Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando que a AMD terá Triple Channel?


Z. Cervantes

Posts recomendados

Mudança de canais so mudando o processador e os AM3 estão fresquinhos na praça ainda.

também concordo que mudança de canais a AMD provavelmente irá diretamente para uma plataforma quad channel ou talvez tente desenvolver um sistema multichannel que suporte tanto dual channel quanto quad channel.

Mas isso nao dentro dos proximos 2 ou 3 anos.

A grande vantagem hj dos i7 nao está ligada ao sistema de canais mas sua capacidade de processamento e clocks altos. E sua desvantagem obvia está no preço. A Intel sempre foi uma xerox das tecnologias da AMD, contudo ela sempre acaba melhorando o projeto que copia e com certeza a evolução do i7 irá lapidar ainda bastante o sistema de controladora de memoria dos i7.

No preço a AMD ja é lider absoluta e nao importa o quanto caia o preço do i7, conhecendo a intel como todos conhecem, ainda será caro. Ja no desempenho estes P II tem toda chance de alcançar os i7, pois vou ti dizer que tenho um P II 720 aqui e o bixo parece que trabalha com uma mao amarrada às costas. Ele realmente mesmo em OC de 3.4 parece estar operando folgado. Se a AMD descobrir como arrancar o potencial maximo desses bixos a festa vai ser boa.

Mas tem também o lado Software da coisa.

Temos que ver que a plataforma e processadores PII são rescentes, e os softs atuais nem demandam de todo processamento dele.

Daqui a algum tempo,(talvez, só ano que vem) quando os programas estiverem ainda mais dedicados ao multi-threading, aí sim veríamos o desempenho real desses processadores, e do I7.

Bem, essa história do Tripple Channel é bem complicada, e pra min, é só uma jogada de números.

Lançar uma controladora que não tráz tantos benefícios quanto prejuizos pra leitura/gravação de dados, não é algo esperto, e eu acho que por isso, a Intel mudou o Barramento pro QPI.

Talvez ele traga essa diferença toda na comunicação do Processador/mobo/memórias, e compense o estrago feito pelas latências altas das memórias, contando a largura de banda exagerada delas.

Sobre o desempenho atual desses processadores, a maioria das pessoas que acompanha Benchs e testes pela internet, sabe que quem deseja um computador com real objetivo, os jogos, não deveria investir tanto no 1366 e I7, já que além do custo alto, os softs atuais não fariam uso de todo processamento.

bem, é tudo como uma bola de neve, e se fossemos pra criticar a intel, ficariamos aqui a noite toda.

Mas eu penso assim: Algum lado bom isso deve ter.E se ele não foi mostrado, ainda será!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas tem também o lado Software da coisa.

Temos que ver que a plataforma e processadores PII são recentes, e os softs atuais nem demandam de todo processamento dele.

Os quad cores já são antigos no mercado e os Phenom II não possuem intruções tão inovadoras que não sejam aproveitadas.

Existem sim vários programas que utilizam o multiprocessamento, é para este mercado que os quads são feitos e não para micros básicos.

Lançar uma controladora que não tráz tantos benefícios quanto prejuizos pra leitura/gravação de dados, não é algo esperto, e eu acho que por isso, a Intel mudou o Barramento pro QPI.

A Intel adotou o QPI porque ele tem várias vantagens sobre o FSB.

Talvez ele traga essa diferença toda na comunicação do Processador/mobo/memórias, e compense o estrago feito pelas latências altas das memórias, contando a largura de banda exagerada delas.

Isso é "culpa" dos fabricantes de memórias e de diversos compradores leigos que acham que só o clock importa..

Coloquei entre aspas porque não sei se é possível espremer mais as latências das memórias. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os quad cores já são antigos no mercado e os Phenom II não possuem intruções tão inovadoras que não sejam aproveitadas.

Existem sim vários programas que utilizam o multiprocessamento, é para este mercado que os quads são feitos e não para micros básicos.

Mas e os jogos?

Grande parte de jgoos atuais, ainda não lidam bem com mais do que 2 núcleos.

Apenas algumas dezenas, mas a maioria ainda não.

A Intel adotou o QPI porque ele tem várias vantagens sobre o FSB.

Consequentemente na comunicação entre processador, memórias, mobo e enfins, correto??

Isso é "culpa" dos fabricantes de memórias e de diversos compradores leigos que acham que só o clock importa..

Coloquei entre aspas porque não sei se é possível espremer mais as latências das memórias.

Quem sabe?

Agente nunca sabe o que esperar das evoluções da informática.

Eu boto fé, afinal uma "nova" tecnologia não seria desenvolvida pra apresentar somente alguns ganhos né?

Perdoe se houver qualquer erro ai

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas e os jogos?

Grande parte de jgoos atuais, ainda não lidam bem com mais do que 2 núcleos.

Apenas algumas dezenas, mas a maioria ainda não.

Jogos não são a maioria dos programas usados e nem o fim mais importante dos PC, embora sejam um dos mais interessantes :D

Consequentemente na comunicação entre processador, memórias, mobo e enfins, correto??

Bastante. ^_^

Quem sabe?

Eles :D

Agente nunca sabe o que esperar das evoluções da informática.

Eu boto fé, afinal uma "nova" tecnologia não seria desenvolvida pra apresentar somente alguns ganhos né?

Perdoe se houver qualquer erro ai

Abraços.

As DDR3 estão cada dia mais interessantes, eu acho que elas evoluirão mais que as DDR2 evoluíram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos não são a maioria dos programas usados e nem o fim mais importante dos PC, embora sejam um dos mais interessantes

Me refiro a eles, porque uns 65% das pessoas que usam esse fórum são gamers Casuais, fanáticos, ou mega-gamers.

É um uso a ser considerado no pc:D HEHE

As DDR3 estão cada dia mais interessantes, eu acho que elas evoluirão mais que as DDR2 evoluíram.

Concordo infinitamente.

Fora que o preço delas abaixa cada dia mais, e isso vai atingir lá seu público alvo.

O desempenho ainda tem muito pra evoluir, e as latencias, junto com as frequencias vão junto.

Quem aí lembra do desastre das DDR2 400 Mhz, que tinham o mesmo desempenho de DDR 400 em dual Channel, só que com um preço bem mais alto?

Pois é, pode ser que aconteça isso com as DDR3, melhorem MUITO mais, e abaixem bastante de preço, de modo que 99% dos micros populares, em uns 2 anos e meio, começem a usar elas.

Agora, não posso de demonstrar minha IMENSA felicidade por estar debatendo com XITA o cara que eu tinha medo das respostas um tempo atrás :D

Abraço forte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DDR3 só quando for nescessario subir acima dos meus atuas 2GB, o que para mim, vai demorar..

outro dia refleti sobre isso: ganhei um pc usado com um 754 A3000+, 2x512MB kingston ddr400 SC, 9550 256/128 DDR2... instalei o XP e tava uma beleza... n me surpriendi ao constatar que superava muitos celeron do mercado... consumindo pouco... ta numa fonte generica de 350W... mas vou providenciar uma real......

as vezes eu penso que a evolução sempre tem argumentos para te convencer a aderila: quando lançou as ddr2, ela veio, pela primeira vez com MAIS QUE O DOBRO de clock que as DDR400: 1066... agora é a mesma coisa: DDR3 2200.... e vai ser assim sempre... mas isto porque o S.O. é mais pesado...? fala serio. XP serve muito bem a todos até hj... é muito consumismo por pouco... bobo é quele que tenta acompanhar, e nao apenas se contentar... xD

mas é isso ai... o segredo desse mercado é nao comprar o lançamento, comprar sempre o melhor C/B...

com os preços das ddr3 no nivel das ddr2 ou mais baratas, ai vale a pena pensar em atualizar, QUANDO SEU HARDWARE COMEÇAR A PEDIR POR ISSO.... nao va na onda da industria de comprar o melhor... conpre apenas o nescessario..

para muitos o nescessario é o melhor?? duvido... pra que pagar mais que o dobro por um EE? pegue o modelo de entrada da serie... se nescessario reconfigure-o para atender suas nescessidades... mas pagar 999 doletas em um processador.. ou 400 doleta em uma memória hyper XXXXXXX n vale, pois daqui a 3 anos todos vão ser a mesma coisa se este consumismo exagerado continuar: lixo eletrônico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sei la, eu tenho aqui Ddr3 1600 a 7-7-7-24( supostamente mais rápido que ddr2 4-4-4-12) e num vejo tal vantagem de processamento, quem sabe uma leve. Talvez os PII nao usem corretamente o clock 1600 ja que é algum modo de overclock que a Bios oferece uma vez que o processador oficialmente controla elas 1333 segundo a AMD.

Ja o triple channel da Intel, o que dizer ne. Eu compararia com a diferença entre DDR2 e DDR3, muito maior o desempenho publicitario do que pratico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!