Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A78T-E - DDR3 1600Mhz? OverClock?


BrunoNexuS

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Desculpem o mau jeito minha primeira vez em um forum, sou leigo, montei um pc M4A78T-E, Phenom 955, 2x2GB corsair 1600 CM3X2G1600C9DHX, minha duvida é quanto a memoria o computador reconhece como 1066, será que amemoria não é compativel, porque no qualified vendors list(QVL) do site da ASUS só achei CM3X2G1600C9DHXNV, tem essas 2 letras a mais NV, será que faz diferença ou nada a ver, se alguem poder me orientar fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

depende de seu sistema operacional amigo, so sistema de 64 bits leem mais que 3.5 gb de ram, se você estiver com o Xp por exemplo so vai reconhecer 3 gb. É software e nao hardware neste caso. Vale para qualquer tipo de pc isso. So verifique se configurou corretamente as voltagens e timmings das memorias, para tal é preciso que voce habilite a funcao de overclock manual para que a BIOS libere as 2 abas relativas à regulagens de memorias, ja a tensão é acessada na parte debaixo dessa mesma janela da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Já existem algumas memórias DDR3 de 1600MHz "AMD Edition" sendo vendidas. Encontrei essas aqui no site da loja pluginformatica: OCZ Gold AMD Edition e OCZ AMD Black Edition.

O curioso é que elas não aparecem na Qualified Vendors List da placa-mãe. Aliás, o tal QVL foi atualizado pela última vez em julho (16/07/09). Será que já não está na hora da ASUS liberar uma atualização disso, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Puro marketing essas 2 memorias, ambas têm timmings 8 e carregam o nome AMD optimized so por que sua tensão padrão é de 1.65v. As platinum verdadeiras operam com timmings 7, porém nao sao recomendadas para uso nos Intel devido a sua tensão de 1.9v, contudo isso nao faz a minima diferença num AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puro marketing essas 2 memorias, ambas têm timmings 8 e carregam o nome AMD optimized só por que sua tensão padrão é de 1.65v. As platinum verdadeiras operam com timmings 7, porém nao sao recomendadas para uso nos Intel devido a sua tensão de 1.9v, contudo isso nao faz a minima diferença num AMD.

É pura comédia! Na lista de QVL tem uma memória Intel!!:D

Cara, voltagens altas nas memórias não são algo ruim? Sempre achei que em relação a timing e tensão, quanto menor, melhor. Não tem nenhuma diferença mesmo? Gasto de energia, dissipação de calor, sei lá, qualquer coisa?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aos que já tem a M4A78T-E instalada, poderiam me confirmar qual é a opção específica que nos permite utilizar nossas DDRs 1600 de fato em 1600?!

Alterei uma opção naquela aba "AI...." para 1600 e durante o POST até é possível ver rapidamente algo do tipo "DDR 1600 (engaged mod)" (nem sei se é isso mesmo). Pelo DVD da ASUS, ao escolher aquela opção lá em cima pra ver detalhes sobre a placa, agora aparece como memórias 1600.

O único porém é o Everest que mostra como 1333!

O que fiz de errado?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aos que já tem a M4A78T-E instalada, poderiam me confirmar qual é a opção específica que nos permite utilizar nossas DDRs 1600 de fato em 1600?!

Alterei uma opção naquela aba "AI...." para 1600 e durante o POST até é possível ver rapidamente algo do tipo "DDR 1600 (engaged mod)" (nem sei se é isso mesmo). Pelo DVD da ASUS, ao escolher aquela opção lá em cima pra ver detalhes sobre a placa, agora aparece como memórias 1600.

O único porém é o Everest que mostra como 1333!

O que fiz de errado?!

Onde você está vendo 1333MHz no Everest?

escolha o modo Unganged, Phenons possuem controladora de memórias dupla, o que torna possivel duplicar os canais neste modo e obter melor rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que a BIOS força um modo de overclock na controladora do Phenom II de modo a alcançar os 800 mhz sem alterar nada na base do sistema. Sendo assim roda de forma "nativa" a 1600 mesmo o phenom tendo controlador de 1333.

OK!

É função da placa-mãe controlar a parte física da memória: tensão, timings, freqüência. Em processadores Black Edition isso fica bem evidente, você pode aumentar a freqüência interna do processador sem alterar o sistema, porém em processadores com o multiplicador travado, é preciso alterar o clock base e com isso tudo vai junto, freqüência interna, freqüência das memórias, HT-link, PCI-E....

Na M4A78T-E é interessante porque a Bios permite configurar as memórias em clock maior sem a necessidade de alterar o clock base.

Agora ficou a dúvida: se eu colocar um Phenhom II X4 945 ou qualquer outro não BE vou conseguir esse ajuste fino sem over em todo o resto ou não?

Tks!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK!

Agora ficou a dúvida: se eu colocar um Phenhom II X4 945 ou qualquer outro não BE vou conseguir esse ajuste fino sem over em todo o resto ou não?

Tks!

Processador BE só ajuda a obter mais clock, mas um bom Overclock se faz para obter a performace do sistema como um todo, e não apenas aumentar Clock do processador, Processadores não BE influenciam o Usuário adépto aa técnica a obterem melhor performace do sistema, os ajustes finos nada tem haver com o fato do processador ter multiplicador destravado.

Tenho um BE de multiplicador 12,5 e uso ele em 11,5x253, assim eu tenho a Controladora de memórias em clock elevado, com isso o sistema fica cerca de 8% em melhor performace do que usando multiplicador 14,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você está vendo 1333MHz no Everest?

escolha o modo Unganged, Phenons possuem controladora de memórias dupla, o que torna possivel duplicar os canais neste modo e obter melor rendimento.

Eu abro o Everest, clico em "Placa mãe" e depois em "SPD". Lá tem o campo "Velocidade da memória", que especifica: DDR3-1333 (667 MHz).

Sobre escolher o modo Unganged, onde eu configuro essa opção? Eu tô meio perdido ainda nessa BIOS. O que eu mudei lá foi a DRAM Frequency para 1600 e só, nada mais!

Seria só isso mesmo ou tá fácil demais pra ser verdade?! ; )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abro o Everest, clico em "Placa mãe" e depois em "SPD". Lá tem o campo "Velocidade da memória", que especifica: DDR3-1333 (667 MHz).

Sobre escolher o modo Unganged, onde eu configuro essa opção? Eu tô meio perdido ainda nessa BIOS. O que eu mudei lá foi a DRAM Frequency para 1600 e só, nada mais!

Seria só isso mesmo ou tá fácil demais pra ser verdade?! ; )

Na bios em Informações do sistema, lá mostra todos os clocks corretamente

outra forma seria usar no EVEREST o menu Ferramentas - Benchmark memory and Cache, execute, ele mostra os valores de forma mais clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado do Benchmark:

Memory Bus: 802.7 MHz DRAM - FSB Ratio: 24:6

Memory Type: Unganged Dual Channel DDR3-1600 SDRAM (11-11-11-29 CR1)

Pois bem, parece que estão de fato em 1600. Obrigado pela ajuda! O que me deixou confuso mesmo foi essa guia SPD que tem, tanto no Everest, quanto no CPU-Z, que acaba informando a DDR como 1333!

Por sinal, o que diabos tem de diferente entre as abas SPD e Memória em ambos os aplicativos? E por que lá é classificado como memórias 1333?! Será que é assim com todo mundo? Vocês poderiam testar aí e me dizer?

Pra efeito de detalhes, minhas memórias são essas daqui: Kingston HyperX 4GB (2 x 2GB) DDR3-1600 (PC3 12800) Dual Channel - KHX1600C8D3K2/4GX

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador BE só ajuda a obter mais clock, mas um bom Overclock se faz para obter a performace do sistema como um todo, e não apenas aumentar Clock do processador, Processadores não BE influenciam o Usuário adépto aa técnica a obterem melhor performace do sistema, os ajustes finos nada tem haver com o fato do processador ter multiplicador destravado.

Tenho um BE de multiplicador 12,5 e uso ele em 11,5x253, assim eu tenho a Controladora de memórias em clock elevado, com isso o sistema fica cerca de 8% em melhor performace do que usando multiplicador 14,5

É, entendi. Tenho que ler muito sobre overclock ainda...

Fiquei na dúvida, pois todo mundo que havia colocado as memos à 1600Mhz tinha usado algum BE. Como pretendo usar o PII X4 945 resolvi perguntar pra saber se não terei alguma limitação nesse processo.

A princípio não pretendo fazer over (só o ajuste na mobo mesmo), mas colocar à 3,2 depois não mata ngm, né? ^_^

Valeu jonny!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

P q p!!! 11-11-11-29???? Isso torna essas memorias mais lerdas que memorias DDr2 800 genericas que costumam ter timmings de 5-5-5-15. Se você num apertar esses timmings para pelo menos uns 8-8-8 não vale a pena mante-las a 1600 pois na pratica estão mais muito lentas. Nao adianta de nada você aumentar a velocidade pelo dobro se você aumentar mais que o dobro o ciclo das operações.

As minhas operando a 7-7-7-20 1600 ja não mostram uma evolucao estão grande assim contra minhas antigas OCZ ddr2 4-4-4-12 800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P q p!!! 11-11-11-29???? Isso torna essas memorias mais lerdas que memorias DDr2 800 genericas que costumam ter timmings de 5-5-5-15. Se você num apertar esses timmings para pelo menos uns 8-8-8 não vale a pena mante-las a 1600 pois na pratica estão mais muito lentas. não adianta de nada você aumentar a velocidade pelo dobro se você aumentar mais que o dobro o ciclo das operações.

As minhas operando a 7-7-7-20 1600 ja não mostram uma evolucao estão grande assim contra minhas antigas OCZ ddr2 4-4-4-12 800.

Antes de tudo, obrigado pelos esclarecimentos por MP. Inclusive, lhe respondi agora há pouco sem antes ver que havia resposta sua por aqui também!

Enfim, já que estamos aqui, eu também tava achando esses valores altos, mas como não tinha certeza sobre isso, não me importei. Logicamente agora estou quase que desesperado querendo saber onde altero isso para os valores citados sem fazer besteiras! Assim como nosso amigo aqui PompeoX, eu não quero fazer OC. Só quero configurar tudo para que fique no padrão e tal!

Em qual lugar da nossa BIOS eu posso colocar em 8-8-8?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vinicius, essa orientação foi a propria asus quem me passou, veja se serve para esclarecer sua duvidas, lembrando que essa configuração são para minhas memorias, corsair CM3X2G1600C9DHX, configure de acordo com as suas. Entrando no Setup, na guia EXIT, selecione o item LOAD SETUP DEFAULT, e dê ENTER;

- Vá na guia AI TWEAKER na opção DRAM CONFIGURATION, configure desta forma:

DRAM FREQUENCY [DDR3 1600]

Volte a guia AI TWEAKER e vá na opção DRAM TIMING CONFIGURATION configure desta forma:

TC [ 9]

TRCD [9]

TRP [9]

TRAS [24]

- Volte à guia AI TWEAKER vá até opção DRAM VOLTAGE e deixe [1.8]

- Depois pressione a tecla F10 para salvar e sair do SETUP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!