Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Amigos podem me dar uma ajuda?

montei minha máquina na ultima terça-feira 22/12

segunda sa especificações de minha assinatura.

Tudo funcionou bem, tenho estabilizador, e na sexta-feira 24/12 fui passar o natal fora, hj quando voltei fui lgar o pc e ele não ligou, testei a fonte em outro pc e ele também não liga, coloquei outra fonte Meu pc também não ligou.

Pergunto :

O que pode ter ocorrido??

Queimou a fonte e também a placa mãe???

Espero que possam me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigos podem me dar uma ajuda?

montei minha máquina na ultima terça-feira 22/12

segunda sa especificações de minha assinatura.

Tudo funcionou bem, tenho estabilizador, e na sexta-feira 24/12 fui passar o natal fora, hj quando voltei fui lgar o pc e ele não ligou, testei a fonte em outro pc e ele também não liga, coloquei outra fonte Meu pc também não ligou.

Pergunto :

O que pode ter ocorrido??

Queimou a fonte e também a placa mãe???

Espero que possam me ajudar.

Para início de conversa retire esse estabilizador dai. Não ajuda em nada e atrapalha pacas..

Teste sem o estabilizador mas não sem antes verificar se a chave seletora de tensão da fonte está casada com a tensão de alimentação dai (110 ou 220 Volts)..

Depois desse teste continuamos a falar...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Retirei o establizador e nada de ligar, testei a fonte em outra máquna e nada de ligar a outra também, então acho q a fonte já era, testei outra fonte no meu e nada dele ligar também.

O que eu faço?

Queimou tudo, fonte e placa mãe???

Sempre por etapas, agora teste sua fonte..

Ligue-a fora de seu PC (a fonte pode ficar no gabinete porém com todos os cabos desligados do PC)

Faça um curto entre os fios de cor preto e verde, no conector de 24 vias que leva energia a placa mãe.. Pode ser com um clips ou com ou fio desencapado.. Assim:

PartidafonteATX.jpg

Nessas condições sua fonte deverá ligar, seu fan rodar.. Se isso acontecer e tiveres algum modo de testar as alimentações, com um multímetro ou com uma lâmpada de automóvel (ai só vais testar se existe ou não a alimentação, sem saber do valor da mesma). Use esse recurso para medir ou verificar se existe tensão nos conectores molex... http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

Claro, para medir ou verificar a tensão de 3,3 Volts tome a medida entre os fios de cor preto e laranja, do conector da placa-mãe...

Ai vais ter reais condições de decretar se sua fonte morreu ou não, e só nesse caso partir para análise de outras possibilidades..

Sorte ai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
fiz o jump como ensinou e o fan não rodou, não tenho como testar as demias saidas ,pois, não tenho multimetro.

Reparaste se a chave seletora (110/220) da fonte está setada para a tensão correta da rede ai???. Se sim, definitivamente a fonte está danificada..

A continuação dos testes depende de uma fonte sabidamente boa para colocar na config..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida em relação aos estabilizadores:

Sei que ela prejudica a fonte, mas no caso de uma fonte genérica, bem generica, tipow uma de R$ 30,00, que é adquirida por muitos, principalmente quando é adquirido por uma pessoa sem conhecimentos em relação a informatica.

No caso dessas fontes, o estabilizador ainda é prejudicial?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho uma dúvida em relação aos estabilizadores:

Sei que ela prejudica a fonte, mas no caso de uma fonte genérica, bem generica, tipow uma de R$ 30,00, que é adquirida por muitos, principalmente quando é adquirido por uma pessoa sem conhecimentos em relação a informatica.

No caso dessas fontes, o estabilizador ainda é prejudicial?

No texto principal desse tópico, aonde explico as três principais razões pelas quais um estabilizador atrapalha uma fonte, não faço absolutamente nenhuma distinção entre fontes boas, medíocres ou ruins...

Para aqueles que adotam uma fonte conforme a citada ai por ti, bem genérica, de R$ 30,00, vai ser uma briga feia.. O estabilizador tentando trucidar a fonte e essa tentando explodir com seu PC. Algum dia, algum deles vence..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida em relação aos estabilizadores:

Sei que ela prejudica a fonte, mas no caso de uma fonte genérica, bem generica, tipow uma de R$ 30,00, que é adquirida por muitos, principalmente quando é adquirido por uma pessoa sem conhecimentos em relação a informatica.

No caso dessas fontes, o estabilizador ainda é prejudicial?

Ainda mais prejudicial, já que a fonte é mais vagabunda, suporta menos porrada. No entanto é nas fontes full range, que suportam uma amplitude de tensão maior que a do próprio estabilizador, que o uso do maledeto se torna um contra-senso maior, uma aberração até.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Mais uma vez, preciso muito de uma ajuda.

Graças a indicação de vocês, depois de diversos problemas com uma fonte genérica, adquiri uma boa fonte.

Onde resido, a tensão oscila muito (de acordo com medições de um amigo) e é muito quente.

Por isso, após trocar a fonte e entender que precisava jogar fora o estabilizador, investirei num filtro de linha.

Qual um filtro de linha indicado para essa configuração. Como minha grana foi toda na fonte, por favor, existe algum com preço razoável? Senão, quais modelos são indicados?

Ah, resido no Rio, tensão 127V.

Obrigado!

Asus M2N MX SE Plus

Athlon X2 6000+

2x 2Gb Kingston DDR2-800

Seagate 320Gb

Corsair 400 CX

Monitor AOC 19"

Abç!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai agora eu nao mais usarei estabilizador, tenho que providenciar um protetor para meu pc o autor do topico me deu uma boa indicaçao, assim que puder irei comprar uma, mais estabilizador tiro ja ja, valeu mesmo por todo esse esclarecimento gratuito, e bem fundamentado, sem conversa fiada, alias ate animada!

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba.... as vezes ´parece qeu ignorância é uma benção

a gente começa a ser informar e descobre que só faz @#$%! :D

da tomada até chegar no meu pc tenho:

tomada -> estabilizador -> nobreak -> filtro de linha (regua) -> pc + impressora + modem + etc :P

e eu achando que estava fazendo a coisa certa

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual um filtro de linha indicado para essa configuração. Como minha grana foi toda na fonte, por favor, existe algum com preço razoável? Senão, quais modelos são indicados?

Ah, resido no Rio, tensão 127V.

Obrigado!

Asus M2N MX SE Plus

Athlon X2 6000+

2x 2Gb Kingston DDR2-800

Seagate 320Gb

Corsair 400 CX

Monitor AOC 19"

Abç!

Produtos indicados para 127V:

- UPSAI FHT-1200

- Margirius AKT 2100

- MMT SFL-N-120

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Faller, mandou bem mesmo, tu é **** =D

Obrigado pelos ensinamentos.

tá... já nao uso mais estabilizador. ok

mas me explica, como eu faço então para fazer funcionar meu servidor, sendo que o No-break é quase mesma coisa que um estabilizador??

Tenho varios servidores que dou manutençao ligados e todos com no-break funcionando.

e ai, vou ter problemas??

Grande Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um no-break de servidor que vi num lugar q eu trabalhava não durou nem 10 segundos alimentando o servidor, e parecia bem forte... acho que porque se deve trocar as baterias periodicamente, mas isso não se faz no serviço público. De qualquer forma, pelo q vi falarem, se há mesmo a necessidade, use. Mesmo que ele seja ruim para a fonte, equilibre as coisas.

Oubeur, eu tambem tinha coisa parecida aqui em casa, engraçado era quando o estabilizador desarmava quando se usava a impressora hahahha

mas é isso ai, é bom saber que sempre temos coisas a aprender, o conhecimento está lá para quem pesquisa e absorve as coisas imparcialmente, sem manter as ''lendas'' como verdade absolutas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei lendo o tópico, vocês falam que fontes tem a proteção do tal PFC(não entendo disso) e não precisa de estabilizador, mas minha fonte não tem esse treco ai não, ela é uma IceAge 500W e meu PC é o da assinatura, gostaria de saber o que posso usar como proteção dos picos de energia e falta de luz.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Andei lendo o tópico, vocês falam que fontes tem a proteção do tal PFC(não entendo disso) e não precisa de estabilizador, mas minha fonte não tem esse treco ai não, ela é uma IceAge 500W e meu PC é o da assinatura, gostaria de saber o que posso usar como proteção dos picos de energia e falta de luz.

Obrigado.

Devias ter começado a ler a mais tempo, te informado melhor acerca de fontes:

Inicialmente essa sua config:

AMD Athlon II X3 440 3.0 @ Unlocked AMD Phenom II X4 B40 3.3

ASUS M4A785-M †

Kingston 1x1GB/1x2GB + Avant Technology 1x1GB †

NVIDIA GeForce 9600 GSO 512MB †

Samsung 160GB + Hitachi 1TB †

ICEAGE 500W †

Demanda, no pico do pico de sua exigência cerca de 250 Watts..

Isso dai recomenda que tenhas uma boa fonte com capacidade mínima para entregar 250/0,70 = 360 Watts..

Desse modo, pela falta de boas fonte dessa capacidade aqui no Brasil, muito melhor teria sido ficares com uma boa fonte de 400 Watts, com PFC ativo, com alta eficiência, sabidamente de qualidade que com uma inutilidade de 500 Watts, essa da Ice Age, como essa dai, antiga e antiquada, sem PFC ativo e com problemas de projeto..

Na dúvida experimente pesquisar ai pela internet a pá de relatos de defeitos que essa fonte dai, da Ice Age, está apresentando..

Boas fontes de 400 Watts:

Antec EA430-D Green (cerca de R$ 200)

Corsair CX430 (cerca de R$ 150)

O mundo todo, menos o Brasil pelo menos de modo massivo, usa proteções contra surto para proteger seus equipamentos.

Uma boa proteção é essa dai: http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

De preferência casada com a tensão de trabalho dai (110 ou 220 Volts)

Com essa sua fonte dai vais necessitar mais do que isso... Acho que vais necessitar de sorte também...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei lendo o tópico, vocês falam que fontes tem a proteção do tal PFC (não entendo disso) e não precisa de estabilizador, mas minha fonte não tem esse treco ai não, ela é uma IceAge 500W e meu PC é o da assinatura, gostaria de saber o que posso usar como proteção dos picos de energia e falta de luz.

Obrigado.

Nenhuma fonte não linear precisa de estabilizador. Nem se for bivolt, como a sua, nem se for tensão universal, como as fontes com PFC ativo. Fonte bivolt é aquele que trabalha em 110 ou em 220V. Como a sua. Para isso ela tem um seletor de tensão. Fontes com tensão universal (full range) trabalham numa faixa ampla de tensão, mais precisamente de 90 a 264V. O problema da Ice Age, com relação a isso, é que tem erro de projeto. Vai queimar diante de uma subtensão independente de você botar um estabilizador ou não. O estabilizador joga a tensão para cima quando ela baixa demais, mas é lerdo em excesso para fazer isso antes que a fonte estoure. Portanto aguarde. Ela pode durar 6 ou 8 meses. O problema é específico da Ice Age. Outras fontes sem PFC ativo que não sejam bivolt (sim, existem fontes full range também sem PFC ativo) não sofrem do mesmo mal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

** cara minha fonte é boa sim, tem até o teste neste site aprovando ela, e tem mais, ja faz mais de quase 1 ano que estou com ela e não deu defeito ainda, usando estabilizador antigão com duas tomadas funcionando apenas e energia acabando toda vez que tem tempestade, é uma fonte boa sim.

Agora quanto a recomendação do filtro de linha do "faller", aquilo vai proteger meu PC contra as tretas de energia, pois quero me livrar do estabilizador e usar somente um filtro de linha que proteja meus componentes contra quedas de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
** cara minha fonte é boa sim, tem até o teste neste site aprovando ela, e tem mais, ja faz mais de quase 1 ano que estou com ela e não deu defeito ainda, usando estabilizador antigão com duas tomadas funcionando apenas e energia acabando toda vez que tem tempestade, é uma fonte boa sim.

Agora quanto a recomendação do filtro de linha do "faller", aquilo vai proteger meu PC contra as tretas de energia, pois quero me livrar do estabilizador e usar somente um filtro de linha que proteja meus componentes contra quedas de energia.

Para proteger das "tretas" da energia, sugiro consultar o Pai Arnápio..

Isso dai é só com ele mesmo..

Que ótimo que sua fonte ainda está boa.. Não são raros os relatos de fontes dessas ai abrindo o bico, ao enfrentar baixa tensão.. A sua já enfrentou???

Desligar a rede, cair a energia, na tempestade ou não, não significa ter de funcionar com baixa tensão, e ai é que ela abre o bico. O teste do CdH não conferiu essa situação pois seria de se supor que ela aguentasse, como toda a fonte que se presa aguenta.. Poderia desligar, poderia se bloquerar, mas não explodir..

Sorte ai amigo.. Vais precisar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que somente um filtro de linha bom p/ kaR@%W já protege meu PC contra os picos?

Só dispositivos de proteção contra surtos protegem contra surtos. Dispositivos de proteção podem estar dentro de um filtro de linha, de um estabilizador, de um nobreak, de uma cueca furada. E assim a própria cueca furada protegerá, desde que tenha nela os elementos de proteção. Próprios para proteger são os protetores contra surtos (surge protectors), portanto use-os. Num estabilizador certificado alguma proteção existe, mas tão mediocre que será melhor nem contar com ela. E além da proteção medíocre, existem também num estabilizador uma série de coisas das quais é bom fugir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tá, nesse "surge protectors" tenho que observar algum número(valor) especifico?

Infelizmente é melhor perguntar qual modelo é bom.

Aqui no brasil dá para contar nos dedos das mãos o número de filtros que realmente protegem :(

Ai é 110v ou 220v? (para indicarmos uma proteção adequada)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indique pra mim então um de 220.

Obrigado

--------------- EDIT -------------

Na minha empresa usamos no-breaks em todas as maquinas, pela questão de não perder os trabalhos em uma possivel queda de energia.

Qual seria a melhor maneira, então, de me protejer e manter os No-Breaks?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!