Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema HD Seagate, instalação SO. MBR?


renf

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá pessoal,

Sou novo aqui no forum e gostaria de uma ajuda. Estou enfrentando um problema que está me "fritando a cabeça". Não sou especializado em informática (minha formação é outra) mas diria que sou entusiasta no assunto. Gosto de fazer eu mesmo essas coisas.

Tenho o seguinte problema. Tenho um desktop aqui em casa aposentado a um ano. Resolvi ligá-lo para copiar alguns arquivos que tinha nele. Porém, o PC não começava o sistema operacional, pedia disco de boot. Uma vez vi na tela um erro (não me lembro exatamente o texto) mas dizendo que havia problema na MBR. Emprestei um HD de um amigo, instalei o Windows (XP) e copiei os arquivos.

Depois de feito o backup, formatei ele pelo Windows mesmo, nenhum problema. Mas dai tento instalar o Windows (XP também) e ele não instala. Dá erro copiando arquivos, ou mesmo quando copia tudo, na reinicialização não dá boot. Tentei esses programas de reparo como Partition Manager, Easy Recovery, HDD Regenerator, Seatools (da própria Seagate) e nada. Todos formatam, particionam tudo certinho (sempre deixo 2 partições), mas na hora do vamos ver na instalação do SO acontece a mesma coisa. Já usei fixbmr, e nada também. Tentei formatar pelo DOS e trava. No Easy Recovery, quando mando testar ele avisa que há uma falha no teste, mas não o que. Já nos outros programas, eles não localizam bad blocks, dizem que está tudo certo. Tentei dar um Zero Fill pelo software da Seagate e ele diz que não é possível. Já troquei cabo flat também (por um de 80 vias também). O estranho, é que com exceção do SO, consigo fazer tudo nele, copiar arquivos, instalar programas, etc...

Será que alguém tem uma luz?

A configuração do PC é a seguinte:

Pentium 4 2,26 GHz FSB533 512K de cache Socket 478

Placa mão Asus P4S533

Memória DDR 333 512MB (2x256MB)

Placa de Vídeo AGP 4x GForce MX400 64MB

HD ATA 133 Seagate Barracuda 80GB

HD (provisório, de teste) Samsung 80GB (ambos os HDs estão na mesma IDE na placa mãe, já tentei separado e também não funcionou).

CD ROM Lg 52x

Faltou alguma coisa?

Conto com a ajuda de vocês. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois que voce formatou e instalou o sistema operacional, que voce diz que não dá boot mesmo assim, aparece alguma mensagem?

Pergunta ridícula mas tem que ser feita, o HD IDe está como master na IDE primária? os cabos lógicos são bons e estão bem conectados? experimente trocar.

Experimente também tirar as memorias e limpar os contatos para ver se o problema neste micro velho não seria outro que não o hD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como assim ele funciona somente como slave?

Como seus HDs são IDE, verifique como esta o "jump" neste HD no momento da instalação: se ele esta setado para slave ou master; se isto te passou despercebido é melhor checar.

Como master ele não carrega o sistema operacional, é isso. Como slave consigo transferir dados, instalar programas nele normalmente (utilizando outro HD como master obviamente).

Já verifiquei os jumpers e estão corretos, quando tento instalar o SO nele mudo os jumpers também. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
depois que voce formatou e instalou o sistema operacional, que voce diz que não dá boot mesmo assim, aparece alguma mensagem?

Pergunta ridícula mas tem que ser feita, o HD IDe está como master na IDE primária? os cabos lógicos são bons e estão bem conectados? experimente trocar.

Experimente também tirar as memorias e limpar os contatos para ver se o problema neste micro velho não seria outro que não o hD.

Quando instalo o SO ele fica somente com o ponteiro de prompt na tela preta por um bom tempo (uns 15 segundos), após isso, pede para inserir disco de boot (parece que procura pelo boot e não acha). Uma vez apenas, apareceu uma mensagem de MBR (não me lembro certinho o texto). O que será?

Não é ridicula não a sua pergunta (bom, eu não acho, as vezes passa batido. E como eu gostaria que fosse isto...), mas ele está sim como master na IDE primária. Já troquei os cabos também, sem sucesso. Como disse anteriormente, estou com um HD emprestado e tudo funciona normalmente com esse emprestado (mesmo junto com o meu na mesma IDE). Sempre troco os jumpers quando tento instalar o SO no meu.

Quanto as memórias, como ele tem dois pentes, já testei com um somente, com o outro, troquei de slot, mas não mudou nada.

O que mais me surpreende é que nenhum software acha o defeito, nem o do fabricante, diz que está tudo OK. Apenas o easy recovery avisa que há uma falha, mas não o que!!!

Valeu pela força!!!!

Alguma outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tente instalar o S.O com outro CD de instalação...

formate as partições com sistema de arquivos NTFS

pelo o que você relatou parece q não existe motivo para ele não dar boot

se possivel troque o leitor de CD tambem...

se não houver resultados... poste aqui novamente!

tentei com outro leitor e cd e também não funcionou. ja estava formatando as partições em ntfs.

alguma outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já realizei um clear cmos. O HD já testei em outro PC também e não tive sucesso. Ele funciona no pc aqui normal como slave.

Como faço para utilizar o linux para formatar? Só entendo de windows.

valeu pela ajuda

Eae, para você instalar o ubuntu é muito fácil, obtenha ele primeiro, é claro, você pode baixar aqui, copie em um cd, depois que você der boot, vai aparecer as opões:

Testar...

Instalar...etc,

antes disso vai ter uma tela para escolha de idioma,ao iniciar a instalação, vão ser feitas aquelas perguntas que você já conhece do windows, na formatação, você pode escolher assistida, ele faz tudo sozinho, mas pega todo hd, ou vai em manual para definir os tamanhos, eu faço pelo manual.

em hd de 40gb fica assim aqui:

8gb de Swap (troca), swap normalmente é o dobro da sua RAM, 12gb no root (/) e 20gb no home (pasta do usuário), root (/) e home como ext3, se você já pegou tudo que você queria dentro do hd, pois ele vai ser formatado, caso tenha mais dúvidas tem muitos sites com tutos para instalação, mas não é difícil não, apenas feche os olhos e esqueça do windows, rsrs, Falou.boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...