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Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

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Boa tarde _RAU_

Sei que a finalidade do aterramento que vou perguntar não tem muito haver com Pc's, mas se você puder me ajudar.

Foi instalado um portão automático na casa da minha sogra, com uma placa de comando(agora que ela queimou fiquei sabendo que ela é uma das mais caras que existe) toda cheia de componenetes para tudo quanto é função, ele tem fusível e foi instalada com um disjuntor próprio, além de uma barra de cobre de 2,40m para o terra (independênte). Mesmo com tudo isso, caiu um raio na rua e ele queimou.

O que eu poderia usar para proteger esta placa de novas queimas por raios.

Esta barra teria que ser interlidada no sistema de aterramento principal, se sim, como eu faço? ou seria melhor ignorar a ligação desta barra e puxar um terra direto da caixa de entrada.

Obrigado.

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Boa tarde _RAU_

Sei que a finalidade do aterramento que vou perguntar não tem muito haver com Pc's, mas se você puder me ajudar.

Foi instalado um portão automático na casa da minha sogra, com uma placa de comando(agora que ela queimou fiquei sabendo que ela é uma das mais caras que existe) toda cheia de componenetes para tudo quanto é função, ele tem fusível e foi instalada com um disjuntor próprio, além de uma barra de cobre de 2,40m para o terra (independênte). Mesmo com tudo isso, caiu um raio na rua e ele queimou.

O que eu poderia usar para proteger esta placa de novas queimas por raios.

Esta barra teria que ser interlidada no sistema de aterramento principal, se sim, como eu faço? ou seria melhor ignorar a ligação desta barra e puxar um terra direto da caixa de entrada.

Obrigado.

Não entendo muito de controles e motores de portão automático, mas digo com certeza que o aterramento desse portão está ali pra evitar choques elétricos em caso de falhas no motor ou seus controles e não pra evitar queimas! Pode realizar um aterramento em TN-S, equipotencializado com o terra da concessionária de energia, mas não vai resolver problemas de descargas atmosféricas, já que surtos entre Fase-Neutro ainda aconteceriam. A equipotencialização do aterramento é importante para segurança das pessoas entretanto.

O que deve ser feito pra proteger essa placa primeiro seria uma blindagem magnética, ela deveria ficar dentro de uma caixa de metal e que essa faça contato com o aterramento equipotencializado. Depois é a instalação de proteção contra picos de tensão, um DPS entre Fase-Neutro, o mais próximo possível da placa de controle e do motor. Esse DPS pode ser instalado numa caixa a parte onde passaria os fios de alimentação e depois os fios partiriam pra onde eles devem alimentar o equipamento. Se essa proteção ficar longe do motor e da placa de controle, não resolve.

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Bom dia _rau_, demais usuários do CH. Primeiro parabéns pela sabedoria e por compartilhá-la com tanta competência. Minha dúvida é a que segue:

Estou usando um modem de internet 3g e para melhorar o sinal vou conectar uma antena que será afixada no telhado do prédio. O cabo que descerá da antena será ligado a este DPS: NEW APC 11 Outlet 3400J Surge Protector . A rede elétrica do meu prédio já possui aterramento em todas as tomadas. Enfim o principal objetivo do DPS seria evitar que a antena do modem se torne num "para-raios conectado ao meu pc".

Li nas especicações do DPS que o mesmo possui um "conector para terra". Pergunto:

Está correta minha escolha quanto ao dispositivo de proteção?

Preciso conectar o DPS à uma haste aterrada independente?

Devo usar um centelhador entre a antena e o modem?

Devo conectar o centelhador a uma haste independente?

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Bom dia _rau_, demais usuários do CH. Primeiro parabéns pela sabedoria e por compartilhá-la com tanta competência. Minha dúvida é a que segue:

Estou usando um modem de internet 3g e para melhorar o sinal vou conectar uma antena que será afixada no telhado do prédio. O cabo que descerá da antena será ligado a este DPS: NEW APC 11 Outlet 3400J Surge Protector . A rede elétrica do meu prédio já possui aterramento em todas as tomadas. Enfim o principal objetivo do DPS seria evitar que a antena do modem se torne num "para-raios conectado ao meu pc".

Li nas especicações do DPS que o mesmo possui um "conector para terra". Pergunto:

Está correta minha escolha quanto ao dispositivo de proteção?

Preciso conectar o DPS à uma haste aterrada independente?

Devo usar um centelhador entre a antena e o modem?

Devo conectar o centelhador a uma haste independente?

Não consegui identificar qual é esse protetor, mas independente de qual seja, a proteção não será total, na verdade nada da proteção total, mas se no teto do prédio não tiver um sistema de para-raios, tua antena pode virár um para-raios, já que poderá virar o caminho de menor resistência em direção à terra, mas ainda assim se um raio descer pelo aterramento interno, a impedância do mesmo à natureza de alta frequência de um raio é tão elevada, que vai descer rasgando, literalmente, podendo ainda assim queimar alguma coisa.

O próprio cabo da antena, a sua malha de blindagem, e a antena em si, deveria estar em contato direto com um cabo grosso com o minimo de curva possível, descendo em direção à terra, ligada numa haste de aterramento e essa fazendo parte de todo sistema de SPDA do prédio e outros ponto aterrados, tudo equipotencializado.

Esse assunto é por demais complexo e dificilmente você vai conseguir uma proteção efetiva desse sistema sem antes muitos detalhes serem checados e executados. Ainda assim, uma proteção antes do sinal chegar ao modem é desejável, porque as descargas indiretas tb são danosas, mas uma proteção interna poderá ajudar.

Hastes de aterramento separadas pra esse e pra muitos outros casos, não é a melhor das escolha.

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Não entendo muito de controles e motores de portão automático, mas digo com certeza que o aterramento desse portão está ali pra evitar choques elétricos em caso de falhas no motor ou seus controles e não pra evitar queimas! Pode realizar um aterramento em TN-S, equipotencializado com o terra da concessionária de energia, mas não vai resolver problemas de descargas atmosféricas, já que surtos entre Fase-Neutro ainda aconteceriam. A equipotencialização do aterramento é importante para segurança das pessoas entretanto.

O que deve ser feito pra proteger essa placa primeiro seria uma blindagem magnética, ela deveria ficar dentro de uma caixa de metal e que essa faça contato com o aterramento equipotencializado. Depois é a instalação de proteção contra picos de tensão, um DPS entre Fase-Neutro, o mais próximo possível da placa de controle e do motor. Esse DPS pode ser instalado numa caixa a parte onde passaria os fios de alimentação e depois os fios partiriam pra onde eles devem alimentar o equipamento. Se essa proteção ficar longe do motor e da placa de controle, não resolve.

Bom dia _RAU_

Obrigado pela atenção,

Equipotencializar, seria interligar esta haste com o aterramento do padrão através de cabo? Após esta interligação, a ligação que hoje liga a placa diretamente nesta haste continuaria ou precisaria ligar de uma outra forma? A placa é 220V, não chega neutro neta ligação. como eu faria a ligação do DPS. Na instação do DPS o terra não entra?

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Não consegui identificar qual é esse protetor, mas independente de qual seja, a proteção não será total, na verdade nada da proteção total, mas se no teto do prédio não tiver um sistema de para-raios, tua antena pode virár um para-raios, já que poderá virar o caminho de menor resistência em direção à terra, mas ainda assim se um raio descer pelo aterramento interno, a impedância do mesmo à natureza de alta frequência de um raio é tão elevada, que vai descer rasgando, literalmente, podendo ainda assim queimar alguma coisa.

O próprio cabo da antena, a sua malha de blindagem, e a antena em si, deveria estar em contato direto com um cabo grosso com o minimo de curva possível, descendo em direção à terra, ligada numa haste de aterramento e essa fazendo parte de todo sistema de SPDA do prédio e outros ponto aterrados, tudo equipotencializado.

Esse assunto é por demais complexo e dificilmente você vai conseguir uma proteção efetiva desse sistema sem antes muitos detalhes serem checados e executados. Ainda assim, uma proteção antes do sinal chegar ao modem é desejável, porquê as descargas indiretas tb são danosas, mas uma proteção interna poderá ajudar.

Hastes de aterramento separadas pra esse e pra muitos outros casos, não é a melhor das escolha.

Boa tarde a todos, Rau obrigado pela atenção;

O DPS é este: www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P11VT3.

Lendo alguma coisa sobre antenas de rádio amador pensei o seguinte:

Conforme tua orientação conecto um cabo no "cano" do suporte da antena direto à uma haste aterrada, pelo caminho mais reto e curto.

No cabo coaxial, entre a antena e o modem conecto este centelhador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109725062-centelhador-para-antenas-wireless-24-58-ghz-_JM

ligado numa segunda haste.

Por fim conecto o cabo coaxial ao DPS e deste com um pigtail para o modem que vai conectado no pc via usb. :wacko:

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Boa tarde a todos, Rau obrigado pela atenção;

O DPS é este: www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P11VT3.

Lendo alguma coisa sobre antenas de rádio amador pensei o seguinte:

Conforme tua orientação conecto um cabo no "cano" do suporte da antena direto à uma haste aterrada, pelo caminho mais reto e curto.

No cabo coaxial, entre a antena e o modem conecto este centelhador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109725062-centelhador-para-antenas-wireless-24-58-ghz-_JM

ligado numa segunda haste.

Por fim conecto o cabo coaxial ao DPS e deste com um pigtail para o modem que vai conectado no pc via usb. :wacko:

Esse protetor APC não sei como vai lidar com o sinal da Claro, mas sei que ele tem uma perda por inserção de 2.3dB se não me engano. Ele foi desenhado para sinal de TV à cabo/satélite vindo diretamente de uma antena, não sei como ele se comportará com um sinal de celular através de uso de adaptadores do tipo pigtail.

Sobre o aterramento, assim que você conecta o cabo de força do APC na tomada, não precisa fazer mais nada, se o aterramento da tomada estiver correto, o cabo coaxial estará aterrado e protegido na medida do possível.

Agora a antena deveria ser aterrada numa haste e essa haste deveria estar ligada ao barramento de equipotencialização do prédio ou diretamente nas hastes de aterramento locais para efeito de equalização de potenciais. Raramente se encontra um sistema de aterramento todo equipotencializado certinho, quase sempre tem alguma coisa fora da norma, infelizmente, mas voltando aqui, a recomendação de se ligar a antena numa aterramento é a de criar um caminho mais "fácil" pra uma descarga descer diretamente ao solo caso atinja a antena, só que que essa haste não estiver equipotencializada com a(s) haste(s) que atendem às tomadas da sua residência, pode criar outros problemas de queima por diferenças de potencial de terra.

No teu caso acho que não seria fácil interligar essas hastes, mas na impossibilidade, faça o que tiver ao seu alcance e dê preferência a ligar apenas o cabo da antena no protetor e pronto e garantir que o aterramento na tomada esteja correto.

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Esse protetor APC não sei como vai lidar com o sinal da Claro, mas sei que ele tem uma perda por inserção de 2.3dB se não me engano. Ele foi desenhado para sinal de TV à cabo/satélite vindo diretamente de uma antena, não sei como ele se comportará com um sinal de celular através de uso de adaptadores do tipo pigtail.

Sobre o aterramento, assim que você conecta o cabo de força do APC na tomada, não precisa fazer mais nada, se o aterramento da tomada estiver correto, o cabo coaxial estará aterrado e protegido na medida do possível.

Agora a antena deveria ser aterrada numa haste e essa haste deveria estar ligada ao barramento de equipotencialização do prédio ou diretamente nas hastes de aterramento locais para efeito de equalização de potenciais. Raramente se encontra um sistema de aterramento todo equipotencializado certinho, quase sempre tem alguma coisa fora da norma, infelizmente, mas voltando aqui, a recomendação de se ligar a antena numa aterramento é a de criar um caminho mais "fácil" pra uma descarga descer diretamente ao solo caso atinja a antena, só que que essa haste não estiver equipotencializada com a(s) haste(s) que atendem às tomadas da sua residência, pode criar outros problemas de queima por diferenças de potencial de terra.

No teu caso acho que não seria fácil interligar essas hastes, mas na impossibilidade, faça o que tiver ao seu alcance e dê preferência a ligar apenas o cabo da antena no protetor e pronto e garantir que o aterramento na tomada esteja correto.

Boa noite.

Bom, desculpe por não ter citado, o sinal é 3g da Oi/Brt - Paraná, 2.1Ghz.

Então devo "puxar" um fio do quadro de disjuntores (estive fuçando, rezem por mim, rsss, e achei um fio verde lá, e na tomada que ligo o pc tem este fio também) e ligar na haste ligada ao suporte da antena para equipontecializar.

Qual deve ser a bitola desse fio?

E a bitola do fio que vai descer da carcaça da antena para a haste(10mm?)?

Então com todas essas ligações terei problema também de perda de "dB".

A melhor antena que encontrei de 2,1 Ghz foi de 12dB, no eBay.

Posso descartar o centelhador?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção! :)

_________

edição: Rau,

Lendo com mais atenção seu escrito achei a reposta para a pergunta: "posso descartar o centelhador?". Pelo que entendi o APC terá esta função, estou certo? :huh:

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Boa noite.

Bom, desculpe por não ter citado, o sinal é 3g da Oi/Brt - Paraná, 2.1Ghz.

Então devo "puxar" um fio do quadro de disjuntores (estive fuçando, rezem por mim, rsss, e achei um fio verde lá, e na tomada que ligo o pc tem este fio também) e ligar na haste ligada ao suporte da antena para equipontecializar.

Qual deve ser a bitola desse fio?

E a bitola do fio que vai descer da carcaça da antena para a haste(10mm?)?

Então com todas essas ligações terei problema também de perda de "dB".

A melhor antena que encontrei de 2,1 Ghz foi de 12dB, no eBay.

Posso descartar o centelhador?

Mais uma vez muito obrigado pela atenção! :)

Não, você não deve puxar fio nenhum do quadro de disjuntores, esse fio que passa aí já vai pras tomadas e assim que deve ser, não deve mexer em nada.

O que deve fazer, se for possível, se não for nem mexe, é ligar um cabo de aterramento na parte metalica da antena e descer esse cabo cabo grosso, pelo menos de 10mm2, à(s) haste(s) de aterramento e liga-lo firmemente. Se não for possível ligar na haste de aterramento geral, liga-se em uma haste adicional e por baixo, pelo solo, você deve interligar essa haste com a(s) haste(s) principais, para efeito de equipotencialização. Essa ligação da antena diretamente ao aterramento visa o escoamento da maior parte de uma descarga que venha atingi-la, mas logico que uma parte ainda consegue seguir pelo cabo que vai pra dentro, o que a proteção local daria conta do recado. Já a equipotencialização deve ser feita porque ao ligar o conector do cabo no protetor APC e a antena estiver ligada diretamente em outro aterramento, podem ocorrer diferenças de potencial entre esses dois terras. Caso as partes metalicas da antena sejam isoladas do conector rosqueado do cabo de sinal, essa equipotencialização não teria muita razão de existir a não ser pra proteção das pessoas que pudessem tocar ao mesmo tempo na base aterrada da antena e no conector coaxial do cabo ligado na antena, o que não tem muitas chances de acontecer, convenhamos... Atualmente, por exemplo, as antenas da Sky possuem o LNB isolado da estrutura metalica da antena e do "prato", ou seja, a rosca metalica do cabo coaxial não faz parte da parte metalica da antena, então mesmo que ela esteja aterrada, funcionando como uma espécie de "para-raios", não existiria muitas chances de ocorrer uma ddp entre o terra em que o cabo coaxial está ligado dentor de casa e o terra da estrutura metalica da antena. Mas para todos os efeitos, essa equipotencialização se possivel, deve ser feita!

_________

edição: Rau,

Lendo com mais atenção seu escrito achei a reposta para a pergunta: "posso descartar o centelhador?". Pelo que entendi o APC terá esta função, estou certo? :huh:

Sim! :)

A adição de um centelhador aumentaria a perda por inserção, mas dependendo do tipo de centelhador, talvez ele tenha uma capacidade maior de proteção que o protetor da APC, já que o APC não usa centelhador se não me engano, mas outros componentes.

O centelhador separado sim, esse precisaria ter seu parafafuso do meio ligado no fio terra da tomada.

rapaiz, meus parabééns ein

Ótimo topico!

eu conheço nego q pegaria um topico desse e venderia,

muito bom mesmo

Abç

Não duvido nada que já possam ter feito isso... Já vi coisa parecida, gente tomando posse, autoria, de textos que nem foram elas que redigiram... pergunta o faller aqui do forum!

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Não duvido nada que já possam ter feito isso... Já vi coisa parecida, gente tomando posse, autoria, de textos que nem foram elas que redigiram... pergunta o faller aqui do forum!

Muito obrigado Rau ! Me orientaste com perfeição. Quando vieres à Curitiba estás convidado para tomar um chimarrão e saborear um churrasco em minha casa, e assim tu já faz uma vistoría no serviço, rss.

Mais uma vez muito obrigado!:D

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  • 2 semanas depois...

Amigos perdoem minha total inguinorancia do assunto mas e que estou montando meu 1º pc e vou colocar agumas pecas nele que vai precisar de uma fonte de 1000w reais me disseram deveria complar uma haste de cobri de 2m enterrar, o que pretendo fazer na sala da minha casa,. ligar um fio da haste ate a tomada que sera ligado o pc, claro que obissevando as instruçoes de onde ligar cada fio no local certo da tomada, segundo eu entendi este e o padrão tt, minhas perguntas sa; tem algum problema aterrar a haste na sala procima a tomada ? estou fazendo este na impossibilidade de fazer outro, vale a pena?

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Bom dia.

Tenho três dúvidas:

Depois que minha mãe resolveu construir um puxadinho aqui no lote de casa começaram os problemas. Quase toda vez que ligavam o dois chuveiros ao mesmo tempo o disjuntor geral de 30A caia. A tensão aqui é 220v as fiações dos chuveiros se não me engano são 6mm com dijuntores de 20A para cada um. Aí eu resolvi trocar o dijuntor geral para 50A e ao menos não caiu mais. Devo ficar com esse dijuntor de 50A ou trocar por outro ??

A segundo dúvida é a respeito do aterramento, atualmente só meu pc tem fio terra instalado feito por uma haste de cobre enterrada nos fundos da casa, mas eu queria estender essa proteção aos outros eletrodomésticos como geladeira e máquina de lavar, por exemplo, puxando o terra direto da tomada do pc, ou então penso em puxar um fio vindo do poste padrão exatamente onde o neutro também é amarrado e usar para aterrar chuveiro e demais eletrodomésticos da casa.Mas poderia interligar essa terra geral com o aterramento do computador??

Pelo que pude perceber o poste não possui haste de aterramento, acho que ele é a própria haste de aterramento e segundo pude averiguar com multímetro as medições foram essas:

FN 220V

FT 220v(Fio solto do parafuso)

NT 0,05v (chave geral desligada)

O problema é que o poste ficou preso entre duas alvenarias e fica muito difícil implementar qualquer melhoria como instalar uma malha de aterramento em seu redor.

A terceira: recentemente adquiri um protetor de surtos da RCG de 40KA 275V por R$55,00, mas por muita falta de sorte estava com defeito e queimou assim que ligado na rede, bastou encostar na ferragem do poste, fui até a loja e pedi para testar outro na frente do vendedor e PUFFF!! pipocou na mão do vendedor também, na hora o vendedor pensou que fosse ligação errada, mas mostrei para ele que era para ser ligado em paralelo e não em série como ele queria ligar, no final peguei meu dinheiro de volta e voltei para casa sem DPS algum.Entrei no site da loja Atera e encontrei duas opçôes da Clamper um de 15KA outro de 45KA, Qual desses dois comprar o mais fraco ou o mais forte ??

Desde já obrigado.

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Bom dia.

Tenho três dúvidas:

Depois que minha mãe resolveu construir um puxadinho aqui no lote de casa começaram os problemas. Quase toda vez que ligavam o dois chuveiros ao mesmo tempo o disjuntor geral de 30A caia. A tensão aqui é 220v as fiações dos chuveiros se não me engano são 6mm com dijuntores de 20A para cada um. Aí eu resolvi trocar o dijuntor geral para 50A e ao menos não caiu mais. Devo ficar com esse dijuntor de 50A ou trocar por outro ??

Jamais deveria ter feito isso sem verificar a fiação principal. Disjuntor de 50A é pra ser usado no mínimo com fiação 10mm2

A segundo dúvida é a respeito do aterramento, atualmente só meu pc tem fio terra instalado feito por uma haste de cobre enterrada nos fundos da casa, mas eu queria estender essa proteção aos outros eletrodomésticos como geladeira e máquina de lavar, por exemplo, puxando o terra direto da tomada do pc, ou então penso em puxar um fio vindo do poste padrão exatamente onde o neutro também é amarrado e usar para aterrar chuveiro e demais eletrodomésticos da casa.Mas poderia interligar essa terra geral com o aterramento do computador??

Você tanto pode como deve puxar o fio terra direto do padrão. Esquema TN-S a partir do ponto de entrada. O seu PC deveria utilizar esse mesmo aterramento. O aterramento atual da forma que você fez pro seu PC, não está contrubuindo muito além da eliminação de choquinhos no gabinete, do resto não serve pra quase nada e ainda pode abrir portas pra outros problemas. Já tem bastante coisa escrita sobre isso nesse tópico...

Pelo que pude perceber o poste não possui haste de aterramento, acho que ele é a própria haste de aterramento e segundo pude averiguar com multímetro as medições foram essas:

FN 220V

FT 220v(Fio solto do parafuso)

NT 0,05v (chave geral desligada)

O problema é que o poste ficou preso entre duas alvenarias e fica muito difícil implementar qualquer melhoria como instalar uma malha de aterramento em seu redor.

Adicionar uma haste de cobre logo abaixo do poste e liga-la ao fio dentro da caixa, onde o neutro tá emendado, já ajuda.

A medição de tensão contra o terra sem carga é a mesma coisa que nada, só constata uma coisa, há continuidade com a Terra, mas se por exemplo você jogar 20A nesse aterramento e a tensão cair muito, esquece que o aterramento não tá bom.

A terceira: recentemente adquiri um protetor de surtos da RCG de 40KA 275V por R$55,00, mas por muita falta de sorte estava com defeito e queimou assim que ligado na rede, bastou encostar na ferragem do poste, fui até a loja e pedi para testar outro na frente do vendedor e PUFFF!! pipocou na mão do vendedor também, na hora o vendedor pensou que fosse ligação errada, mas mostrei para ele que era para ser ligado em paralelo e não em série como ele queria ligar, no final peguei meu dinheiro de volta e voltei para casa sem DPS algum.Entrei no site da loja Atera e encontrei duas opçôes da Clamper um de 15KA outro de 45KA, Qual desses dois comprar o mais fraco ou o mais forte ??

Desde já obrigado.

A escolha da Kiloampacidade do protetor tem haver com a localização que ele será instalado e a coodernação com outros protetores. Numa zona urbana onde a casa está longe de edificações com para-raios e pontos altos, como arvores e torres e o DPS vai ser colocado na entrada, um de 20kA estaria de bom tamanho. Mas veja essa tabela da Clamper que vai te orientar melhor:

VCLSLim-1.jpg

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A escolha da Kiloampacidade do protetor tem haver com a localização que ele será instalado e a coodernação com outros protetores. Numa zona urbana onde a casa está longe de edificações com para-raios e pontos altos, como arvores e torres e o DPS vai ser colocado na entrada, um de 20kA estaria de bom tamanho. Mas veja essa tabela da Clamper que vai te orientar melhor:

VCLSLim-1.jpg

Muito obrigado pelas respostas está ajudando muito.

Com relação ao dijuntor vou providenciar a troca dele por outro mais adequado de 40A e então se mesmo assim continuar caíndo aí providencio a troca da fiação da entrada por outra de bitola adequada para um dijuntor mais forte (ou se o bolso permitir mudar para trifásico, não custa nada sonhar).

Com relação ao aterramente vou ver se retiro a haste do aterramento do pc a uso para o terra do padrão, só que a haste terá que ficar do lado de fora do lote, sujeita a furto, pois dentro não dá pois há um puxadinho construído como falei.Feito isso então poderei puxar um fio terra daí e estender a proteção para toda a casa no modo TN-S.

Analisando a tabela a melhor opção seria o DPS de 20KA mesmo, o de 15kA é fraco e o de 45KA é exagero embora possa ser usado também, mas com um custo muito mais elevado.

Mais uma vez obrigado pelas orientações.

:):):)

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Olha, não é só mudar a fiação do padrão até a o quadro de disjuntores, você precisa ver com a CIA Elétrica local qual a bitola até o poste na rua. Pra te falar a verdade, a troca do disjuntor do padrão é coisa pra CIA Elétrica fazer, eles podem reclamar se verem alguma alteração não feita por eles.

Enterra a haste e joga concreto por cima dela. Aqui a CEB faz isso em locais onde o furto de cobre é fácil.

Quanto maior o "KA", maior a durabilidade do protetor tb, mesmo não sendo "necessário".

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Boa tarde pessoal.

Comecei a passar o circuito de aterramento aqui em casa. Partindo do princípio que é impossível colocar a haste perto do medidor, vou colocar a haste nos fundos de casa no meio de algumas árvores, onde serão fixados os condutores neutro e o terra.

O terra será levado até o centro da casa, por cima do forro, e será aparafusado a um barramento de onde serão feitas as derivações para as demais tomadas.

A dúvida é quanto a(s) haste(s)... eu não possuo um terrômetro então não tenho a mínima ideia da impedânia que o solo apresenta... fica difícil determinar o nº de hastes e o comprimento delas... a principio colocaria 3 hastes de 1m cada. em triângulo.

Alguém que ja tenha passado por isso na prática poderia me dar uma ajuda?

Desde ja obrigado.

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Dificilmente, mesmo em solo europeu ou americano o aterramento local, residencial, é medido. A razão disso é que a integridade da conexão com a malha de aterramento do neutro é mantida a todo custo, logo automaticamente seu aterramento apresenta uma impedância bem baixa, abaixo de 1 Ohm. Todo aterramento TN naturalmente apresenta uma impedância baixa. A qualidade do aterramento local só vai ser atestada quando o ponto de ligação equipotencial com o neutro for desfeito ou for perdida a conexão com o neutro da rua o que automaticamente configuraria seu aterramento como um "TT". Coloquei as aspas justamente porque na prática se isso acontecer, o aterramento se torna um padrão indefinido por assim dizer e pode gerar vários de problemas. Costumo dizer que o aterramento nesse caso assume o esquema fu-deu! Por agora não vou entrar em detalhes do porquê disso.

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Com relação ao comprimento da haste, a sua espessura e quantidade d cobre tb é importante, mas dificilmente se consegue analisar isso, não se preocupe. A quantidade de hastes tb fica como achar melhor, já que não vai ter como fazer medições mesmo, quanto mais hastes melhor, mas você deve distancia-las de forma que a distancia entre elas seja no minimo o proprio comprimento das hastes. A disposição dela no terreno vai depender do espaço pra enterra-las.

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  • mês depois...

Uma dúvida em relação a tensões de passo no esquema TN-S:

Na casa da minha avó (atendida pela Eletropaulo), dei uma olhada no poste e aparentemente não há aterramento no poste. Os equipamentos (chuveiro e torneira elétrica) internos estão instalados sem ligação com aterramento.

Estou pensando em fazer um upgrade da instalação e instalarei uma haste de aterramento (com caixa de inspeção e aterragel), DR e passarei a fiação de aterramento, porém, o poste de luz está instalado na entrada da residência bem ao lado do portão de entrada, portanto eu teria que fazer a instalação da haste em uma área em que há circulação de pessoas.

Há possibilidade de choques elétricos nesse caso? A área é toda cimentada com piso de ardósia, eu iria instalar a barra de cobre e a caixa de inspeção nessa área. Outra possibilidade seria instalar o aterramento em um jardim próximo (cerca de 10 metros) em que também há circulação, mas reduzida.

Quais seriam minhas opções? Será que nesse caso é melhor deixar a instalação como está? Mudar o poste de lugar não é opção.

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Eu to sempre me analisando o que é melhor quando o assunto é aterramento e isso sempre gera questionamentos e dúvidas as vezes.

TN-S (TN-C-S global) ou TT?

Mas antes de responder o que atualmente eu penso sobre isso, vamos responder suas perguntas.

Bem, pra que seja gerada uma tensão de passo perigosa em torno da haste num esquema TN-S, só se o seu neutro que desce pro medidor perder contato com o neutro da rede de distribuição externa, além de ter que existir um consumo elétrico considerável dentro de casa somado ao fato de que o aterramento, uma haste única, pode não estar com resistência baixa o suficiente para segurar toda carga, daí haverá um aumento de potencial elétrico do em volta da haste aterrada e tb do neutro, tão bem como em todo sistema de aterramento. O nível de tensão vai depender das caracteristicas de consumo e qualidade da malha local de aterramento.

Sua preocupação entretanto é exagerada porque isso poderia ocorrer perto de um poste de energia na rua por exemplo ou em outra casa ao lado...

Eu diria que é relativamente raro o seu neutro se romper logo no seu ramal e justamente num momento de grande consumo da casa. O que ocorreria nesse instante, numa instalação monofásica, seria uma queda de tensão, provavelmente nada de grande consumo funcionaria, somente coisas de baixo consumo como algumas lampadas, TV's, etc. Ao ligar um chuveiro, provavelmente a tensão cairia, o que na hora a suspeita recairia na perda do neutro. Numa instalação bi ou trifásica esse mesmo acontecimento poderá gerar outros problemas como sub-tensão numa fase e sobretensão em outra...

Bem, daí entra os meus questionamentos que já fiz em outros lugares e opiniões se dividiram. Defensores apaixonados de um padrão ou outro defenderam com unhas e dentes seus pontos de vista.

É quase unânima a escolha do sistema TN-S (TN-C-S global), mas eu levanto alguns questionamentos quanto a esse esquema. Mas antes abro um parenteses pra explicar esse "TN-C-S Global".

Os esquemas TN de aterramento são divididos em TN-C, TN-C-S e TN-S, mas esses dois ultimos podem ser confundidos.

Nossa rede brasileira de distribuição em baixa tensão praticamente toda é uma rede TN-C onde o neutro é multi-aterrado, sendo que a qualidade do aterramento do neutro pode ser boa ou ruim, dependendo da região. O sistema segue TN-C até o padrão de energia do consumidor e desse ponto em diante o fio terra é separado do neutro e aterrado nesse ponto, logo o sistema se torna um TN-S desde aí. Como há uma porção TN-C e TN-S em todo trajeto até a "fonte" - transformador, logo globalmente temos um esquema TN-C-S, mas se fizermos essa separação ao invés de na entrada, próximo da haste de aterramento, no quadro de disjuntores, o esquema poderia ser chamado de TN-C-S "mediano" - termo inventado por mim agora! :). Mas se ao invés disso o neutro fosse entregue pro usuário e não aterrado na entrada, com terra separado aí ou no ponto médio da instalação, eu chamaria de TN-C-S puro - essa forma de aterramento é utilizada em alguns lugares do mundo, sem haste local.

Agora o TN-S puro existe, onde a rede de distribuição conta ao invés de 4 fios (3 fases + neutro), conta com 5 fios, um é o condutor de proteção que foi separado do neutro no transformador.

Mas pra não confundir é bom utilizarmos os termos TN-S ou TN-C-S sempre quando nos referimos à porção onde neutro é terra é separado e se tem haste local a menos de 3 metros desse ponto ou não ou seja, se há uma haste local, o esquema é TN-S a partir desse ponto, se não há, é um TN-C-S, apesar de globalmente não deixar de ser um TN-C-S. Sem mais confusões, quais são os questionamentos que eu tenho a fazer com relação a esses esquemas?

Bem, o grande bicho papão do esquema TN-S ou TN-C-S é a qualidade do neutro e seu aterramento. Nesses esquemas é de muita importância que o neutro não se rompa e que se isso vier acontecer, que se torça que seja num ponto onde ele ainda possa estar multi-aterrado pra segurar a onda.

Exemplo: Se o neutro se romper no pé do transformador, mas estiver aterrado em 50 casas após o transformador, chances são de que dos males os menores, poderá haver uma oscilação de tensão entre fases de acordo com o consumo elétrico nessas fases, mas sem sair tanto dos valores ainda seguros pros equipamentos. Agora se o neutro se romper num ponto onde apenas existirá uma haste pra tentar mante-lo referenciado à terra - 0V - a coisa pode complicar e a porca torcer o rabo!

Em casos extremos todas as carcaças aterradas poderão ficar com tensão de fase dependendo de onde o neutro se romper e do consumo elétrico nesse instante. Mas aí que entra a importância da equipotencialização de susperficies condutoras em contato com o solo... Pra que esse choque se torne faltal muitas coisas ainda entram nessa equação. Por exemplo, a tensão teria que ser superior a 50V, você deveria estar descalços num chão frio, a umidade desse chão ou sua pele deveria ser boa pra conduzir corrente suficientemente perigosa ou você teria que tá em contato com alguma superficie condutura em contato com o solo.

Mas e como evitar isso? Garantindo a qualidade da malha local de aterramento. Mas até isso pode gerar problema, menos comum, mas pode gerar problema no caso desse mesmo evento ocorrer num ponto X da rede elétrica e apenas você ter um aterramento excelente, mas os vizinhos não tivesse aterramento algum do neutro. Se isso ocorresse, toda carga da vizinhança iria retornar pra sua malha local ao ponto de gerar desde tensão de passo até aquecimento do solo com riscos de incêndio caso haja coisas inflamaveis em volta das hastes.

Complicado, não?? É... complicado! Mas são casos extremos! Só onde o neutro não é aterrado (coisa rara) em cada casa e estabelecimento, e também nos poste da rua, não se deve aterra-lo bem só num ponto por esse motivo acima.

Quer dizer que é um esquema inseguro o aterramento TN-S/TN-C-S? Inverteu as coisas então??? Não é bem assim... O que se sabe é o que a história tem mostrado - essa afirmação não é minha, mas de especialistas no assunto... Há literaturas que dizem que em países de primeiro mundo essa preocupação da perda do neutro é infundada e que nunca houve um relato sequer de perigos no uso do esquema TN-C-S ou TN-S, mas já em paises de terceiro mundo a coisa pode mudar de figura. Por que isso? Simplesmente porque o neutro é muito melhor aterrado em países de primeiro mundo e quando a rede elétrica é protegida embaixo da terra, rede subterrânea, tudo fica mais seguro ainda, além do fato da manutenção da rede adequada. Já em países de terceiro mundo, como India por exemplo, onde em muitos lugares se vê muitas gambiarras na rua por todo lado ou em países onde furto de fios é algo corriqueiro, aí a coisa se torna mais crítica. TT neles, então?!

O velho esquema TT bate de frente com outros problemas de segurança tb, ainda mais quando o poder aquisitivo das pessoas, justamente em países de terceiro mundo, é ruim. Por que isso?

Um esquema TT pra ser efetivo na proteção seria idealmente medido, mas na impossibilidade de medição ou não, ele precisa obrigatoriamente operar junto com um Dispositivo DR e precisa de proteção robusta entre Neutro-terra, contra descargas atmosféricas. Corre-se o risco ainda desse ultimo não aguentar uma descarga intensa que gere uma DDP muita alta entre N/PE. A corrente que trafegerá entre o DPS e os dois pontos aterrados poderá ser tão elevada que poderia destrui-lo no processo. Então DPS entre N/PE precisa ser bem robusto. E quem de baixa renda vai pagar por DR e DPS? Muitos nem pagam por um simples disjuntor, usam só o disjuntor do padrão, quem dirá DR e DPS. D... o que? Perguntariam... :) E como explicar pra um leigo tudo isso. Escrito já é difícil, quem dirá falado...

Daí entra o questionamento se é melhor então nem instalar o fio terra, deixar sem mesmo, os perigos são iguais de qualquer jeito, com o sem...? O que historicamente tá provado é que é mais seguro um sistema aterrado, corretamente, do que não aterrado, isso sem dúvida, mas aterrado incorretamente pode ser tão perigoso quanto não aterrar. Mas o fato é que independente do esquema utilizado, se bem implementado ou não, os perigos sempre rodarão, o que se faz é minimizar riscos! Daí eu e muitos outros dizem:

Nenhum esquema de aterramento é melhor ou pior do que o outro, o que se tem é que avaliar a situação de cada caso e aplicar as práticas corretas.

As normas modernas todas pedem pro lado do aterramento de ponto único ou equipotencializado, então o TN é a escolha. Mas o TT, pelo menos no Brasil, ainda não é probido, na África do Sul por exemplo o TT tá proibido... Eu pessoalmente considero essa uma proibição besta e tenho um documento aqui questionando o uso do esquema TN nesse país sem tomadas devidas precauções...

É isso...

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Muito obrigado pela resposta. Realmente é problemático termos de nos preocupar com a instalação da companhia e da vizinhança na hora de arrumar o aterramento em uma residência.

A casa da minha avó é no Ipiranga, um bairro bem populoso de SP, então acho pouco provável que não haja aterramento do neutro nas outra residências, a instalação aqui é que é antiga e não houve a preocupação na época.

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