).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notebooks podem ser comparados à automóveis e roupas, pra que gastar um absurdo de dinheiro se te levam ao mesmo local ? Somente para aparecer, ou para durar 20 anos, coisa que em 5 anos já não usamos mais porque está ultrapassado.

Claro que se eu pudesse escolher um Vayo ou Toshiba top eu escolheria, mas como não posso fiquei de KENNEX mesmo e olha, tem gente que pagou bem mais nos de marca e babam quando eu mostro ele, quando falo o preço ai que ficam fulos da vida, mostro um jogo pesadinho nele e eles morrem de raiva que o deles não roda, kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hairton Neto não me entendeu. Eu quero dizer que a maioria das pessoas levam em consideração o preço. Se é caro o produto é bom e se é barato o produto é ruim. E as empresas muitas vezes colocam um preço elevado, devido a este conceito.

Desculpa aí, se eu me expressei de forma equivocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo por este ponto de vista, mas ele vale so nesse aspecto. nem sempre o mais caro é melhor, mas sempre o melhor nao é muito barato.

um bom exemplo é o amazon gamer, custa mais caro que note bem melhor e de marca de verdade, e muita gente compra.

É verdade isso, as vezes custar caro nao quer dizer ser bom.

mas outra verdade é que é impossivel fazer um lance de qualidade excelente e este ter preço de coisa mais simploria.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente hoje em dia fica difícil escolher um note. É fato que os fabricantes de marcas tradicionais têm uma maior preocupação com a qualidade dos componentes, visando manter a boa imagem no mercado, o que em parte justifica o maior custo, pois há também que se considerar a margem de lucro. Para os que não podem gastar tanto, resta optar pelos recentes no mercado. E é aí que a coisa se complica, mas acho que existem novos montadores que desejam se firmar, tendo menor margem de lucro e componentes de melhor qualidade. E como saber? A meu ver, a melhor forma seria conhecer, pelo menos, seus principais componentes (tentei fazer isso levando um CD com o PC-Check no Extra para me informar sobre um Kennex, mas não tinha mais no mostruário). A propósito, tenho um note da Microboard com dez meses de uso constante, substituindo temporariamente meu desktop, e até agora não tive problemas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é a mesma. Acredito que nesse caso em muita coisa pra ser estudada, e com certeza quem procura informação antes de comprar qualquer produto, com certeza tem probabilidade de acertar melhor.

Agora o que chama muita atenção do consumidor é estética. Esses dias dei uma olhada no INSPIRON 1525 do meu colega sensacional muito bonito, o notebool é lindão. + Tirando o processador, a placa wireless e auto-falantes o resto a mesma coisa.

Esqueci o preço: Ele pagou com frete e tudo a bagatela de +- 3.000

Eu paguei no meu Kennex sem frete 999,00. O adicional dele um t8100 = em torno de 490,00, Muita grana ainda vocês não acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li as duas primeiras páginas. Tava na procura por um notebook na faixa de 2000-2200, tava de olhos no Dells pela marca e tal, mas era tentador ver barebones com configuração superior e preço muito menor. Porém não tenho costume de trocar de computador frequentemente, esse meu que estou aposentando tem mais de 5 anos eu acho, então eu acho que é aí que entra o valor de um note de marca, durabilidade. Provavelmente eu vou fechar com um compaq quarta feira, configuração boa e preço bom, provavelmente se pegasse um barebone economizaria uns 400-500R$, se pensasse em ficar com o note por no máximo dois anos eu provavelmente optaria por um desses, mas já que não é o caso...

Mesma coisa de roupa de marca, não compro, mas depois de 1 ano a camiseta ta desbotada, puxada, etc. Tênis é parecido, quando eu era menor, pé crescendo ainda comprava uns tenis vagabundos, teve um que durou 6 meses e se destruiu, agora compro de marca que duram anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shaderz,

Concordo em parte com o que você disse. Entendo que tenis é algo que se comprar pirateado nao vale a pena. Mas roupas... se você for la no "bom retiro" em SP, você nao vai ficar vendo apenas roupas de grife, eu mesmo comprei roupas la da empresa "geração 21" que é até melhor que uma Viv' Leroa da vida.

Vale lembrar que tive roupas da M. Officer e depois de um mes ficarão desbotadas... e olha que foi uma nota paga-las! ai vou no Multi Shop em SBC (um shopping que vende coisas variadas) e com 8 anos de uso tenho uma calça de tak tel que nao tem marca mas que se você olhar a cara dela vai ver que esta nova. E olha que eu a uso muito.

Td é questão de saber corretamente o que comprar. Outro exemplo ridiculo é eu que comprei um mp3 player de 512mb a 4/5 anos atrás e funciona até hoje... enqto minha namorada comprou um MP4 de 2gb de marca conhecida e já o trocou uma vez e vai trocar novamente porque a bateria nao dura mais que 2 horas ouvindo mp3.

Já tive celular LG que deu problema desde o inicio... e desde que o aposentei nao me deu alegria nem um dia... em contrapartida... tenho um celular LG hj que esta comigo a 1 ano e 3 meses td funciona corretamente e o tempo de vida da bateria continua inteiro ate hj.

É como eu digo... tem certas coisas... que a gente vê de longe que não presta e sabe que se comprar é porque ou ta sem grana ou porque precisa por um determinado tempo...

Mas td bem.... acho que foi isso que você deve ter dito mas é comum nao concordar... espero que nao tenha levado para o lado pessoal ok?

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que você quis dizer sim

Essa coisa de saber como comprar é complicado, ao menos pra um usuário comum (meu caso). Por exemplo, eu jamais saberia distinguir barebones de qualidade, ainda mais pela internet, então pra mim seria literalmente uma loteria, então por esse caso fica melhor ir com marcas já consagradas. Mas entendo que o caso da maioria aqui do forum é outro, entendem o suficiente pra saber distinguir de longe computadores de qualidade, nesse caso, se souberem o que estão fazendo, sorte de vocês que recebem retorno pelo conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opaa....

Agora você falou uma cosia que de fato é melhor comprar pela confiança do que pela desconfiança... concordo com você... se você desconhece qualquer produto no mercado e nao tem conhecimento para as caracteristicas eu também concordo com você... eu também sou assim...

Para você ver... eu to assim para comprar um GPS para mim... quero comprar a marca "mio" que é uma marca bem conceituada de informação para seu GPS sem contar que dentro desse GPS existem tres tipos de navegadores diferentes... então um deles sem duvida vai me dar o que eu preciso... mas nisso que você disse você esta completamente certo :D

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza com um pouco de conhecimento na área da pra distinguir os barebones ruins dos melhores. Pior que as empresas colocam atributos pra enganar consumidor ainda por cima.

Por exemplo, comparar um CCE com um Mirax, ambos mesmo preço e ambos barebones. Você vê lá CCE Core2Duo, 2Gb ram e 160GB HD. Dae vê lá também o Mirax com as mesmas configurações porém 120GB. O consumindor que não entende muito fala: "opa, vou comprar o CCE, tem 40GB de HD a mais, vou fazer um belo negócio, eu soube pesquisar e me arreguei!!"

Bom, entrando a fundo a gente vê que não foi um belo negócio e o cara não soube pesquisar hehehe. Pois o Mirax usa placa mãe e barebone da MSI, além de chipset, wireless e VGA da Intel. Vai ver do CCE, sabe Deus qual placa mãe, o barebone também, chipset e VGA da SIS (chipset não é ruim, mas essa VGA da SIS é a pior que existe no mercado, praticamente não serve pra 3D, acho que é única Classe 6 do mercado), além do CCE estar bem propenso a falhas de hardware.

Ou seja os 40GB a mais não são NADA perto do restante das diferenças.

Então acho que esse é um ponto interessante, se pensa em comprar barebone pesquise bastante, procure entender BEM dos modelos para analisar os benefícios e os riscos dele. Se é iniciante e não conhece, pegue de marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sou novo por aqui e esse é meu primeiro post e pra mim ajudou muito a na escolha que farei.... pois quero comprar um Note com um preço de até 2.500 para office, net e alguns jogos (Counter Strike Source no maximo) e realmente ficou claro que existe diferença entre modelos de marca e outros modelos. Afinal a gente paga caro por estar pagando a qualidade e a tranquilidade (julgo eu em minha ignorância rsrsrs)

Mas parabens pelas colocações, e se me puderem ajudar a encontrar Notebooks de marca (Hp, Dell, Sony) no preço de 2.500 a 3.000 que atendam minhas necessidades (internet, office e jogos como CSS) eu ficaria muito grato.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hairton, isso aí que você disse de "enganarem" é o que pega mais gente mesmo. Porque tu vê esse note que tu usou de exemplo, deve custar uns 1600R$ o da CCE, aí tu vê uma de marca parte de 2300R$, aí complica mesmo.

Danilo, te indico a seção "Recomendação de notebooks" http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-notebooks/f218

Tirei várias dúvidas, até mesmo tópicos criados por outros usuários, tenho certeza que vão poder te ajudar bastante lá também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ice o post é muito bom e esclarece muitas coisas pra leigos no assunto como eu. Mas quería te pedir pra dar mais uma "colher de chá" e listar os Notebooks e os Barebones que mais encontramos à venda no mercado, de preferência nas grandes lojas de comércio eletrônico. Pois são tantas marcas que não dá pra saber quem é quem, valeu!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera,

Sou novo no forum como usuário, mas sempre que tenho algumas duvidas visito aqui pra esclarecer.

Mas o assunto aqui é de marca vs. barebone.

E aqui quero passar minha experiencia: em 2007 estava precisando de um micro e resolvi comprar um note ao invés de um desk. Como o uso é basico, oficce+net, quase nao jogando, estava optando por um note com uma configuração razoavel (pra poderpassar bantante tempo sem ter que trocar). Nao me preocupei com o video, ate porque nao jogo. Nessa epoca apareceu uma oportunidade de comprar um positivo V146. Pesquisei aqui no forum que o chipset VIA nao era muito bom nem o controlador de video, mas pelas condiçoes de compra (forma de parcelamento) resolvi arriscar. Pelo mesmo valor dava pra ter comprado um Dell mais basico.

Pois bem, recebi o micro em janeiro de 2008. Em outubro tentei fazer um up-grade de memoria e descobri que a placa so tinha um slot (que ja estava ocupado). Mas td bem. Era so comprar um pente de 2Gb. Acabei não fazendo o up.

Mas o pior não é isso: mes passado troquei a bateria da BIOS. Tava perdendo as configurações. Menos de 20 dias depois voltou o mesmo problema (o cara da assitencia disse que poderia ser placa) e no ultimo domingo o note simplesmente parou de funcionar enquanto assistia um video e nao liga mais. sábado levo pra autorizada. Se a placa ainda existir no mercado (coisa que o tecnico da autorizada adiantou que vai ser difícil - a Positivo mudou toda a linha ) vou por outra e ficar mais um tempo com o note. Se não... Já to procurando outras opções. São elas:

Vaio NS150AE

HP DV5-1240BR

HP DV4-1125BR

:confused:

Todos na casa dos R$3000. Quase o que custou o Positivo na epoca (R$2400).

Se tivesse comprado um destes antes, seria mais difícil estar passando por isto novamente.

A decepção foi grande d+....

:(:(

E desculpa aí se o texto ficou muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guga,

No seu caso, eu entendo que possibilidade de parcelamento é sempre precisa. Mas o DELL de epoca nao serviira e nao daria? esse é o problema do mercado de barebones. Positivo e CCE estão com um hardware obsoleto que quando recomendamos um "barebone" Mirax que tem peças MSI, o pessoal ainda acha que é generico por desconhecimento. Ai o que acontece... surge as "famosas marcas das Casas Bahia" que você ve em todo o canto e o cara infelizmente compra.

Te desejo boa sorte com seu note, entendo bem o problema de vários barebones no mercado, mas acho que o importante é sempre pesquisar a respeito da marca, verificar o indice de usuários que comentam da mesma para nao cair em problema como o que ocorreu com você.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.. Me cadastrei somente para contar minha experiência.. (se vai ajudar em algo, não sei....hehehehehe)

comprei um acer há mais ou menos 2 anos... paguei em torno de 4mil..

há mais ou menos meio ano ele simplesmente não ligou mais. já foi enviado para vários lugares e sempre volta sem solução pelo mesmo problema: falta de peças ou da placa-mãe inteira para substuição. O que quero dizer é que mesmo comprando um note mais caro não me livrei da falta de peças por substituição da linha.

Vou comprar outro note...mas confesso que tenho um grande dilema... arriscar com bastante dinheiro ou arriscar com menos.

Agora uma observação sobre marca: quando você diz que estão cobrando a marca tem que levar em conta o que essa empresa fez para virar "de marca", certamente não foi usando matéria prima de baixa qualidade e negando-se a dar assistência a seus consumidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu sou apenas um usuário de informática e não conheço a fundo as coisas como grande parte dos membros desse fórum. Participo do fórum porque gosto de informática, mas sempre estarei vários degraus atrás em termos de conhecimento de informática em relação a muitos daqui.

E para pessoas como eu fica muito difícil diferenciar os notes "de marca" dos barebones. Digo isso porque acho que mesmo alguns modelos de marca são barebones.

Quando fui comprar o meu notebook pretendia comprar de marca, mas o orçamento era muito limitado e pelo preço que eu podia pagar não encontrei nenhum de marca. Então comprei um Kennex com Celeron e placa de vídeo dedicada, por R$ 1.100, esse mesmo muito citado por aqui e tive uma experiência péssima com ele. Comprei porque esse notebook era muito recomendado por aqui pela ótima relação custo x benefício. Mas aí caiu a ficha que para mim que só jogo Civilization e Sim City era bobagem. Quando pedi o meu dinheiro de volta, me ofereceram um modelo superior em troca, mas preferi o dinheiro mesmo.

Acrescentando um pouco mais, comprei um Intelbras i268, por R$ 1.640. Por que escolhi ele? Em primeiríssimo lugar pelo preço. Novamente por esse preço não encontrei nada de marca. Pelo menos não em sites confiáveis como Ponto Frio, Americanas.com. Submarino, Extra.com, etc, etc e etc. E entre tantos barebones por que Intelbras? Meu raciocínio é que a Intelbras já é um empresa gigante, fabricante de equipamentos de telecomunicações e com um nome a zelar. Embora seja estreante na informática, acho que uma empresa desse porte terá um pouco mais de cuidado para não prejudicar seu nome nas telecomunicações por causa de notebooks porcarias.

Coloquei o Everest para ver os componentes, mas admito que fiquei na mesma. Eis as configurações:

Intel Pentium Dual-Core 1,86 GHz, Merom

2GB de memória DDR2-800 SDRAM Samsung M4

160 GB de HD SATA 5400 rpm Samsung

Combo Gravador de CD e DVD TSST

Placa mãe desconhecida (o Everest não identificou. Mau sinal, não é?)

Chipset Intel Crestline-GML GL960

Acelerador gráfico Intel GMA X3100

LCD 14,1' Chunghwa (vixe!!!!)

Som Realtek ALC662

Modem Motorola SM56

Rede sem fio Realtek RTL8187B

Rede Realtek RTL8101E

4 portas USB, leitor de cartões multi-uso e webcam

Windows Vista Starter

O que mais me incomoda nos barebones é a durabilidade. Acho que os barebones, por mais baratos que sejam, deveriam conseguir reduzir o preço através de componentes mais simples, com processadores, memórias e HDs mais lentos, por exemplo, mas sempre com a mesma durabilidade. Bom, nunca tive um notebook antes. Vamos ver como vai ser a durabilidade desse Intelbras...

Para finalizar, andei olhando os preços dos notebooks da Positivo e me espantei. Achei que estão muito caros. E alguns com o absurdo de apenas 512 MB de memória. Será que a Positivo já considera que pode cobrar a mais pela sua marca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se considera. Mas tem MUITA gente (normalmente classe inferior) que estão comprando na casas bahia da vida no carnê, porque eles enganam legal com uma aparência bonitinha e tal. Dae como todo produto do mercado, começa a vender muito o preço sobe hehehe.

Hoje em dia digo que é burrice comprar Positivo, pois com o valor deles da pra comprar até mesmo Dell (tem vários positivo na faixa de R$2.099), com isso você compra um Dell bacaninha, ou outras coisas melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio,

Ela entrou com uma proposta muito boa em sua epoca e foi o que alavancou suas vendas e principalmente a competividade dos produtos similares. Antes nao viamos produtos como kennex, microboard, evolute e tantos outros tentando trazer produtos similares ao positivo. E claro com uma propaganda que deixa outros barebone deslealmente de marketing.. a Positivo conseguiu aliar as Casas Bahia que faz em milhoes de parcelas dando a crer o melhor negocio. E também tem a cultura brasileira devido a falta de conhecimento e a falta de interesse de se pesquisar o produto antes de compra-lo (qtas pessoas vão verificar por exemplo um "reclameaqui", sites onde de indicativo de satisfação pelo produto entre outras coisas). Depois de td isso fica fácil entender porque hj a Positivo cobra pelos seus produtos.

É a famosa lei de oferta e procura... e infelizmente se arrasta a um publico sem conhecimento e que compra achando o melhor negocio.

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Em primeiro lugar quero agradecer ao Ice pela oportunidade de ler tanta informação útil em um mesmo tópico. Em segundo lugar a todos que esta interagindo nele pois dados os pontos de vista todos tem um pouco de razão. Eu trabalho com a marca Avell, dita como barebone, pois internamente não passa de uma Compal. Tem linhas A, B e C pra agradar publico de A a Z. Vejo hoje uma grande dificuldade das lojas de trazer para venda coisas boas com bom preço, a dificuldade maior é fazer isso com um preço competitivo pois grandes marcas sao importadas aos montes por baixo dos panos e vendidos a preço de banana. Montar um barebone, criar uma marca sobre algo que tem qualidade, vender isso com uma garantia aceitável e acima de tudo resolver eventuais problemas rapidamente torna qualquer produto atrativo. Quanto ao incentivo do governo, usufruem dele os oportunistas e também empresas que querem chegar a ser uma marca de respeito. Em fim, na verdade não depende só do produto, mais do trabalho empregado nele. Falei d+.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom o tópico; dá uma explicada o porquê de um notebook de marca A custar mais barato que o marca B de grife.

A economia tem que estar em algum lugar e está no uso de componentes mais baratos e que podem ser de durabilidade menor (ou alguém acha que os capacitores de uma placa-mãe usada num CCE, Positivo e afins são os mesmos usados numa placa-mãe de Lenovo Thinkpad ou Gateway?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem então. Por tudo que já se disse nesse tópico, os notebooks de grife tem melhor qualidade do que os notebooks de marcas que usam barebones. Mas como muita gente só tem dinheiro para comprar notebooks barebones, seria de muita utilidade se pudessemos identificar quais marcas de barebones são menos piores.

Na verdade, acho que o principal problemas dos barebones é o péssimo pós-venda no que se refere ao fornecimento de peças de reposição. Eu tenho como filosofia que nenhuma empresa está isenta de erros e enganos, mas as empresas sérias resolvem os problemas quando eles ocorrem. Se pelo menos o notebook barebone fosse consertado rápido quando desse problema, seria menos mal, pois pelo menos durante a garantia de 1 ano não teríamos dor de cabeça. Mas infelizmente...

Tive um Kennex que precisou ir para a assistência técnica para conserto. O diagnóstico e o reparo são muito rápidos, apenas 2 dias, mas as peças... Precisou ir 2 vezes na assistência e nas 2 vezes as peças demoraram mais de 30 dias pra chegar. Reparei que a assistência técnica onde estava o meu notebook atendia várias marcas. Me lembro da CCE, AmazonPC, Kennex e Positivo, mas havia outras. Já pensando qual marca eu pegaria, pois da Kennex não queria mais saber, perguntei para a recepcionista qual marca era mais ágil para mandar as peças e a moça respondeu de pronto: nenhuma! Todas demoram muito! Eles já deviam estar de saco cheios de levar esporro de clientes por causa da demora.

Muito animador.... Agora estou com um Intelbras e espero não ter que testar a agilidade dessa empresa no envio de peças de reposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!