Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Refrigeração nunca é de mais, caro Michel.

As temperaturas da placa mãe, placa de vídeo e hd podem atingir níveis mais baixos. Se podemos aumentar a vida útil dos componentes, por que não fazê-lo?

O seu gabinete possui capacidade para a instalação de fans 120mm? Quantos são e onde ficam os locais para instalação de fans?

Instalando a princípio: dois fans fazendo a exaustão do ar aquecido (parte posterior ou topo/teto do gabinete) e um fan injetando ar fresco (parte frontal inferior ou tampa lateral), eu creio que as temperaturas diminuirão substancialmente.

A organização do cabeamento da fonte também favorece um fluxo de ar contínuo e sem turbulência, o que propicia a rápida exaustão do ar aquecido e concentrado no topo do gabinete.

Limpeza cíclica do gabinete e componentes também ajuda no controle da temperatura.

Bem, é basicamente isso.

Abraço.

Postado

Minha GTX 580 está com temperaturas muito elevadas, chega aos 80°c em menos de 5 minutos de jogo, tenho cooler lateral ventilando ela mas parece nao estar adiantando, meu gabinete possui 2 superior(tirando), 1 frontal(colocando), 1 traseiro(tirando) e o lateral(colocando)... alguma sugestao?? :confused:

Postado
Minha GTX 580 está com temperaturas muito elevadas, chega aos 80°c em menos de 5 minutos de jogo, tenho cooler lateral ventilando ela mas parece nao estar adiantando, meu gabinete possui 2 superior(tirando), 1 frontal(colocando), 1 traseiro(tirando) e o lateral(colocando)... alguma sugestao?? :confused:

A temperatura em full está aceitável para a placa. Leve em conta que passamos por um período de muito calor.

Você faz uso de programas como o EVGA Precision? Com ele é possível gerenciar parâmetros de funcionamento do fan; isso pode favorecer a diminuição da temperatura. Caso use, qual a atual % de operação do fan?

Em qual slot está posicionada a placa? Teste em outro posicionamento e verifique se há alguma melhora.

O gabinete está acomodado em local apertado e concentrador de calor? Isso faz diferença na temperatura do hardware em geral.

Os drivers estão atualizados?

Adote com frequência, o seguinte cuidado:

Verifique, periodicamente, se o cooler da placa está trabalhando normalmente, livre de sujeira e totalmente funcional.

Abraço.

Postado
A temperatura em full está aceitável para a placa. Leve em conta que passamos por um período de muito calor.

Você faz uso de programas como o EVGA Precision? Com ele é possível gerenciar parâmetros de funcionamento do fan; isso pode favorecer a diminuição da temperatura. Caso use, qual a atual % de operação do fan?

Em qual slot está posicionada a placa? Teste em outro posicionamento e verifique se há alguma melhora.

O gabinete está acomodado em local apertado e concentrador de calor? Isso faz diferença na temperatura do hardware em geral.

Os drivers estão atualizados?

Adote com frequência, o seguinte cuidado:

Verifique, periodicamente, se o cooler da placa está trabalhando normalmente, livre de sujeira e totalmente funcional.

Abraço.

Nao conhecia o programa (placa de video da Sparkle), uso o HW Monitor, e a atual % do fan normalmente nao passa de 50~60% mesmo em full...

Minha placa-mãe é uma P8Z68-V PRO, está no primeiro slot.

O gabinete nao está em local apertado, esta em cima da escrivaninha e nao há nada que bloqueie seu fluxo de ar.

Verifico os drivers semanalmente e está atualizado.

Limpo o pc por completo 1 vez por mes, o cooler está bem limpo, nada impede seu funcionamento.

Postado
Nao conhecia o programa (placa de video da Sparkle), uso o HW Monitor, e a atual % do fan normalmente nao passa de 50~60% mesmo em full...

Minha placa-mãe é uma P8Z68-V PRO, está no primeiro slot.

O gabinete nao está em local apertado, esta em cima da escrivaninha e nao há nada que bloqueie seu fluxo de ar.

Verifico os drivers semanalmente e está atualizado.

Limpo o pc por completo 1 vez por mes, o cooler está bem limpo, nada impede seu funcionamento.

se ta a 50-60% então... usa 100% quando voce ta jogando..

ou SpeedFan

Postado
se ta a 50-60% então... usa 100% quando voce ta jogando..

ou SpeedFan

Amigo, como faço para mudar a % pelo speed fan?? eu procurei mas nao consegui adicionalo para controlar...

Ja fez overclock em seu i7 2600k???de qunto??

Postado
Amigo, como faço para mudar a % pelo speed fan?? eu procurei mas nao consegui adicionalo para controlar...

Ja fez overclock em seu i7 2600k???de qunto??

pelo speed fan, eu coloco tudo a 100% quando to jgoando... troca a porcentagem.. aumenta de 5 a 5

overclock no meu i7 so' a 4,5ghz, mais do que isso precisava trocar o vcore, e eu nao sou muito fanatico de ficar reiniciando toda hora o pc rs

mas mesmo com overclock, a temperatura do meu cpu e' otimo pela boa refrigeracao que meu h100 rende e a circulacao de ar, no meu caso, pressao positiva. Por exemplo, a 3,4ghz, full, a temperatura fica em torno a 40-42 graus, em idle, chega as vezes a 25graus. Isso sem overclock, as temperaturas com overclock nao lembro muito bem

http://forum.clubedohardware.com.br/casemod/1019593

da uma olhada, nos fans que coloquei rs

Postado

Hoje peguei a furadeira e fiz diversos furos no gabinete para compensar a parte que nao era aberta do cooler que injetava ar na vga. montei tudo certo e fui ver o jogo, volto ao pc o cooler que eu coloquei está cheirando queimado mas ontem funcionou dia todo normal.

O que pode ter dado de errado ao eu furar o restante para passagem de ar? Nao está raspando as pás do cooler na janela do gabinete.

Postado
Hoje peguei a furadeira e fiz diversos furos no gabinete para compensar a parte que nao era aberta do cooler que injetava ar na vga. montei tudo certo e fui ver o jogo, volto ao pc o cooler que eu coloquei está cheirando queimado mas ontem funcionou dia todo normal.

O que pode ter dado de errado ao eu furar o restante para passagem de ar? Nao está raspando as pás do cooler na janela do gabinete.

Provavelmente, o cheiro vem da principal suspeita, a sua FONTE! Qual o modelo dela? Cuidado, os danos gerados pelo colapso da fonte podem ser grandes!

Aproveite e inspecione a sua placa-mãe à procura de algum capacitor estufado ou queimado.

Conselho: se faz uso de estabilizador, eu recomendo que não o utilize mais, pois é um verdadeiro 'assassino' de fontes de alimentação!

Abraço!

Postado
Refrigeração nunca é de mais, caro Michel.

As temperaturas da placa mãe, placa de vídeo e hd podem atingir níveis mais baixos. Se podemos aumentar a vida útil dos componentes, por que não fazê-lo?

O seu gabinete possui capacidade para a instalação de fans 120mm? Quantos são e onde ficam os locais para instalação de fans?

Instalando a princípio: dois fans fazendo a exaustão do ar aquecido (parte posterior ou topo/teto do gabinete) e um fan injetando ar fresco (parte frontal inferior ou tampa lateral), eu creio que as temperaturas diminuirão substancialmente.

A organização do cabeamento da fonte também favorece um fluxo de ar contínuo e sem turbulência, o que propicia a rápida exaustão do ar aquecido e concentrado no topo do gabinete.

Limpeza cíclica do gabinete e componentes também ajuda no controle da temperatura.

Bem, é basicamente isso.

Abraço.

Obrigado pela resposta;

Bom, o gabinete suporta fans de 120mm na parte frontal e traseira...

Como já há o exaustor da fonte retirando ar do cooler do processador, irei instalar novos coolers de 120mm sendo na posição normal na traseira, e um exaustor na dianteira...

Postarei novos resultados;

Obrigado.

Postado
Obrigado pela resposta;

Bom, o gabinete suporta fans de 120mm na parte frontal e traseira...

Como já há o exaustor da fonte retirando ar do cooler do processador, irei instalar novos coolers de 120mm sendo na posição normal na traseira, e um exaustor na dianteira...

Postarei novos resultados;

Obrigado.

O mais certo seria colocar o da traseira tirando o ar quente,e o da frente empurrando ar frio..

Até mesmo por que o fan da frente geralmente é na parte de baixo e na parte de baixo não tem ar quente!!

Postado
O mais certo seria colocar o da traseira tirando o ar quente,e o da frente empurrando ar frio..

Até mesmo por que o fan da frente geralmente é na parte de baixo e na parte de baixo não tem ar quente!!

Exatamente mated!

Michel, posicione o fan 120mm traseiro na posição de exaustão e o fan 120mm frontal/inferior na posição de injeção de ar. Isso criará um correto fluxo dentro do seu gabinete.

Apenas o fan da sua fonte de alimentação, não dará conta da tarefa de eliminar o ar aquecido no gabinete; o fan da fonte mal dá conta de resfriar a própria, ok!

Abraço!

Postado

Obrigado pelas respostas;

Esqueci de mencionar que o gabinete tem também um espaço para cooler na chapa, pois é de acrílico.

Então poderei bem manter a ideia de exaustor na frontal e cooler na traseira, pois acho que irá gerar um grande fluxo de poeira em cima da placa do HD, como se trata de um cooler de 120mm, já que posicionei o cooler da chapa como exaustor, justamente para não levar poeira as memórias.

Também tenho o pensamento de posicionar os 2 coolers de 120mm jogando ar para o sistema e colocando o HD na ultima baia, o que gerará um grande fluxo de ar interno, que poderá estar sendo retirado pelo de 9mm instalado na chapa.

Postado
Provavelmente, o cheiro vem da principal suspeita, a sua FONTE! Qual o modelo dela? Cuidado, os danos gerados pelo colapso da fonte podem ser grandes!

Aproveite e inspecione a sua placa-mãe à procura de algum capacitor estufado ou queimado.

Conselho: se faz uso de estabilizador, eu recomendo que não o utilize mais, pois é um verdadeiro 'assassino' de fontes de alimentação!

Abraço!

No momento estou so com o filtro de linha e uma corsair, as tensoes da fonte está tudo o ok. será que o cooler nao estava predendo em algo que forçou demais ele? (lembrando que em dois dias de uso nao deu problema e foi dar justo depois de eu completar os furos).

Se for a fonte eu estou perdido hehehe

Postado
Obrigado pelas respostas;

Esqueci de mencionar que o gabinete tem também um espaço para cooler na chapa, pois é de acrílico.

Então poderei bem manter a ideia de exaustor na frontal e cooler na traseira, pois acho que irá gerar um grande fluxo de poeira em cima da placa do HD, como se trata de um cooler de 120mm, já que posicionei o cooler da chapa como exaustor, justamente para não levar poeira as memórias.

Também tenho o pensamento de posicionar os 2 coolers de 120mm jogando ar para o sistema e colocando o HD na ultima baia, o que gerará um grande fluxo de ar interno, que poderá estar sendo retirado pelo de 9mm instalado na chapa.

Michel, como regra básica, os fans localizados na seção inferior (próxima ao painel frontal) e no painel lateral devem injetar ar frio dentro do gabinete. Os fans situados na seção superior do gabinete (painel traseiro e topo/teto do gabinete), pela regra básica, devem retirar o ar aquecido da seção superior, entende?

Infelizmente, o efeito colateral é traduzido no acúmulo gradual de poeira dentro do gabinete, porém, o fato pode ser atenuado utilizando os filtros específicos para esse fim (comprados ou improvisados com meia calça feminina, por exemplo).

O ideal seria deixar apenas o fan traseiro como exaustor (retirando o ar) e o fan frontal como injetor de ar frio. Não utilize o fan do painel lateral como exaustor, pois ele não está permitindo que o ar frio chegue aos componentes, entende?

Abraço.

No momento estou so com o filtro de linha e uma corsair, as tensoes da fonte está tudo o ok. será que o cooler nao estava predendo em algo que forçou demais ele? (lembrando que em dois dias de uso nao deu problema e foi dar justo depois de eu completar os furos).

Se for a fonte eu estou perdido hehehe

Se o fan em questão esbarrasse em algum lugar, eu creio que seria possível ouvir o atrito entre as partes.

Inspecionou os capacitores da placa mãe? Não há nenhum estufado?

Continue monitorando! Se o cheiro persistir, eu sugiro que desligue o pc imediatamente, ok!

• Curtir 1
Postado

Perfeito;

Irei comprar os fans 120mm, como exaustor na traseira, colocando ar no gabinete na frontal.

O problema é que a placa-mãe em questão não possui mais de um conector para fans auxiliares, tenho que improvisar ou comprar adaptadores.

Postarei os resultados.

Obrigado.

Postado
Perfeito;

Irei comprar os fans 120mm, como exaustor na traseira, colocando ar no gabinete na frontal.

O problema é que a placa-mãe em questão não possui mais de um conector para fans auxiliares, tenho que improvisar ou comprar adaptadores.

Postarei os resultados.

Obrigado.

Creio que obterá bons resultados assim.

Você pode plugar um dos fans diretamente na porta SYS/CHASSIS_FAN (dependendo da denominação da sua placa) e o outro diretamente ao cabeamento da fonte. Caso ela não possua os conectores próprios, você pode adquirir adaptadores molex, ok!

Abraço!

PS: esqueci-me de mencionar; eu sugiro uma visita ao tópico específico sobre fans (na área de refrigeração) e escolha fans de alta performance indicados pelos usuários. Busque fans com alto CFM, pressão e níveis de ruído reduzidos, ok!

• Curtir 1
Postado

Se o fan em questão esbarrasse em algum lugar, eu creio que seria possível ouvir o atrito entre as partes.

Inspecionou os capacitores da placa mãe? Não há nenhum estufado?

Continue monitorando! Se o cheiro persistir, eu sugiro que desligue o pc imediatamente, ok!

Então, eu tinha 3 fans iguais parados, testei os 3 e não teve o cheiro forte de queimado, mas quando eu desligo e vou colocar a mao no centro do fan ele está muito quente (e se colocar o nariz perto da para sentir um cheiro mais forte).

porém o fan de exaustor que é um modelo diferente e está ligado na placa-mãe (e sempre funcionando a 100%) ele nao esquenta tanto e nem cheira nada.

Será que é o modelo do fan que esquenta menos ou pode ser a fonte mesmo um modelo esquentando e o outro nao?

Postado
Então, eu tinha 3 fans iguais parados, testei os 3 e não teve o cheiro forte de queimado, mas quando eu desligo e vou colocar a mao no centro do fan ele está muito quente (e se colocar o nariz perto da para sentir um cheiro mais forte).

porém o fan de exaustor que é um modelo diferente e está ligado na placa-mãe (e sempre funcionando a 100%) ele nao esquenta tanto e nem cheira nada.

Será que é o modelo do fan que esquenta menos ou pode ser a fonte mesmo um modelo esquentando e o outro nao?

1) Experimente ligar à placa mãe um fan do modelo no qual você identificou o aquecimento e o cheiro forte.

2) Ligue o fan exaustor que estava ligado à placa mãe, na fonte. Veja se ocorre o mesmo aquecimento e ocorrência de cheiro forte nesse fan, ok!

Qual o modelo do fan que apresenta aquecimento e odor forte? Ele é sleeve ou ball bearing?

Se a fonte não está apresentando odor de queimado, vamos deixá-la de lado, por enquanto!

Postado
1) Experimente ligar à placa mãe um fan do modelo no qual você identificou o aquecimento e o cheiro forte.

2) Ligue o fan exaustor que estava ligado à placa mãe, na fonte. Veja se ocorre o mesmo aquecimento e ocorrência de cheiro forte nesse fan, ok!

Qual o modelo do fan que apresenta aquecimento e odor forte? Ele é sleeve ou ball bearing?

Se a fonte não está apresentando odor de queimado, vamos deixá-la de lado, por enquanto!

O fan que ta na fonte so tem entrada 3 pinos e o que está esquentando só molex. Eu comprei no ebay, ta escrito " brushless dc fan" e tb "FW-12V _ DC"

Significa algo?

Como identifico a diferença entre sleeve ou ball bearing para eu te falar?

Postado

Olá pessoal!

Gostaria que avaliassem minhas temperaturas, meu note é um Dell Vostro 1014, Intel Core 2 Duo P8400, 4 giga de ram, Hd 160 giga WD.

Em Idle:

idletlc.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Em Full:

fullof.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Recentemente troquei de processador, aproveitei e limpei o cooler, e também troquei a pasta térmica.

Obrigado.

Postado
acho que em full a temperatura ta muito alto

Pois é, eu estava meio desconfiado mesmo...

Porém não sei o que fazer, já que é um notebook, não tem como colocar mais ventoinhas...

Antigamente tinha em processador celeron 900 2.20Ghz, e o máximo que a temperatura atingia era 70 graus, mas pra chegar a isso era muito raro, só em dias muito quentes e a cpu em 100%.

Depois que troquei de processador esta esquentando mais, teve uma vez que o processador bateu 88 graus!!

Já desmontei o notebook 2 vezes pra checar se esta tudo bem encaixo, e pelo que eu vi, esta tudo ok.

O que posso fazer?

Obrigado.

Postado

Minha placa mãe ta esquentando muito.

E tipo, quando vou jogar qualquer jogo, depois de alguns minutos o PC reinicia.

Só reinicia quando jogo algo ou quando vou assistir algum vídeo de alta qualidade...

http://i52.tinypic.com/24pyw46.jpg

É essa a temperatura que fica quando to usando só net e tal

em jogo e vídeo HQ chega nos 105º e o PC trava e reinicia.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!