Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

Marco

Impressionante como ficou depois de instalada a nova haste e ligada á antiga haste do terra no quadro do relógio: todas as lâmpadas da casa acendem agora, mesmo sem o neutro da rede. É, acho que se tivesse feito isso antes de partir o neutro as máquinas realmente não teriam queimado.

A concessionária de energia elétrica ainda não arrumou isso aí? Está demorando muito...

Caso ocorra o rompimento do neutro "do transformador" o comportamento será o de um circuito aberto, ou melhor, o circuito estará aberto. Como ocorre em qualquer circuito trifásico desequilibrado sem neutro, as variações das tensões nas linhas refletirão nas fases. O desequilibrio ocorre no transformador (linhas).

Mas no caso do colega, onde o neutro rompeu somente na entrada dele, o terra do transformador ainda está lá, as saídas das fases do transformador continuam referenciadas á Terra, logo, um aterramento bom no lugar do neutro faz com que ele consiga novamente um potencial 0V próximo àquele do transformador, estabilizando a tensão nos 127V por fase. Isso, é claro, com um baixo consumo dentro da casa, se o consumo da casa aumentar o aterramento pode não ser suficiente para conduzir toda a corrente voltando a desbalancear as fases.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso do colega, onde o neutro rompeu somente na entrada dele, o terra do transformador ainda está lá, as saídas das fases do transformador continuam referenciadas á Terra, ...

Caro leohartmann...

A citação está relacionada ao questionamento do "_rau_" e não ao evento na residência da "Henrique - RJ".

Se não separarmos cada situação aqui no fórum, corremos o risco de aumentarmos a dúvida de um outro membro que, porventura tenha um problema idêntico.

logo, um aterramento bom no lugar do neutro faz com que ele consiga novamente um potencial 0V próximo àquele do transformador, estabilizando a tensão nos 127V por fase. Isso, é claro, com um baixo consumo dentro da casa, se o consumo da casa aumentar o aterramento pode não ser suficiente para conduzir toda a corrente voltando a desbalancear as fases.

Como disse acima, não é o aterramento que garante o "potencial 0V" e sim a "boa conexão" com o condutor "N" do transformador.

Existem muitas residências onde aterramento é algo comparado à "mosca branca" e no entanto os valores das tensões estão dentro do exigido.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, marco, entendi, mas então no caso do trafo não perder seu referencial, mas o cliente sim e tiver um bom aterramento no local, é possível então conseguir que as tensões não se desequilibrem tanto?

Digamos se o condutor neutro da rede de BT de romper umas três casas após o trafo e minha casa é a quarta sendo que depois da minha tem umas 10 casas a mais, todas com neutro aterrado, esse desequilibrio de tensão poderia ser bem menor ao ponto de a sobretensão não ser alta o suficiente pra danificar aparelhos? Li que essa perda de referencial pode ou não ser danosa, vai depender de onde o neutro se rompeu, em quantos pontos o neutro está aterrado após a falha, etc.

Sobre o relé de proteção, tem uns pra instalar em quadro, com os da WEG, mas pra instalar no circuito geral da casa é complicado porque a sensibilidade deles é muito alta. É bom pra proteger equipamentos específicos, pra não desligar a insalação inteira durante uma sub ou sobretensão rápida, já que o mesmo atua com subtensões tb. Eu gosto dos filtros protetores de surto da Panamax por virem com relés de proteção contra sobre e subtensão, mas só tem pra 110-127V. Devido todos as questões no uso do estabilizador não queria falar, mas vou falar assim mesmo, os estabilizadores atuais, fabricados de 2008 em diante já possuem essa proteção tb. Deveria vir nos filtros tb esse recurso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipotencialização é um tanto quanto melhor quanto mais próximo do solo ela for feita. A equipotencialização na própria malha, malha à malha, é a melhor delas! O ideal era que você puxasse o fio terra só lá do padrão ou interligasse por baixo as duas hastes. Sai mais caro fazer dessa ultima forma. É melhor puxar o fio terra do padrão.

Ok, então o certo seria eu conectar um fio ao parafuso da caixa de medição, e conectar esse fio ao terra da tomada ?

Esse aterramento pode ser usado sem problemas sem o uso de DPS's ou DR's ?

Muito obrigado rau.

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso de DPS independe do sistema de aterramento utilizado, o uso do DR também, mas sendo expressamente obrigatório num sistema TT de aterramento.

Num sistema TN é possível que uma falha que provoque uma falta entre Fase-Aterramento, faça com que a pena o disjuntor desligue o circuito, protegendo as pessoas de um contato no equipamento com defeito. Num sistema TT isso é praticamente impossível sem um DR pra detectar essa fuga de corrente ao aterramento.

O problema é que num sistema TN pra que esse desligamento feito por um disjuntor seja rápido o suficiente, algumas coisas precisam ser calculadas como distância da fiação até o disjuntor, "bitola" da fiação, tipo de curva de disparo do disjuntor, etc. Por isso para todos os efeitos, o DR é sempre obrigatório, até porque o toque direto num pino de tomada ou num fio descascado, em nada o aterramento vai proteger, só um Dispositivo DR.

Voltando ao DPS, esses devem ser utilizado em qualquer sistema de aterramento, mas cada um deles demanda uma configuração diferente na disposição dos DPS's no quadro. Num esquema TN em geral só precisa de 1 DPS por fase, contra o neutro. Num sistema TT você precisa da mesma configuração + outro DPS entre N e Aterramento. Além disso tem outras características a serem levadas em conta na escolha dos DPS's.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado rau.

+ então, eu posso fazer isso que falei ?

Conectar um fio ao parafuso da caixa de medição, e conecta-lo ao terra da tomada.

Eu teria algum problema com esse aterramento ?

Vou ligar um computador a esse terra.

Meu chuveiro eletrico aqui é aterrado, mas aqui em casa não tem nenhum dispositivo DR ou DPS.. (o banheiro onde está esse chuveiro, está ao lado do quarto onde pretendo colocar uma tomada com aterramento)

Muito obrigado pela ajuda ! ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu padrão é do tipo embutido na parede ou poste? Se for embutido, pode ser que o fio terra esteja atado por debaixo, na carcaça embutida e a haste esteja enterrada no solo completamente e se for calçada por cima ou piso, provavelmente concretaram a haste - aqui em casa era assim antes, mas tinha fio terra descendo, ainda tem pra falar a verdade, mas nem sei a cara da haste, só sei que fiz outro aterramento de três hastes, quebrei a parede, subi o fio terra pra dentro da caixa de medição...

Não teria problema você usar assim, mas seu aterramento passaria a ser um TN-C-S.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o neutro deve estar atado na caixa metalica tb, se não tiver, tá errado. É uma falha de segurança isso aí, a não ser que a caixa seja de plastico.

está atado sim.. :)

bom, hoje vou fazer isso então..

vou comprar alguns metros de fio, e prende-lo ao parafuso onde está atado o neutro na caixa de medição, e então ligar esse fio ao terra da tomada :lol:

ps: a tomada está um pouco longe da caixa de medição, não tenho como medir a distancia, mas é mais de 10 metros.. não tem problema ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema. O fio tem que ser obrigatoriamente da cor verde, mas recomendo comprar o verde/amarelo - "brasileirinho".

Esse aterramento você deve ligar em tudo que puder, mas a bitola dele deve ser igual a do condutor fase principal até a caixa de disjuntores e dai se ramifica em condutores mais finos, 2,5mm2 pras tomadas por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou comprar o verde e amarelo então.. ;)

Não tem problema eu liga-lo direto a tomada, sem passar pela caixa de disjuntores né ?!

É que na minha caixa de disjuntores não tem espaço.. só cabe os disjuntores mesmo.. =/

Novamente, muito obrigado pela ajuda rau, me ajudou MUITO !! ^_^

Grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema, mas se ela for de metal, é bom q se prendesse o fio terra nela. Pra fazer uma coisa de uma vez só e depois não precisar puxar fio de novo, compra o fio da mesma bitola do fio fase com comprimento que dê pra chegar até perto do ponto onde tá a caixa de disjuntores e desse ponto você compra um conector desse tipo:

parafusofendido.jpg

e ligue o terra principal com um fio mais fino, 2,5mm, até a tomada que você quiser. Se for chuveiro, coloque o fase da mesma bitola do fase do chuveiro tb...

Geralmente vem escrito no fio qual é a "bitola" dele, mas dá pra ter uma ideia olhand o disjuntor do medidor. Se for de 35 ou estourando 40A as chances são de que o fase é de 6mm2, se for 50A - 10mm2, 70A - 16mm2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fio terra que serve esses computadores fica na seguinte ordem:

barra de cobre enfiada no chão (sem nenhuma proteção por cima, apenas a abraçadeira do fio) > furo na parede, com o fio passando (não dá mais que 10 cm de fio) > tomada de 3 pinos > extensão de 1m > filtro de linha > 2 estabilizadores, 1 switch e 1 modem de ADSL. Agora as perguntas:

1ª) qual seria a bitola do fio terra?

2ª) a istalação está correta? eu teria que verificar se as pontas do fio terra estão oxidadas?

3ª) qual a opinião de vocês sobre essa instalação?

4ª) qual seria a melhor instalação?

Por enquanto sao essas as dúvidas.

valeu pessoal e abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fio terra que serve esses computadores fica na seguinte ordem:

barra de cobre enfiada no chão (sem nenhuma proteção por cima, apenas a abraçadeira do fio) > furo na parede, com o fio passando (não dá mais que 10 cm de fio) > tomada de 3 pinos > extensão de 1m > filtro de linha > 2 estabilizadores, 1 switch e 1 modem de ADSL. Agora as perguntas:

1ª) qual seria a bitola do fio terra?

O ideal é que a bitola do fio terra seja a mesma do fio fase.

2ª) a istalação está correta? eu teria que verificar se as pontas do fio terra estão oxidadas?

Não está correta. A conexão do fio a haste é recomendável que use algum isolante como cola silicone pare evitar contato com a umidade.

3ª) qual a opinião de vocês sobre essa instalação?

Aterramento "exclusivo" para o PC não é recomendado, esse tipo de aterramento que você fez aí (TT) é mais prejudicial do que benéfico.

4ª) qual seria a melhor instalação?

Um aterramento no esquema TN-S, esse aterramento normalmente já é deixado pronto pela companhia elétrica lá na caixa do medidor de entrada, na maioria das vezes é só puxar um fio de lá que você terá um bom aterramento.

Por enquanto sao essas as dúvidas.

valeu pessoal e abraços.

Respostas em azul.

Abraços

Leonardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então leonardo, a minha casa já é antiga (uns 20 anos) pelo menos, e eu nao tenho connfiança naquele terra. Eu sei que minha casa é bifásico, e no padrão eu tenho 2 disjuntores (1 de 30 e outro de 20).

Há algum teste que eu possa fazer pra verificar se o terra está aterrando mesmo?

Outra duvida que me surgiu é se eu posso cascatear o filtro de linha? porque um só nao vai ter tomada pra 2 CPU...

valeu e abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então leonardo, a minha casa já é antiga (uns 20 anos) pelo menos, e eu nao tenho connfiança naquele terra. Eu sei que minha casa é bifásico, e no padrão eu tenho 2 disjuntores (1 de 30 e outro de 20).

Há algum teste que eu possa fazer pra verificar se o terra está aterrando mesmo?

Outra duvida que me surgiu é se eu posso cascatear o filtro de linha? porque um só nao vai ter tomada pra 2 CPU...

valeu e abraços

Seu tópico foi movido e veio parar junto com esse, então vá para a primeira página desse tópico e leia o texto que tem lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3ª) qual a opinião de vocês sobre essa instalação?

Aterramento "exclusivo" para o PC não é recomendado, esse tipo de aterramento que você fez aí (TT) é mais prejudicial do que benéfico.

4ª) qual seria a melhor instalação?

Um aterramento no esquema TN-S, esse aterramento normalmente já é deixado pronto pela companhia elétrica lá na caixa do medidor de entrada, na maioria das vezes é só puxar um fio de lá que você terá um bom aterramento.

leohartmann

Teve um eletricista aqui no Rio que disse que para o computador seria melhor o do tipo TT (por ser uma máquina sensível) enquanto que para o restante da instalação da casa seria o TN-S.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, estou com uma duvida aqui que não tem a ver com aterramento, mas eu não sabia em qual topico postar, então, qualquer coisa me desculpem..

Bom, a duvida é a seguinte

Estou fazendo uma tomada p/ pc (as tomadas do quarto ficam muitos longe de onde está o pc) então emendei 2 fios da mesma bitola dos da tomada (4mm) nos parafusos da tomada, colei uma canaleta na parade, e tinha tudo pronto para terminar a tomada, mas faltou fio (tanto para fase (fio vermelho) quanto para o neutro (fio azul))

A duvida é a seguinte, devo comprar fio o sulficiente para chegar até a tomada, ou posso comprar só o que falta e emendar com um conector desse tipo:

p28314082009.jpg

ps: uso uma fonte de 620w real (corsair hx 620w)

Agradeço muito se puderem me ajudar.

Muito obrigado a todos.

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leohartmann

Teve um eletricista aqui no Rio que disse que para o computador seria melhor o do tipo TT (por ser uma máquina sensível) enquanto que para o restante da instalação da casa seria o TN-S.

Eu usaria o mesmo argumento dele para defender o uso de um aterramento TN-S para computadores: é uma máquina relativamente sensível e a equipotencialização entre os aterramentos em contato com ele é praticamente essencial para um bom funcionamento.

Pode procurar por normas BRASILEIRAS e internacionais, todas recomendam o padrão TN-S para equipamentos de TI (tecnologia da informação).

Boa noite galera, estou com uma duvida aqui que não tem a ver com aterramento, mas eu não sabia em qual topico postar, então, qualquer coisa me desculpem..

Bom, a duvida é a seguinte

Estou fazendo uma tomada p/ pc (as tomadas do quarto ficam muitos longe de onde está o pc) então emendei 2 fios da mesma bitola dos da tomada (4mm) nos parafusos da tomada, colei uma canaleta na parade, e tinha tudo pronto para terminar a tomada, mas faltou fio (tanto para fase (fio vermelho) quanto para o neutro (fio azul))

A duvida é a seguinte, devo comprar fio o sulficiente para chegar até a tomada, ou posso comprar só o que falta e emendar com um conector desse tipo:

p28314082009.jpg

ps: uso uma fonte de 620w real (corsair hx 620w)

Agradeço muito se puderem me ajudar.

Muito obrigado a todos.

Um grande abraço.

Desde que seja uma emenda bem feita pode emendar sem problema algum. Use conectores de pressão (como o da foto, mas garanta que ele suporte 10A ou mais, o ideal seria 15A ou 20A) ou enrole os dois fios com um alicate apertando bastante, procure deixar um grande pedaço de contado entre os dois fios (em torno de 3cm).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, obrigado pela ajuda.

A foto foi eu mesmo quem tirou..

No conector, só fala que ele suporta até 250v (aqui é 110), mas não fala nada sobre corrente..

Como posso saber ?

Enrolar os dois fios ficaria ruim, pois como eles são de 4mm, e vão dentro de uma canaleta, acho que nem caberia.. rsrs (os conectores, cortei só um pouco a parte plastica, e couberam perfeitamente)

Muito obrigado.

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, obrigado pela ajuda.

A foto foi eu mesmo quem tirou..

No conector, só fala que ele suporta até 250v (aqui é 110), mas não fala nada sobre corrente..

Como posso saber ?

Enrolar os dois fios ficaria ruim, pois como eles são de 4mm, e vão dentro de uma canaleta, acho que nem caberia.. rsrs (os conectores, cortei só um pouco a parte plastica, e couberam perfeitamente)

Muito obrigado.

Um grande abraço.

Usei conectores desses na ligação de um chuveiro de 5500W por um bom tempo e não percebi nada de estranho no plastico deles, eu diria que suporta no mínimo uns 15A.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!