Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Q Quer Dizer Tamanho Do Buffer Em Hd's?


alyssonr

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, pelo que eu sei, como a velocidade da transferência de dados de um HD é mais lenta que da Memória RAM por exemplo, o Buffer funciona como uma espécie de "Memória RAM para HDs", sendo que os dados utilizados mais frequentemente são armazenados ali.

Portanto, quanto maior o buffer melhor o desempenho do HD.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como assim?? a memoria ram vamos supor se for uma pc100, ela trabalha a 100mhz não é? logo sua taxa de transferencia é de 100mhz não é isso??!! então se entendi o lance da memoria ela teria em teoria uma taxa de transferencia de 800MB/s (megabytes por segundo) ou 800Mb/s (megabits por segundo)??

........ e o hd, por exemplo, um ata100, teria a taxa de 100MB/s (megabytes por segundo) ou 100Mb/s (megabits por segundo)?? .... entendi direito?? ..... afinal é megabits ou megabytes?? nunca consigo me livrar desta duvida!! entendi isso!! seria assim mesmo ou estou engando???!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por alyssonr@15 dez 2003, 12:56

como assim?? a memoria ram vamos supor se for uma pc100, ela trabalha a 100mhz não é? logo sua taxa de transferencia é de 100mhz não é isso??!! então se entendi o lance da memoria ela teria em teoria uma taxa de transferencia de 800MB/s (megabytes por segundo) ou 800Mb/s (megabits por segundo)??

   ........     e o hd, por exemplo, um ata100, teria a taxa de 100MB/s (megabytes por segundo) ou 100Mb/s (megabits por segundo)??   ....   entendi direito??   ..... afinal é megabits ou megabytes?? nunca consigo me livrar desta duvida!! entendi isso!! seria assim mesmo ou estou engando???!!!

Não, você misturou tudo...

Péraí, vamos igual o Jack Estripador (pedacinho por pedacinho) :P

O que eu expliquei foi apenas a função do buffer do HD, eu não disse que ele é um pente de memória RAM que você coloca no HD, mas sim que funciona como se fosse uma memória RAM exclusiva para o HD.

Agora quanto à taxa de transferência ATA, esta diz a taxa máxima de transferência de dados (em MB/segundo) que o HD poderá desempenhar, mas isso é bem difícil de ser alcançado, é apenas uma estimativa.

O Buffer é uma memória e não influi nesta taxa de transf. do ATA, isso é outra coisa. O Buffer apenas evita acessos repetidos ao disco armazenando temporariamente os dados mais utilizados.

É isso! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo......

As cabeças de leitura e gravação do hd pegam as informações no disco e passam para uma memória temporaria na placa do hd e estas são encaminhadas para a controladora ide na placa mãe para serem processados.... e quando vai gravar algo no hd a controladora na placa mãe envia as informações a memória temporaria do hd e este é encaminhado as cabeças de leitura e gravação...

Esta memória temporaria na placa do hd é chamada de buffer..

Anderson hoffmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá.

As taxas de transferência estão em MB/s (Megabytes por segundo).

Como uma memória PC100 tem uma taxa de 800 MB/s, ela é 8 vezes mais rápida do que uma interface ATA-100.

Mas note que as taxas das interfaces IDE são máximas teóricas que a interface (porta) suporta, e não é a taxa do HD. Com um HD ATA-100 você será um sortudo se conseguir uma transferência acima de 60 MB/s.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!