Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A78T-E - DDR3 1600Mhz? OverClock?


BrunoNexuS

Posts recomendados

Mas porque ta mexendo na PCI-E???? deixa em 100 ela num tem nada com a historia. você precisa configurar a tensão do NB do processador como falei e conferir se a tensão das memorias e timmings estão corretos. Alem do mais sua assinatura diz que suas memorias sao 1333. ta certo isso?? porque se for ai é o problema, sua placa-mãe pode ate suportar memorias 1800 mhz mas se as memorias nao suportam nao tem remedio.

As memorias são 1600Mhz mas supostamente estão funcionando a 1333MHz pois a placa suporta 1066; 1333; 1600 (O.C); 1800 (O.C), ou seja até 1333 é nativo, a partir de 1600 é overclock, sendo assim você poderia me auxiliar de como configurar corretamente?;)

Edit: minha BIOS:

asusevo_bios4_sm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tô com um probleminha aqui e imagino que vocês provavelmente já devem ter passado por isso com essa nossa placa.

Aleatoriamente, minha M4A78T-E não reinicia corretamente, ficando parada naquele momento antes de aparecer o carregamento do ASUS Express e/ou tela verde avisando pra apertar Del pra entrar na BIOS.

Por exemplo, se eu reiniciar o computador agora, pode ser que naquele momento em que o computador apaga a imagem para reiniciar fique eternamente na tela preta, restando somente ou desligar segurando por 4 segundos Power ou então apertando Reset.

Já atualizei BIOS e isso tem acontecido tanto com a original (2105) quanto com as lançadas posteriormente. Já resetei a placa pelo jumper e já setei a BIOS para o padrão milhões de vezes! O esquisito é que por muitas vezes, ao sair da BIOS colocando-a no padrão e depois salvando e saindo, ela, ao invés de reiniciar e carregar tudo normalmente, permanece com a tela preta e travada. Isso tá se tornando cada vez mais frequente!

Unidades de DVD piscam, luz vermelha da torre fica acessa direta por alguns segundos e então se apagam, ficando a torre ligada, mas sem carregar nada!

O que pode ser isso?! Já cancei de restaurar BIOS original, resetar por jumper, reconfigurar tudo pro padrão e depois ficar configurando tudo novamente! Inclusive já chequei TUDO pra ter certeza que tá tudo bem encaixado, tudo normal lá dentro!

Alguém já passou por isso?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tô com um probleminha aqui e imagino que vocês provavelmente já devem ter passado por isso com essa nossa placa.

Aleatoriamente, minha M4A78T-E não reinicia corretamente, ficando parada naquele momento antes de aparecer o carregamento do ASUS Express e/ou tela verde avisando pra apertar Del pra entrar na BIOS.

Por exemplo, se eu reiniciar o computador agora, pode ser que naquele momento em que o computador apaga a imagem para reiniciar fique eternamente na tela preta, restando somente ou desligar segurando por 4 segundos Power ou então apertando Reset.

Já atualizei BIOS e isso tem acontecido tanto com a original (2105) quanto com as lançadas posteriormente. Já resetei a placa pelo jumper e já setei a BIOS para o padrão milhões de vezes! O esquisito é que por muitas vezes, ao sair da BIOS colocando-a no padrão e depois salvando e saindo, ela, ao invés de reiniciar e carregar tudo normalmente, permanece com a tela preta e travada. Isso tá se tornando cada vez mais frequente!

Unidades de DVD piscam, luz vermelha da torre fica acessa direta por alguns segundos e então se apagam, ficando a torre ligada, mas sem carregar nada!

O que pode ser isso?! Já cancei de restaurar BIOS original, resetar por jumper, reconfigurar tudo pro padrão e depois ficar configurando tudo novamente! Inclusive já chequei TUDO pra ter certeza que tá tudo bem encaixado, tudo normal lá dentro!

Alguém já passou por isso?!

Já tive o mesmo problema com minha M3A, o sistema travava exatamente nos pontos que você mensionou, faça um teste: desligue sua unidade de Cd/DVD retirando o cabo sata da mobo, inicie o sistema, se parar de travar, desligue o pc e reconecte a unidade, na hora de reconectar sua unidade devolta troque o encaixe do cabo sata do seu cd/dvd rom, encaixe em outra entrada disponível, verificando se ele está ficando bem fixo na mobo, se o problema persistir mude o encaixe do HD tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive o mesmo problema com minha M3A, o sistema travava exatamente nos pontos que você mensionou, faça um teste: desligue sua unidade de Cd/DVD retirando o cabo sata da mobo, inicie o sistema, se parar de travar, desligue o pc e reconecte a unidade, na hora de reconectar sua unidade devolta troque o encaixe do cabo sata do seu cd/dvd rom, encaixe em outra entrada disponível, verificando se ele está ficando bem fixo na mobo, se o problema persistir mude o encaixe do HD tambem.

Então, mas ambas unidades são IDE. Somente HDs são Sata. O procedimento vale ainda? Limpar a BIOS pelo jumper é indiferente então, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas ambas unidades são IDE. Somente HDs são Sata. O procedimento vale ainda? Limpar a BIOS pelo jumper é indiferente então, né?

Pode ser que limpar a BIOs seja um procedimento desnecessario, principalmente se voce ja o fez e não houve retorno...

Para falar a verdade só tive esse problema com sata, se você tiver mais de 1 HD desconecte todos deixando somente o do sistema, ou seja, deixe conectado só o Hd onde está instalado o windows, voce ja verificou na BIOS se o boot está regulado para iniciar no Hd? geralmente quando eu formato a maquina esqueço o boot configurado para cd/dvd rom, não que seja um problema, mas só para garantir verifique se está configurado para dar boot no HD correto, mas Antes faça o procedimento que citei acima: desconecte todos os Hd com exceção do hd do windows, reinicie e veja no que dá, dê alguns shutdowns para verificar se está tudo correto, após verificar reconecte os hds restantes lembrando de não reconectar nas mesmas entradas. Quantos HD's voce tem? Um deles pode estar com defeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi então. Eu tô começando a desconfiar da minha unidade de disquete (nem sei pra que tenho essa porcaria ainda!) que parece não estar muito boa. (Há mil anos tentei ler uns disquetes e lembro não ter conseguido...)

Tenho dois HDs e não desconfio deles, pois costumo sempre fazer formatação completa em busca de erros e aquele tal de SMART não acusa nada!

Sobre boot, tá tudo no padrão da BIOS (Disquete, HD, CD/DVD), apesar de preferir sempre configurar como "Disquete, CD/DVD, HD" ao configurar BIOS. E o HD tá certo na prioridade do boot! Mas tipo, será que boot tem a ver? Afinal, o travamento é antes dessa parte! É antes de qualquer parte, na verdade, né... hahaha

Depois dos testes posso conectar tudo de volta para o padrão?! (Entradas Sata 1 e 2)

Ah! Esqueci de dizer que ontem inverti a ordem das memórias, mas não sei se isso resolveu porque não usei muito, já era tarde!

Será que esses travamentos tem a ver com o fato de eu ter ficado atualizando e revertendo a BIOS pra original com o HD formatado, sem sistema? Fiquei curioso e ontem instalei o XP (32 Bits) e reparei que travou só uma vez!

Por acaso a BIOS precisa do sistema operacional pra "estabelecer estavelmente/seguramente" as configurações de overclock mesmo quando tudo no padrão?! Estou delirando?!

Obrigado aí, pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu estava pensando, ele trava antes de ler o hardware, até mesmo antes do post, poderia passar o seu pc, mobo memoria processador vga se tiver fonte?

se tiver a possibilidade e tiver entendimento, abra sua fonte e olhe os capicitadores dela, veja se tem algum vazando ou meio estufado, olhe os da mobo também, da mobo acho difícil porque a minha mobo é uma m3a78-em e os capacitadores são todos solidos, veja esses itens que falei, se tiver placa de video teste sem ela, se tiver a possibilidade teste com outra fonte, outro processador outras memorias, vá trocando cada item de uma vez e veja se vai parar se não parar troque sua mobo mas utilize mesmo itens, processador, memorias vga, fonte, hd, se continuar um dos seus itens está com problemas, ai tem de descobrir quais, mas me parece se processador mobo ou fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica!

Infelizmente não terei capacidade de verificar esse item na fonte, pois não entendo nada sobre isso! Ela é uma OCZ de 600W. Processador é o Phenom II X4 955 BE, memórias Kingston HyperX 4GB e vídeo é a HD5850. Tudo novinho!

Mas enfim, isso tá acontecendo mais raramente agora, pois ontem à noite fiz inúmeros desligamentos e só travou uma vez ao ligar/reiniciar! Quando chegar em casa vou testar mais!

Por isso tô achando (e talvez viajando) que tem a ver com o fato de eu ter ficado atualizando e resetando a BIOS sem sistema instalado. Foi só por o XP no HD que parou de ficar travando! A placa liga e reinicia numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom isso que eu falei é bem capaz de não ser, porque seus itens são todos de otima qualidade, eu falei sobre capacitadores estufados, pois eles geralmente travam, e pensei de ser fonte generica, mas probabilidade descartada fonte de otima qualidade.

Bem issoq ue você falo de ficar instala e resetando a bios inumeras vezes não faz sentido, porque quem faz overclock geralmente tem de resetar sua bios inumeras vezes e num acarreta esse tipo de problema, o que pode estar acontecendo ve se os cabos de alimentação da placa de video placa-mãe todos estão encaixadinhos, porque aqui eu pensei de ser fonte, ele não iniciva quando fui ver era os cabo de alimentação da placa de video que tavão novos e estavão bem duros ai num tinha feito aquele " Tlec " e eu nem percebi tenta ver se é isso algum cabo mal encaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica!

Infelizmente não terei capacidade de verificar esse item na fonte, pois não entendo nada sobre isso! Ela é uma OCZ de 600W. Processador é o Phenom II X4 955 BE, memórias Kingston HyperX 4GB e vídeo é a HD5850. Tudo novinho!

Mas enfim, isso tá acontecendo mais raramente agora, pois ontem à noite fiz inúmeros desligamentos e só travou uma vez ao ligar/reiniciar! Quando chegar em casa vou testar mais!

Por isso tô achando (e talvez viajando) que tem a ver com o fato de eu ter ficado atualizando e resetando a BIOS sem sistema instalado. Foi só por o XP no HD que parou de ficar travando! A placa liga e reinicia numa boa.

Cara, faz assim... desconecta os drivers de disquete e dvd, os seus HDs e sua placa de video, e um pente de memoria... assim fica mais fácil de saber de onde vem o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gente, acho que o problema era a unidade de disquete mesmo. Pra ter certeza o removi e agora está tudo beleza.

Outra coisa que fiz foi desconectar os cabos de todos os HDs e DVDs e reconectá-los no mesmo lugar, pois se o problema parasse (como parou) eu teria certeza de que o problema estaria na unidade de disquete mesmo!

O gabinete ficou bem mais bonito e moderno sem esse acessório medieval, inclusive!

Se voltar a dar problema eu aviso aqui, mas espero (muito) que isso não aconteça mais! Obrigado aí pela ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao é questao de recomendação e sim desempenho, com 1T fica mais rápido, 2T supostamente daria maior estabilidade.

De qualquer forma, a pergunta dele ja está respondida. Bastava olhar ai no forum que tem topicos falando sobre o assunto e sei porque eu mesmo escrevi alguns deles os quais vou deixar o trabalho de pesquisar a quem interessar saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Desculpe invadir o tópico de vocês mas já invadindo, Preciso de ajuda para configurar minhas memórias em 1600 com latencia 9-9-9-24. Por favor me responda detalhadamente pois não sei quase nada de overclock.

Minha configuração é a seguinte: M4A78T-E, Phenom II x4 965 C3, Cosair dominator 2x2gb ddr3 1600MHz 9-9-9-24 numero de série TW3X4G1600C9D, HD4870 1GB.

POR FAVOR ME AJUDEM. :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tenho a mesma duvida do amigo ai de cima

tenho a mesma placa mãe e processador

apanhei um pouco pra colocar minhas memorias em 1600mhz, porque mexi apenas na frequencia e não mexi na tensão, quando chegar em casa vou tentar mexer nas voltagens delas pra ver se resolve, qualquer coisa se eu conseguir posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou tendo problemas ao setar o clock de 1600mhz. não sei se estou fazendo certo ou não, é setar para 1600mhz e acontece instabilidades, telas azuis e reboots na hora que esta carregando o windows, muito raramente eu consigo entrar usando a 1600mhz. se eu volto para AUTO funciona normal.. o que será pode ser? ja atualizei a bios para 3303(ultima versao) e mesmo assim o problema continua. e o problema só acontece quando eu mudo o clock, se eu mudo os timing e a temperatura fica normal.

minha configuração é a da assinatura. e minha memoria é:

Memória CORSAIR XMS3 4GB (2 x 2GB) DDR3-1600 (PC3 12800) - CMX4GX3M2A1600C7 1600MHZ

com timing de 7-8-7-20 a 1,65v

alguém me da um helppp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera.

Eu tenho um pc bem parecido com o d vocês: placa-mãe M4a78t-e, processador AMD 955 BE e memoria corsair 2x2gb 1600 TR3X6G1600C9.

A tensão da memoria que aparece na etiqueta é 1.65v, porém o meu sistema so fica estavel a 1333 colocando DRAM a 1.68v. Como consigo deixar rodando a 1600 sendo que ja ultrapassei a tensão padrão da minha memoria? Devo mexer na tensão da NB?

Por favor, me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera pergunta meio nada a ver. A temperatura do meu processador phenom x4 965 c3 está na casa dos 42° em idle e da placa mãe na casa dos 39°. Está alta essa temperatura ? o cooler é o box.

Olha que meu gabinete é um Haf 922 muito bem ventilado com duas ventoinhas de 120 na lateral ventilando + 1 na frente ventilando e atras (exaustor) + 1 de 240 no teto do gabinete (exaustor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

bom dia pessoal, tem como atualizar a bios da Asus M4a78t-e para suportar processador am3+? porque o bulldozer fx6100 entra no slot da placa, mas não dá video. alguém pode me ajudar, porque tenho uma novinha ,mas não estou usando porque não pegou o processador.

PC - phenom II x4 920 be, asrock n68-ucc, 4gb, gtx460 se

quero partir para o fx6100 + 16 gb + Asus M4a78t-e +gtx460 se

alguém me ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!