Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
faller,

Esse é realmente um ótimo tópico, eu realmente tinha uma visão muuuuuito diferente do que realmente ocorre no funcionamento de um estabilizador e se não fossem todos esses tópicos relacionado a nobreaks, estabilizadores, fontes, filtros de linha... Eu gastaria uns R$370,00 à toa, muito obrigado!

Mas tem uma coisa que preciso de um feedback para conseguir entender completamente:

Quando o estabilizador faz o chaveamento (o "tec"), ele está "escolhendo" a tensão mais apropriada (próxima) à tensão que desejamos estabilizar o circuito (maioria das vezes 110V). Na ausência do mesmo, a tensão irá oscilar com uma margem de erro maior, podendo chegar como exemplo a 150V, porém, mantendo-se na grande maioria do tempo em 127V (tensão comum nas residências para uso doméstico). Logo, se por um acaso a tensão subir para 250V por algum motivo, as fontes que atuam de 90-240V na sua grande maioria provavelmete queimariam, o que não ocorreria com o auxílio do estabilizador.

Essa minha visão está correta? Sou leigo no assunto. Se estiver correta como eu poderia previnir esse problema?

Se subir para 250v, as fontes full range ficariam normais (90v ~ 264v) e as fontes 110/220v queimariam, assim como a sua televisão, suas lâmpadas, seu rádio-relógio, seu microsystem, seu hometheater...

• Curtir 2
Postado
Não sei se fui claro, mas pelo menos tentei

Foi muito claro, agora sim entendi tudo!

Eu olhei aqui meu establilizador e percebi que ele foi realmente o culpado por eu ter ficado 3 meses esperando a resolução do problema da placa de vídeo. Detalhe que eu consegui outra na base da camaradagem! Agora o PC não está mais na garantia, mas eu tmb n cometerei o mesmo erro! E nem gastarei R$400,00 à toa em um nobreak! hahahahaha...

Na verdade eles que disseram que provavelmente a culpa seria do estabilizador, até porque ele tinha menos va's que o necessário para minha máquina e me aconselharam a copra de um nobreak... De um lado eles estavam certos, mas talvez pelo mesmo motivo das outras pessoas eles acreditaram erroneamente que um nobreak de "onda senoidal aproximada" resolveria.

• Curtir 1
Postado
Foi muito claro, agora sim entendi tudo!

Eu olhei aqui meu establilizador e percebi que ele foi realmente o culpado por eu ter ficado 3 meses esperando a resolução do problema da placa de vídeo. Detalhe que eu consegui outra na base da camaradagem! Agora o PC não está mais na garantia, mas eu tmb n cometerei o mesmo erro! E nem gastarei R$400,00 à toa em um nobreak! hahahahaha...

Na verdade eles que disseram que provavelmente a culpa seria do estabilizador, até porque ele tinha menos va's que o necessário para minha máquina e me aconselharam a copra de um nobreak... De um lado eles estavam certos, mas talvez pelo mesmo motivo das outras pessoas eles acreditaram erroneamente que um nobreak de "onda senoidal aproximada" resolveria.

Dependendo do problema, não vai adiantar redimensionar o estabilizador ou nobreak.

Aqui um APC 1500VA não impediu a perda algumas peças como fonte, placas de vídeo e placa mãe.

• Curtir 1
Postado

Eu fico impressionado o tanto que as pessoas de hoje estão com uma venda no rosto.. eu sou jovem tenho 14 anos e faço um curso técnico de TI. Eu li toda a pesquisa e muita coisa eu não entendi.

Ai eu fui perguntar para o meu professor do curso: "Ouvi falar que os estabilizadores atrapalham a fonte do PC e que seria melhor utilizar um filtro de linha, isso é verdade?"

Meu professor já começou a falar que era mentira, que não se pode acreditar em tudo o que se lê na internet, e muitas outras coisas, ele até me explicou porque que isso era mentira e tal.. mas como ele está "vendado" ele nem me perguntou onde eu tinha visto, ou se era pra eu passar o link da pesquisa para ele pelo menos ler e ter sua opinião..

Eu não sei se essa pesquisa sobre estabilizadores é verdadeira, porque eu não acredito em tudo o que leio e preciso ler muito para eu falar "eu acredito e sei o que eu devo fazer".. mas o que é **** é que eu não tenho muito conhecimento nessa área, e não vou entender muita coisa, mas a partir de agora vou começar a aprender mais sobre esse assunto e quando tiver minha opinião formada eu volto aqui para dividir com vocês..

Obs: para quem não entendeu a expressao "vendado" é que, atualmente ninguém procura saber de nada, se aquela pessoa falar que isso ta certo, vai estar certo, até que ela fale o contrário, ninguem tem a vontade de saber se aquilo é verdadeiramente certo ou não..

Espero que tenham me entendido.

• Curtir 1
Postado
Eu fico impressionado o tanto que as pessoas de hoje estão com uma venda no rosto.. eu sou jovem tenho 14 anos e faço um curso técnico de TI. Eu li toda a pesquisa e muita coisa eu não entendi.

Ai eu fui perguntar para o meu professor do curso: "Ouvi falar que os estabilizadores atrapalham a fonte do PC e que seria melhor utilizar um filtro de linha, isso é verdade?"

Meu professor já começou a falar que era mentira, que não se pode acreditar em tudo o que se lê na internet, e muitas outras coisas, ele até me explicou porque que isso era mentira e tal.. mas como ele está "vendado" ele nem me perguntou onde eu tinha visto, ou se era pra eu passar o link da pesquisa para ele pelo menos ler e ter sua opinião..

Eu não sei se essa pesquisa sobre estabilizadores é verdadeira, porque eu não acredito em tudo o que leio e preciso ler muito para eu falar "eu acredito e sei o que eu devo fazer".. mas o que é **** é que eu não tenho muito conhecimento nessa área, e não vou entender muita coisa, mas a partir de agora vou começar a aprender mais sobre esse assunto e quando tiver minha opinião formada eu volto aqui para dividir com vocês..

Obs: para quem não entendeu a expressao "vendado" é que, atualmente ninguém procura saber de nada, se aquela pessoa falar que isso ta certo, vai estar certo, até que ela fale o contrário, ninguem tem a vontade de saber se aquilo é verdadeiramente certo ou não..

Espero que tenham me entendido.

Pois se até o Gabriel, que é dono deste site, andou recomendando estabilizador para um usuário lá no fórum do Hardware Secrets, que também é dele, mas americano, que esperar de um professorzinho de informática em escola do interior de Minas? Não seja você a ter a venda nos olhos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
...Espero que tenham me entendido.

Eu também não aceito, não engulo tudo que leio na internet e, até por isso sempre procuro arrazoar, defender, explicar deixar bem claro, justificar, defender, explicar tecnicamente as minhas posições..

Do ponto de vista conhecimento de causa e experiência para poder falar, quem conhece meus mais de 50 anos de labuta em eletrônica, dos quais mais de 33 como engenheiro eletrônico formado, pode dizer..

Tem muito, mas muito tempo que defendo essas posições e quem sabe, de cinco a seis anos para cá, também o faço na internet. A reação de seu professor não me é nada estranha, já a vi centenas de vezes, mas nem por isso me assusto...

A praga da cultura ao estabilizador já é parte integrante do DNA de alguns seres. É difícil fazer com que raciocinem...

Na maioria das vezes sequer querem abrir discussão sobre o tema.. Mas você é quem está certo, colega bbb159.. Estude, aculture-se, para só então tomar uma posição a respeito...

Abraço...

• Curtir 3
Postado
Dependendo do problema, não vai adiantar redimensionar o estabilizador ou nobreak.

Aqui um APC 1500VA não impediu a perda algumas peças como fonte, placas de vídeo e placa mãe.

Cara, só sei que antes de adquirir meu PC eu era como uma mulher levando o carro ao mecânico (nada contra, mas com certeza vocês entenderam o que estou tentando passar), agora percebo que cometi vários erros na escolha das peças do meu computador. Apesar de não estar tão embasado no assunto ainda, continuo pesquisando e com certeza irei "resolver" essa deficiência.

Trocarei meu estabilizador por um Filtro de linha na potência mínima exigida para os eletrônicos q irei ligar e tentarei ver com um profissional a possibilidade de um aterramento aqui em casa. Acho que assim protejerei a máquina contra futuros problemas causador por rede elétrica. O problema anterior foi a queima da placa de vídeo e isso me custou 3 meses de espera por uma nova! Se estiver cometendo algum engano novamente por favor digam-me. Obrigado.

• Curtir 1
Postado

não há risco de ligar o pc diretamente na tomada? E em casos de falta de energia? Como suprir todos os cabos do pc em uma única tomada, filtro de linha?

Desculpem, não li tudo o que o amigo falou na primeira pág.

• Curtir 1
Postado
não há risco de ligar o pc diretamente na tomada? E em casos de falta de energia? Como suprir todos os cabos do pc em uma única tomada, filtro de linha?

Desculpem, não li tudo o que o amigo falou na primeira pág.

Quem lê encontra resposta para qualquer dúvida. Ou na primeira página, ou no decorrer das 120 páginas onde se encontram muitos argumentos e contra-argumentos. Mas vou ajudar:

Não há risco de ligar o pc diretamente na tomada?

As tomadas são feitas para que se ligue tudo que funciona com energia elétrica: Computador, fogão elétrico, televisão, videogame, microondas, geladeira, ferro de passar roupa, liquidificador, batedeira elétrica, etc.

O que não se pode dizer é que não há risco. Eletricidade envolve alguns riscos. Há riscos para os usuários. Há riscos para os equipamentos. Usuários tomam choque, que em alguns casos podem ser fatais. Equipamentos podem queimar se houver anomalia na rede elétrica. Também há risco em andar de carro, de ônibus, de avião... Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. O estabilizador não ajuda em nada.

E em casos de falta de energia?

Em caso de falta de energia o computador deixa de funcionar, a televisão deixa de funcionar, a geladeira, o microondas, o rádio-relógio do vovô... Tudo que funciona com eletricidade desliga, não funciona. Nem as lâmpadas acendem. Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. A vovó acende velas para iluminar a sala, a mamãe se desespera em perder o capítulo da novela, o filho se chateia porque fica sem videogame e nós ficamos sem computador...

Note que em casos críticos existem alternativas: O hospital faz uso de geradores e tudo continua funcionando lá, senão morreriam os pacientes. Os bancos continuam funcionando e fazem uso de UPS (nobreaks) porque tempo é dinheiro... Só estabilizador não ajudaria em nada.

Como suprir todos os cabos do pc em uma única tomada, filtro de linha?

Supre-se falta de tomadas com multiplicadores de tomada, popularmente chamados de extensões (extension cord em inglês). Mas no PC o recomendado é o filtro de linha com proteção contra surtos - ou simplesmente protetor contra surtos (surge protector em inglês) - justamente porque além de suprir a necessidade dos cabos, também dá proteção. Aí voltamos à primeira pergunta sua, que é sobre os riscos da eletricidade. O usuário recebe proteção com o uso de aterramento nas tomadas. Os equipamentos recebem proteção com o uso de protetores contra surtos.

Nas lojas do mundo inteiro existem protetores e mais protetores contra surtos à venda. E a maioria deles é comprada justamente para o uso no PC. Veja aqui, por exemplo, na famosa loja Amazon: são mais de 4 mil produtos disponíveis:

http://www.amazon.com/b?ie=UTF8&node=761520

Já no Brasil se conhece apenas mais ou menos meia dúzia de protetores contra surtos de qualidade: Clamper, SMS, Clone F8 Plus e UPSAI FHT.

Você esqueceu da pergunta clássica:

- Mas aqui onde eu moro todo mundo usa estabilizador, então não é o que eu devo usar também?

Bom. Isso explica os 4 mil protetores à venda na Amazon e a meia dúzia de protetores que prestam à venda no Brasil. É porque todo mundo no Brasil usa estabilizador no PC. E se perguntar a cada um por que usa, a pessoa vai arriscar uma resposta sem pé nem cabeça ou vai justamente dizer que é porque todo mundo usa. É aí que entra a história dos 5 macacos:

http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/como-se-forma-um-paradigma-como-se-forma-um-preconceito.php

• Curtir 2
Postado
Quem lê encontra resposta para qualquer dúvida. Ou na primeira página, ou no decorrer das 120 páginas onde se encontram muitos argumentos e contra-argumentos. Mas vou ajudar:

Não há risco de ligar o pc diretamente na tomada?

As tomadas são feitas para que se ligue tudo que funciona com energia elétrica: Computador, fogão elétrico, televisão, videogame, microondas, geladeira, ferro de passar roupa, liquidificador, batedeira elétrica, etc.

O que não se pode dizer é que não há risco. Eletricidade envolve alguns riscos. Há riscos para os usuários. Há riscos para os equipamentos. Usuários tomam choque, que em alguns casos podem ser fatais. Equipamentos podem queimar se houver anomalia na rede elétrica. Também há risco em andar de carro, de ônibus, de avião... Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. O estabilizador não ajuda em nada.

E em casos de falta de energia?

Em caso de falta de energia o computador deixa de funcionar, a televisão deixa de funcionar, a geladeira, o microondas, o rádio-relógio do vovô... Tudo que funciona com eletricidade desliga, não funciona. Nem as lâmpadas acendem. Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. A vovó acende velas para iluminar a sala, a mamãe se desespera em perder o capítulo da novela, o filho se chateia porque fica sem videogame e nós ficamos sem computador...

Note que em casos críticos existem alternativas: O hospital faz uso de geradores e tudo continua funcionando lá, senão morreriam os pacientes. Os bancos continuam funcionando e fazem uso de UPS (nobreaks) porque tempo é dinheiro... Só estabilizador não ajudaria em nada.

Como suprir todos os cabos do pc em uma única tomada, filtro de linha?

Supre-se falta de tomadas com multiplicadores de tomada, popularmente chamados de extensões (extension cord em inglês). Mas no PC o recomendado é o filtro de linha com proteção contra surtos - ou simplesmente protetor contra surtos (surge protector em inglês) - justamente porque além de suprir a necessidade dos cabos, também dá proteção. Aí voltamos à primeira pergunta sua, que é sobre os riscos da eletricidade. O usuário recebe proteção com o uso de aterramento nas tomadas. Os equipamentos recebem proteção com o uso de protetores contra surtos.

Nas lojas do mundo inteiro existem protetores e mais protetores contra surtos à venda. E a maioria deles é comprada justamente para o uso no PC. Veja aqui, por exemplo, na famosa loja Amazon: são mais de 4 mil produtos disponíveis:

http://www.amazon.com/b?ie=UTF8&node=761520

Já no Brasil se conhece apenas mais ou menos meia dúzia de protetores contra surtos de qualidade: Clamper, SMS, Clone F8 Plus e UPSAI FHT.

Você esqueceu da pergunta clássica:

- Mas aqui onde eu moro todo mundo usa estabilizador, então não é o que eu devo usar também?

Bom. Isso explica os 4 mil protetores à venda na Amazon e a meia dúzia de protetores que prestam à venda no Brasil. É porque todo mundo no Brasil usa estabilizador no PC. E se perguntar a cada um por que usa, a pessoa vai arriscar uma resposta sem pé nem cabeça ou vai justamente dizer que é porque todo mundo usa. É aí que entra a história dos 5 macacos:

http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/como-se-forma-um-paradigma-como-se-forma-um-preconceito.php

Valeu pela resposta amigo.

Na verdade, sempre usei o estabilizador porque vi ao meu redor todos usando, recomendando, então fica aquela questão no ar: por que não usar?

Nunca nem procurei saber ao certo qual a função do estabilizador em aparelhos elétricos. Apenas usava.

O que eu sempre fui receoso é o comentário que todos falavam que sem o estabilizador e caso houvesse uma queda de energia poderia provocar a inutilização do micro.

Acho que irei partir pra esse protetor de surto que tu recomendastes. Não identifiquei pelas imagens se eles possuem uma chave de on/off, eles têm?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Ae galera, vou pegar esse aqui quando chegar:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?string=filtro%20de%20linha&dep=&sec=&cat=⊂=&pagina=1&ordem=5&limite=20

Vou ligar nele: Fonte + Monitor + Roteador + Antena (minha internet é via-rádio, o dispotivo que emite o sinal é ligado no meu estabilizador)

Tá sossegado?

Tente entrar no seu link deixado ai... Não dá para definir qual é o filtro a que te referes..

• Curtir 1
Postado

Acho que também vou pegar esse filtro de linha F8 profissional.

Mas aqui, minha rede é 220v, não terei nenhum problema em ligar ele na tomada? (por sinal, sem aterramento kkk, mas isso nao impedirá mt coisa)

E depois tenho de mudar meu computador de 115v (infelizmente ainda uso MIE) para 220v para conectar ao filtro de linha?

sinceramente, nao entendo nada disso

• Curtir 1
Postado
Acho que também vou pegar esse filtro de linha F8 profissional.

Mas aqui, minha rede é 220v, não terei nenhum problema em ligar ele na tomada? (por sinal, sem aterramento kkk, mas isso nao impedirá mt coisa)

E depois tenho de mudar meu computador de 115v (infelizmente ainda uso MIE) para 220v para conectar ao filtro de linha?

sinceramente, nao entendo nada disso

Se a sua fonte for com seleção manual de tensão, onde você tem que mudar 115/230V através de uma chave seletora, então terás que colocar no 230V pois o filtro de linha não altera a tensão apenas faz uma filtragem para a eliminação de surtos de tensão.

Resumindo: Quando conectar o filtro de linha, antes de conectar o cabo de energia da fonte coloque a chave na posição 230V.

Espero ter ajudado.

• Curtir 1
Postado

Que azar! Comprei um estabilizador da forceline eternity bonitão esses dias!

Ta ligado nele minha TV nova,home-theater, e notebook. Mas nossa,o inmetro não sabe dessas coisas não? Até esses estabilizadores novos agridem fontes de aparelhos eletrônicos? Pois este estabilizador que comprei parece ter sido fabricado "recentemente" e tem selo do inmetro,teste e tudo. Ta escrito:

- Estabiliza a energia

- filtra interferências e ruídos provenientes da rede elétrica;

- protege contra surtos e sobrecargas.

Sempre gostei de usar estabilizador por causa do fusível que se caso caia um raio,o fusível morre no lugar dos eletrônicos e também quando a rede na casa fica baixa (luz fica mais fraca) o estabilizador faz o barulhinho. (vide caso dos macacos)

Deu um trabalho do caramba comprar essa TV e já chamei os técnicos da LG (fabricante da minha tv) para sanar umas dúvidas pra mim e eles disseram pra comprar nobreak ou estabilizador para ligar a tv. Engraçado que no manual diz pra ligar a tv direto na tomada...

Sem comentários.

To perdidinho

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

To perdidinho

Olha, televisores modernos tem, todos, alimentacão Full Range, isso é, podem operar muito bem, sem nenhum stress, mesmo que sua tensão varie de 90 a 264 VAC, então preocupoação com a estabilidade da tensão era coisa para esses televisores dai, que parece não ser seu caso: Televisoravlvulas.jpg

Desse modo a função da tentativa de estabilizar a tensão é totalmente desnecessária.. E justo essa é que é prejudicial no estabilizador. Para executar essa tarefa ele desalimenta e realimenta seus equipamentos, mesmo que rapidamente, mas tem de fazer esse ciclo, para segurança dele, para não prender fogo..

Não ficaria nem um pouco preocupado de usar um estabilizador que, estragado, não realizasse essa tarefa..

O estabilizador??

Sim ele tem um fusível (o filtro de linha também tem);

Sim ele tem proteções contra surto de tensão (o filtro de linha também as tem e geralmente de qualidade e quantidade superiores)

Sim ele estabiliza a tensão (o filtro de linha não) e isso é ótimo pois é completamente desnecessário e mais, prejudicial..

Se você ainda não viu uma fonte dessas digitais modernas, com PFC ativo, full Range operando na variação de tensão, olhe ai.. A tensão de entrada variou de 30 a 254 Volts e a saída da fonte (o que realmente interessa, medida no aparelhinho de display azuladao sequer variou um décimo de Volts.. Completamente estável..

Veja você mesmo: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Pois as fontes dos televisores, dos video games, dos PC's, dos carregadores de celular, de tudo que for eletroeletrônicos é desse tipo ai, da geração digital, ultra eficientes e passiveis de bem operar em qualquer tensão que entre pela tomada.. É por isso que nenhum fabricante, quer de PC, televisor, impressora, recomenda uso de estabilizador..

Essa praga, o uso do estabilizador, ao longo das últimas gerações, foi sendo incorporado no DNA das pessoas de tal modo que ninguém sabe porque usa (se perguntares vão falar o mesmo que dissestes, por que assegura uma ótima tensão, por que tem proteção contra sobrecarga, etc e tal...) Um filtro de linha tem tudo, absolutamente tudo isso dai menos exatamente aquela maldita função que só atrapalha, pois faz a fonte trabalhar dobrado, a de estabilização..

Mas cada um cada qual.. Agora compraste e estás colocando em risco justo seu televisor, que também tem fonte, igual a essas de PC.. e mais, os modernos televisores tem muito mais CPU's internamente que seu PC..

Os modernos equipamentos são movidos a CPU, para diversos fins..

Ou você acha que o estabilizador só atrapalha a fonte do PC???

• Curtir 1
Postado

Entendi.

O que será que faço com esse estabilizador? Você disse no primeiro post que pode usar na geladeira e ar-condicionado,correto?

Liguei a tv no filtro de linha marca Daneva ele não tem fusível e sim uma chave. Diz o manual dele que se tiver alta tensão tudo é desligado com a chave movida para o OFF.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Entendi.

O que será que faço com esse estabilizador?

Não sei se te sugiro... Acho que não..:D:D:D

Eu dei dois ótimos usos para eles:

Como tornei útil um estabilizador!

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Eu Você disse no primeiro post que pode usar na geladeira e ar-condicionado,correto?

Esse seu deve seu um de 300VA, que, conforme a carga, representa coisa de 200 Watts. Não serve para nada..

Nas casas de fazenda nem é incomum o uso de estabilizador para refrigeradores, mas veja, o cenário deles é completamente diferente.. É eletrificação rural, às vezes o transformador rebaixador fica colocado lé na entrada da porteira da fazenda, cerca de 2 km da casa, a perda na fiação é alta..

Ai, para regrigeradores, os estabilizadores são assim mais ou menos:

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=9&idsublinha=344&codigo=&idproduto=3567..

Liguei a tv no filtro de linha marca Daneva ele não tem fusível e sim uma chave. Diz o manual dele que se tiver alta tensão tudo é desligado com a chave movida para o OFF.

Não conheço esse modelo, nunca o vi por dentro..

• Curtir 1
Postado
Não sei se te sugiro... Acho que não..:D:D:D

Já até sabia a resposta ashauhauua,não sei porque perguntei xD

Eu dei dois ótimos usos para eles:

Como tornei útil um estabilizador!

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Esse seu deve seu um de 300VA, que, conforme a carga, representa coisa de 200 Watts. Não serve para nada..

Nas casas de fazenda nem é incomum o uso de estabilizador para refrigeradores, mas veja, o cenário deles é completamente diferente.. É eletrificação rural, às vezes o transformador rebaixador fica colocado lé na entrada da porteira da fazenda, cerca de 2 km da casa, a perda na fiação é alta..

Ai, para regrigeradores, os estabilizadores são assim mais ou menos:

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=9&idsublinha=344&codigo=&idproduto=3567..

Não conheço esse modelo, nunca o vi por dentro..

Muito difícil,vou ver se troco na loja por um filtro de linha.

Geladeira idem ar-condicionado, certo?

No manual deste filtro de linha que possuo diz que ele estabiliza a energia...

Não estou duvidando de você,mas me intriga o fato do Inmetro não barrar isso embora eu saiba que país vivemos...

Poxa, nem com a nova norma...

OFF: Esse estabilizador aqui possui tempo de resposta de "menor ou igual a 6 semiciclos"

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

No manual deste filtro de linha que possuo diz que ele estabiliza a energia...

Não estou duvidando de você,mas me intriga o fato do Inmetro não barrar isso embora eu saiba que país vivemos...

OFF: Esse estabilizador aqui possui tempo de resposta de "menor ou igual a 6 semiciclos"

Me dê mais dados dele, uma referência no site do fabrivcante, um nome/modelo, algo com que eu consiga chegar nos dados dele..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Li um post recente do faller falando sobre o fusível, acho que cabe comentar que em loja de eletrônica também tem isso e custa uns R$ 0,50. Na fonte do computador também tem um fusível, se o problema do povo é fusível, a fonte vem com um. Meu gerador à gasolina de 2.8 KW também vem com fusível. Meu futuro UPS também virá com fusível. Se o problema é fusível, gastem uns R$ 1.000,00 e comprem um UPS decente online, já matam dois coelhos de uma cajadada só, compram um fusível e energia de reserva em caso de falha na energia comercial.

• Curtir 1
Postado

O selo do Inmetro só significa que o estabilizador não vai botar fogo na sua casa.

6 semiciclos, ou 3 ciclos... isso daí é um tempo de resposta da ordem de 50 milissegundos. O tempo de resposta típico de uma fonte é de 20 microssegundos. Então a tensão na sua tomada varia para baixo. Passa reto pelo seu estabilizador e chega na fonte, que em 20 microssegundos aumenta e corrige a tensão. O tempo vai passando... passando... passando... depois de passados 50 milissegundos (uma eternidade se você fosse uma fonte, mil vezes mais do que o tempo que você levou para detectar a varação), o estabilizador também detecta a diminuição:

:eek: A temçaum ca1u :eek: mais nada temão, como sou um estab1l1zador, vou corr1g1r a tençaum! :D:D:D

E lá vai o estabilizador aumentar a tensão e joga-la pra fonte, que já havia feito a correção faz tempo, detecta uma NOVA mudança de tensão e em mais 20 milissegundos corrige de novo. Estabilizador só faz a fonte trabalhar duas vezes pra cada variação de tensão.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...