Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mãe ASUS P2-99 ACPI não reconhece a memória


Renatasol

Posts recomendados

Eu não me recordo se a máquina aceita, de qualquer forma não recomendo. Acho que se a máquina aceitar, provavelmente ambas vão rodar como PC100... Estou me recordando agora que talvez seja possivel configurar via BIOS para a outra (PC133) subir como PC100, daí a motherboard nao reclamará.

Hmmm você já experimentou subir 1 memoria de cada vez? Inverter os slots? Esses testes de praxe para saber se os pentes não tem qualquer defeito?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz isso, coloquei uma por vez, dai reconheceu so a metade, tipo 128 MB, parece q ela se dividiu. Como eu faço para atualizar a bios, sera q você pode responder aqui ou vou ter que abrir outro topico, porque é outro assunto. As duas memorias reconheceu a metade. Então acho q o problema não é a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que encontrei:

System Memory

2x 168-pin DIMMs Sockets Support 8MB to 512MB SDRAM Capacity

ECC or Parity support

Sua pl mãe deveria suportar até 512mb.

Lí que você fez o teste e tanto 1º como 2º pentes, separadamente, sobem numa boa. No seu teste, você está subindo pentes de modelos diferentes ao mesmo tempo? Se for aquele caso de PC100 e PC133, coloque o PC133 e entre nas configs da BIOS pela tecla DEL quando inicia o micro. Lá possivelmente haverá uma opção para modificar a memória, "forçando" ela a trabalhar como PC100.

Se tudo der certo, poderá subir os dois pentes juntos, limitados pela capacidade do menor. Penso que o fato de subir pentes de capacidade diferente possa estar fazendo com que 1 não seja "lido/acessado".

Ah, é estranho que cada pente so reconheça 1/2 da capacidade... A pessoa de quem você comprou é de confiança? Poderia acontecer dos pentes serem na verdade 128 mb cada um? (mas adesivos como 256mb por engano)

Renata?

Acho que achei um possível limitador que responderia o porquê de ser lido apenas 1/2 da capacidade dos seus 2 pentes de 256mb.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/725

Talvez tenha as informações no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma verificada nesse Chipset de memoria direto na BIOS

se são mesmo a memoria que comprou

Isso pode ser alterado facilmente enganando usuarios

Ou seja voce compra uma memoria de 1gb (olhando em meu computador ira aparecer 1gb)

Mais na bios voce ve realmente o valor dessa memoria

Isso é uma vergonha para Tecnicos ( Ou aqueles que se dizem )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será? foi no site kabum. você acha q eu deveria pedir a troca das memórias? a proposito eu testei as duas memórias 256 dimm PC 100 uma por vez . Quando testei as duas juntas 256 PC100 com a 64 PC133, so reconheceu a de 256. Na minha memória antiga ta escrito PC133 , eu nem sabia q era PC133 ate porque no manual da placa mãe ta dizendo q ela so aceita PC100. você pode ter razão, pois quando coloco as duas de 256 que era pra reconhecer 512 reconhece 256. Se atualizar a bios resolveria o problema?

Será? foi no site kabum. você acha q eu deveria pedir a troca das memórias? a propósito eu testei as duas memórias 256 dimm PC 100 uma por vez . Quando testei as duas juntas 256 PC100 com a 64 PC133, so reconheceu a de 128. Na minha memória antiga ta escrito PC133 , eu nem sabia q era PC133 ate porque no manual da placa mãe ta dizendo q ela so aceita PC100. você pode ter razão, pois quando coloco as duas de 256 que era pra reconhecer 512 reconhece 256. Se atualizar a bios resolveria o problema?

Racovitza...

Eu to fazendo tudo sozinha, por isso q eu to tendo muitas duvidas, pensei q era so comprar as memórias certas e pronto, mas to tendo problemas, a minha placa mãe não ta reconhecendo toda, so a metade de cada uma delas.

XGambit...

Li o artigo é bem complicado, vou ver se eu consigo checar as bios pra ver se encontro uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a pl mãe deve ter ignorado a PC133 poe não fazer um auto-ajuste nela.

Agora, quanto à reconhecer apenas 128mb em cada pente que deveria ter 256mb, pode ser aquele problema abordado no artigo que mencionei. Poderia ser o caso dos chip's.

Quanto ao site Kabum, eu nunca comprei lá, não sei dizer da procedência. Desses sites só compro na Plug Informática.

Se fosse possível, experimenta instalar a mem em algum outro micro que suporte elas para averiguar se poderia ser uma limitação de sua pl mãe ou problema nas memórias. (talvez um técnico possa lhe atestar sobre a real capacidade dessas memórias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixaria o pente 133 de fora de qualquer teste no momento, e possivelmente procuraria na BIOS as configurações dos pentes de memória e verificar se a pl mãe está em modo AUTO para ler as memórias.

Tentaria ver com o programa CPU-Z, não sei como ele identifica o hardware mas você pode tentar usá-lo para saber qual o hardware está sendo reconhecido.

Se você usar apenas 1 pente de 256mb PC100 e ele subir com 256mb então ótimo, ele nao tem problemas. Faria o teste com o outro pente, também sozinho na máquina.

Mas se sozinho subir apenas com 1/2, faria o mesmo teste com o outro pente. Se ambos derem o mesmo resultado, possivelmente há algo de incompatível entre o pente de memória e a pl mãe. Poderia ser latência, marca ou modelo. Ou até mesmo problemas com o próprio pente (seja capacidade ou algum problema físico).

Caso sozinhos subam com 256mb e juntos só subam com 128mb cada, poderia ser uma configuração de BIOS, que não necessariamente seria preciso fazer um update, somente entrar e alterar as configurações. (esquecí de completar: nesse caso também pode ser latência, marca ou modelo.)

Para atualização de BIOS, eu recomendo fazer com um técnico em informática. Caso queira saber mais, aqui está um artigo explicando como funciona/fazer: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/692

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizar a bios é muito complicado nem sei por onde começar, fui em uma assistencia técnica hj é contei meu caso, o técnico falou q a minha memoria tem dois lados cada lado vale 128 Mb, como minha placa mãe é antiga, ela só consegue ler um lado. Isso foi a informação que ele me passou. Alguem sabe dizer se esssa informação procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possivelmente, eu já havia ouvido falar disso há muitos, muitos anos atrás.

Me recordei disso então:

""Agora, quanto à reconhecer apenas 128mb em cada pente que deveria ter 256mb, pode ser aquele problema abordado no artigo que mencionei. Poderia ser o caso dos chip's.""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A princípio sua placa mãe mesmo na versão B suporta até 512 MB de memória, sendo dois pentes de 256 MB...

Detalhe, há uma descrição quanto aos pentes suportados, eles podem ser DUAL BANK, ou seja, chips de memórias dos dois lados, ou SINGLE BANK, chips de memórias de apenas um lado...

Porém, para suportarem corretamente, atingindo 512 Mb, o seu processador, assim como as memórias todas tem que estar no clock 100 Mhz...

O detalhe, é que se a memória for ECC, ela não suporta pentes de memórias, que tenham 8 chips de memória de cada lado, apenas memórias que tenham menos chips, ou mais chips, que no caso, seriam 9...

Quais são os pentes que você está testando...

Se forem eles

ITAUTEC/ITAUCOM, KINGSTON, INFYNEON, SANSUMG, a maioria desses pentes, são ECC... o problema pode estar aí...

Como é complicado, mas se encontrar, SPECTEK, geralmente não é ECC, vindo 8 pentes apenas de um lado, sendo 256 mb PC100, raras mas tem... o que poderia ajudar...

Quanto ao processador, o clock do mesmo também tem que estar em 100 Mhz, caso contrário a placa não funciona corretamente com essas memórias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
E muita informação, tudo isso só por causa de uma memória. Bem, com tanta informação, resumindo, tem jeito? Ou perdi dinheiro?

No caso dos pentes de memória que você está utilizando, infelizmente, eles não irão reconhecer os 512 MB por conta do modelo dos mesmos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!