Ir ao conteúdo

Dúvida: valor de resistor para led.

User Z

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal. Hoje, estou com uma dúvida bem básica...

estou querendo ligar um led, daqueles de 1w, numa bateria de 10V.

Para isso, queria calcular o valor do resistor. O led é de 1W, e se não me engano cerca de 0,35A ; 3,4V.

Por triste acaso, o meu multimetro quebrou... Pensei em 3 possibilidades: 1ª 10V/0,35 = 28 Ohms. 2ª 6,8V/0,35 = 19 Ohms. 3ª (10/0,35) - (10 ohms do led) = 18Ohms

No 1º caso, considerei 10V agindo sobre o led, no segundo considerei uma queda de uns 3,2V, resultando em 6,8V. E no terceiro considerei o mesmo caso do 1º mas descontando a suposta "resistencia" do led

Perdi a lista de valores que o vendedor tinha me passado. Mas se não me engano era algo como 18Ohms.

Então, qual valor é o correto?

valeu!

Postado

Colega, pra um led de 3,4V por 350mA você deverá usar um resistor de 22R e se você se enganou e é 35mA será um resistor de 220R.

Abraço

Postado

Uzer Z, você precisa ter certeza de quais são os valores de corrente e tensão do LED.

Daí é só aplicar as fórmulas:

R = VS - VLED / ILED, onde, R = valor do resistor em ohms, VS = tensão de alimentação em volts, VLED = tensão do LED em volts, ILED = corrente do LED em amperes.

P = (VS - VLED) x ILED, onde P = potência do resistor em watts

Por medida de segurança, escolha um resistor cuja potência seja, pelo menos, 2 vezes a calculada.

Postado

hum... e só por curiosidade... como se faz esse calculo? o que se tem que descontar ou acrecentar?

Opa! escrevemos as mensagens quase ao mesmo tempo Mulder_Fox. Agora que escrevi que apareceu a sua.

Então é isso mesmo: Pode diminuir a tensão do led, direto da tensão da fonte?

Vai acontecer uma queda parecida a que se daria num zener 3,4V, por exemplo?

Já que estou por aqui...:D Então eu posso fazer isso sempre quando se tratar de semicondutores: é como se não tivessem uma resistência exata, e posso diminuir direto na tensão da fonte?

E se fosse uma lâmpada, eu usaria a 3ª opção: diminuir a resistência dela? é isso?

Postado

Você só precisa ter em mente um conceito bem básico da eletricidade. Veja o circuito abaixo:

circuito%20s%E9rie.gif

São três resistores (mas a regra funciona para qualquer elemento elétrico - desde lâmpadas a semicondutores).

• Como eles estão em série, a corrente será a mesma em todos;
  • Em razão da corrente que circula pelo circuito, vai se formar uma ddp (diferença de potencial) em cada um dos elementos. A soma das ddps de cada elemento deve ser igual ao valor da fonte que está alimentando o circuito. Assim, pode-se dizer que cada elemento "ficou com uma parte da tensão fornecida ao circuito pra si";
  • Como no nosso exemplo só temos resistores, saber o valor dessa ddp é uma aplicação básica da Lei de Ohm. No caso dos semicondutores, a aplicação da Lei de Ohm torna-se muito mais difícil... Mas em se tratando de diodos (os LEDs, por exemplo), basta saber qual a ddp que se forma na junção;

Postado

Então é isso mesmo: Pode diminuir a tensão do led, direto da tensão da fonte?

Vai acontecer uma queda parecida a que se daria num zener 3,4V, por exemplo?

Já que estou por aqui...:D Então eu posso fazer isso sempre quando se tratar de semicondutores: é como se não tivessem uma resistência exata, e posso diminuir direto na tensão da fonte?

E se fosse uma lâmpada, eu usaria a 3ª opção: diminuir a resistência dela? é isso?

Creio que o cabteixeira já respondeu.

Só queria acrescentar que, no caso de um componente como um LED ou um diodo, uma vez que a tensão de polarização direta tenha sido atingida, ele apresenta uma resistência muito baixa, por isto é que se subtrai da tensão da fonte a tensão de polarização do semicondutor e então calcula-se o valor do resistor com base na corrente que se quer.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...