Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A78T-E - DDR3 1600Mhz? OverClock?


BrunoNexuS

Posts recomendados

vinicius, essa orientação foi a propria asus quem me passou, veja se serve para esclarecer sua duvidas, lembrando que essa configuração são para minhas memorias, corsair CM3X2G1600C9DHX, configure de acordo com as suas. Entrando no Setup, na guia EXIT, selecione o item LOAD SETUP DEFAULT, e dê ENTER;

- Vá na guia AI TWEAKER na opção DRAM CONFIGURATION, configure desta forma:

DRAM FREQUENCY [DDR3 1600]

Volte a guia AI TWEAKER e vá na opção DRAM TIMING CONFIGURATION configure desta forma:

TC [ 9]

TRCD [9]

TRP [9]

TRAS [24]

- Volte à guia AI TWEAKER vá até opção DRAM VOLTAGE e deixe [1.8]

- Depois pressione a tecla F10 para salvar e sair do SETUP.

Muitíssimo obrigado! Alterei as opções de acordo com o que está no site da Kingston em relação às minhas memórias (HyperX 4GB).

8-8-8-24

Só não mudei a tensão e deixei em Auto mesmo, pois a princípio não vi a opção 1,65 ao passar pressionando a tecla "+". Daí fiquei com receio de, na marra, setar manualmente e começar a travar aqui.

O chato é que nem no CPU-Z e nem no Everest consegui achar em qual tensão está minha memória pra ver se preciso me preocupar ou não.

Algum outro programa mostra esse detalhe da tensão de forma nua e crua?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na bios dá de ver a tensão das memorias se não me engano. O ideal é setar manualmente mesmo a tensão correta.

Beleza então. Mais tarde, em casa, procurarei pela informação da tensão, embora mesmo que eu não encontre vou digitar 1,65 pra ter certeza que tá certo.

Aproveitando, o ideal do quarto número dos timings é que sempre seja o resultado aproximado da soma dos 3 anteriores ou isso nada tem a ver?! É que que sempre reparo o fato dos timings serem "9-9-9-27", "8-8-8-24", etc.

Procede isso ou nada tem a ver?

E desculpem por todas essas perguntas que talvez apareçam fúteis, mas é que em termos de configurações de memórias, CPU, overclock, não entendo muita coisa! Daí prefiro recorrer à vocês aqui antes de alterar algo do que vir aqui pra corrigir alguma besteira.

Obrigado! Abraços!

===============

Editando:

Então gente, fui lá e setei manualmente. Porém, a opção automaticamente sobe para 1.66! Não há intermediário entre 1.64 e 1.66.

Deixo em 1.66 mesmo sem problemas ou boto 1.64? Ou deixo em Auto?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Então gente, fui lá e setei manualmente. Porém, a opção automaticamente sobe para 1.66! Não há intermediário entre 1.64 e 1.66. Deixo em 1.66 mesmo sem problemas ou boto 1.64? Ou deixo em Auto?!

Rapaz, tente colocar 1,64 ou mesmo um valor menor do que esse! Já que você não vai fazer overclock nem baixar os timings, tente baixar um pouco os valores da tensão.

Abraço

p.s.: comprei aquelas G.Skill Eco Series (2x2GB) 1600MHz CL9 @ 1,35V! Agora tô esperando chegarem pra montar o PC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

p.s.: comprei aquelas G.Skill Eco Series (2x2GB) 1600MHz CL9 @ 1,35V! Agora tô esperando chegarem pra montar o PC!

Que sensacional! Tinha visto seu post sobre essas memos no tópico de promoçoes/bons preços e "paguei madeira" pra elas :D

Me assustei um pouco ao ver que são recomendadas pra Intel, mas depois de uma pesquisa rápida li que funfam MUITO bem com AMD também!

Por favor, poste os resultados quando você instalar tudo certinho, aí!

Torço pra que dê tudo certo colocando a bixinha pra trabalhar sem aumentar a tensão!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que sensacional! Tinha visto seu post sobre essas memos no tópico de promoçoes/bons preços e "paguei madeira" pra elas :D

Me assustei um pouco ao ver que são recomendadas pra Intel, mas depois de uma pesquisa rápida li que funfam MUITO bem com AMD também!

Por favor, poste os resultados quando você instalar tudo certinho, aí!

Torço pra que dê tudo certo colocando a bixinha pra trabalhar sem aumentar a tensão!

Abraço

Opa, pode deixar! Não pretendo deixar nada em overclock no PC, mas isso não significa que eu não vá colocá-lo à prova. E isso, claro, inclui essas belezinhas de memória! :D

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente interessante memorias com estão baixa tensão chegarem a 1600 mhz, uma pena nao terem timmings mais apertados, coisa muito visada quando se fala de usar memorias que operam acima da velocidade controlada pelos processadores atualmente, ou seja, toda memoria que opera acima de 1333 hoje é na verdade voltada para Overclockers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente interessante memorias com estão baixa tensão chegarem a 1600 mhz, uma pena nao terem timmings mais apertados, coisa muito visada quando se fala de usar memorias que operam acima da velocidade controlada pelos processadores atualmente, ou seja, toda memoria que opera acima de 1333 hoje é na verdade voltada para Overclockers.

Cara, na verdade, essa série "Eco" da G.Skill é composta por seis kits de memória (todos de 2x2GB), a saber:

1333 MHz - CL 7 - 1,35V

1333 MHz - CL 8 - 1,35V

1333 MHz - CL 9 - 1,35V

1600 MHz - CL 7 - 1,35V

1600 MHz - CL 8 - 1,35V

1600 MHz - CL 9 - 1,35V

O duro é que, até agora, só chegou ao Brasil o kit de 1600 MHz e CL 9. Entrei em contato com todas as lojas que constam como "oficiais revendedoras" no site da G.Skill e apenas uma delas (Oficina dos Bits) tem a certeza de receber o kit CL7, entretanto sem previsão. Todo modo, não deve demorar para que os outros kits, ou ao menos o kit de 1600 MHz e CL7, cheguem por aqui.

Se você estiver disposto a desembolsar R$570 à vista, a SmartDATA importa o kit CL7. O complicado é que o prazo de entrega é de 30 a 45 dias!:naonao:

Como eu já estou com todas as peças do PC novo em casa e só faltavam as memórias, não dava para esperar. Paguei R$380 à vista na Guerra Digital. Quem puder esperar ou planejar um upgrade, entretanto, provavelmente ficará ainda mais feliz que eu.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem duvida mesmo com clocks 9 ainda são excelentes. Eu comprei estas OCZ por preço de banana na plug Informatica por menos de 300 reais na epoca(agora estão 400!!) e olha que apesar de operarem entre 1.7 e 1.95v elas escalam perto dos 2000 mhz fácil graças aos chips usados nelas. Não me importo muito com as voltagens de ram pois significam muito pouco no consumo total do pc mas é sempre bom ver a evolução acontecer.

Quanto ao meu kit segue um review onde o cara conseguiu usa-las a 1800 mhz 7-7-7-20!!! E mais ele ainda conseguiu quase 2000 mhz a 8-8-8-25!!

Desde que conheci as memorias da OCZ, virei seguidor fiel da marca, sempre procuro usar e vender esta marca, pois alem da qualidade tem o fato da empresa ser voltada fortemente ao mercado Overclocker sempre oferecendo memorias extremamente escaláveis. Existem marcas muito boas é claro como a Corsair, A Data, Patriot e a propria G Skill. Mas ainda sim a minha 1ª escolha é sempre OCZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
que coisa isso tudo pra dizer que a placa roda no maximo a 1600, se você colocar uma memo de 1333 pode oc ate no maximo para 1600, se a memo é 1600, pronto e impossivel aumentar mais o clock.... chega de bla bla bla...

Acha mesmo??? por acasou clicou no link acima que postei???

http://www.overclock3d.net/reviews/memory/ocz_platinum_pc3-12800_ddr3-1600_ddr3_2gb_kit/3

Quase 2000 mhz nas memorias que são 1600 pra voce está bom de overclock??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... estaria otimo se a minha mobo e a sua tambem permitissem mais clock, porém nas especificaçoes da m4at8t-e so vai ate 1600, nao ha como aumentar esse clock de memo e nem como colocar memos mais rapidas, pois a mobo nao aceita. a placa-mãe do link acima e outra e com ela da pra fazer.

mas mudando de assunto como posso fazer over do processador com essa placa-mãe usando o turbo V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo a placa-mãe não interfere em nada no clock da memoria em se tratando de AMD. Basta voce fazer um Overclock no seu sistema atraves do FSB e suas memorias subirão junto. Alias como falei antes qualquer que seja sua placa-mãe ou processador, memorias acima de 1333 mhz sao orientadas para utilizadores de Overclock afinal os processadores hj que tem controladora DDR3 operam com frequencia maxima de 1333 mesmo assim ja foram lançados modulos com suporte para mais de 2200 mhz exatamente por que é sim possivel alcançar tais numeros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sdriver minhas memorias são corsair CM3X2G1600C9DHX XMS3-1600 2048MB 1600MHZ 9-9-9-24 1.80V VER.9.1 elas não estão no QVL da Asus, meu filho configurou na Bios como já descrevi anteriormente, porém apos ficar assistindo video em alta definição e jogando trava tudo e depois desliga, você por favor teria a maneira de configurar corretamente essas memorias? O fato de não estar na QVL da Asus influencia na estabilidade? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Absolutamente não ha problema em não estar no QVL, seria interessante saber qual seu processador, alguns modelos como o X3 720 podem vir a ter essas telas azuis devido a um problema de tensão do NB do processador. Mas antes você tentou usar essas memorias com um clock menor como 1333 por ex para ver se o travamento é realmente causado pelas memorias? Uma ultima alternativa é setar essas memorias para operarem com Comand Rate T2, algumas memorias não suportam T1 nas velocidades maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sdriver, meu processador é um AMD Phenom II X4 955 3,2ghz o cooler é do kit box, quando configurado na Bios em automatico (1066 Mhz) funciona de boa, quando altero para 1600Mhz usando o Amd over driver percebo que a temperatura da CPU fica elevada 57°C, daí os travamentos, as vezes o pc reinicia outras não ,T1, T2 já alternei sem sucesso, assim como mudar as memorias de slot, minha fonte é uma C3tech 500w, estou utilizando a placa de video On-board. Obrigado.

Edit: Realizei uma atualização de bios (2303 para 2402) e agora não consigo mais editar timing das memórias na bios (eles se encontram travados em 11-11-11-30), alguma solução para habilitar edição dele?

OBS: No AMD OverDriver é possível editar todas informações, exceto a Latência da CAS, pois ela se encontra desabilitada para edição (valor atual é "11 bus clock)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça via BIOS, ative a opção de overclock na 1ª linha, nao precisa mexer no multiplicador do processador. Nas ultimas linhas dessa parte(abaixo ficam as linhas da voltagens) abra-as e edite os timmings das memorias. Se o pc ainda travar mude a tensão do NB do processador (ha 2 NB listados) para 1.3 volt, aqui resolveu na epoca do X3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae, pessoal! Estou usando as memórias G.Skill Eco Series CL9. Originalmente, elas operam a 9-9-9-24-2N e 1,35V. Entretanto, agora que montei meu PC dos sonhos (vide assinatura), resolvi testar e ver até onde esse bicho aqui vai. E não é que vai longe?

Minhas memórias estão rodando a 8-8-7-21-1T e 1,5V!!!!:D

O único porém é que não consegui, de forma alguma, nem com CL9, colocá-las para trabalhar com 1,35V. O intervalo suportado pela M4A78T-E começa em 1,5V; assim, embora eu tenha tentado digitar 1,35 no local indicado, o número é automaticamente interpretado como 1,5.

Vou tentar baixar mais esses timings, vamos ver no que dá. Segue imagem do benchmark do Everest.

Abraço

887211t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VALEU luisfjc!!!!

Curiosamente o seu PC dos sonhos é bem parecido com o que pretendo montar até junho!

Muito bom ter certeza da compatibilidae e que essas memos funcionam em over com 1,5V apenas :D

Como pretendo importá-las, acho que vou tentar a CL7, pois a diferença de preço nem deve ser tão grande assim.

Mais uma vez muito obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VALEU luisfjc!!!!

Curiosamente o seu PC dos sonhos é bem parecido com o que pretendo montar até junho!

Muito bom ter certeza da compatibilidae e que essas memos funcionam em over com 1,5V apenas :D

Como pretendo importá-las, acho que vou tentar a CL7, pois a diferença de preço nem deve ser tão grande assim.

Mais uma vez muito obrigado a todos!!

Ah, PompeoX, se você for mesmo importar, pegue o kit CL7 sim! A diferença de preço, em dólares, é muito pequena. Se, entretanto, você for importar por meio de alguma loja autorizada, sairá uma "facada". Enquanto o kit CL9 custa R$380 (5% de desconto à vista) na Guerra Digital, cotei quanto ficaria a importação do kit CL7 em três lojas, e o menor preço, para pagamento à vista, foi de R$ 579!:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prosseguindo com os testes, agora elas estão a 8-8-7-16-1T @ 1,6V.

Não consegui baixar mais CL e tRCD (os dois primeiros números), mas creio que seja possível baixar ainda mais o tRAS (que está em 16 atualmente). A tensão foi elevada para 1,6V.

Abraço

887161t.jpg

-------------

Edit: quem quiser que eu faça mais testes, é só pedir. Já fiz o que queria, então agora vou deixar as memórias mais "calmas" em 8-8-8-20-1T @ 1,5V. E se alguém descobrir como se faz para deixar a tensão em 1,35V, favor postar aqui, pois o valor mínimo que aparece para mim na BIOS é 1,50. Já tentei digitar 1,35, mas o sistema imediatamente "interpreta" como 1,50.

Grato

888201t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola , tenho uma maquina muito parecida com a sua ... com diferenças na MEmoria que a minha é gold 1066 , ( vacilei ) . so que no teste do win seven minhas memorias ganham os miseraveis 5.9 , quando acho que deveriam ganhar 7 pelo menos !!! , sera que to fazendo algoi errado ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, tenho uma maquina muito parecida com a sua ... com diferenças na MEmoria que a minha é gold 1066 , ( vacilei ) . so que no teste do win seven minhas memorias ganham os miseraveis 5.9 , quando acho que deveriam ganhar 7 pelo menos !!! , sera que to fazendo algoi errado ???

Rapaz, sinceramente, não tenho ideia. Você as colocou em dual channel? São quantos GB em quantos pentes (2x2, 2x1, 3x2...)?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro gostaria d parabenizar o CdH aí pelo ótimo teste. Em relação aos jogos ai, acho q realmente deveria ser feito o teste com um sli ou com a 295, assim, saberiamos realmente, qual processador tem mais desempenho nos jogos.

Mas acho q isso não vem ao caso da minha duvida. Vi que os testes foram realizados com o SO 32 bits. Queria saber se no caso de testarem com SO 64, teria alguma interferência? Mudaria alguma coisa em relação aos pontos que Phenom foi mais lento q os da Intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro gostaria d parabenizar o CdH aí pelo ótimo teste. Em relação aos jogos ai, acho q realmente deveria ser feito o teste com um sli ou com a 295, assim, saberiamos realmente, qual processador tem mais desempenho nos jogos.

Mas acho q isso não vem ao caso da minha duvida. Vi que os testes foram realizados com o SO 32 bits. Queria saber se no caso de testarem com SO 64, teria alguma interferência? Mudaria alguma coisa em relação aos pontos que Phenom foi mais lento q os da Intel?

?????

Tem certeza de que você postou no tópico certo?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!