Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

  • Membro VIP
A foto dele ta clara, repare que o terra está a direita de onde ele colocou a chave de teste (na tomada nova a distancia e pouca mesmo, mas deu pra perceber, mesmo mostrando apenas dois pinos [fase, terra].

Sim você está certo, a tomada está montada conforme abaixo

4uxukw.th.png

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Tô no fim da reforma da minha sala, aproveitei pra quebrar a parede e passar conduíte para o aterramento.

Agora vem a dúvida: medi a distância da tomada até a barra de aterramento e deu cerca de 18 metros, qual a bitola do cabo que uso, 1.5mm ou 2.5mm?

Posso usar o de 1.5mm?

É que tenho um rolo de uns 20m desses cabo guardado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tô no fim da reforma da minha sala, aproveitei pra quebrar a parede e passar conduíte para o aterramento.

Agora vem a dúvida: medi a distância da tomada até a barra de aterramento e deu cerca de 18 metros, qual a bitola do cabo que uso, 1.5mm ou 2.5mm?

Posso usar o de 1.5mm?

É que tenho um rolo de uns 20m desses cabo guardado.

A bitola se não me engano deve ser a mesma do fase da tomada que vai ter o terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Uma dúvida que eu tenho, se eu fizer um aterramento na caixa de distribuição de energia da minha casa, antes dos disjuntores, toda a rede elétrica da casa ficará aterrada, somente com aquele aterramento?

Isso é seguro de ser feito?

Digo isso porque aqui em casa, cada chuveiro tem seu próprio aterramento, assim como a tomada do computador. Mas não sei se foi feito de forma correta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

O aterramento na entrada é obrigatório.....mas não é aceito como aterramento geral para a Concessionária de energia.....tipo, se der algum problema interno ela poderá reinvindicar falta de aterramento!

O fato de ter aterramento nos chuveiros não compromete outros pontos que também sejam aterrados, mas pode estar fora das Normas(na minha casa também tá assim kkkkk).

Icefly, 1.5mm² é muito fino.....no meu usei 6mm².

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com um ar de 10.000 btus e um chuveiro elétrico para instalar em 110v,na minha casa e me surgiram algumas duvidas:

1-comprei um disjuntor de 25a para o AR e tomada de 20a; posso usar fio de 4mm para o ar?vai ficar á +- 7 metros do quadro.

2-Pro chuveiro também posso usar 4mm?vai ficar +- uns 5 metros do quadro.

3-Qual disjuntor uso pro chuveiro?visto qua na entrada tenho um de 40a.

4-Eu tava querendo passar os fios(fase,neutro e terra) do ar e do chuveiro por um unico conduite de 3/4 será que é possivel?

Não faço questão de economizar,quero apenas usar o que é certo para ter segurança e ficar com a consciência tranquila,conto com a colaboração e boa vontade de vossa pessoa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, todos os meus equipamentos eletrônicos estão ligados num filtro de linha Upsai FHT 1200, que tem três pinos e está ligado numa tomada devidamente aterrada.

Todos esses equipamentos têm apenas dois pinos.

Estão aterrados?

Pode haver loop de terra entre eles?

Obrigado pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Senhores, todos os meus equipamentos eletrônicos estão ligados num filtro de linha Upsai FHT 1200, que tem três pinos e está ligado numa tomada devidamente aterrada.

Todos esses equipamentos têm apenas dois pinos.

Estão aterrados?

Pode haver loop de terra entre eles?

Obrigado pessoal.

1º não estão aterrados por não conter o terra, mas estão compartilhando o terra do neutro (ao menos no medidor).

2º não sei ao certo se isso aconteceria, mas depende do esquema de aterramento utilizado na tomada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doidaofox, obrigado pela atenção, mas você me deixou com mais dúvidas ainda heheheh.

O aterramento que fiz, foi com três hastes longas enterradas, formando um "triângulo" pequeno no topo e abrindo para baixo; as conectei por um fio e o levei até as tomadas da casa.

Nos testes "tabajara" da vida, como o da lâmpada e medição com multímetro, meu aterramento sempre se mostrou "nota 1000".

Seria o caso, de "prender" um cabo em cada carcaça dos aparelhos e direcioná-los ao terceiro pino do filtro de linha, o qual "teoricamente" está aterrado?

Como se faz o aterramento de equipamentos que possuem apenas dois pinos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Doidaofox, obrigado pela atenção, mas você me deixou com mais dúvidas ainda heheheh.

O aterramento que fiz, foi com três hastes longas enterradas, formando um "triângulo" pequeno no topo e abrindo para baixo; as conectei por um fio e o levei até as tomadas da casa.

Nos testes "tabajara" da vida, como o da lâmpada e medição com multímetro, meu aterramento sempre se mostrou "nota 1000".

Seria o caso, de "prender" um cabo em cada carcaça dos aparelhos e direcioná-los ao terceiro pino do filtro de linha, o qual "teoricamente" está aterrado?

Como se faz o aterramento de equipamentos que possuem apenas dois pinos?

Pela sua explicação está utilizando o esquema TT (no inicio do tópico tem imagens e explicação do esquema).

sobre o aterramento teria que ver o potencial do neutro e terra, pois o neutro é aterrado em pelo menos 2 pontos ai (no gerador do poste e no seu medidor de luz). Terra é para escape da corrente de fulga, que no caso da maioria dos eletrônicos que não tem esse pino na tomada se dá pelo neutro ou um fio avulso na carcaça do mesmo (um fio verde que alguns tem).

Apesar de voce não ter o pino terra nos seus equipamentos, creio que seu DPS esteja agindo de forma correta enviando os surtos para o terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK vamos lá, comprei a chave-teste, e mão na massa

Esse ai é filtro o Clone F8 que uso, já com o novo padrão de tomadas brasileiro; tive que comprá-lo porque a TV e o Bluray já são nesse novo padrão e no futuro vou ligar mais 2 ou 3 dispositivos nele.

Detalhe: o aparelho que dá choque é um amplificador importado, cujo cabo tem somente 2 pinos chatos (bipolar) e está ligado num adaptador (o azul ligado na direita da foto).

34866137.jpg

A tomada da discórdia eheheh: na esquerda montadinha e na direita já aberta (pra situar: fio preto em cima, vermelho embaixo)

68988949.jpg

Ligando a chave-teste, ela acendeu no pólo de baixo, ou seja o vermelho

13899353.jpg

Cara, aconteceu o mesmo problema comigo. Segundo meu teste, é algo gerado pelo filtro da clone quando o mesmo não tá aterrado.

Seguinte, liguei meu note no Clone f8 e o último eu liguei num adaptador bipolar (não tenho aterramento nessa tomada). Nesse caso o note fica dando choque. Quando ligo o note direto na tomada, sem o filtro no caminho, o choque não acontece de jeito nenhum.

Queria entender a razão de isso acontecer no caso 1 (com o filtro). Por que o filtro gera isso?

E sei que devo fazer um aterramento nessa tomada e mudar o padrão da mesma para o novo. Né? Algum melhor tópico de como fazer isso? Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de saber se com o filtro de linha Clone F8 de código 01062 ligado numa tomada onde ainda é de dois(2) pinos, acontecerá de dar choques pelo fato do modelo da tomada ser diferente do filtro, e se isso proceder, o que faço para que fique de forma correta? trocar a tomada ainda de dois(2) pinos e colocar o novo modelo de trêz(3) pinos, ou algum adaptador entre a tomada da parede e o filtro de linha no padrão da ABNT NBR 14.136 resolve isso?

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dar choque só pelo modelo de tomada ser diferente não faz sentido.

É o gabinete que ta dando choque? Muito forte?

Deve ter algum problema no filtro ou na fonte do pc.

Olá Mateusão, ainda vou montar o pc..., o motivo de fazer essa pergunta, é que lí no tópico do mesmo, sobre o uso do filtro de linha em uma tomada que seja projetada para aterramento, e essa tomada não tenha o aterramento. Sendo assim, ao usar o filtro com projeções para tomadas com aterramento e a mesma não tenha esse aterramento, poderá de acontecer os choques incovenientes, que foi essa a minha pergunta se haveria algum modo de fazer essa alteração colocando um adaptador, sendo que ele tenha entrada de 2 pinos para a minha tomada que ainda é antiga, e a saída com 3 pinos baseada no modelo ABNT NBR 14.136, para que conecte o filtro, e no filtro conecte a fonte do pc. Más se mesmo assim ainda houver a sensação de choques, terei de colocar a tomada da parede no modelo ABNT NBR 14.136, más não sabendo se mesmo ao colocar essa tomada, ainda terei de mexer/alterar os fios fase, neutro e terra se tiver, para que se possa usar de forma correta a nova tomada.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo FMSP..

Se a sua tomada da parede tem somente 2 pinos certamente não tem fio terra ligado nela, só fase e neutro.

Se colocas um filtro de linha com o intuito de, entre outras coisas, acabar com a sensação de choque, evidentemente duas coisas deverão acontecer para que isso se realize.

1) Você poder colocar o plug de 3 pinos de seu filtro na tomada da parede. Desse modo a tomada da parede tem de ter 3 furos também. Troque a tomada.

2) Só furo na tomada não garante terra nenhum. Tens de ligar no borne correspondente ao terra da tomada, fiação de aterramento. Se não a tiveres nem adianta colocar tomada de 3 pinos, bote um adaptador e conviva sem o aterramento e sem a pseudo possível sensação de choque que nem mesmo saberá se vais ter ai.

Simples..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só furo na tomada não garante terra nenhum. Tens de ligar no borne correspondente ao terra da tomada, fiação de aterramento. Se não a tiveres nem adianta colocar tomada de 3 pinos,

Nessa sua frase "Se não a tiveres nem adianta colocar tomada de 3 pinos"

1 - Está se referindo ao fio do aterramento que ligará no plugue do aterramento da tomada de 3 pinos?

2 - Mesmo eu usando o filtro numa tomada que não tenha aterramento, isso implica em dizer que o filtro então não vai trabalhar da forma como deveria com suas proteções de linha de energia?

2 - Depois de você ter feito o milagre de nos revelar a maldição que o estabilizador faz, todo equipamento na qual a fonte deve se conectar, eu automaticamente ja fico atento em saber se esse equipamento possui essa desgraça maldita! Portanto lá vai a pergunta: E esse adaptador..., contém alguma maldição para a minha fonte e filtro de linha de estimação? kkk:lol:

Me lembro como se fosse hoje, há 5 anos quando fui comprar um filtro de linha com a intenção de somente ligar mais aparelhos nele, e nem entendia nada de filtros, e o técnico lá da loja disse que era melhor usar uma extensão porque o filtro tinha fusível e ia entrar em conflito com o fusível do estabilizador e ambos não iam trabalhar corretamente, nunca soube se isso era verdade..., e ai Faller, esse técnico falou a verdade ou não passou de uma piada daquelas?

OBS: Fiz essa pergunta porque contém fusível no adaptador.

Abraço amigo :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nessa sua frase "Se não a tiveres nem adianta colocar tomada de 3 pinos"

1 - Está se referindo ao fio do aterramento que ligará no plugue do aterramento da tomada de 3 pinos?

2 - Depois de você ter feito o milagre de nos revelar a maldição que o estabilizador faz, todo equipamento na qual a fonte deve se conectar, eu automaticamente ja fico atento em saber se esse equipamento possui essa desgraça maldita! Portanto lá vai a pergunta: E esse adaptador..., contém alguma maldição para a minha fonte e filtro de linha de estimação? kkk:lol:

Me lembro como se fosse hoje, há 5 anos quando fui comprar um filtro de linha com a intenção de somente ligar mais aparelhos nele, e nem entendia nada de filtros, e o técnico lá da loja disse que era melhor usar uma extensão porque o filtro tinha fusível e ia entrar em conflito com o fusível do estabilizador e ambos não iam trabalhar corretamente, nunca soube se isso era verdade..., e ai Faller, esse técnico falou a verdade ou não passou de uma piada daquelas?

OBS: Fiz essa pergunta porque contém fusível no adaptador.

Abraço amigo :)

Dizia para ligar a tomada ("a" preposição), no borne adequado, a fiação do aterramento. Se não tiveres essa fiação, de pouco adianta a tomada.. Só serve para estética e polarização correta do fase e neutro..

Adaptadores existem, para esse seu caso, quando não tem aterramento e a tomada é de 2 pinos. Veja ai alguns deles:

Adaptadordetomada.jpg

Adaptadordetrsparadoispinos.jpg

Na maioria das vezes custam mais caro que a própria tomada...

Quanto ao filtro de linha, o problema está no nome do mesmo..

No mundo inteiro, em cada local no seu idioma, esse tipo de proteção se chamaria de supressores de surtos ou proteção contra surtos (surge supressors ou surge protectors). Aqui no Brasil eles, os poucos bons que existem, levam o nome de filtro de linha. Os bons não tem somente um fusível como apregoou o técnico e sim tem efetivos elementos de proteção contra surtos de tensão. São varistores, fusíveis térmicos, dispersores a gás, etc..

Desse modo, sim o técnico te razão, a maioria dos filtros de linha são na verdade uma meis dúzia de tomadas, um fusível e uma chave liga/desliga..

Só protege mesmo de seu equipamento pegar fogo... E olhe lá..

Proteção é uma ciência, tem de ter engenharia em cima. Tem um tópico aqui no fórum onde se discute e sugere alguns dos bons dispositivos de proteção contra surtos. É esse dai: Recomendação de filtro de linha

Em outro tópico existem mais de doze desses filtros de linha abertos, fotografados internamente e analisados. O tópico é esse dai: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querido Faller, na verdade houve um conflito entre minhas perguntas e suas respostas. Agradeço mais uma vez pelas palavras, embora não tenha sido as respostas para o que perguntei, acho até que você ficou bravo pensando que eu ja fiz essas mesmas perguntas pelo fato de você ja tenha me respondido novamente elas. Embora não tenha sido o que perguntei, agradeço mesmo! Portanto das trêz(3) perguntas, duas(2) não se relacionam. Irei refazê-las mais simplificadas:

Na primeira pergunta, o que eu quis saber você respondeu.

Na segunda pergunta, eu quis saber se, como a tomada de 2 pinos não tem aterramento, queria saber se isso impediria de, o filtro trabalhar da forma como deveria com suas proteções da linha de energia.

Na terceira pergunta, eu quis saber se o adaptador tem algum mecanismo que danifique a fonte como o próprio estabilizador danifica.

E finalmente, sobre o técnico ter falado aquilo: Eu quis saber se pelo fato de, o filtro de linha ter o fusível, tinha algum problema de haver algum conflito com o adaptador, já que ele também tem o fusível. Simplificando: O filtro de linha e/ou o adaptador, não iam trabalhar de forma correta.

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Na segunda pergunta, eu quis saber se, como a tomada de 2 pinos não tem aterramento, queria saber se isso impediria de, o filtro trabalhar da forma como deveria com suas proteções da linha de energia.

De um modo muito simples:

Surtos de tensão aparecem na sua rede elétrica de dois diferentes modos:

Modo Diferencial: São surtos de tensão gerados pelo ser humano de um modo ou de outro. É um motor desligando, é uma máquina operando, é o elevador da obra, ou do prédio, a máquina de bater massa da padaria, a solda elétrica da serralheria da esquina etc.. Esse surtos de tensão são estabelecidos entre o fio fase e o fio neutro. Se nascem ai, ai também os combatemos. Para eliminar os surtos de tensão nesse modo, diferencial, não se faz necessário aterramento.

Modo Comum: São surtos de tensão que são geramente induzidos na fiação como um todo, tanto fase quanto neutro, geralmente por tempestades elétricas. Para esse tipo de surto a presença do aterramento é importante. Desse modo, se não tiveres aterramento, na hora em que o ceu se fecha, o dia vira noite, a tempestade cai, se puderes tirar o plug de seus equipamentos da tomada, melhor, desligue btoda e qualquer fiação que nele chegue. Rede ethernet, fio de telefone no modem, etc..

A incidência de surtos do modo diferencial é muitíssimas vezes maior que aquela do modo comum..

Na terceira pergunta, eu quis saber se o adaptador tem algum mecanismo que danifique a fonte como o próprio estabilizador danifica.

Adaptadores são pedaços de metal, são fios somente.. Filtros de linha são passivos e nada atrapalham, só ajudam.

E finalmente, sobre o técnico ter falado aquilo: Eu quis saber se pelo fato de, o filtro de linha ter o fusível, tinha algum problema de haver algum conflito com o adaptador, já que ele também tem o fusível. Simplificando: O filtro de linha e/ou o adaptador, não iam trabalhar de forma correta.

Como já disse.. Fusível só serve para evitar a catástrofe. Pode por tantos quantos quiseres.. Aliás, a sua vida é muito mais cheia de fusíveis do que pensas, e sempre sem problema nenhum..

Lá no poste da rua, antes do transformador tem fusível, de alta tensão. Depois, na distribuição, antes de entrar para sua casa também tem..

Na geral do prédio tem um enorme disjuntor, é um fusível rearmável.

No seu quadro de distribuição, já dentro de casa, tem fusíveis (os diferentes disjuntores) no seu filtro de linha vai ter fusível e dentro do equipamento também terá fusível e nenhum deles atrapalha o outro..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ser tão perfeccionista escrevendo no fórum! :lol:

Se usar todas as normas de português vai ficar com um texto enorme e enrolado, escrevendo "corretamente" já basta. ;)

O faller tb é perfeccionista, talvez você se enrolou nas entrelinhas onde ele respondeu tuas perguntas. kkk.

Não ter aterramento não vai impedir que o filtro trabalhe corretamente, só vai diminuir a proteção contra choques e raios.

O adaptador não prejudica se estiver com bom contato, ele não tem o mecanismo que tem um estabilizador!

O técnico não sabia nada, ter 2 fusíveis em um rede, desde que sejam para mesma tensão não afeta em nada, só aumenta a proteção contra uma corrente elevada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!