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Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

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Disjuntores Siemens por exemplo, não possuem lado específico pra entrar e sair a energia (informação essa disponivel em seu catalogo), então você ligaria dessa forma:

quadroebarramento.jpg

Se quiser inverter a posição do barramento, colocando-o em cima dos disjuntores, tb pode fazer, só inverter o jeito que fiz no desenho.

Sobre o aterramento, o correto é passar todos condutores fase/neutro/terra pelo mesmo caminho, isso é um dos tópicos relacionados com compatibilidade eletromagnética e descargas atmosféricas. Se for impossível, pelo menos o neutro e fase devem seguir pelo seu caminho correto, juntos e o terra você faz da forma que relatou, derivando direto da haste e indo pro quadro, mas se possível que o terra se encontre de forma mais breve possível com o mesmo percurso de fase e neutro, melhor!

Rau,vou passar sim os condutores pelo mesmo eletroduto,agora mais algumas duvidas,os fios fase e neutro que tenho são 10mm flexiveis;para fazer o aterramento,vou usar 10mm rigido;tem algum problema de depois desse fio rigido passar pelas hastes eu cortalo e imendalo com fio flexivel ou devo levar ele inteiro até o quadro(no caso de imendar,vou soldar)? e qual a melhor maneira de conectar esse fio 10mm2 nas hastes, e na barra L(no aterramento do medidor)? pergunto isso,por que no aterramento TT que fiz pro pc,usei conectores tipo anel,a achei que eles não apertaram legal devido o parafuso perder a rosca,quando apertei com força. os disjuntores stek tambem são boms,neles tambem a energia pode entrar e sair de qualquer lado? e desde já obrigado pelas respostas:).

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Você já comprou os fios?

Pra aterramento é considerado melhor cabo ou cabinho (flexivel), mas no caso do cabinho esse não é bom que esteja em contato com o solo porque oxida facilmente devido a umidade que fica presa nos capilares do fio além do que os fiozinhos separados podem se oxidar rapidamente.

Você pode emendar fio em cabo, desde que faça uso de conectores e isole bem essa emenda se tiver contato com umidade, pode usar fita de auto fusão por exemplo. Se conseguir fazer uma boa solda tb pode substuir o conector pela solta, fala um "L" no condutor rigido, enrrole o cabo flexivel num "perna" do "L" e depois "feche" o L em cima do condutor flexível para apertar o rigido contra o flexivel e solde bem solda ambos condutores. Eu acho mais pratico usar conector tipo parafuso fendido (Split-bolt).

A conexão dos fios nas hates, tente dobrar a ponta do fio de forma a fica mais "grosso" pra porca do anel não precisar ser apertada até o fim.

Geralmente só disjuntores bem específicos, que suportam altas correntes de curto-circuito, tipo 10kA pra cima, que possuem uma câmara de extinção de arco voltaico, é que possuem lado correto. Esses simples Curva B, qualquer lado serve. Dê uma olhada no site da Steck pra confirmar.

Atualização:

No site da Steck não fala nada especificamente, nem no catalogo do produto, entretanto na foto do produto mostra o numero 1 e o numero 2, o que indica que tem teoria a entrada é por cima e a saida por baixo, mas creio não fazer diferença na prática pra um disjuntor simples.

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Rau desculpa se ja falou anteriormente pois li so o seu topico inicial q por sinal esta de parabens. Minha casa é mono sem aterramento, vou fazer o aterramento para ser usado em geral PC, chuveiro e eletros em geral. A distancia do padrão para a casa é de uns 6m. Coloquei 1 haste de 3m a 1m do padrão e outra a 4m. E melhor eu fazer uma ligação Esquema TN-S? Pois antes de ler seu topico tambem achava q a ligação TT era eficiente.

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A ligação em TT só é eficiente com o uso de um Dispositivo DR, que como você deve ter lido ele detecta as fugas de corrente pro aterramento e desliga o circuito que tiver apresentando essa fuga. Sem o DR você poderia um dia por exemplo ter uma falha digamos na geladeira, jogando completamente o fio fase na carcaça dela, dependendo da resistência do aterramento TT digamos que o máximo de corrente que consiga fluir pra terra seja 10 Amperes, nesse instante ninguém perceberia a falha e talvez a geladeira nem desse choque ou talvez um choquinho à toa, já que a maior parte está "descendo" pelo fio terra, mas até você descobrir essa falha, muito dinheiro já foi por terra, sem trocadilho! :) Mas o pior não é isso, se nada detectar essa falha a geladeira pode dar choque ou em volta das hastes poderá dar choque pelo chão - tensão de passo. Pra se conseguir detectar essa fuga então, somente um dispositivo DR, já que bastam 30 miliamperes em fuga pra ele desconectar a energia. No caso do esquema TN-S ou TN-C-S, quando ocorre uma falha do mesmo tipo com o exemplo da geladeira, isso se caracterizará num curto-circuito pleno e um disjuntor simples irá desarmar o circuito. Entretanto, a maior segurança se daria com o uso do Dispositivo DR seja qual esquema de aterramento utilizar porque por um lado o TT apresenta uma corrente de curto-circuito baixa e por outro o TN-S apresenta uma corrente elevada q gera um faiscamento forte no momento do curto, logo o TN-S não deve ser usado em locais com produtos inflamaveis ou atmosfera sujeita a explosão. Em ambos casos o dispositivo DR resolveria a questão...

Ainda assim o aterramento TT não é a melhor opção para regiões com incidência à decargas atmosféricas.

Bem, você pode ligar pelo solo as hastes que você colocou com a haste do padrão, equipotencializando ambas malhas. A distancia do padrão à casa não importa muito, é até pequena, apenas o condutor de aterramento principal deve seguir o mesmo tamanho do condutor fase, se esse tiver até 16mm2. De um ponto médio da instalação, geralmente o quadro de disjutores, divide-se o aterarmento em fios mais finos (igual ao fase do circuito final) para os seus respectivos locais.

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O DR ainda é muito mal compreendido no Brasil, apesar de ser de uso obrigatório - poucos respeitam ou conhecem.

Para usar o DR a instalação tem que tá impecável ou ele vai desarmar a todo instante.

O seu custo nem é alto pela vantagem que trás, um DR tetrapolar (3F + N) que suporte aí 63A por fase, custa em torno de R$ 150,00.

Em prinicipio tanto faz de onde você puxar o fio terra, mas idealmente ele deveria subir junto com os condutores de fase e neutro.

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Sem o uso do dispositivo qual seria a forma + eficiente para eu fazer o aterramento casoeu não consiga comprar este dispositivo? E a corrente do dispositivo deve ser a mesmo do dijuntor ou pode ser menor assim como tambem o terra deve ter a mesma bitola da fase, se eu diminuir seu diametro eu comprometo a ligação? Ex: F e N de 6mm e colocar o terra 4mm pode?

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Aterramento em TN-S a partir do padrão seria o mais seguro.

A bitola do terra tecnicamente seria viavel 4mm2 se nenhum dos circuitos finais usarem além de 4mm2, considerando o fato de que acontecer duas falhas em circuitos distintos ao mesmo tempo seria rarissimo. Entretanto o ideal seria que o terra principal tb fosse de 6mm2.

Para usar o esquema TN, é importante que se na sua casa tiver tubulação de metal em contato com o solo ou mesmo algo de metal exposto e em contato com o solo, que esse seja interligado com a mesma malha. Deve ser usado conectores com graxa anti-oxido na conexão de dois metais diferentes - evita corrosão galvânica ou eletrolitica que ocorre em dois metais com pequena corrente passando por eles.

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Aterramento em TN-S a partir do padrão seria o mais seguro.

A bitola do terra tecnicamente seria viavel 4mm2 se nenhum dos circuitos finais usarem além de 4mm2, considerando o fato de que acontecer duas falhas em circuitos distintos ao mesmo tempo seria rarissimo. Entretanto o ideal seria que o terra principal tb fosse de 6mm2.

Para usar o esquema TN, é importante que se na sua casa tiver tubulação de metal em contato com o solo ou mesmo algo de metal exposto e em contato com o solo, que esse seja interligado com a mesma malha. Deve ser usado conectores com graxa anti-oxido na conexão de dois metais diferentes - evita corrosão galvânica ou eletrolitica que ocorre em dois metais com pequena corrente passando por eles.

A unica tubulação é a do padrão que é galvanizado, so as 2 astes é suficiente ou é preciso colocar + uma? O maior uso do terra sera 2 chuveiros e PC

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Quanto mais hastes espaçadas, melhor, a quantidade certa entretanto só dá pra dizer fazendo uma medição de resistência. Um jeito básico de se medir a resistência é usar uma lâmpada de 100W ligada entre Fase e Terra e medir a tensão. Essa tensão não deve ser muito diferente da medida feita entre Fase-Neutro, idealmente não deveria dar diferença alguma. Claro, essa medição tem que ser feita com a malha desligada do neutro.

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Você já comprou os fios?

Pra aterramento é considerado melhor cabo ou cabinho (flexivel), mas no caso do cabinho esse não é bom que esteja em contato com o solo porque oxida facilmente devido a umidade que fica presa nos capilares do fio além do que os fiozinhos separados podem se oxidar rapidamente.

Você pode emendar fio em cabo, desde que faça uso de conectores e isole bem essa emenda se tiver contato com umidade, pode usar fita de auto fusão por exemplo. Se conseguir fazer uma boa solda tb pode substuir o conector pela solta, fala um "L" no condutor rigido, enrrole o cabo flexivel num "perna" do "L" e depois "feche" o L em cima do condutor flexível para apertar o rigido contra o flexivel e solde bem solda ambos condutores. Eu acho mais pratico usar conector tipo parafuso fendido (Split-bolt).

A conexão dos fios nas hates, tente dobrar a ponta do fio de forma a fica mais "grosso" pra porca do anel não precisar ser apertada até o fim.

Geralmente só disjuntores bem específicos, que suportam altas correntes de curto-circuito, tipo 10kA pra cima, que possuem uma câmara de extinção de arco voltaico, é que possuem lado correto. Esses simples Curva B, qualquer lado serve. Dê uma olhada no site da Steck pra confirmar.

Atualização:

No site da Steck não fala nada especificamente, nem no catalogo do produto, entretanto na foto do produto mostra o numero 1 e o numero 2, o que indica que tem teoria a entrada é por cima e a saida por baixo, mas creio não fazer diferença na prática pra um disjuntor simples.

Fio eu já tenho 10mm flexivel para fase e neutro,pro terra eu ia comprar o rigido,porque li que o fio deve ser desencapado por debaixo da terra quando vai de uma haste para a outra(para ajudar no aterramento),como voce disse que o cabinho não pode ser desencapado,ia usar o rigido;se eu usar o cabinho encapado(por debaixo da terra)não diminui a eficiencia do terra não? no caso do cabo posso usar desencapado(por baixo da terra)? sobre o L que eu falei e o seguinte: no aterramento do meu medidor a Ampla usou uma barra L,ao invés de usar uma haste redonda,dessa que tenho fincada no chão,e eu perguntei como fixar o fio terra nessa barra L? Disjuntor para ar condicionado, maquina de lavar e bomba dágua, tem que ser curva c ou pode usar o b mesmo?

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você pode usar cabo, só chegar numa Elétrica e pedir cordoalha de cobre, é um cabo parcialmente flexivel, com menos encordoamentos que o cabinho flexivel, esse você pode usar diretamente enterrado.

A ampla provavelmente usou uma haste de aço zincado, isso é comum. Desculpe ter deixado passa batido, mas nessa haste tem um parafuso de conexão do fio. É bom proteger essa conexão com massa pra calafetar se ela ficar exposta diretamente no ar ou usar pasta anti oxido na conexão.

Depende da potência desses aparelhos, os de menor potência vão muito bem com Curva B mesmo. Por experiência propria, um ar-condicionado de 24.000BTU do tipo Split funciona bem com Curva B de 25A ou mesmo de 20A, mas em 220V, em 127V já creio que não funcionaria.

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você pode usar cabo, só chegar numa Elétrica e pedir cordoalha de cobre, é um cabo parcialmente flexivel, com menos encordoamentos que o cabinho flexivel, esse você pode usar diretamente enterrado.

A ampla provavelmente usou uma haste de aço zincado, isso é comum. Desculpe ter deixado passa batido, mas nessa haste tem um parafuso de conexão do fio. É bom proteger essa conexão com massa pra calafetar se ela ficar exposta diretamente no ar ou usar pasta anti oxido na conexão.

Agora fiquei na duvida entre usar a cordoalha ou ou o cabinho de 10mm, devido a cordoalha não ser totalmente flexivel e passar desencapada pelo conduite até o quadro.

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Olá, estava relendo esse tópico e algumas dúvidas surgiram:confused::

1 - Pesquisei sobre Haste Copperweld e vi que existem algumas com rosca e também com alguns diâmetros diferentes (Link). Por que a diferença e qual o uso mais indicado de cada?

2 - Nas hastes, a caixa de inspeção é usada somente com conexão mecânica (pressão), sendo desnecessária em conexão por exo-solda?

3 - No caso do "aterramento", ser aquele em que se deriva do pino terra da tomada um fio que se conecta também no Neutro, na tomada, mesmo um Neutro perfeitamente aterrado (Resistência baixa, boa condição do solo, conexões perfeitas lá no medidor, etc.) e também uma distribuição correta de carga entre as Fases, poderia o Neutro se elevar?

4 - (Fugindo um pouco do assunto): A polaridade das tomadas, para que serve?

Obrigado! :D

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1 - Existem muitas aplicações para aterramento, aterramento para sistemas de para-raios, subestações, prédios, casas, cercas elétricas, etc, etc. Então existem diversos tipos de hastes e conexões. Além de hastes existem malhas por exemplo ou cabos para serem usados na horizontal ao invés das hastes tradicionalmente enterradas na vertical. Os diâmetros diferentes são escolhidos de acordo com as caracteristicas locais do solo. Em instalações bem profissionais como de subestações, é feita a extratificação do solo onde ele é analisado e então é feito todo projeto de aterramento com os tipos de componentes adequados para aquela aplicação. Para residências entretanto dificilmente é feito um trabalho desse tipo e são usados produtos comuns encontrados em qualquer elétrica. Quanto maior o diâmetro da haste, melhor contato com o solo menos hastes podem ser usadas, mas tudo depende da aplicação, solo, etc.

2 - A solda exotérica garante uma conexão perfeita que não irá frouxar, não irá oxidar, pode sofrer vibração mecânica que não irá ter problema, é uma coisa feita para durar! Embaixo das estruturas de prédios por exemplo, muitas vezes é feito um anel circundando o prédio onde as conexões são feitas por solda exotérmica porque dificilmente seria possivel dar manutenção nesse anel que ficará enterrado no solo. É um trabalho bem especializado e numa residência creio que não seja necessário todo esse trabalho e cuidado. Basta interligar as hastes por meio de caixa de inspeção, calafetar a ponta da conexão com massa para calafetar, que vai aguentar por pelo menos uns 10 anos. Meu aterramento depois de 4 anos eu tirei a massa pra calafetar e não tem sinal algum de oxidação na conexão, mesmo com umidade em volta...

3 - Falando de uma maneira geral de todos os esquemas TN, o neutro estando aterrado na entrada, dificilmente o potencial se elevará para um nivel perigoso, desde que seus vizinhos tb tenham um neutro aterrado. Se o neutro da sua cidade for aterrado apenas na sua casa, se ocorrer o rompimento do neutro em algum ponto da rede que digamos atenda 20 casas, incluindo a sua, todas essas 20 casas terão toda corrente desviada pro seu aterramento e o mínimo que irá acontecer é um aquecimento do condutor neutro que entra na sua casa e derretimento as vezes até da conexão da haste e claro, poderá surgir ai uma tensão de 220V ou 380V. Mas no caso específico do TN-C que você fala, q é fazer a derivação dentro da caixinha da tomada, isso é perigoso porque dentro da instalação o neutro possui várias derivações, emendas em caixas de passagem, possibilidade de inversão de neutro e fase em alguma manutenção, etc, aumentando assim a vulnerabilidade. Digamos que antes do neutro chegar na tomada ele passou por duas caixas de passagem com emendas e num dessas caixas a emenda do neutro se rompe ou apresenta mal contato por qualquer razão. Assim que você ligar um equipamento nessa tomada o neutro elevará seu potencial e consequentemente a carcaça do equipamento tb - arrumei um caso assim na casa de um amigo, apesar de que ele não tinha aterramento. Na cozinha dele o neutro se rompeu acima do forro de PVC, foi feita um emenda muito vagabunda e ela se soltou com o calor acima do forro e com a passagem constante de corrente, minha chave de teste digital indicava quase 100V de tensão no neutro, mas creio que medindo com um multimetro e um neutro integro, essa porção rompida daria mais de 100V. Existem ainda outras questões, já que com esse esquema, o TN-C, é impossível fazer o uso de Dispositivos DR e a proximidade da corrente passante do neutro à carcaça do equipamento, muitas vezes variando de 1 à 3 metros de fio, pode gerar interferências. Alguns equipamentos são sensíveis a isso. Quanto mais perto tiver o terminal de terra do equipamento conectado ao neutro, e quanto maior for a corrente passante ali, mais as chances dele sofrer interferência.

4 - Em principio apenas pro fusivel interno do equipamento ou de uma proteção externa passar pelo condutor fase e não pelo neutro. A ligação de um auto-transformador de forma não polarizada tb cria um potencial no condutor neutro de saida do transformador. Em principio isso não geraria dandos, mas queima um varistor entre neutro-terra de filtros de linha 110V caso terra seja desligado.

De nada!

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Boa tarde.

Finalmente resolvi atualizar o quadro de disjuntores da minha casa que ainda possui os disjuntores pretos do padrão NEMA. A rede aqui é monofásica 220V, o disjuntor geral é de 50A cabo 10mm até o quadro dos disjuntores.Vou instalar um quadro novo já com barramentos neutro e terra e suporte para disjuntores DIN.Mas a minha dúvida é com relação ao IDR, como hoje ele já tá mais barato resolvi comprar 3 IDR bipolares e a ideia é instalar o IDR por circuitos semelhantes, seria então:

1 IDR 63A 30mA para todas a tomadas da casa - total 3 disjuntores 20A + 20A + 16A;

1 IDR 63A 30mA para o circuito dos Chuveiros - total 2 disjuntores 40A + 20A ;

1 IDR 63A 30mA para o circuito das lâmpadas - total 2 disjuntores 16A + 16A.

A instalação dos IDRs será feita antes dos disjuntores mencionados.Alguns manuais de elétrica sugerem a instalação do IDR depois dos disjuntores o que praticamente inviabiliza a instalação devido o custo final elevado e mão de obra.

Acredito que é mais viável instalar o IDR antes do DT do circuito final.Até porque vejo que o mais comum é o uso de apenas um IDR geral que sempre vem montado antes de todos os disjuntores do quadro, mais com a desvantagem de que em caso de atuação desligue tudo e deixe todos no escuro.

Está bom esse esqueminha ???

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Não tem problema colocar antes dos disjuntores, até porque eles tão bem dimensionados, 63A cada.

Agora só um alerta, você não pode usar só um barramento de neutro para todos os IDR, a não ser que esse barramento receba o neutro principal e dele seja derivado um neutro para cada entrada de cada IDR. Na saída de cada IDR cada um deve ter seu neutro específico ou um neutro comum que não deve ser confundido com o neutro do outro IDR. Se não for feito assim você vai ter problema com desarme instantaneo.

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Quero saber,qual o tipo de conector uso para derivar os fios para as tomadas(veja na foto abaixo)?,favor pôr foto do conector,e quero saber tambem se esse tipo de conector serve para derivar os fios que desce da laje até as tomadas,ou se tenho que descascar os fios e emendar?,para plugar os fios nos conectores tipo agulha e olhal posso usar o alicate comum ou devo usar um alicate proprio? eu pretendo usar conectores tipo agulha nas tomadas,como fazer nas de 4x4(devido ter 8 furos para os fios)?tomadas.jpg

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Muita gente não usa conector, a emenda é feita direta no fio mesmo, com recomendação de soldar com solda de estranho - veja no Youtube vídeos ensinando a fazer emendas e soldagem.

Agora se quiser usar conectores, eu recomendo estes:

www.dersehn.com.br - veja lá exemplos de como fazer as conexões e derivações usando os conectores deles, inclusive pode usar o conector de emenda pra derivar os fios para fazer a conexão com as tomadas, deriva os fios do conector e coloca os terminais nas pontas.

Pode usar alicate universal para crimpar os conectores, usa a parte de baixo do alicate universal, assim:

crimpar.jpg

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