Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD4770 - Tópico Oficial


Posts recomendados

  • Membro VIP

Faller, mais uma vez excelentes mensagens e contribuição, obrigado ! :)

Porque uma placa da Powercolor para uma placa da HIS o consumo pode ser diferente, então talvez a ATI não coloque o consumo por esse motivo, mas a HIS (por exemplo) coloque o consumo da placa, ou outra fabricante

Mas por hora todas as 4770 são iguais..

Esse valor de 80W foi divulgado próximo ao lançamento da placa. Diziam que mesmo ela sendo perfeitamente alimentada pelo slot a ATI decidiu colocar o conector PCI-E.. quem sabe para as versões com over quando elas vierem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

O Conector fica ali mais por margem de segurança, pros usuários que gostam de colocar um over,(digamos que pra evitar dor de cabeça a fabricante).

Sei lá, modelos com overclock?

Acho que teria que ter uns modelos bem BLACK mesmo pra fazer mais overclock que os usuários simples fazem nessa vga hoje em dia.

Eu acredito no máximo em um Modelo ICE-Q, provavelmente com 1GB GDDR5, talvez com frequencias mais baixas ou levemente mais altas que a comum.

Abraço forte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

O Conector fica ali mais por margem de segurança, pros usuários que gostam de colocar um over,(digamos que pra evitar dor de cabeça a fabricante).

Sei lá, modelos com overclock?

Acho que teria que ter uns modelos bem BLACK mesmo pra fazer mais overclock que os usuários simples fazem nessa vga hoje em dia.

Eu acredito no máximo em um Modelo ICE-Q, provavelmente com 1GB GDDR5, talvez com frequencias mais baixas ou levemente mais altas que a comum.

Abraço forte!

Acho que o Xita se referiu aos modelos que vem com overclock de fábrica, como os "toxic" da vida. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então:D

Me referi exatamente a esses.

Só seria interessante um modelo desses, se fosse um over realmente monstro, que compensasse realmente o usuário, já que os overs "comuns" de 850/3800 ou pouca coisa a mais, os usuários já fazem entende?

Mas sei lá..pode ser que a versão "Toxic" caso, venha a existir, supere minhas espectativas mesmo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem todo mundo sabe fazer OC, Kronos. Eu, por exemplo, não sei. :D

Também tem gente que tem medo de mexer com essas coisas e arriscar danificar o produto. Conheço muita gente que nem trocar firmware de DVD que é a coisa mais simples do mundo faz, por medo.

Pra essas pessoas já vir com OC de fábrica, testadinho e sem perder garantia acho que é uma boa sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eles até podem fazer versões com overclock, mas não acho que vão melhorar o resfriamento (que é uma das coisas que eu acho mais interessante nas versões com over como a Toxic, IceQ4 Turbo, PCS+, etc, da 4850), já que a HD 4770 chega a clocks mais altos sem muitos problemas de aquecimento, não teria muito motivo para eles gastarem com a refrigeração (já que toda empresa visa o lucro)

Inclusive acho que a HD 4770 poderia ter temperaturas muito mais baixas, dependendo do modelo a temp. é a mesma da HD 4850, então imagine se tivesse um cooler do nível dessas HD 4850, mas como não é necessário, e ainda dá para fazer over com o cooler que já tem, eles não devem investir nisso (bom, isso é o que eu acho, ou o que eu faria se a empresa fosse minha haha)

Acho que vão pegar a mesma placa e fazer um over (que qualquer um poderia fazer em casa) e vender por um preço um pouco maior haha (falando de over sem vergonha, tem umas placas da nvidia que diz ser com OC e tem algo da ordem de 15 mhz a mais ¬¬')

Nem todo mundo sabe fazer OC, Kronos. Eu, por exemplo, não sei.

Também tem gente que tem medo de mexer com essas coisas e arriscar danificar o produto. Conheço muita gente que nem trocar firmware de DVD que é a coisa mais simples do mundo faz, por medo.

Pra essas pessoas já vir com OC de fábrica, testadinho e sem perder garantia acho que é uma boa sim.

Se for um overclock fraquinho, mais modesto, o próprio catalyst faz e testa para você ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês ainda não captaram a diferença? O Faller matou, mas o truque central não tá na eficiência da fonte, mas no fato de estar ainda medindo o sistema todo.

Quando o sistema passa de idle pra jogando, tu não passou só a VGA de "dormente" pra "a todo o vapor", mas tudo na máquina tende a subir: cpu, memórias, chipset, HDs, dependendo até placa de rede. Cada coisinha dessas aumenta o seu uso, portanto aumenta o seu consumo, e portanto se ajuda na eficiência ou ineficiência da fonte, tornando a coisa muito maior do que é. Até porque como aumenta o consumo, muda a faixa de consumo que tu tá submetendo a fonte e portanto muda a eficiência que ela tem naquela faixa (geralmente pra pior).

Chega a ser ridículo, mas eles teriam que colocar no review o consumo por jogo configurado de q jeito em cada sistema... :P Uma forma decente de limpar seria verificar e tentar descontar o aumento de uso da memória e da cpu entre os diferentes casos. Dessa forma, acho q talvez desse pra isolar apropriadamente qto a vga tá usando, mas ainda teria a diferença decorrente principalmente do aumento de uso do chipset (tô imaginando q os HDs não devam contribuir significativamente se tu não mandar salvar nada, depois q o jogo carrega). :)

Isso tem q ser levado em conta também. ;) Mas o faller tá de parabéns por ter trazido a questão a tona. Cara, posta o link pro tal tópico aí só! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eles até podem fazer versões com overclock, mas não acho que vão melhorar o resfriamento (que é uma das coisas que eu acho mais interessante nas versões com over como a Toxic, IceQ4 Turbo, PCS+, etc, da 4850), já que a HD 4770 chega a clocks mais altos sem muitos problemas de aquecimento, não teria muito motivo para eles gastarem com a refrigeração (já que toda empresa visa o lucro)

Inclusive acho que a HD 4770 poderia ter temperaturas muito mais baixas, dependendo do modelo a temp. é a mesma da HD 4850, então imagine se tivesse um cooler do nível dessas HD 4850, mas como não é necessário, e ainda dá para fazer over com o cooler que já tem, eles não devem investir nisso (bom, isso é o que eu acho, ou o que eu faria se a empresa fosse minha haha)

Acho que vão pegar a mesma placa e fazer um over (que qualquer um poderia fazer em casa) e vender por um preço um pouco maior haha (falando de over sem vergonha, tem umas placas da nvidia que diz ser com OC e tem algo da ordem de 15 mhz a mais ¬¬')

Realmente seria interessante. Não pra mim, pois quanto menor o consumo menor, mas pra muita gente, hehe. :D

Hmm... aliás... perguntinha de novato: over de VGA aumenta consumo de energia assim como over de CPU?

Se for um overclock fraquinho, mais modesto, o próprio catalyst faz e testa para você ;)

Bom saber. Valeu. ^^

Mesmo assim acho que muita gente deixa de fazer mesmo sabendo por medo de estragar. Sabe aquelas caras mais conservadores, maclucos por garantia e que nem compram na internet por medo? Toda família tem pelo menos um. :lol:

Vocês ainda não captaram a diferença? O Faller matou, mas o truque central não tá na eficiência da fonte, mas no fato de estar ainda medindo o sistema todo.

Quando o sistema passa de idle pra jogando, tu não passou só a VGA de "dormente" pra "a todo o vapor", mas tudo na máquina tende a subir: cpu, memórias, chipset, HDs, dependendo até placa de rede. Cada coisinha dessas aumenta o seu uso, portanto aumenta o seu consumo, e portanto se ajuda na eficiência ou ineficiência da fonte, tornando a coisa muito maior do que é. Até porque como aumenta o consumo, muda a faixa de consumo que tu tá submetendo a fonte e portanto muda a eficiência que ela tem naquela faixa (geralmente pra pior).

Chega a ser ridículo, mas eles teriam que colocar no review o consumo por jogo configurado de q jeito em cada sistema... :P Uma forma decente de limpar seria verificar e tentar descontar o aumento de uso da memória e da cpu entre os diferentes casos. Dessa forma, acho q talvez desse pra isolar apropriadamente qto a vga tá usando, mas ainda teria a diferença decorrente principalmente do aumento de uso do chipset (tô imaginando q os HDs não devam contribuir significativamente se tu não mandar salvar nada, depois q o jogo carrega). :)

Isso tem q ser levado em conta também. ;) Mas o faller tá de parabéns por ter trazido a questão a tona. Cara, posta o link pro tal tópico aí só! :D

Não estou duvidando do Faller, longe disso. Só não entendi o porquê das diferenças de consumo variarem tanto de gráfico pra gráfico. Tudo que você falou sobre o resto do sistema influir está muito claro pra mim, mas isso só devia valer para a comparação entre gráficos diferentes, não? Pelo menos eu imagino que em cada gráfico eles tenham usado os mesmos PCs e só foram trocando as VGA sna hora de fazer cada teste, que também deve ter sido feito usando o mesmo jogo/prograna.

Então por que diabos que se a gente pegar os resultados de um sistema com 4850 e do mesmo sistema com a 4770 (ambos no mesmo gráfico e feitos pelo mesmo site usando o mesmo PC) a diferença (que teoricamente deve ser causada apenas pelos consumos das placas de video) variam de 6 à 59 watts?

Ou seja, se o resto do sistema é o mesmo, as variações de consumo do resto das peças da configuração não deveriam ser significantes ao comparar o consumo de cada placa de video. Estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês ainda não captaram a diferença? O Faller matou, mas o truque central não tá na eficiência da fonte, mas no fato de estar ainda medindo o sistema todo.

Quando o sistema passa de idle pra jogando, tu não passou só a VGA de "dormente" pra "a todo o vapor", mas tudo na máquina tende a subir: cpu, memórias, chipset, HDs, dependendo até placa de rede. Cada coisinha dessas aumenta o seu uso, portanto aumenta o seu consumo, e portanto se ajuda na eficiência ou ineficiência da fonte, tornando a coisa muito maior do que é. Até porque como aumenta o consumo, muda a faixa de consumo que tu tá submetendo a fonte e portanto muda a eficiência que ela tem naquela faixa (geralmente pra pior).

Chega a ser ridículo, mas eles teriam que colocar no review o consumo por jogo configurado de q jeito em cada sistema... :P Uma forma decente de limpar seria verificar e tentar descontar o aumento de uso da memória e da cpu entre os diferentes casos. Dessa forma, acho q talvez desse pra isolar apropriadamente qto a vga tá usando, mas ainda teria a diferença decorrente principalmente do aumento de uso do chipset (tô imaginando q os HDs não devam contribuir significativamente se tu não mandar salvar nada, depois q o jogo carrega). :)

Isso tem q ser levado em conta também. ;) Mas o faller tá de parabéns por ter trazido a questão a tona. Cara, posta o link pro tal tópico aí só! :D

Corrija se estiver errado, mas se tudo estiver "a todo vapor", e a fonte se tornar mais ineficiente, essa diferença de consumo não teria que ser maior do que a difença de consumo apenas da placa? Por exemplo, se a diferença de consumo de idle para peak for 50W, nisso não está incluso a diferença de consumo da VGA + CPU + Mem., etc? Então o consumo individual da placa não seria menor que 50W? E nesse caso o individual medido foi maior, e se a fonte for mais ineficiente não deveria ser maior ainda?

E usando o mesmo sistema, e "estressando" o mesmo sistema ou apenas a VGA, por ser o mesmo sistema, a diferença do processador idle para peak não seria aproximadamente o mesmo? Pois é só a VGA que é trocada, o sistema continua o mesmo e a diferença de consumo foi desde 6W a uns 70W, não acho que o sistema mude tanto somente trocando a VGA

Também não discordo do Faller, o problema aqui é a falta de concordancia entre todos os reviews

Bom saber. Valeu. ^^

Mesmo assim acho que muita gente deixa de fazer mesmo sabendo por medo de estragar. Sabe aquelas caras mais conservadores, maclucos por garantia e que nem compram na internet por medo? Toda família tem pelo menos um.

Isso é normal, afinal, eles não fazem pelo mesmo motivo que você não faz, hardware não é algo barato para a gente "brincar" de overclock, a gente faz quando tem certeza que não vai ter problema, e isso é algo meio complicado, geralmente são tantas opções para mexer, cada placa é diferente, a gente tem que saber todo o limite do hardware, usar programas para teste, ficar vendo tensão, temperatura, etc, enfim, muitos motivos para "deixar quieto"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a medição de um sistema em IDLE e em FULL, a diferença não quer dizer o consumo da VGA, só a diferença dela ociosa e "no talo", por isso, medições como essas servem apenas para ver o "quanto sobe" mas não o "quanto consome", visto que as placas têm consumos diferentes em IDLE também, logo, testes sem consumo independente da VGA definitivamente não são perfeitamente confiáveis. Mesmo sabendo a diferença que as 2 causam no sistema inteiro em IDLE, você jamais saberia o quanto a mais econômica está consumindo, logo, é IMPOSSÍVEL ter o valor exato do consumo das VGAs em IDLE e FULL, pois não dá para subtrair os consumos dos outros componentes do PC.

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a medição de um sistema em IDLE e em FULL, a diferença não quer dizer o consumo da VGA, só a diferença dela ociosa e "no talo", por isso, medições como essas servem apenas para ver o "quanto sobe" mas não o "quanto consome", visto que as placas têm consumos diferentes em IDLE também, logo, testes sem consumo independente da VGA definitivamente não são perfeitamente confiáveis. Mesmo sabendo a diferença que as 2 causam no sistema inteiro em IDLE, você jamais saberia o quanto a mais econômica está consumindo, logo, é IMPOSSÍVEL ter o valor exato do consumo das VGAs em IDLE e FULL, pois não dá para subtrair os consumos dos outros componentes do PC.

Aloha

Exatamente, estamos discutindo a diferença ("quanto sobe") e não o consumo total da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pedidos, vou disponibilizar a bios que fiz da Asus Top já com modificção de clock para 850/950 com tensão 1.05v e controle de rotação do cooler modificado para ir subindo quando a temperatura atinge mais que 35ºC, aqui quando esta em full a temperatura chega a 50ºC com cooler também a 50%, e não passa disso.

http://rapidshare.com/files/250282335/4770MOD.bin.html

Antes de trocar a bios da sua placa, salve a original e coloque junto do pendrive, caso der algo errado é so voltar com ela.

Atenção mudançã de bios é uma coisa simples quando se sabe fazer, se o cara não tem experiencia tem que pesquisar antes de fazer, e faça por sua conta e risco, lembrando que se tiver problema com garantia você tem que colocar a bios original novamente na placa antes de mandar para RMA.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm... aliás... perguntinha de novato: over de VGA aumenta consumo de energia assim como over de CPU?

Sim, certamente. O Catalyst por exemplo aumenta a tensão sozinho quando você faz o Auto-Tune. Do mesmo modo a redução de clock quando a placa está em idle reduz o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, certamente. O Catalyst por exemplo aumenta a tensão sozinho quando você faz o Auto-Tune. Do mesmo modo a redução de clock quando a placa está em idle reduz o consumo.

Valeu pela resposta, cara. Já suspeitava, mas é bom ter uma confirmação de quem entende do assunto. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carpa e Gangrel: vocês estão certos, de novo, na situação ideal (eu acho). Eu POSSO estar errado aqui, mas VGAs diferentes vão implicar em trancos diferentes pros processadores diferentes segurarem (os famosos "gargalos", o que implica que num determinado conjunto uma VGA vai mais fraca deixa o conjunto a 50% do máximo, enquanto que uma mais forte vai subir a 100%, certo? E isso teria impacto também. :) Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carpa e Gangrel: vocês estão certos, de novo, na situação ideal (eu acho). Eu POSSO estar errado aqui, mas VGAs diferentes vão implicar em trancos diferentes pros processadores diferentes segurarem (os famosos "gargalos", o que implica que num determinado conjunto uma VGA vai mais fraca deixa o conjunto a 50% do máximo, enquanto que uma mais forte vai subir a 100%, certo? E isso teria impacto também. :) Estou certo?

Isso é outra coisa que eu também gostaria de saber, mas eu nunca nenhum lugar falando qual a influência da VGA no sistema (em relação ao consumo)

Se você estiver certo em relação a influência da VGA, a diferença da 4850 para a 4770 deveria ser maior ainda (e é menor nos testes)

Será que não é o oposto? Ao invés de pensar no gargalo, se pensarmos na performance; será que uma placa mais fraca não vai fazer o sistema "trabalhar" mais para suprir a sua diferença de processamento em relação a placa mais forte (tipo, "sobraria" mais "coisas" para a CPU processar)? Aí os resultados do consumo do sistema inteiro iriam fazer mais sentido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carpa e Gangrel: vocês estão certos, de novo, na situação ideal (eu acho). Eu POSSO estar errado aqui, mas VGAs diferentes vão implicar em trancos diferentes pros processadores diferentes segurarem (os famosos "gargalos", o que implica que num determinado conjunto uma VGA vai mais fraca deixa o conjunto a 50% do máximo, enquanto que uma mais forte vai subir a 100%, certo? E isso teria impacto também. :) Estou certo?

Primeiramente ibrigado pela resposta, Johannesrs. :)

Ao contrário de você, não sei quase nada de hardware, então não posso confirmar sua teoria, mas acho que ela faz sentido sim.

Entretanto, não seria esse mais um motivo pras diferenças de consumo entre a 4770 e a 4850 serem ainda maiores nos testes? Ou você quis dizer que a 4770 faz o PC trabalhar mais que a 4850?

Edit: É, eu e Grangrel estamos sincronizados haha. Respondemos a mesma coisa ao mesmo tempo XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

estou com o seguinte problema, havia feito a troca da bios da minha hd4770 saphire modelo de referencia, para a bios da ASUS TOP com clocks 800/850.

Hoje resolver fazer um biosmod da mesma bios da asus com clock 850/950 ( naverdade utilizei uma bios postada algumas paginas atrás por um amigo do forum, que vai me perdoar não me lembro o nick, depois de revisala ).

O problema é o seguinte, o catalyst apresenta os clocks com os padrões da ASUS TOP ou seja 800/850, já o GPUZ mostra os clocks como sendo 850/950.

então qual seriam os clocks da minha VGA?

segue imagem...

clockhd4770.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

estou com o seguinte problema, havia feito a troca da bios da minha hd4770 saphire modelo de referencia, para a bios da ASUS TOP com clocks 800/850.

Hoje resolver fazer um biosmod da mesma bios da asus com clock 850/950 ( naverdade utilizei uma bios postada algumas paginas atrás por um amigo do forum, que vai me perdoar não me lembro o nick, depois de revisala ).

O problema é o seguinte, o catalyst apresenta os clocks com os padrões da ASUS TOP ou seja 800/850, já o GPUZ mostra os clocks como sendo 850/950.

então qual seriam os clocks da minha VGA?

segue imagem...

clockhd4770.th.jpg

Baixa o Everest e o AIDA32 compara o resultados que eles apresentam como seus Clock´s, mais eu confiaria mais no GPU-Z. por ser velho de guerra e nunca erra. ( ou quase ) já o catalyst, esse sim. é perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

estou com o seguinte problema, havia feito a troca da bios da minha hd4770 saphire modelo de referencia, para a bios da ASUS TOP com clocks 800/850.

Hoje resolver fazer um biosmod da mesma bios da asus com clock 850/950 ( naverdade utilizei uma bios postada algumas paginas atrás por um amigo do forum, que vai me perdoar não me lembro o nick, depois de revisala ).

O problema é o seguinte, o catalyst apresenta os clocks com os padrões da ASUS TOP ou seja 800/850, já o GPUZ mostra os clocks como sendo 850/950.

então qual seriam os clocks da minha VGA?

segue imagem...

clockhd4770.th.jpg

olá cara, vi que você fez uma troca de bios na sua hd4770, eu tenho uma da xfx e tambem gostaria de fazer só que eu nunca fiz nada parecido, então se não fosse pedir muito, gostaria que você me desse uma ajuda com a minha, um passo a passo de como você fez, pra não haver erro e não encaixotar minha bichinha.

se poder me ajudar eu agradeço muito!

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

estou com o seguinte problema, havia feito a troca da bios da minha hd4770 saphire modelo de referencia, para a bios da ASUS TOP com clocks 800/850.

Hoje resolver fazer um biosmod da mesma bios da asus com clock 850/950 ( naverdade utilizei uma bios postada algumas paginas atrás por um amigo do forum, que vai me perdoar não me lembro o nick, depois de revisala ).

O problema é o seguinte, o catalyst apresenta os clocks com os padrões da ASUS TOP ou seja 800/850, já o GPUZ mostra os clocks como sendo 850/950.

então qual seriam os clocks da minha VGA?

segue imagem...

clockhd4770.th.jpg

Eu que postei a bios modificado, essa tem também a rotação do cooler melhorada, aqui no driver eu deixo em auto e aparece normal 850/950, quando não esta em uso fica 250/950.

Respondendo o amigo acima, eu também postei em algumas paginas atrás o comando de como fazer o flash e também o programa usado, da uma olhada umas 5 paginas para traz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu fiz assim,

Como estou sem um pen drive disponivel no momento ( o meu queimou infelizmente ),

gravei o programa ATIFLASH 3.60 ( com todos os seus arquivos ) dentro de um CD-RW junto com a Bios a ser modificada e a BIOS antiga que salvei com o GPU-Z ( salvar a BIOS antiga é MUITO importante caso aja algum problema )

dei Boot no PC com um CD do WINDOWS 98 no drive, marquei a opção de iniciar pelo com suporte a cd-rom, troquei o cd do windows 98 pelo cd-rw que havia gravado anteriormente.

digitei "d:" ( essa é a letra correspondente a meu drive de CD )

em seguida "dir" ( para conferir se os arquivos estavam mesmo lá )

como os arquivos estavam lá digitei o seguinte comando : " atiflash -f -p 0 NOME_DO_ARQUIVO_DA_BIOS.BIN "

ps.: todos os comando devem ser digitados sem aspas (" ").

o comadno -p FORÇA a bios a ser gravada, caso a programa reconheça que não é uma buios original.

,,,

foi assim que fiz, bem passo a passo ..

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu fiz assim,

Como estou sem um pen drive disponivel no momento ( o meu queimou infelizmente ),

gravei o programa ATIFLASH 3.60 ( com todos os seus arquivos ) dentro de um CD-RW junto com a Bios a ser modificada e a BIOS antiga que salvei com o GPU-Z ( salvar a BIOS antiga é MUITO importante caso aja algum problema )

dei Boot no PC com um CD do WINDOWS 98 no drive, marquei a opção de iniciar pelo com suporte a cd-rom, troquei o cd do windows 98 pelo cd-rw que havia gravado anteriormente.

digitei "d:" ( essa é a letra correspondente a meu drive de CD )

em seguida "dir" ( para conferir se os arquivos estavam mesmo lá )

como os arquivos estavam lá digitei o seguinte comando : " atiflash -f -p 0 NOME_DO_ARQUIVO_DA_BIOS.BIN "

ps.: todos os comando devem ser digitados sem aspas (" ").

o comadno -p FORÇA a bios a ser gravada, caso a programa reconheça que não é uma buios original.

,,,

foi assim que fiz, bem passo a passo ..

abraços.

Tudo certo, foi assim que fiz aqui também, so que usei um pendrive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, no Ml tem um cara vendendo essa placa já com OC de 800/3400. Ele disse que o over foi feito por software para não causar dano à placa.

É possível isso? Sou iniciante em OC, mas achei que ele fosse feito após instalar a VGA na mobo do PC do usuário e que isso valesse só praquele PC. É possível então "gravar" um OC numa placa para que ela funcione em over em qualquer placa mãe sem que o usuário precise fazer qualquer alteração de bios e afins?

Ele disse que já recebe do fornecedor assim. Será que isso é suspeito? Será que é de boa procedencia?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!