Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

  • Membro VIP
Eu nao queria trocar de cooler agora (grana ta complicada hehehe).

Nao tem mais nenhum jeito possivel a nao ser a troca? Na "teoria" o cooler box nao era para dar conta ao menos de manter a uma temperatura estavel sem over?

Entendo, aqui tambem to torcendo pra não precisar trocar nada agora heheh. E o cooler box era pra dar conta sim, com folga inclusive. Aí que abre a hipotese de o cooler ter algum defeito, ou estar mal fixado, ou o fan estar entupido e girando muito lentamente. Já verificou se a presilha ta encaixando direitinho, se o cooler tá firme?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, aqui tambem to torcendo pra não precisar trocar nada agora heheh. E o cooler box era pra dar conta sim, com folga inclusive. Aí que abre a hipotese de o cooler ter algum defeito, ou estar mal fixado, ou o fan estar entupido e girando muito lentamente. Já verificou se a presilha ta encaixando direitinho, se o cooler tá firme?

A presilha que da pressao no cooler é muito chata de entrar porém está dando pressao e o cooler ta firme, apenas nao sei se a pressao é a correta ou nao mas aparentemente está td ok.

Nao tem poeira nenhuma ja que estou limpando quase toda semana preocupado com as temperaturas.

O cooler está quando full por volta de 3100 rpm, está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A presilha que da pressao no cooler é muito chata de entrar porém está dando pressao e o cooler ta firme, apenas nao sei se a pressao é a correta ou nao mas aparentemente está td ok.

Nao tem poeira nenhuma ja que estou limpando quase toda semana preocupado com as temperaturas.

O cooler está quando full por volta de 3100 rpm, está correto?

Ta ok, mas se não tivesse esquentando tanto, certamente estaria a uns 2300 rpm, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, independente de o gabinete estar deitado, tem que haver um fluxo de ar passando pelas peças, refrigerando-as e saindo. Isso só será possível se na frente ou embaixo colocar coolers injetando ar e em cima/atrás coolers exaustando ar. o cooler lateral tambem deve injetar ar. O fato do gabinete estar deitado só dificulta um pouco a circulação, mas o esquema deve ser o mesmo. O ar quente tende a subir. Quando o gabinete está em pé, ele sai após ter refrescado todos os componentes, mas na montagem que fez aí, ele não passa em quase nada e sai pelo cooler do meio... tudo errado. O A70 é um bocado melhor que o TX3, cerca de 9 graus em full no teste do CDH, mas o TX3 dará conta do 2500K com um over razoável.

beleza, então em full com o i5 sem over, você acha q o TX3 vai deixar a qtos graus?

To qse convencido q vai ser o TX3 + eskema dos fans!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
beleza, então em full com o i5 sem over, você acha q o TX3 vai deixar a qtos graus?

To qse convencido q vai ser o TX3 + eskema dos fans!

valeu

Sem over, uns 50 em full nos jogos. Com over, uns 58 por aí. É um processador de TDP 95W, e quando eu usava um E2180 @ 3.33 GHz 1.4v (140W de TDP), segurava tranquilo a 63 em full num gabinete ruim, com o fan na rotação mínima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou prestes a colocar um fan de 120mm para jogar ar em direção a VGA e me deparo na internet: " um fan jogando ar em direção a VGA que nao seja o fan frontal vai com certeza queimar o cooler de sua VGA"

Essa informação é verdadeira? Caso sim eu usei por um tempo errado? :unsure:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou prestes a colocar um fan de 120mm para jogar ar em direção a VGA e me deparo na internet: " um fan jogando ar em direção a VGA que nao seja o fan frontal vai com certeza queimar o cooler de sua VGA"

Essa informação é verdadeira? Caso sim eu usei por um tempo errado? :unsure:

Abraços

Cara quem falou isso deve ser o maior ***** que eu ja vi..

Da uma olhada aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-e-o-Melhor-Local-para-Instalar-Uma-Ventoinha-no-Gabinete-Parte-2/2468

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou prestes a colocar um fan de 120mm para jogar ar em direção a VGA e me deparo na internet: " um fan jogando ar em direção a VGA que nao seja o fan frontal vai com certeza queimar o cooler de sua VGA"

Essa informação é verdadeira? Caso sim eu usei por um tempo errado? :unsure:

Abraços

Meu caro, há tempos a minha funciona perfeitamente com um Akasa Viper despejando grande quantidade de ar sobre a ela.

Inúmeros fatores podem provocar a pane do cooler da VGA. Acredito que o redator dessa informação tenha tido, tão somente, azar com o componente dele!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu estou prestes a colocar um fan de 120mm para jogar ar em direção a VGA e me deparo na internet: " um fan jogando ar em direção a VGA que nao seja o fan frontal vai com certeza queimar o cooler de sua VGA"

Essa informação é verdadeira? Caso sim eu usei por um tempo errado? :unsure:

Abraços

Morri de rir aqui uehauehuaehuahe. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Um cooler lateral jogando ar na vga, numa combinação adequada com uns 2 exaustores, ajuda bastante na ventilação de todo o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morri de rir aqui uehauehuaehuahe. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Um cooler lateral jogando ar na vga, numa combinação adequada com uns 2 exaustores, ajuda bastante na ventilação de todo o PC.

Fico feliz em saber, por que eu estava assustado hehehe :D

Outra duvida:

Pode colocar fan de 120mm no lugar que so cabe de 80mm (assim uma parte do fan ficara sem a abertura de ar). Em casos que a nessecidade aperta pode fazer a adaptação ou não?

Outra coisa: como exaustor só tem o fan traseiro pois nao tem lugar para fan no teto então é melhor deixar como está (dois ou tres fan injetando ar e um tirando ou apenas um injetando e um tirando?) Do jeito que está as temperaturas ficam melhores que apenas dois fan com pressao neutra.

Onde posso adaptar mais um fan de exaustor nesse RIDICULO gabinete generico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fico feliz em saber, por que eu estava assustado hehehe :D

Outra duvida:

Pode colocar fan de 120mm no lugar que so cabe de 80mm (assim uma parte do fan ficara sem a abertura de ar). Em casos que a nessecidade aperta pode fazer a adaptação ou não?

Outra coisa: como exaustor só tem o fan traseiro pois nao tem lugar para fan no teto então é melhor deixar como está (dois ou tres fan injetando ar e um tirando ou apenas um injetando e um tirando?) Do jeito que está as temperaturas ficam melhores que apenas dois fan com pressao neutra.

Onde posso adaptar mais um fan de exaustor nesse RIDICULO gabinete generico?

Pra saber qual fica melhor só testando (mais fans injetando e menos tirando, neutros, ou mais fans tirando e menos injetando). voce poderia adaptar sim o fan de 120 no buraco de 80. E poderia adaptar um fan exaustor nos slots traseiros do gabinete, logo abaixo da placa de video, deve ajudar na refrigeração da VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz em saber, por que eu estava assustado hehehe :D

Outra duvida:

Pode colocar fan de 120mm no lugar que so cabe de 80mm (assim uma parte do fan ficara sem a abertura de ar). Em casos que a nessecidade aperta pode fazer a adaptação ou não?

Outra coisa: como exaustor só tem o fan traseiro pois nao tem lugar para fan no teto então é melhor deixar como está (dois ou tres fan injetando ar e um tirando ou apenas um injetando e um tirando?) Do jeito que está as temperaturas ficam melhores que apenas dois fan com pressao neutra.

Onde posso adaptar mais um fan de exaustor nesse RIDICULO gabinete generico?

Olá, meu caro.

O mais sensato seria trocar o gabinete. Existem ótimas opções no que diz respeito ao preço e funcionalidade (Thermaltake v3, Thermaltake Commander e muitos modelos básicos Cooler Master da série Elite).

Normalmente, a prioridade absoluta de quem possui um gabinete acanhado e com poucas opções para instalação de Fans é a exaustão do ar aquecido!

Já experimentou apenas o Fan traseiro como exaustor? Você pode instalar/adaptar um Fan adicional no teto (entre a fonte e as baias de CDDVD) do gabinete, pois é o local que mais concentra ar quente dentro do gabinete, porém, você terá que cortar o topo, ok!

Caso o seu gabinete suporte apenas Fans 80mm, sugiro os Akasa de 32CFM; existem genéricos que geram mais fluxo e pressão de ar, porém, sacrificam os níveis de ruido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

O mais sensato seria trocar o gabinete. Existem ótimas opções no que diz respeito ao preço e funcionalidade (Thermaltake v3, Thermaltake Commander e muitos modelos básicos Cooler Master da série Elite).

Normalmente, a prioridade absoluta de quem possui um gabinete acanhado e com poucas opções para instalação de Fans é a exaustão do ar aquecido!

Já experimentou apenas o Fan traseiro como exaustor? Você pode instalar/adaptar um Fan adicional no teto (entre a fonte e as baias de CDDVD) do gabinete, pois é o local que mais concentra ar quente dentro do gabinete, porém, você terá que cortar o topo, ok!

Caso o seu gabinete suporte apenas Fans 80mm, sugiro os Akasa de 32CFM; existem genéricos que geram mais fluxo e pressão de ar, porém, sacrificam os níveis de ruido.

Bem que eu queria trocar o gabinete, mas estou sem grana até para comprar o tx3 hehehe :D

Então, apenas com o fan de exaustão fica pior do que 2 fans injetando e um tirando.

Eu posso então colocar o fan de 120mm mas eu teria que cortar para ele caber inteiro ou pode colcoar de boa? (com uma parte do fan fora da area aberta claro)

É melhor colocar um nos slots como exaustor ou um injetando ar direto na VGA?

Obrigado, novamente ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que eu queria trocar o gabinete, mas estou sem grana até para comprar o tx3 hehehe :D

Então, apenas com o fan de exaustão fica pior do que 2 fans injetando e um tirando.

Eu posso então colocar o fan de 120mm mas eu teria que cortar para ele caber inteiro ou pode colcoar de boa? (com uma parte do fan fora da area aberta claro)

É melhor colocar um nos slots como exaustor ou um injetando ar direto na VGA?

Obrigado, novamente ;)

Ao adaptar o fan 120mm sobre uma abertura projetada para 80mm ou 92mm (até é possível), você não conseguiria extrair todo o potencial do fan. O melhor seria cortar o local onde ocorrerá a adaptação com mesmo diâmetro dos hélices (pás) do fan 120mm, mas se isso não for possível (se você não dispuser de meios adequados), uma solução para atenuar a perda de desempenho do fan adaptado é retirar a 'grade colmeia' (com um simples alicate de corte) e deixar o espaço desimpedido (essa grade prejudica muito o fluxo do ar e provoca barulho durante a passagem forçada do mesmo).

Outra boa alternativa é colocar uma baia fan 120mm, nas baias de CDDVD. A baia fan não é um artigo caro e ajudará bastante na injeção ou exaustão de ar (faça os testes para averiguar qual a configuração traz mais ganhos).

Adaptar um fan nos slots de expansão, particularmente, não acho válido. Porém, faça testes e veja se lhe serve bem!

Abraço!

PS: esqueci-me de perguntar; onde estão localizados os dois fans injetores de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao adaptar o fan 120mm sobre uma abertura projetada para 80mm ou 92mm (até é possível), você não conseguiria extrair todo o potencial do fan. O melhor seria cortar o local onde ocorrerá a adaptação com mesmo diâmetro dos hélices (pás) do fan 120mm, mas se isso não for possível (se você não dispuser de meios adequados), uma solução para atenuar a perda de desempenho do fan adaptado é retirar a 'grade colmeia' (com um simples alicate de corte) e deixar o espaço desimpedido (essa grade prejudica muito o fluxo do ar e provoca barulho durante a passagem forçada do mesmo).

Outra boa alternativa é colocar uma baia fan 120mm, nas baias de CDDVD. A baia fan não é um artigo caro e ajudará bastante na injeção ou exaustão de ar (faça os testes para averiguar qual a configuração traz mais ganhos).

Adaptar um fan nos slots de expansão, particularmente, não acho válido. Porém, faça testes e veja se lhe serve bem!

Abraço!

PS: esqueci-me de perguntar; onde estão localizados os dois fans injetores de ar?

Vou então retirar a grade colmeia ^_^ (com alicate comum da? achei que precisaria de um dremel ai sim eu estaria perdido)

No momento os dois fan injetores estão jogando ar no processador e na VGA.

Obrigado amigos pela atenção, estão ajudando bastante. Agora vou retirar a grade colmeia e trocar para o cooler maior e ver no que da, aguardem os resultados :D

Edit: Precisa obrigatoriamente de grelha ou pode apenas cortar a grade colmeia sem perigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou então retirar a grade colmeia ^_^ (com alicate comum da? achei que precisaria de um dremel ai sim eu estaria perdido)

No momento os dois fan injetores estão jogando ar no processador e na VGA.

Obrigado amigos pela atenção, estão ajudando bastante. Agora vou retirar a grade colmeia e trocar para o cooler maior e ver no que da, aguardem os resultados :D

Edit: Precisa obrigatoriamente de grelha ou pode apenas cortar a grade colmeia sem perigo?

A grelha oferece um pouco de segurança e dá um acabamento melhor, mas pode apenas cortar. Você ainda pode arrematar, para melhor acabamento, com borracha U (ou improvisando a borracha U com um pedaço de fio). Use um estilete e corte o fio precisamente; fica muito semelhante ao acabamento com a borracha verdadeira.

O alicate é o modelo com ponteira para corte (diferente do alicate comum para uso geral).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grelha oferece um pouco de segurança e dá um acabamento melhor, mas pode apenas cortar. Você ainda pode arrematar, para melhor acabamento, com borracha U (ou improvisando a borracha U com um pedaço de fio). Use um estilete e corte o fio precisamente; fica muito semelhante ao acabamento com a borracha verdadeira.

O alicate é o modelo com ponteira para corte (diferente do alicate comum para uso geral).

que tipo de fio? tem que ser meio grosso certo?

Eu tenho um alicate com ponteira para corte mas é muito mais grosso que o buraco da grade então tenho que encontrar outro :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que tipo de fio? tem que ser meio grosso certo?

Eu tenho um alicate com ponteira para corte mas é muito mais grosso que o buraco da grade então tenho que encontrar outro :lol:

Já utilizei, antigamente, capas de fios telefônicos e capas de cabos antigos de força (do próprio pc). As borrachas U não são caras. Um exemplo: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=94&categoria=685&subcategoria=0&id=361

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já utilizei, antigamente, capas de fios telefônicos e capas de cabos antigos de força (do próprio pc). As borrachas U não são caras. Um exemplo: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=94&categoria=685&subcategoria=0&id=361

Abraço.

Boa ideia o fio telefonico :D

Tive que pegar devolta meu gabinete (identico ao generico que eu estava mas sem a abertura na frente).

Eu nao usava fan na parte frontal mas agora com o meu ganinete devolta que eu posso cortar tudo (quase tudo hehehe) eu tenho como adaptar um fan frontal. porém, ele nao tem abertura assim o fan puxaria ar da parte frontal de dentro do gabinete para o resto do mesmo. Vale a pena ou fan sem puxar o ar de fora só piora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ideia o fio telefonico :D

Tive que pegar devolta meu gabinete (identico ao generico que eu estava mas sem a abertura na frente).

Eu nao usava fan na parte frontal mas agora com o meu ganinete devolta que eu posso cortar tudo (quase tudo hehehe) eu tenho como adaptar um fan frontal. porém, ele nao tem abertura assim o fan puxaria ar da parte frontal de dentro do gabinete para o resto do mesmo. Vale a pena ou fan sem puxar o ar de fora só piora?

Se o gabinete não possui nem as entradas de ar básicas na parte inferior do painel frontal, não há necessidade de adaptação de fan frontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra duvida:

O fan de exaustor tem que ficar ligado na entrada chassi_fan ou na pwm_fan? Queria poder controlar a rotação do cooler de exaustor, mas no setup so tem opção de cool&quiet e nao q-fan control. No momento está ligado no chassi_fan, se ligar na entrada pwm_fan da pra controlar ou nada a ver?

E no setup o cooler da cpu tem que estar na opção DC ou PWM? Sempre esteve PWM.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra duvida:

O fan de exaustor tem que ficar ligado na entrada chassi_fan ou na pwm_fan? Queria poder controlar a rotação do cooler de exaustor, mas no setup so tem opção de cool&quiet e nao q-fan control. No momento está ligado no chassi_fan, se ligar na entrada pwm_fan da pra controlar ou nada a ver?

E no setup o cooler da cpu tem que estar na opção DC ou PWM? Sempre esteve PWM.

Abraços

Utilize o programa SpeedFan para o controle da rotação e ruido dos fans.

O fan exaustor pode ficar ligado à entrada chassis, sem problema. O fan da CPU fica no seu lugar habitual (entrada 4 pinos).

A opção PWM na BIOS permite o controle de rotação que você deseja, de acordo com a temperatura estabelecida para funcionamento do controle automático de temperatura.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a saída pwm_fan oferece controle de rotação, mas tanto faz a saída em que ligar o fan. O fan do CPU na opção DC deve rodar sempre no máximo, com 12V, já na opção PWM ele vai rodar de acordo com a temperatura.

Vou mudar para porta pwm_fan. Quando comprei o pc o padrão era DC e ficava no maximo o fan da cpu. Hoje em dia eu deixo em DC e o cooler roda a 1400 rpm só :wacko:

Vou mudar então a porta e veremos o resultado.

Edit: Vale a pena deixar o exaustor sempre no maximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bem, gostaria de uma avaliação sobre as temperaturas do meu sistema, já que não atuo na área a tempos e estou meio enferrujado no assunto...

Intel Core 2 Duo E6750 2.66GHz 65Nn Socket 775

ASUS P5G41T-M LX2 /BR com overclock no clipset para 1333MHz na memória

2x2GB Kingston 1333MHz Dual Channel

9400GT 1GB GDDR2

C3Tech 450W

IDLE: pKREI.png

( ~40ºC )

FULL: 1L3yP.png

( ~50ºC - 1h de teste )

Cooler Master que gira entre os 4500RPM e não há nenhuma ventilação por cooler além da fonte no gabinete, porém o mesmo é bem ventilado.

Uso exclusivo para processamento gráfico e programação em geral.

Aguardo respostas;

Att. Michel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!