Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Autodidatas


Derby

Posts recomendados

Desde que começei efetivamente a trabalhas com um micro, a nível de usuário, sempre fui louco para criar alguma coisa, mas com grana curta e pouquissimo conhecimento em programação, fica "meio" impossível..

Aos colegas pergunto:

No área de programação, existe espaço para autodidatas?

Por onde começo?

Pode parecer bobagem mais gostaria de respostas...

Obrigado

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem comecei a programar bem cedo, uns 11 ou 12 anos, sozinho.

comecei com basic (meu pai tinha um cp-500 da prologic se não me engano), depois eu comprei umas revistas de delphi e me interessei. A partir dai fui pesquisando e aprendendo cada vez mais :D

Existe sim espaço para autodidatas,não só em informática, mas em qualquer área!

Ps.: é muito legal você fazer um programinha, por mais bobo q seja, epoder falar: "Fui eu que fiz!"

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroWerneck@20 dez 2003, 19:01

Concordo em começar por Python, mas você está sugerindo que VB é mais poderosa ou mais completa ?

Não é isso. Comparativamente, Python e VB tem o mesmo poder (sem contar os controles ActiveX) ... mas VB é o que se pode chamar de desenvolvimento rápido de aplicativos (isto é, em poucos minutos você faz um programinha pra Windows, é só arrastar os controles e botar algumas linhas de código)

Fora que VB é bem fácil de aprender sozinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá... então no caso você está falando de IDEs RAD, não de linguagens de programação... Python também tem IDEs RAD... o wxDesigner, que é comercial, e o Boa Constructor que é livre...

Sobre o poder das linguagens, discordo completamente... Python é incomparavelmente mais poderosa que VB... orientação a objetos real (até onde eu saiba, em VB os objetos são uma hashtable modificada, como em perl, e não têm nem herança), tipagem dinâmica, multiplataforma, tem desempenho superior, facilidade de extensão... e Python em windows também tem acesso a ActiveX

Eu achei estranho você dize pra aprender Python e depois VB porque na minha opinião, alguém que aprenda e domine Python dificilmente irá se interessar voluntariamente em aprender outras linguagens menos poderosas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroWerneck@20 dez 2003, 23:15

Tá... então no caso você está falando de IDEs RAD, não de linguagens de programação... Python também tem IDEs RAD... o wxDesigner, que é comercial, e o Boa Constructor que é livre...

Sobre o poder das linguagens, discordo completamente... Python é incomparavelmente mais poderosa que VB... orientação a objetos real (até onde eu saiba, em VB os objetos são uma hashtable modificada, como em perl, e não têm nem herança), tipagem dinâmica, multiplataforma, tem desempenho superior, facilidade de extensão... e Python em windows também tem acesso a ActiveX

Tá bom, não vou ampliar (muito) a discussão...

1 - Valeu pela dica dos RADs pra Python, eu não conhecia.

2 - Realmente VB não é 100% OO (embora parece que o VB.NET seja OO finalmente)

Eu achei estranho você dize pra aprender Python e depois VB porque na minha opinião, alguém que aprenda e domine Python dificilmente irá se interessar voluntariamente em aprender outras linguagens menos poderosas

Depende... Não é porque você conhece C++ (que seria um troço ultra poderoso) que vai deixar de conhecer Python, Java, VB.

Só recomender aprender Python antes porque uma das coisas que o VB não tem é programas no modo console, e acho que isso é uma boa pra se aprender a lógica da programação.

Conhecer VB é bom no sentido $$$ já que se, numa entrevista, se disser "não conheço VB mas conheço Python" a maioria do pessoal não conhece Python...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal+22 dez 2003, 10:47-->
PedroWerneck@20 dez 2003, 23:15

Tá... então no caso você está falando de IDEs RAD, não de linguagens de programação... Python também tem IDEs RAD... o wxDesigner, que é comercial, e o Boa Constructor que é livre...

Sobre o poder das linguagens, discordo completamente... Python é incomparavelmente mais poderosa que VB... orientação a objetos real (até onde eu saiba, em VB os objetos são uma hashtable modificada, como em perl, e não têm nem herança), tipagem dinâmica, multiplataforma, tem desempenho superior, facilidade de extensão... e Python em windows também tem acesso a ActiveX

Tá bom, não vou ampliar (muito) a discussão...

1 - Valeu pela dica dos RADs pra Python, eu não conhecia.

2 - Realmente VB não é 100% OO (embora parece que o VB.NET seja OO finalmente)

Eu achei estranho você dize pra aprender Python e depois VB porque na minha opinião, alguém que aprenda e domine Python dificilmente irá se interessar voluntariamente em aprender outras linguagens menos poderosas

Depende... Não é porque você conhece C++ (que seria um troço ultra poderoso) que vai deixar de conhecer Python, Java, VB.

Só recomender aprender Python antes porque uma das coisas que o VB não tem é programas no modo console, e acho que isso é uma boa pra se aprender a lógica da programação.

Conhecer VB é bom no sentido $$$ já que se, numa entrevista, se disser "não conheço VB mas conheço Python" a maioria do pessoal não conhece Python...

Não é questão de ampliar a discussão, e sim de corrigir idéias erradas que estejam sendo difundidas...

É impossível, ou no mínimo bem complicado uma linguagem baseada em Basic ter orientação a objetos real. No máximo fica na solução adotada por VB e outras linguagens que é de usar um hash como se fosse um objeto...

Não estou falando de 100% OO, aliás, acho que tirando Smalltalk, Ruby e Eiffel, nenhuma linguagem é...

C++ não é tão poderosa assim, aliás, até hoje ainda não conseguiram me convencer que C++ seja a melhor solução para alguma coisa.

Sobre a questão de $$$, nesse ponto até tenho de concordar em parte, mas há algum tempo estive conversando com um amigo, responsável pela avaliação de candidatos em uma empresal. Ele disse que escolhe justamente aqueles que conhecem linguagens livre, não tão populares no Brasil, o que recai no assunto do tópico: isso demonstra que um profissional tem autodidática, o que é imprescindível para alguém da área atualmente...

E, numa boa, recomendar alguém aprender uma linguagem porque ela "permite escrever programas no modo console (?) e isso é bom para aprender lógica da programação" pra mim soa tão absurdo que nem vou dizer o que penso pra você não achar que é pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos colegas pergunto:

No área de programação, existe espaço para autodidatas?

Por onde começo?

Pode parecer bobagem mais gostaria de respostas...

Quando você fizer uma faculdade(tipo, Ciência da Computação), você terá que ser autodidata... não tem outra saída.

Acho(chutando) que uns 70% das pessoas que entram em Ciência da Computação nunca programaram na vida... e no final do curso, uns 70% saem sabendo(chutando) aproximadamente 7 linguagens de programação... quase todas por auxílio de livros... como aquela frase do Matrix: "Eu te mostro o caminho... mas você terá que percorrer sozinho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroWerneck@23 dez 2003, 00:28

É impossível, ou no mínimo bem complicado uma linguagem baseada em Basic ter orientação a objetos real. No máximo fica na solução adotada por VB e outras linguagens que é de usar um hash como se fosse um objeto...

Aí depende... não é porque VB é "desorientado a objetos" que uma linguagem baseada em BASIC não pode ser. Amanhã ou depois alguém pode sair com um BASIC++ que seja 100% orientado a objeto. (ou melhor, OO no mesmo nível de Python, que já tá bom...)

C++ não é tão poderosa assim, aliás, até hoje ainda não conseguiram me convencer que C++ seja a melhor solução para alguma coisa.

Depende da sua definição de poder... Eu consigo decodificar vídeos DIVX em tempo real usando C++, agora com Python... (não estou falando de usar um módulo, estou falando de fazer as contas na mão mesmo, passo a passo) Pra mim isso é poder.

Agora, se pensar que Python já tem todas as estruturas (listas, hashtable, etc) prontas, que é só pegar e usar, isso também pode ser considerado poder.

E, numa boa, recomendar alguém aprender uma linguagem porque ela "permite escrever programas no modo console (?) e isso é bom para aprender lógica da programação" pra mim soa tão absurdo que nem vou dizer o que penso pra você não achar que é pessoal...

:blink::wacko:

Tá bom, todos tem a sua opinião... Mas é que são paradigmas diferentes (programa ue começa por um ponto e programa orientado a eventos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da sua definição de poder... Eu consigo decodificar vídeos DIVX em tempo real usando C++, agora com Python... (não estou falando de usar um módulo, estou falando de fazer as contas na mão mesmo, passo a passo) Pra mim isso é poder.

Implementa o básico em C e acessa mais facilmente através de uma linguagem de alto nível como Python, ou usa Lua para scripting no seu programa... bem mais fácil, rápido e simples de desenvolver e usar do que C++.

E, pergunta: se já existem módulos para isso, pra que vou perder tempo fazendo tudo de novo ? Pra que reinventar a roda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroWerneck@23 dez 2003, 16:04

Depende da sua definição de poder... Eu consigo decodificar vídeos DIVX em tempo real usando C++, agora com Python... (não estou falando de usar um módulo, estou falando de fazer as contas na mão mesmo, passo a passo) Pra mim isso é poder.

Implementa o básico em C e acessa mais facilmente através de uma linguagem de alto nível como Python, ou usa Lua para scripting no seu programa... bem mais fácil, rápido e simples de desenvolver e usar do que C++.

E, pergunta: se já existem módulos para isso, pra que vou perder tempo fazendo tudo de novo ? Pra que reinventar a roda ?

Realmente a junção de módulos em linguagens de baixo nível + linguagens de alto nível é uma mão na roda...

Agora, " se existem módulos porque fazer tudo na mão"... Simples, alguém tem que fazer o módulo antes...

Mas é claro que, se o módulo já existe, ninguém vai reescrever...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu aprendi sozinho basic, assembler Z80, pascal, dbase II e III, C, clipper, mas isso numa época onde você ia numa livraria e tinha toneladas de livros sobre programação, comprava uma revista de informática e ela era só sobre programação, etc. Naquela época todo programador era autodidata.

Hoje eu não saberia por onde começar, já procurei livros do tipo "dominando o VB" e não achei, não vi nenhum livro que seja um curso mesmo.

Por isso (e por falta de tempo) que até hoje só programo em DOS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@01 jan 2004, 19:05

Eu aprendi sozinho basic, assembler Z80, pascal, dbase II e III, C, clipper, mas isso numa época onde você ia numa livraria e tinha toneladas de livros sobre programação, comprava uma revista de informática e ela era só sobre programação, etc. Naquela época todo programador era autodidata.

Hoje eu não saberia por onde começar, já procurei livros do tipo "dominando o VB" e não achei, não vi nenhum livro que seja um curso mesmo.

Por isso (e por falta de tempo) que até hoje só programo em DOS...

Poxa coelho!

você deve ser do tempo da Microsistemas!

Comprava a revista e digitava os programas em meu TK90X! hehehe

Isso deveria ser 1985/6

hehehehe

Bons tempos aqueles! Tenho saudades!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

amigo, uma dica pra voce que esta querendo começar a programar. existe um site na internet (www.iped.com.br) que possui varios cursos gratuitos e de forma bem explicada! te aconselho visitar este site e fazer o curso de logica de programaçao, para ter uma noção de como funcionam as coisas (variaveis, loops, etc...)

abraço pro amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por Mago®+01 jan 2004, 20:12-->
coelho72@01 jan 2004, 19:05

Eu aprendi sozinho basic, assembler Z80, pascal, dbase II e III, C, clipper, mas isso numa época onde você ia numa livraria e tinha toneladas de livros sobre programação, comprava uma revista de informática e ela era só sobre programação, etc. Naquela época todo programador era autodidata.

Hoje eu não saberia por onde começar, já procurei livros do tipo "dominando o VB" e não achei, não vi nenhum livro que seja um curso mesmo.

Por isso (e por falta de tempo) que até hoje só programo em DOS...

Poxa coelho!

você deve ser do tempo da Microsistemas!

Comprava a revista e digitava os programas em meu TK90X! hehehe

Isso deveria ser 1985/6

hehehehe

Bons tempos aqueles! Tenho saudades!

Abração

KARACAS!!!

OCES SAO VEIO MESMO!!!

EU SOU DO TEMPO DA IMPUT, DOS HOT BITS, ETC...EHEHEHE..

COMECEI COM BASIC I EM UM CP 500 TURBO..HEHEHE...1988 :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom amigos..aconselho pra quem ta começando mesmo a começar com Pascal, pois quem estudou programação sabe que pascal foi feito mesmo para facilitar a aprendizagem..e depois c e c++..agora python ou Vb isso é coisa pra quem é fera..

"A verdade vós libertará"

Jesus Cristo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!