Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

A capacidade de corrente geralmente vem impressa no conector, se não vier não deve ser uma boa marca.

Pra chuveiro o ideal é que se faça um emenda soldada, na verdade qualquer emenda, mas é mais prático o uso de conectores, parafusos fendidos, etc, desde que estejam taxados pra operar em determinada corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A capacidade de corrente geralmente vem impressa no conector, se não vier não deve ser uma boa marca.

Pra chuveiro o ideal é que se faça um emenda soldada, na verdade qualquer emenda, mas é mais prático o uso de conectores, parafusos fendidos, etc, desde que estejam taxados pra operar em determinada corrente.

Troquei o chuveiro recentemente por um mais potente (o antigo não conseguia esquentar suficientemente a água) e substituí o conector de emenda por um da marca Lorenzetti com suporte de 50A.

Aquele mais pequeno igual o da foto realmente não dizia a corrente máxima suportada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Há alguns meses, tive a infelicidade de perder uma fonte e uma placa-mãe, durante uma tempestade. Minha casa não tinha aterramento e eu usava um estabilizador...

Imediatamente comprei um bom filtro de linha APC. Mas não consegui convencer meu pai de fazer um aterramento decente...

Agora, comprei meu AP! E amanhã vai lá um eletricista pra checar tudo e fazer o que tiver que ser feito.

Estou com algumas dúvidas... Imagino que no quadro de disjuntores do AP cheguem o terra, neutro e fases. Nesse ponto, neutro e terra devem ser unidos? Ou devo confiar que isso está bem feito na entrada do prédio e não no meu AP?

Outra... Na época que comecei a pesquisar sobre o assunto, vi que colocar uns DPS no quadro de energia seria bom. Quais coloco? Devo fazer algo mais (pretendo comprar mais filtros de linha para usar nas tomadas). Outra coisa... Sobre a fiação... Imaginando que eu vá ligar um filtro de linha legal da APC (de umas 8 tomadas) e ligar nesse filtro TV, PC e algo mais... Devo pedir que seja colocada uma bitola mínima na fiação?

Agradeço todas as dicas que puderem me dar, para fazer isso uma única vez e fazer bem feito, pra não ter mais que sair correndo e desligando tudo em cada tempestade que der.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Há alguns meses, tive a infelicidade de perder uma fonte e uma placa-mãe, durante uma tempestade. Minha casa não tinha aterramento e eu usava um estabilizador...

Imediatamente comprei um bom filtro de linha APC. Mas não consegui convencer meu pai de fazer um aterramento decente...

Agora, comprei meu AP! E amanhã vai lá um eletricista pra checar tudo e fazer o que tiver que ser feito.

Estou com algumas dúvidas... Imagino que no quadro de disjuntores do AP cheguem o terra, neutro e fases. Nesse ponto, neutro e terra devem ser unidos? Ou devo confiar que isso está bem feito na entrada do prédio e não no meu AP?

Não é um bom lugar para uni-los, é melhor confiar no que já está feito na instalação do prédio. Nesse local instale um DPS para cada fase (entre fase e neutro) e outro DPS entre neutro e terra. Verifique no site da Clamper, lá tem os esquemas de instalação e os DPS recomendados.

Outra... Na época que comecei a pesquisar sobre o assunto, vi que colocar uns DPS no quadro de energia seria bom. Quais coloco? Devo fazer algo mais (pretendo comprar mais filtros de linha para usar nas tomadas). Outra coisa... Sobre a fiação... Imaginando que eu vá ligar um filtro de linha legal da APC (de umas 8 tomadas) e ligar nesse filtro TV, PC e algo mais... Devo pedir que seja colocada uma bitola mínima na fiação?

Nas tomadas os fios não podem ter menos de 2,5mm² que já é uma bitola mais que suficiente para ligar o que você quer.

Agradeço todas as dicas que puderem me dar, para fazer isso uma única vez e fazer bem feito, pra não ter mais que sair correndo e desligando tudo em cada tempestade que der.

Obrigado!

Com os DPS na entrada você já protege todos os seus equipamentos, mas ainda assim é recomendado usar um protetor de surtos (filtro de linha) antes dos equipamentos mais sensíveis.

Pense na possibilidade de instalar um dispositivo DR na entrada de energia do seu apartamento, isso ajuda muito na proteção das pessoas contra choques elétricos.

E lembre que levar o aterramento para todos os equipamentos que precisam dele: geladeira, fogão, micro-ondas, chuveiro elétrico, condicionadores de ar, alguns aparelhos de TV, etc. Se possível instale tomadas de três pinos com o devido aterramento em todo o apartamento.

Se usa TV a cabo, antena, internet a cabo, telefone ou ADSL instale protetores de surto nesses cabos também. Esses protetores devem ser ligados ao mesmo aterramento das tomadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa eu soldei mesmo, todas as emendas...

Olá a todos!

Há alguns meses, tive a infelicidade de perder uma fonte e uma placa-mãe, durante uma tempestade. Minha casa não tinha aterramento e eu usava um estabilizador...

Imediatamente comprei um bom filtro de linha APC. Mas não consegui convencer meu pai de fazer um aterramento decente...

Agora, comprei meu AP! E amanhã vai lá um eletricista pra checar tudo e fazer o que tiver que ser feito.

Estou com algumas dúvidas... Imagino que no quadro de disjuntores do AP cheguem o terra, neutro e fases. Nesse ponto, neutro e terra devem ser unidos? Ou devo confiar que isso está bem feito na entrada do prédio e não no meu AP?

Outra... Na época que comecei a pesquisar sobre o assunto, vi que colocar uns DPS no quadro de energia seria bom. Quais coloco? Devo fazer algo mais (pretendo comprar mais filtros de linha para usar nas tomadas). Outra coisa... Sobre a fiação... Imaginando que eu vá ligar um filtro de linha legal da APC (de umas 8 tomadas) e ligar nesse filtro TV, PC e algo mais... Devo pedir que seja colocada uma bitola mínima na fiação?

Agradeço todas as dicas que puderem me dar, para fazer isso uma única vez e fazer bem feito, pra não ter mais que sair correndo e desligando tudo em cada tempestade que der.

Obrigado!

Aterramento, assunto cheio de questionamentos, controvérsias e dúvidas! Considero esse assunto quase uma ramo à parte da elétrica - uma ciência de foguete quase, por mais simples que pareça! Quanto mais estudo o assunto, mais vejo o quão complexa a coisa é! Mas voltando ao "mundo" residencial, porque o aterramento abrange várias aplicações e funções...

Bem, não é muito recomendado, apesar de poder ser utilizado, a ligação do fio terra no neutro da caixa de disjuntores, mas para segurança maior, essa neutro deveria ter uma "bitola" um pouco acima dos condutores fases. Antes que alguém venha meter chumbo sem conhecer nada o assunto e vier falar: "não pode ligar fio terra no neutro...", o ponto máximo onde isso pode ser feito com relativa segurança é na caixa de disjuntor, neutro e terra seguem separado a partir dela, o neutro passa a se chamar de condutor PEN - Proteção e neutro - esquema TN-C-S de aterramento...

O problema é que num esquema desse tipo, a perda do condutor neutro principal por qualquer motivo, pode fazer com que todas as carcaças metalicas dos equipamentos aterrados fiquem "vivas" ou seja, podem dar choque, pra que isso fosse minimizado, o aterramento local do neutro deveria estar muito bem feito, mas se o fio quebrar após o ultimo ponto onde o neutro foi aterrado, aí dá no mesmo. Potenciais perigosos podem surgir nas carcaças. Uma instalação bem mantida evita muito que isso aconteça.

O outro ponto onde você pode e deve puxar o fio terra é da entrada, perto do medidor de energia - esquema TN-S que eu apelido de "TN-S parcial" porque é um TN-S só a partir desse ponto e o neutro deveria estar aterrado perto do medidor, logo no chão abaixo. D maneira global esse método ainda é considerado um esquema TN-C-S porque o neutro que sai direto pro transformador é um TN-C por natureza. Este ainda sofre dessa desvantagem do esquema TN-C-S "puro". Mas as vantagens de um esquema TN-C-S e TN-S ganham pelas vantagens ao esquema TT que é um aterramento com hastes isoladas de qualquer outra malha. Por que isso?

O esquema TT apresenta três grandes problemas para uma residência - mas que podem ser eliminados ou atenuados com algumas práticas:

1 - Perigos de tensão de passo

2 - Alta impedância

3 - Abertura à perigosos surtos de tensão entre N e T.

O esquema TN-C-S, e em parte um TN-S global (TN-S Global seria o fio terra vindo direto do "pé" do transformador lá no poste da rua ou do subterraneo de um prédio que ao invés de 4 fios saindo do transformador, você veria 5...) elimina os perigos de surtos entre N e T. No caso do TN-S global, o perigo só não é menor porque muitas vezes o fio terra desde o transformador, junto com o neutro e as fases, percorrem um longo caminho até o ponto final, podendo ainda apresentar uma DDP entre ambos, mas nunca igual aconteceria num esquema TT.

Em todo esquema TN-x, as impedâncias são baixas, o que se traduz em maior proteção diante de curtos entre Fase e Aterramento de proteção apenas com disjuntores comuns - salvo algumas questões que não entrarei em detalhes, mas resolvida com a instalação de Dispositivos DR.

Apesar das vantagens do esquema TN-C-S e TN-S, cada caso é um caso, por exemplo, uma estação petrolífera não pode usar esquema TN de nenhum tipo, só TT. Por que? Porque o TN durante um curto Fase-Aterramento, gera um faiscamento devido à alta corrente de curto-circuito, que por menor que seja e ser rapidamente contida por um disjuntor, pode gerar uma explosão em atmosferas inflamáveis... A escolha recai no TT + DR e ou qualquer outro dispositivo de proteção.

Como utilizar o TT de forma mais segura nos pontos 1, 2 e 3 mencionados acima:

1 - Uso OBRIGATÓRIO de um dispositivo DR pra TODOS os circuitos - em alguns casos isso é inviável - numa residência dificilmente é a não ser que em hipótese alguma você queira que um unico DR desligue toda a casa, durante uma fuga pro fio terra. Nesse caso você teria que gastar perto de 1000 reais pra por um DR pra cada circuito - dependendo do numero de circuitos.

2 - IDEM ao ítem acima

3 - DPS de alta capacidade - mínimo 45KA, entre N e T.

A malha de aterramento TT deveria ser idealmente medida para verificar sua impedância ou utilizar-se o maior numero de hastes possíveis e com boa distancia entre elas.

Enfim, sobre os DPS's. Para escolher o modelo correto os dois dados básicos são:

1 - Tensão de operação

2 - Capacidade de dissipar corrente - dada em kA - Kilo Amperes:

1 - DPS de 275V para a proteçao contra picos de tensão e raios, pode ser utilizado tanto em rede 110-127V quanto 220-240V. Um de 175V para redes 110-127V e ofereceria um melhor nível de proteção, mas precisa ser coodernado corretamente com qualquer outra proteção existente na rede elétrica desde o transformador até a tomada final, isso é feito pra que esse DPS não atue tardiamente ou preciptadamente que um outro protetor qualquer "abaixo" ou "acima" dele.

2 - A corrente máxima dissipada pelo protetor vai depender da incidência de raios no local, tipo de edificação, localização - rural ou urbana, presença de para-raios na edificação, localização da instalação do DPS na construção como, caixa de disjuntor, ponto de entrada da fiação na edificação, etc.

Para referência a Clamper tem uma tabelinha. Nessa tabelinha que colocarei a imagem logo abaixo, mostra como escolher o DPS pelo tipo de localização, nivel de incidencia de raios, etc. A proteção "complementar" e "primária" referida na tabelinha, se refere à localização onde os DPS's serão instalados. Proteção primária seria na entrada da edificação ou numa quadro de disjuntor principal, a complementar seria a instalação num quadro secundário. Ou ainda, a proteção primária seria aquele instalada na entrada da fiação da edificação e a complementar no quadro de disjuntores do local, no caso um apartamento, casa, sala de um prédio, etc.

VCLSLim-1.jpg

O método de ligação dos DPS's vai depender basicamente do esquema de aterramento utilizado:

TN-C e TN-C-S: Um DPS por fase contra o neutro

TN-S (Global, desde o transformador): Um DPS por fase contra o neutro + um DPS pro neutro/aterramento

TT: Idem ao TN-S "Global".

No meu caso, utilizei uma proteção primária e complementar. No quadro do medidor instalei três DPS de 40kA (poderia e deveria ser maior entretanto) - aqui tem três fases.

No quadro de disjuntor, instalei mais três DPS's de 20KA cada - proteção complementar.

Meu esquema de aterramento é um "TN-S parcial" - TN-S a partir da caixa do medidor ou seja, um TN-C-S de forma global.

No caso do filtro APC, não precisa substituir nada, a fiação dele suporta até 12A.

PS: Sei que vou confundir gente aqui em essa de "TN-S parcial" e "TN-S global", coisa que não citei no meu guia de aterramento postado em outro tópico e não costumava comentar sobre isso.

Se analisarmos melhor os esquemas de aterramento, se percebe que só pode ser chamado de TN-S se o fio terra sai direto do ponto onde o neutro vai pra rede de baixa tensão e neutro aterrado no poste do transformador e dai seguem pros pontos finais ou seja, nesse caso o fio terra é de fato entregue pela CIA Elétrica. Na Europa isso acontece muito em redes subterraneas, onde o fio terra em si segue na "capa" de um outro condutor, ele circunda um outro condutor e é entregue no ponto de medição. Já no esquema onde se chega dois, três ou 4 fios até o ponto de medição, o correto seria chamar de TN-C-S porque a rede de baixa tensão da CIA Elétrico tem um neutro considerado TN-C e seu fio terra de uma forma ou de outra está atado nessa rede seja o fio terra separado do neutro na entrada ou no quadro de disjuntor.

Sem colocar aqui os calculos de sistemas de aterramento já é um tanto confuso, imagina os cálculos! Um livro recomendável sobre o assunto:

http://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=23159

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado leohartmann e rau!

Se a cia elétrica já tiver religado a eletricidade, o eletricista vai lá hoje p/ checar a situação atual. Aí sabendo o tipo de aterramento, volto a pedir sugestões...

PS: rau, não sei se você não anexou a tabela ou se o proxy daqui do trabalho bloqueia... Mas não aparece aqui pra mim.

Encontrei esses aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=VCLSLIM20KA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100399218-dr-interruptor-diferencial-40a-30ma-4-polos-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96222523-dr-interruptor-diferencial-residual-63a-30ma-4-polos-_JM

Estão de bom tamanho? Esse DR presta? Pelo que entendi, devo colocar 1 VCL entre cada fase e neutro. E apenas 1 DR (depois dos VCLs), correto?

Se tiver a possibilidade de colocar lá embaixo no medidor do meu AP, é preferível... E se não tiver, posso colocar no meu quadro de energia (dentro do AP). Entendi direito? E se puder colocar nos 2, faz bem ou não faz diferença significativa?

Muito obrigado de novo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A imagem tá hosperdada nesse link, talvez o proxy bloqueie, se não der pra ver, me fala.

http://i307.photobucket.com/albums/nn309/rrsf/VCLSLim-1.jpg

O DR exige uma pessoa que realmente entenda do funcionamento e instalação do mesmo, não é qualquer eletricista que sabe.

A instalação do DR é incompatível com alguns chuveiros elétricos, não pode ter certos tipos de ligações na instalação ou o mesmo vai desligar tudo constantemente.

O modelo a ser escolhido pra uma casa deve ter sempre sensibilidade de 30mA, mas o nível de corrente como os indicados nos seus links postados como 40 e 63A, vai depender do nível de corrente do disjuntor geral, tem que ver lá perto do seu medidor, onde geralmente fica o disjuntor geral. A corrente suportada pelo DR deve ser igual ou superior ao disjuntor geral, NUNCA INFERIOR!

Esses modelos de DR mostrados por você é um tetrapolar ou seja, pode ser colocada 1, 2, 3 Fases + Neutro. Se aí só tiver 1 Fase + Neutro, basta comprar um DR Bipolar - 1F +N, sai mais barato.

Não vai comprando as coisas na doida, pode acabar pagando por algo errado. Por exemplo, DR só recomendo marcas conceituadas como Siemens, GE, Pial e algumas outras, são mais caros, mas de qualidade superior.

Antes de tudo você tb deve procurar saber a função de um Dispositivo DR - dá uma pesquida no google. Ele não serve pra proteger equipamentos, mas a construção devido incêndios causados por curto-circuitos de baixa intensidade e as pessoas contra choques elétricos. O DR detecta qualquer fuga de energia que não esteja retornando pelo neutro, se a energia fugir pra outro lugar, tipo pro teu corpo, pro fio terra, pra uma superficie condutiva qualquer, ele vai desarmar todo o circuito.

A escolha do DPS de 20KA vai depender do tipo de instalação, localização e edificação, se tem para-raios ou não, etc. Tente pegar essa tabela que postei pra você ter uma ideia.

O local a ser instalado pode ser em qualquer quadro elétrico, se só puder instalar no Quadro de disjuntores, tudo bem, instale aí somente e use os protetores depois das tomadas, filtros, nobreaks, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rau, muito obrigado novamente.

Bom, o eletricista foi lá e, p/ minha completa frustração, o prédio não tem aterramento!

Então, estou com 2 problemas:

1: o que fazer p/ me proteger, dentro do possível, nesse caso? Acredito que possa colocar os VCLs, DRs e filtros de linha (APC etc) assim mesmo, certo? Teria algo mais a fazer?

2: preciso convencer os demais que aterramento é importante e que devemos fazer. Mas eu não tenho a mínima ideia do quanto isso custa. Se alguém puder me dar uma noção (não é orçamento, é uma noção... só pra me pôr a pensar)... O prédio tem 4 andares (mais um onde ficam algumas coisas, como casa de máquinas e sei lá mais o que), 3 APTOs por andar... A garagem é ampla e tem área para circular o carro ao redor do prédio, então imagino que possa ser quebrado em uma das laterais e instalado ali.

De acordo com o eletricista, caso eu não consiga convencer os demais a fazermos todos juntos, eles não podem me impedir de fazer só pra mim (como último recurso, claro), por ser "norma" (ele não entrou em detalhes e eu tb não questionei muito).

Uma ideia de ordem de grandeza de valores me ajudaria muito a pensar...

PS: uma curiosidade... Alguém falou que o prédio deve ter para-raios, que é uma coisa muito comum... Mas, meu palpite é que se não tem aterramento, não pode ter para-raios, certo?

PS2: de acordo com o eletricista, a instalação lá é trifásica... (caso seja útil p/ alguma sugestão)

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao li o topico todo, mas n consegui achar nenhuma msgcom esse assunto, eu queria saber se eu sou o unico que está tendo problemas graves em achar plugues e adaptadres no novo padrão brasileiro de tomadas...

Estou morando em uma casa recem construida em que todas as tomadas tem esse novo formato, e o terra está funcional em todas elas porém é IMPOSSIVEL achar aparelhos em que o plugue do terra seja nesse novo padrão ou então adaptadores que tb tenham o terra funcional...

Alguem passa por esse problema? Onde será qe posso achar adaptadores com terra funcional?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rau, muito obrigado novamente.

Bom, o eletricista foi lá e, p/ minha completa frustração, o prédio não tem aterramento!

Então, estou com 2 problemas:

1: o que fazer p/ me proteger, dentro do possível, nesse caso? Acredito que possa colocar os VCLs, DRs e filtros de linha (APC etc) assim mesmo, certo? Teria algo mais a fazer?

R: Sem aterramento ainda é possível se conseguir um nível bom de proteção.

1 - Coloca um VCL de 20kA ou maior, 1 pra cada fase contra o neutro. Usar protetores da Clamper do tipo E-Terra e filtros de linha. Os protetores E-Terra protegem a linha telefônica e de antena por meio do uso do neutro, de forma segura. O uso de nobreaks, principalmente pros PCs tb é um complemento para as quedas com retorno brusco de energia e sobretensão sustentada. Os VCL foram desenvolvidos pra proteger contra picos de chaveamento (liga e desliga de cargas, principalmente as grandes) e raios, mas não dá proteção efetiva contra sobretensão ou seja, elevação de tensão sustentada - tudo dependendo, claro, do nível dessa sobretensão...

2 - DR sozinho sem aterramento te dará um nível de proteçao, mas não tão elegante, por assim dizer, veja a situação em dois cenários:

Um microondas, ligado a um circuito DR, mas com fio terra desligado. Digamos que esse microondas dá uma fuga interna pra sua carcaça por causa de uma falha interna. O DR até então nada fará até que alguém "aterre" o microondas ou seja, até que alguém toque na carcaça e tome um choque. Quando a partir de 15mA passa pelo corpo da pessoa, o DR desarma o circuito, isso ocorre entre 15 e 30mA num DR típico. A pessoa tomará um choque, mas não será fatal. O susto do choque poderá ser mais fatal do que o próprio choque - alguém com problemas cardiacos por exemplo...

Agora o mesmo cenário, mas com fio terra ligado. O DR desarmará antes de alguém levar um choquinho antes, a carcaça já tava aterrada sem ninguém toca-las, conduzindo a fuga de corrente.

2: preciso convencer os demais que aterramento é importante e que devemos fazer. Mas eu não tenho a mínima ideia do quanto isso custa. Se alguém puder me dar uma noção (não é orçamento, é uma noção... só pra me pôr a pensar)... O prédio tem 4 andares (mais um onde ficam algumas coisas, como casa de máquinas e sei lá mais o que), 3 APTOs por andar... A garagem é ampla e tem área para circular o carro ao redor do prédio, então imagino que possa ser quebrado em uma das laterais e instalado ali.

De acordo com o eletricista, caso eu não consiga convencer os demais a fazermos todos juntos, eles não podem me impedir de fazer só pra mim (como último recurso, claro), por ser "norma" (ele não entrou em detalhes e eu tb não questionei muito).

Eu aconselho a avaliação de um engenheiro para estudar a possibilidade de qual esquema de aterramento utilizar. Não dá pra citar assim por alto. Se for adotar um TT pra todos os apartamentos, todo mundo teria que por DR geral em cada apartamento. Aterramento em esquema TT só protege efetivamente as pessoas com um DR em conjunto, isso é dito desde década de 80, quando DR no Brasil era coisa de outro mundo ainda, mas até hoje poucos levam isso a sério mesmo com o DR se tornando cada vez mais e mais comum. Num esquema TN-C-S ou TN-S o DR apesar de poder ser mantido fora de alguns circuitos, aqueles de áreas predominantemente secas, ainda assim é recomendável para aqueles contatos diretos com partes energizadas, como tocar o dedo direto pino de um plugue ou criança metendo grampo dentro da tomada, porque pra isso aterramento em nada vai resolver! O aterramento só resolve para aquelas fugas às carcaças metalicas.

Se você fizer um aterramento só pra você, preste atenção no esquema utilizado e nas proteções em conjunto. Se por exemplo adotar o esquema TT, você vai precisar de um DPS de pelo menos 45kA entre a linha Terra e Neutro no seu quadro geral, além dos DPS entre as Fase e Neutro. E o DR é primordial em esquema TT.

Uma ideia de ordem de grandeza de valores me ajudaria muito a pensar...

Valores é muito difícil estimar sem avaliar o local e o próprio valor da mão de obra, da qualificação do eletricista... Geralmente quanto mais qualificado for o cara, mas ele vai dar valor ao seu conhecimento, mais caro é o seu serviço. Não é bem uma regra, mas costuma ser assim.

PS: uma curiosidade... Alguém falou que o prédio deve ter para-raios, que é uma coisa muito comum... Mas, meu palpite é que se não tem aterramento, não pode ter para-raios, certo?

Todo prédio, hospital, shopping centers, centro de convenções, igrejas e locais de aglomeração, desde 2005 é obrigado a terem para-raios, desde que esses prédios tenham sido construidos a partir dessas datas, os que não possuem podem ser adequados, mas a norma não obriga nada para as instalações já existentes, mas não tenho certeza quanto a essa obrigatoriedade em prédios antigos. Não sei como funciona essa fiscalização...

A relação de aterramento X para-raios é a seguinte. O para-raios precisa sim de uma malha de aterramento circundando todo o prédio, essa mesma malha OBRIGATORIAMENTE precisa estar atada às outras malhas de aterramento, tanto individuais quanto a malha do neutro e isso deve ser feito idealmente no solo ou nas Barras de equipotencialização em pontos estratégicos do prédio, MAS NUNCA NO CABO DE DESCIDA! Nunca se deve ligar o fio terra na estrutura do prédio ou no cabo de descida do para-raios. Pra definir esses e muitos outros detalhes, só um engenheiro elétrico atualizado com as normas atuais, são muitos detalhes e calculos, além de consideramos a situação específica, um prédio construido há vários anos. Numa construção em andamento é muito mais fácil realizar modificações...

PS2: de acordo com o eletricista, a instalação lá é trifásica... (caso seja útil p/ alguma sugestão)

Sim, no caso dos DPS VCL, seria um por Fase e outro entre Neutro aterramento, dependendo do esquema de aterramento utilizado, mas basicamente é um por fase.

Obrigado!

De nada!

Nao li o topico todo, mas n consegui achar nenhuma msgcom esse assunto, eu queria saber se eu sou o unico que está tendo problemas graves em achar plugues e adaptadres no novo padrão brasileiro de tomadas...

Estou morando em uma casa recem construida em que todas as tomadas tem esse novo formato, e o terra está funcional em todas elas porém é IMPOSSIVEL achar aparelhos em que o plugue do terra seja nesse novo padrão ou então adaptadores que tb tenham o terra funcional...

Alguem passa por esse problema? Onde será qe posso achar adaptadores com terra funcional?

Já deu uma pesquisadas nas elétricas por aí? Aqui em Brasilia achei desses por 7 reais:

adaptador.jpg

Parabéns. Poucos tem coragem para explicar tudo isso. Você é 10 cara

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, marco, entendi, mas então no caso do trafo não perder seu referencial, mas o cliente sim e tiver um bom aterramento no local, é possível então conseguir que as tensões não se desequilibrem tanto?

Digamos se o condutor neutro da rede de BT de romper umas três casas após o trafo e minha casa é a quarta sendo que depois da minha tem umas 10 casas a mais, todas com neutro aterrado, esse desequilibrio de tensão poderia ser bem menor ao ponto de a sobretensão não ser alta o suficiente pra danificar aparelhos? Li que essa perda de referencial pode ou não ser danosa, vai depender de onde o neutro se rompeu, em quantos pontos o neutro está aterrado após a falha, etc.

Teoricamente isso é válido, dependendo das correntes nas fases. Na prática temos não é bem assim. Ao menos na minha região.

Aqui é difícil (atualmente) encontrar algum transformador abaixador aterrado. Dependem dos aterramentos dos consumidores. Portanto, dependendo de onde se romper o neutro......

Teve um eletricista aqui no Rio que disse que para o computador seria melhor o do tipo TT (por ser uma máquina sensível) enquanto que para o restante da instalação da casa seria o TN-S.

Indique o link abaixo ao eletricista:

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, você não é o primeiro a ter esse problema assim que liga esse filtro. Na verdade o computador já era pra dar choque na carcaça mesmo sem o filtro, mas tenho visto gente reclamando disso apenas após ligar o Clamper.

Solução definitiva é um bom aterramento, mas tem umas medidas pra tentar solucionar o problema como polarização da tomada. Olhando o plugue da tomada do filtro de frente pra você com o pino terra virado pra baixo, fase deve entrar no contato esquerdo e o neutro no contato direito do plugue. Na parede, com uma tomada tripolar, neutro na esquerda e fase na direita, pino terra pra baixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, eu vou ligar meu equipamento todo em um filtro upsai fht1200, de 220v

02ProteoFHT1200MKIIUPSAI.jpg

e como dito, minha casa é d 220v, e nao tem aterramento...

como faço pra ligar o filtro na tomada? uso um desses?

01027.jpg

aqui vai uma foto da tomada q eu vou ligar, nao é muito boa

dcam0957.jpg

dcam0961.jpg

e então, como eu faço pra usar esses adaptadores? tipo, nao sei pra q serve aquele anelzinho d metal q vem em cima

ps: c ja tiver tido essa descussão no topico, desculpa ae, mas nao tenho muito tempo pra ler td isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Anelzinho de metal é pra ligar o fio terra externamente.

Não tem segredo, só plugar o adaptador.

Alguns modelos desses ai coloridos, da Clone, vêm com um pequeno varistor e um LED dentro.

Aquelas proteções ali de telefone e cabo coaxial são praticamente inuteis sem um fio terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada a ver com aparafusamento de benjamin, esse anel faz parte diretamente da chapinha interna onde entra o terceiro pino da tomada, do fio terra. Caso você não tenha como por exemplo passar o fio terra por dentro do contuite da fiação elétrica, tem como ligar ele por fora direto no adaptador, mas como você n tem esse condutor de proteção, então esse anel não serve pra nada mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

Desde que me "libertei" de meu estabilizador, venho tentando pelo menos conscientizar as pessoas de ele realmente não é necessário. Mas caio sempre no mesmo dilema (inclusive eu tinha esse problema): em todas as casas não há aterramento.

Aconteceu agora com minha namorada: esta semana de madrugada ela escutou um trovão estridente (deve ter sido muito forte mesmo) mas, como ela já estava quase dormindo ela nem viu se algo tinha acontecido.

No dia seguinte ela foi usar o computador e o estabilizador ligou, mas não acendeu e led de status (aquele que indica que está ligado).

Ela me perguntou se podia usar o pc sem problemas e eu disse que não tinha como dar certeza (como vou garantir que aquela coisa está funcionando corretamente?).

Ai eu gostaria de aproveitar o gancho pra ver não só o caso dela, mas vários outros casos que já me perguntaram: eu vi um filtro da APC (site) que ia cair como uma luva lá, mas lá não tem terra (literalmente, toda a casa tem piso).

Sei que o fio terra não está de enfeite, mas em casos assim, para a proteção do pc, poderia-se usar um filtro de linha sem aterramento?

Estou aproveitando o caso dela pra tirar o estabilizador, mas tenho vários outros casos que se encaixariam aqui.

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

Desde que me "libertei" de meu estabilizador, venho tentando pelo menos conscientizar as pessoas de ele realmente não é necessário. Mas caio sempre no mesmo dilema (inclusive eu tinha esse problema): em todas as casas não há aterramento.

Aconteceu agora com minha namorada: esta semana de madrugada ela escutou um trovão estridente (deve ter sido muito forte mesmo) mas, como ela já estava quase dormindo ela nem viu se algo tinha acontecido.

No dia seguinte ela foi usar o computador e o estabilizador ligou, mas não acendeu e led de status (aquele que indica que está ligado).

Ela me perguntou se podia usar o pc sem problemas e eu disse que não tinha como dar certeza (como vou garantir que aquela coisa está funcionando corretamente?).

Ai eu gostaria de aproveitar o gancho pra ver não só o caso dela, mas vários outros casos que já me perguntaram: eu vi um filtro da APC (site) que ia cair como uma luva lá, mas lá não tem terra (literalmente, toda a casa tem piso).

Sei que o fio terra não está de enfeite, mas em casos assim, para a proteção do pc, poderia-se usar um filtro de linha sem aterramento?

Estou aproveitando o caso dela pra tirar o estabilizador, mas tenho vários outros casos que se encaixariam aqui.

Grato!

Primeiramente gostaria de sugerir a leitura desse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

Sim, ela pode usar o filtro sem aterramento, a função do aterramento nesse filtro, são duas:

1 - Como qualquer aterramento, sua primeira função é a proteção contra choques - mas o mesmo sozinho não garante proteção total, há outras medidas a serem implementadas em conjunto.

2- Escoar correntes de surto das linhas de sinal e força, sendo que a de força podemos fazer algumas ressalvas:

- O condutor neutro da rede, junto com o Fase, formam o circuito elétrico, até aí acho que você já deve saber disso. O que você não deve saber ainda é que o neutro é um condutor aterrado na grande maioria das instalações. Sendo assim, toda corrente de surto que for induzida no condutor fase ou ambos neutro e fase ao mesmo tempo, costumeiramente a tensão induzida por raios será maior nos condutores Fase em relação ao neutro que é aterrado. Sendo assim, a proteção interna do filtro colocada entre Fase-Neutro fará o papel de curto-circuitar rapidamente essas duas linhas, desviando o excesso de energia pro outro condutor, no caso o neutro, drenando nesse instante uma corrente de curto circuito também direto do transformador da rua, sendo assim haverá queda de tensão após a proteção entre Fase-Neutro, evitando que uma tensão elevada chegue até ao equipamento.

Tá, mas e o fio terra entra onde aqui? Ele entra principalmente na proteção de sinal - telefone, sinal de TV, rede, etc. E quando ele existe, automaticamente abrimos um novo caminho pra surtos serem criados, agora são os surtos de tensão/corrente entre neutro/aterramento. E é pra isso que temos proteções dentro dos APC e outros filtros bons pra equipotencializar essas duas linhas momentaneamente durante um pico de tensão entre ambos condutores, que apesar de papeis diferentes, ambos são aterrados e por isso chamamos de surto em modo comum - que podem ser muito danosos.

Resumindo: A linha de força pode ser protegida somente entre Fase-Neutro, mas como as fontes possuem referências de tensão em cima do condutor aterramento, e principalmente quando esse condutor estiver presente, deve haver proteção entre Neutro-Terra para descargas atmosféricas.

Mesmo com neutro-terra equipotencializados na entrada elétrica - prática comum pra melhorar a eficiência e proteção do sistema de aterramento, pode haver uma diferença de potencial entre esses condutores quando um protetor apenas entre Fase-Neutro desvia uma grande corrente de surto. Quanto maior o lance de fio até o ponto onde está instalado o protetor apenas Fase-Neutro, maior a DDP entre N/T.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!