Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar notebook? De marca ou etiquetado? Tudo que vc queria saber


ice2642

Posts recomendados

Muito bom o tópico; dá uma explicada o porquê de um notebook de marca A custar mais barato que o marca B de grife.

A economia tem que estar em algum lugar e está no uso de componentes mais baratos e que podem ser de durabilidade menor (ou alguém acha que os capacitores de uma placa-mãe usada num CCE, Positivo e afins são os mesmos usados numa placa-mãe de Lenovo Thinkpad ou Gateway?).

Não seria este o motivo. A economia não está mais em componentes, até por que hoje em dia isso é padrão para cada plataforma e o volume é tão grande que não justifica, além do que são as mesmas indústrias e fornecedores de componentes.

A diferença está no custo de cada empresa em desenvolver o produto e colocar no mercado. É obvio que o custo operacional de uma HP, Dell etc é muito maior que uma empresa de pequeno capital como Amazon ou mesmo de capital aberto como a Positivo.

Lembrando que ( inclusive de forma errada o primeiro post deste tópico tenta expor o contrário) que nenhum Big Brand (grandes marcas) fabricam um parafuso sequer. Não somente notebooks, mais praticamentes todos eletro-eletrônicos são produzidos de forma terceirizada em grandes indústrias como a Flextronics por exemplo que tem plantas aqui no Brasil, Solectron e etc..

Na indústria de notebooks temos hoje 4 grandes players : Quanta, Compal, Winstron e Inventec.

Se algum colega forista abrir seu notebook HP poderá ver por exemplo uma etiqueta com "Vendor: Inventec" ou "Vendor: Compal" fixada no interior da máquina em alguma placa ou componente.

Aqui no Brasil a Dell mudou seu endereço para o interior de SP. O motivo? A fábrica da Compal que produz a board para suas máquinas assim como para a HP. Isso se deve a necessidade de maior nacionalização pelas regras do PPB (processo produtivo básico uma forma de montar no brasil produtos com itens importados em alguma porcentagem).

Sobre os barebones existem produtos de extrema qualidade bem superiores aos produtos "de marca" caso dos Clevo que são vendidos por marcas como Alienware e Sager nos USA sendo referência em notebooks de alto desempenho assim como os produzidos pelo VBI da Intel ou mesmo com a própia board da Intel http://www.intel.com/support/motherboards/mobile/mgm45rm/index.htm Sim amigos a Intel produz board para barebone !!!

Portanto não há nada que desabone nenhum produto pelo fato de ser barebone.

É óbvio que um produto que custa R$1.500,00 não terá o último chipset ou processador que um que custe R$ 5.000,00. Nem mesmo o design que empresas como a Sony e HP gastam bilhões de dólares anuais (aumentando o custo do produto).

Quanto a afirmação do controle de qualidade de uma marca ser superior fiascos como os problemas de chipset do HP DV6000, as baterias da Sony que explodem ou as controladoras Geforce 8xxx bugadas dos Dell, Apple e etc provam que não. Ou mesmo a existência dos notes de marca com a sigla "Refurbished" ou seja recondicionados.

Para ter uma breve noção de como esta indústria movimenta trilhões de dólares anualmente vejam neste link http://www.digitimes.com/news/a20090511PD202.html .

Nele está um ranking no mês de Abril no qual a Compal lidera com 2,7 milhões de equipamentos produzidos, seguida pela Quanta com 2,3 milhões e a Winstron com 1,9 milhão. Portanto somente em 1 mês em plena crise mundial estes 3 produziram 6,9 milhões de notebooks para HP, Dell, Lenovo entre outros.

O que quero mostrar que esta indústria é muito maior e complexa não ficando restrita a HP, Dell e Lenovo. E hoje quem dá as cartas são os chineses, como será em breve na indústria automobilistica.

Concluindo, o produto "de marca" e o barebone tem a mesma origem. Se for comprar um note verifique se a plataforma dele é atual e se tem certificação no caso dos produtos Intel.

O que fará a diferença a partir dai é a forma como a empresa na qual você. comprou o produto atende o cliente no pós-venda pois sujeito a problemas todos estamos.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hardware sim. Inclusive há briga por patentes. Até bem pouco tempo atrás os Big Bands desenvolviam o produto e mandavam para o fabricante ODM (fabricante Original do Projeto veja mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/ODM) produzir.

Atualmente estes mesmos desenvolvem o produto internamente(hardware) e também fazem pesquisa com tecnologias novas, como por exemplo o netbook com o sistema Android desenvolvido pela Compal para ser vendido por uma big brand ( http://androidcommunity.com/android-netbooks-from-odm-compal-in-development-20090406/ ).

Hoje é bem fácil o projeto e ele é praticamente padrão.Isso se deve principalmente a grande integração de componentes em chips, observe uma placa de desktop de 5 anos atrás e uma placa Intel nova. O número de componentes é infinitamente inferior.

Outro ponto foi que houve uma padronização dos produtos e seus componentes. Um dos patrocinadores disso foi a Intel através de uma fundação que gerou o que vemos neste site http://www.mobileformfactors.org/splash.php . É a padronização de baterias, telas de LCD, unidades de CD, HDs , memórias, fontes e etc. Todos os componentes de um notebook passaram a ter padrão de produção e fornecedores certificados.

Este foi um dos pilares de um outro programa bancado pela Intel que viu nos integradores uma forma bem eficiente de popularizar sua plataforma Centrino. Foi criado um programa chamado VBI (verified by Intel) no qual os grandes fabricantes ODM produzem para a Intel barebones seguindo as especificações do mobileformfactors.org e com o projeto de hardware certificado pela Intel.

Vantagens para o cliente são muitas pois ele tem um hardware de qualidade, atualizado em relação ao mercado e com facilidade de reposição para componentes. Para os integradores também pois eles passaram a fazer com notebooks o que faziam com desktops anteriormente e muitos puderam sobreviver.

Bem me estendi além da pergunta do Rogério pois este assunto é bem mais complexo. Como já tinha falado no outro post uma empresa como a Sony que gasta bilhões de dólares em pesquisa de design terá um produto com um custo mais alto mesmo que ele seja produzido por um ODM. Mas isso não o fará melhor em termos de hardware ou mesmo aprova de defeitos como já vimos anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem me estendi além da pergunta do Rogério pois este assunto é bem mais complexo.

Não, não! Por favor, não se importe com isso! Se estenda ao infinito. Pra que serve o fórum se não para aprendermos mais através da troca de conhecimentos e experiências?

Eu me interesso muito por esse assunto de mercado e modelos de negócios. Especificamente no caso de notebooks. E você parece saber muito sobre isso. Você poderia me indicar outras fontes de informação? Estou aprendendo aos poucos. Achei muito interessante quando aprendi sobre os barebones. Há alguma forma de descobrir qual o fabricante de determinado notebook? O meu Intelbras i268, por exemplo, será fabricado pela Compal ou pela Quanta? O AmazonPC L93 será um Winstron ou um Inventec? Tem como descobrir isso sem abrir o notebook para procurar por etiquetas?

Qualquer outra informação sobre o mercado de notebooks, em especial no Brasil, será muito bem vinda. Um dado que quero muito saber e nunca achei é a participação de mercado de cada marca (só no caso dos notebooks). Quanto é a participação da Megaware? E da Kennex? E da Positivo? Enfim, qual a porcentagem de mercado de cada uma das marcas disponíveis no Brasil? Esse dado deve existir em algum lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelo toque.

Tem alguns reviews de notebooks que atingiram uma quantidade de postagens impressionante. São imensos e com certeza tem muita informação interessantes neles. O problema é achar no meio de tantos posts e páginas. O review do Kennex com HD2300 acho que é o recordista: no momento em que escrevo são 9.949 posts em 630 páginas! Haja informação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

eu creio que tem uma coisa ai que nao foi parado para ver tb

gateway o pedido que esta para eu enviar para o vendedor esta no numero 05446/09 vamos supor que isso é so a venda desse ano 5mil unidade se 1% teve algum defeito que aqui no forum vi gente com wifi ruim calombo nao sei aonde ja seria ums 50 pessoas com defeito agora um barebone qualquer ai que vende na em lojas cem e tal vendeu quanto ums 50 60 mil no ano? isso jogando baixo então e LOGICO que a taxa de gente reclamando e muito maior doque um gateway

eu pretendo pedir um MD 7826U com memoria 800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Rogerio,

Ela entrou com uma proposta muito boa em sua epoca e foi o que alavancou suas vendas e principalmente a competividade dos produtos similares. Antes nao viamos produtos como kennex, microboard, evolute e tantos outros tentando trazer produtos similares ao positivo. E claro com uma propaganda que deixa outros barebone deslealmente de marketing.. a Positivo conseguiu aliar as Casas Bahia que faz em milhoes de parcelas dando a crer o melhor negocio. E também tem a cultura brasileira devido a falta de conhecimento e a falta de interesse de se pesquisar o produto antes de compra-lo (qtas pessoas vão verificar por exemplo um "reclameaqui", sites onde de indicativo de satisfação pelo produto entre outras coisas). Depois de td isso fica fácil entender porque hj a Positivo cobra pelos seus produtos.

É a famosa lei de oferta e procura... e infelizmente se arrasta a um publico sem conhecimento e que compra achando o melhor negocio.

Abraços

Edson

Justamente, meu primeiro notebook foi um Positivo isso em março de 2007 pois, naquela época, era o único notebook no mercado nacional abaixo dos R$2000,00, paguei R$1699,00 senão me engano, vendi 6 meses depois e consegui comprar um HP pelo mesmo preço, infelizmente era da famigerada série DV6000, hj em dia, só compra porcaria quem quer, aqui mesmo no Fórum tá cheio de tópico de gente reclamando de problemas em notebooks, na maioria barebones, se tivessem pesquisado antes, talvez evitariam uma série de desagrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... qto ao Positivo, foi graças a esse barebone ultrapassado que vieram os demais. Infelizmente as vezes a necessidade não é aliada a compra. Me lembro de um Intelbras que minha namorada perdeu porque quis comprar no dia seguinte porque ela queria pesquisar na net outros notebooks.

Comentei com ela que o preço de 999,00 para aquele notebook tava de graça... mas ela nao quis... perdeu a promoção e quase comprou um EFCOM, que tem o hardware muito parecido com o Positivo. Infelizmente a Positivo, a medida que foi conseguindo seu espaço, foi mantendo o hardware mas com as vendas das Casas Bahia, vai nego la e compra um Celeron com 1gb de RAM por 1699 e acha que esta fazendo um otimo negocio... tudo por questao de nao saber pesquisar e achar que era o notebook "mais conhecido" mais barato do mercado.

Conclusão que tira: As vezes as pessoas não pensam na pesquisa e sim na marca, fica no "top of mind" da pessoa e ela nao pestaneja ao comprar um determinado notebook sendo que, foi o que ela pode comprar. Isso nao importa muito o hardware desde que atenda os requisitos basicos.

Só um comparativo entre barebones, estava eu ali mexendo no meu kennex quietinho (o celeron...rs) quando vejo o marido da amiga comprando um STI por 1899 achando que era o melhor notebook. Dai o cara coloca Priston Tale que não é nada pesado e acha que é o melhor notebook. Mais um pouco, ele me diz para eu comparar o kennex ao STI que veio com uma SiS Mirage S3+... logico que, nem need speed underground rodou no note dele. O pior foi o consumo de bateria, com o brilho no minimo, wireless ativo o note nao passa de 1hr e 10 min. O meu com placa dedicada com tudo no minimo e wireless ativo dura 1hr e 30min ligado direto(até hoje).

Ou seja, o cara joga o joguinho dele, navega na net, utiliza o note para trabalhos de estudio musical e acha o melhor notebook do mundo mesmo desconhecendo o hardware. O mais engraçado foi ter vindo com Windows Vista e o notebook ja ligar "arrastando", claro que uma semana depois deu problema no Windows Vista e hoje possui Windows XP no notebook.

Quis ressaltar que, apesar de tudo as pessoas compram por confiança em uma marca, talvez porque ja tiveram produtos da mesma, ou porque simplesmente é "tal marca"... vejo mtos ai com Sony Vaio que beleza do produto acham um destaque a parte, mas prefiro muito mais um bom hardware de um HP, Powernote e a melhor Gateway do que qualquer Sony Vaio em qualquer configuração. Em todas sem exceção ele sai perdendo, ate mesmo para Macbook eu vejo que o Sony é muito caro par ao que oferece.

Mas a intenção e proposta vai de cada um, eu estou no meu segundo kennex com C2D... a minha necessidade de um computador barato mas que atenda o que eu gosto de fazer aliado a um bom produto q nunca me deixou na mao é o queinteressa.

Claro que nao tem qualidade de acabamento e ate solução de refrigeração de empresas de barebone especializadas, mas é o suficiente para mim. Entre comprarum Gateway e um desktop, ainda prefiro ter meu desktop... o meu kennex ja da conta do recado do que preciso de games... mesmo que seja para jogar no minimo...

Bom acho que me expus e expliquei demais meus pontos de vista...

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das reclamações são de notes de baixo custo e de grande volume de vendas em varejistas. Isso independe de marca pois obviamente quanto mais unidades maior a porcentagem de falhas.

Observem que existem falhas grotescas como o erro na solda do BGA dos HP e as baterias que explodem dos Sony entre outros nas "grandes marcas" .

Sinceramente tenho algumas opiniões sobre a origem deste tópico. Na minha opinião ele foi criado com interesses fora ao debate que aqui fazemos e acho que a moderação tem atuado para reprimir isso basta ver o status do criador do tópico.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das reclamações são de notes de baixo custo e de grande volume de vendas em varejistas. Isso independe de marca pois obviamente quanto mais unidades maior a porcentagem de falhas.

Observem que existem falhas grotescas como o erro na solda do BGA dos HP e as baterias que explodem dos Sony entre outros nas "grandes marcas" .

Sinceramente tenho algumas opiniões sobre a origem deste tópico. Na minha opinião ele foi criado com interesses fora ao debate que aqui fazemos e acho que a moderação tem atuado para reprimir isso basta ver o status do criador do tópico.

T+

e o que acho tb e postei na penultima pagina aqui questao de matematica mais venda mais falha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo a ver este tópico e bem condizente.

Gostaria de agradecer.

Estava vendo a exorbitante diferença de preços de um note nos EUA compal, 445 dólares, quase um netbook o preço, e ainda com off-board ATI e tudo contra as mesmas configurações de outras marcas e não entendia o como seria possível isso.

Tudo bem que vem sem a CPU, pois é um barebone, mas nos EUA uma CPU intermediaria é coisa de 100 a 250 dólares.

http://computer-components.avadirect.com/product_details_parts.asp?PRID=14037 barebone

http://www.avadirect.com/product_details_parts.asp?PRID=12840 cpu 2ghz de 71 dolar

Só para parâmetro um toshiba destes básicos custa quase isso sem nada de mais, media dos 550 dólares.

Ta ai a explicação. Só não enxerga quem não quer.

Acredito que o único que fez milagres foi Cristo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho que esse é um tema polêmico e que não podemos generalizar.

Na minha experiência tenho um Compaq M2000 a 3 1/2 anos que a placa wireless ficava desabilitada (pois não a usava), quando resolvi usá-la numa tarde queimou, sem contar que a carcaça era muito bonita toda prateada, mas hoje está com uma aparência toda queimada, a proteção das caixas de som são de metal e estão um pouco enferrujadas sem contar que a fonte esquenta um bocado.

Meu cunhado tem um HP série 6000 que já queimou bateria e wireless -> AT. Depois queimou placa mãe -> AT. Agora queimou as portas USB.

Um amigo comprou um DELL vostro série 1000 e com uma semana dell (não resisti kkkkk) problema no LCD e no DVD.

Adquiri um Kennex U50SA e até o momento estou satisfeito com ele.

Acho que isso varia nem tanto pela marca mas por séries/lotes que podem tem componentes defeituosos ou mal arquitetados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ser mais claros a comparar da seguinte maneira: Se você me diz que há HP's otimos com boa durabilidade, que ele nao faz nada de errado... pode ter certeza alem de bom é CARO. O maior problema dos barebones no mercado por uma parte é culpa da Positivo. porque? porque simplesmente eles compram em batalhões de "kits" e vendem hardware obsoleto que ocasiona em mtos problemas. Mas isso também tem a ver com a questão de lucro de uma empresa onde a procura e venda é enorme por ter se difundido muito para o publico com menor conhecimento.

Então barebone passou a ser sinonimo de lixo e simplesmente isso.

Já vi exaustivamente nego indicando Gateway de modelos que tem até ATI HD3200 no lugar de um Powernote K4650 devido ser Gateway.

Eu entendo perfeitamente que existe um diferencial de qualidade entre algumas marcas e também de alguns barebones, mas o mais importante é sabermos de dados entre produtos sem fanatismo muito menos preconceito sobre produtos.

Já vi muita gente criticar os ACER da vida, mas o que mais vejo principalmente quando falo em questao de nivel nacional é ver a cada HP, DELL, COMPAQ... 3 ACER... e isso se diz algo alem do hardware ou do fato de ser barebone.

Alias vejo muita gente ai com ACER a 2 anos na boa, quando muito uma fonte queimada ou bateria desgastada por uso (coisa que muito DELL que ja vi por ai também faz).

Então acho que ao invés de pensar nas criticas a pessoa tem que utilizar o bom senso mesmo que seja para falar mal, mas que fale de forma consciente e oriente para algo superior dentre a faixa de valor procurada para as pessoas.

Enfim ja falei muito... rs

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Problema todos os notebooks dão. Acredito que uma das maiores diferenças é poder contar com uma assistência técnica decente, que resolve esses problemas da forma mais rápida possível.

Caras, desculpa o comentário inútil, mas meu note (HP) deu problema no HD e do meu amigo (tb HP) deu problema no LCD.... e foram 40 dias na AT, quando a gente ligava nem tinham informação sobre o note. Logo, pagar caro não é sinônimo de qualidade de AT, não na HP.

Quanto à DELL, outro colega teve problema na fonte do note, e no dia seguinte enviaram outra e coletaram a com defeito... sem brigas. Qualidade.

Com relação à Positivo, o do meu colega levou um queda daquelas, e continua funcionando, sem problemas.

Logo, a questão da marca é muito relativo... a concorrência têm aumentado a qualidade de vários notes.... (conforme já dito pelo colega "henriquemenino" em 16/07/09 10h10).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Um tópico de 5 estrelas! Esclareci muitas dúvidas lendo esse tópico. Já conhecia os notebooks recondicionados (refurbished), mas os barebones são novidade.

Os produtos barebone ou refurbished deveriam ser proibidos vender. O consumidor quando vai comprar um produto não vai querer comprar algo "semi-novo" ou de "fundo de quintal", e o pior de tudo é que as empresas mantém as informações sobre o produto ser refurbished ou barebone tudo em segredo, nunca estampam no comercial do produto que é refurbished ou barebone.

Gostei da expressão usada por alguém aqui nesse tópico: "Você compra um Fusca achando que é uma Ferrari!" É a mais pura verdade, nunca na vida alguém vai querer comprar um produto que não possui 100% de qualidade.

Eu admito que fui enganado e comprei recentemente um notebook SEMP TOSHIBA achando que o notebook era um TOSHIBA. O modelo do meu notebook é um STI IS 1462, até agora o notebook está funcionando sem problemas, porém o que eu ando achando de reclamações desse modelo pela internet é de preocupar. Uma coisa é certa, da próxima vez que eu comprar um notebook será um DELL ou SONY.

A pedidos de colegas que tiveram problemas com a SEMP TOSHIBA eu quero deixar bem claro a todos que não comprem os produtos SEMP TOSHIBA, seja pela qualidade dos produtos, pela assistência técnica precária ou ainda pela falta de respeito com o consumidor. Isso tudo que eu falei sobre a SEMP TOSHIBA INFORMÁTICA pode ser comprovado olhando as reclamações no site do reclameaqui ( http://www.reclameaqui.com.br).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa questão de "barebone" (que na verdade deveria ser chamado de notebook OEM e não de barebone) é polemica. Não se pode afirmar que barebone é ruim e muito menos que todo notebook de marca é bom e confiável.

Eu e 2 irmãos temos notebook da Mirax, O meu e um dos outros dois tem mais de 2 anos. Nenhum problema com esses 3 até agora.

Meu outro irmão tem um HP TX1020. Atualmente nem ligar ele liga, já foi para a assistência, foi arrumado e o problema voltou com menos de 1 mês.

Tanto o "barebone" como o notebook de marca estão sujeitos a problemas. Isso é questão de modelo e de sorte. A HP que é considerada uma das melhores marcas foi uma das que apresentou mais problemas recentemente, graças a linha TX1000, DV2000 e DV6000 equipadas com o chipset da nVidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de "barebone" (que na verdade deveria ser chamado de notebook OEM e não de barebone) é polemica. Não se pode afirmar que barebone é ruim e muito menos que todo notebook de marca é bom e confiável.

Eu e 2 irmãos temos notebook da Mirax, O meu e um dos outros dois tem mais de 2 anos. Nenhum problema com esses 3 até agora.

Meu outro irmão tem um HP TX1020. Atualmente nem ligar ele liga, já foi para a assistência, foi arrumado e o problema voltou com menos de 1 mês.

Tanto o "barebone" como o notebook de marca estão sujeitos a problemas. Isso é questão de modelo e de sorte. A HP que é considerada uma das melhores marcas foi uma das que apresentou mais problemas recentemente, graças a linha TX1000, DV2000 e DV6000 equipadas com o chipset da nVidia.

Ae entra a questão da garantia e assistência técnica também. Notebooks de marca te dão uma seguranã bem maior. Por mais que apresentem problema, normalmente a garantia é eficiente e a assistência técnica é boa além de terem diversas pela cidade.

Já nos barebones o risco é maior. Citando a própria Mirax, minha colega de trabalho tem um Mirax. 1 ano e 6 meses depois de uso, deu um problema no lcd. Já estava fora da garantia. Agora ela ta batalhando em centenas de lugares e ninguém consegue a peça pra ela repor. Muitos prometem importar e etc mas simplesmente ninguém consegue,

Notebooks de marca normalmente não se tem estes tipos de problemas, dentro ou fora da garantia consegue-se uma assistência. Essa acho ser uma diferença primordial, é meio lógico uma "loja" em um canto de uma cidade qualquer ae que monta notebooks em cima de barebones e saem vendendo notebooks pro Brasil todo por preços inferiores não terem uma assistência tão eficiente quanto a de marcas de renome com centenas de autorizadas espalhadas pelo país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Hairton concordo.

Só que não devemos pensar assim, é óbvio que assistência técnica de uma empresa de renome é melhor, pois no preço final você paga isso. Até um tempo atrás eu comentava que a grande diferença poderia ser a carcaça e óbvio componentes que podem ser substituídos.

Esses dias tive uma surpresa, o preço desse DELL Inspiron 15 está ótimo, pois trata-se de um dell. Pórem quando vi o notebook pessoalmente, a primeira coisa que notei foi a carcaça um pouco diferente do KENNEX, os demais componentes dão show. Mas ficou a aparença de um notebook simples, sem chamativo e atrativo algum.

Como tudo na vida devemos pesquisar e etc. Tudo vai depender do orçamento e gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ae entra a questão da garantia e assistência técnica também. Notebooks de marca te dão uma seguranã bem maior. Por mais que apresentem problema, normalmente a garantia é eficiente e a assistência técnica é boa além de terem diversas pela cidade.

Já nos barebones o risco é maior. Citando a própria Mirax, minha colega de trabalho tem um Mirax. 1 ano e 6 meses depois de uso, deu um problema no lcd. Já estava fora da garantia. Agora ela ta batalhando em centenas de lugares e ninguém consegue a peça pra ela repor. Muitos prometem importar e etc mas simplesmente ninguém consegue,

Notebooks de marca normalmente não se tem estes tipos de problemas, dentro ou fora da garantia consegue-se uma assistência. Essa acho ser uma diferença primordial, é meio lógico uma "loja" em um canto de uma cidade qualquer ae que monta notebooks em cima de barebones e saem vendendo notebooks pro Brasil todo por preços inferiores não terem uma assistência tão eficiente quanto a de marcas de renome com centenas de autorizadas espalhadas pelo país.

Mas ai a questão não é ser de marca ou OEM...

A Mirax acho que está mau das pernas, tem tempo que não vejo lançamento dela e está difícil achar notebooks dela a venda. Só tem modelos antigos e caros (que parece que ficaram encalhados na loja).

A STI, a Positivo e a CCE, por exemplo. São marcas que usam notebook OEM mas dificilmente deixarão o cliente e assistências na mão. Podem pecar na assistência em garantia dela mas possuem estruturas grandes no país.

Já a Gateway (que é um notebook de marca) possui um estrutura pequena no país, semelhante a da Powernote (notebook OEM). A chance de qualquer uma dessas duas fechar no país e deixar os clientes sem assistência é maior do que das 3 que citei antes. Possuem estrutura menor, com menos funcionários e, por isso, mas fácil de ser fechada caso aconteça algum problema sério. A fama (pelo menos aqui no fórum) é que estas duas marcas tem assistência rápida e eficiente no Brasil e nenhuma das duas tem várias assistências técnicas espalhadas no país.

A Acer (outro notebook de marca) não sei como está atualmente. Mas a fama da assistência dela era péssima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!