Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A78T-E - DDR3 1600Mhz? OverClock?


BrunoNexuS

Posts recomendados

Eu estou com um problemas com minhas memórias OCZ 1600Mhz era pra elas está funcionando a 8-8-8-24 só q estão funcionando a 11-11-11-24 como faço pra configurar na bios??

Caro colega malucodebr, certifique-se de que suas memórias estão nos dois slots mais próximos ao processador, pois diz-se (inclusive a ASUS diz isso) que há mais chance de sucesso nas configurações. Na BIOS, vá em AI TWEAKER; em seguida, em DRAM CONFIGURATION, configure assim: DRAM FREQUENCY - DDR3 1600. Volte à guia AI TWEAKER, entre na opção DRAM TIMING CONFIGURATION e ponha os seguintes valores (em ordem):

TC - 8

TRCD - 8

TRP - 8

TRAS - 24

Isto feito, volte à guia AI TWEAKER, entre na opção DRAM VOLTAGE e digite o valor especificado pela OCZ. Aí, é só apertar F10 para salvar e sair. Caso o PC não ligue ou apresente algum tipo de travamento, repita os passos alterando os valores gradativamente - um de cada vez, por exemplo.

e o que é CPU stepping porque não aparece no everest???

Não tenho certeza, mas creio que seja o valor que expressa a revisão do processador. (C1, C2, C3)

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, vou aproveitar o tópico para perguntar: em que parte da bios precisamente eu preciso mexer para subir minhas memorias para 1600MHz?

minha mobo: M4A785TD-M EVO

memoria: "corsair dominator"

**na minha assinatura tem mais detalhes**

Li em paginas anteriores (deste mesmo topico) que fazer overclock no controlador de memoria não afeta a mobo nem as memorias ou o processador, por isso quero por as memorias para trabalhar na frequencia nativa delas!

Dei uma olhada na bios, em "jumper free configuration", lá só da pra setar até 800Mhz, parece estar correto, mas qual deles? 400mhz, 533mhz, 633mhz ou 800mhz?! ou estou olhando no lugar errado?

Agradecido que puder me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, vou aproveitar o tópico para perguntar: em que parte da bios precisamente eu preciso mexer para subir minhas memorias para 1600MHz?

minha mobo: M4A785TD-M EVO

memoria: "corsair dominator"

**na minha assinatura tem mais detalhes**

Li em paginas anteriores (deste mesmo topico) que fazer overclock no controlador de memoria não afeta a mobo nem as memorias ou o processador, por isso quero por as memorias para trabalhar na frequencia nativa delas!

Dei uma olhada na bios, em "jumper free configuration", lá só da pra setar até 800Mhz, parece estar correto, mas qual deles? 400mhz, 533mhz, 633mhz ou 800mhz?! ou estou olhando no lugar errado?

Agradecido que puder me ajudar

Rapaz, @=> Over e as suas estão em down clock, na sua placa o divisor está maquiado para exibir o clock DDR Real ou seja, a metade do clock que você usa para comprar. [800]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, @=> Over e as suas estão em down clock, na sua placa o divisor está maquiado para exibir o clock DDR Real ou seja, a metade do clock que você usa para comprar. [800]

E aí Jonny, obrigado por responder, vamos lá: então se se eu colocar o clock da memoria para 800mhz na verdade estarei colocando 800mhz x2?!

Ficando assim 800mhz x2 = 1600mhz?!

minha mobo suporta subir até 1800mhz, então porque ela não exibe os 900mhz?! só mostra o permitido?

thx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Jonny, obrigado por responder, vamos lá: então se se eu colocar o clock da memoria para 800mhz na verdade estarei colocando 800mhz x2?!

Ficando assim 800mhz x2 = 1600mhz?!

certinho....

minha mobo suporta subir até 1800mhz, então porque ela não exibe os 900mhz?! só mostra o permitido?

thx

Isso não sei te dizer, talves role se você por Memórias de 1800MHz, só que o interessante é chegar a esse clock overclocando o IMC, pois ele suporta nativamente Memórias 1333MHz, ou isso representará poucos ganhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o controlador de memórias, nas placas referem-se CPU/NB, NB-VID....

fiz uma mudança em jumper free configuration > memory clock

setei pra 800Mhz, olha o benchmark do everest:

Antes:

1693pxd.jpg

depois:

2r6mfcj.jpg

Isso aqui me impressionou, antes era a terceira do ranking, pulou pro segundo:

Antes:1z5heew.jpg

Depois:2udztht.jpg

Interessante notar que a placa é 1333 nativo, mas no benchmark sem "overclock" ela exibe a informação de que é 1071MHz, após o "overclock" ela exibe exatamente 1600MHz, explendido, será que realmnete estava trabalhando a 1071MHz ou era erro de leitura, o fato é que após o "overclock" passou a exibir 1600Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FAIL!!!

Apos pouco mais de 1 minuto executando o teste de estabilidade do everest deu tela azul, o que será que esta faltando? será que preciso mexer na tensão das memorias?

Sim, mais frequencia, mais voltagens, poe o NB na foltagem que o sdriver surgeriu, de mais 0,05 nas Memórias

Edit:

Bom... agora que conseguiu tem com melhorar.

Trave o PCI-E em [110]

Ele e o CPU/NB Frequency para [220]

Teste a estabilidade e veja se melhorou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mais frequencia, mais voltagens, poe o NB na foltagem que o sdriver surgeriu, de mais 0,05 nas Memórias

Edit:

Bom... agora que conseguiu tem com melhorar.

Trave o PCI-E em [110]

Ele e o CPU/NB Frequency para [220]

Teste a estabilidade e veja se melhorou

Coloque a tensão do NB do processador a 1.3 volt que deve resolver.

hasushau é ridículo mas não consegui setar estes valores, por exemplo o cpu/nb frequency devo setar para 2.200MHz?

não localizei onde muda o "nb processor" tb não achei esse pci-e, 110 que você se refere seria 1.100MHz?!

Minha BIOs é parecida com a da foto abaixo, esta atualizada pra ultima versão:

asusevo_bios4_sm.jpg

2w36xlh.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente desculpa a invasão eu tenho meu outro topico la de overclock, so que o pessoal não ta me respondendo, resolvi tentar dar um pulinho aqui prara tentar terminar lgoo meu over: Bem tem fotods da bios minha fonte é essa da assinatura tem tudo direitinho no meu topico http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-aqui-over/769330?p=4117724#post4117724

Pois então to com um phenon 9650 de 2.4 assim que eu subo eo bus dele pra 220 da tela azul por causa das memorias, que são ddr 667 e eu deixo elas como 333 na bios ai eu tive que diminuir elas pra 266 mas ai fica muito baixa teria como eu deixar elas como 333 e aumentar a tensão dela pra ela suportar o over junto com o processador? Ai quanto ao processador fui overclockando ele com as memorias em 266 até com o bus até 225 soq ai o processador fica em 2.45 se não me engano e já ta pedindo vcore, ai botei + 50mv no processador e consegui subir o bus até 235, mas com as memorias em 266, queria ajuda do pessoal ai pra ver se eu consigo botar uns 2.8 ou talvez 3.0 nele com as memorias em 333 pra elas sofrerem um over também.

Ai tá so que tem outro misterio o meu vcore quando ligo o pc quando botei + 50mv ele liga em 1.22 e depois quando stresso ele cai pra 1,18 1,17 e quando tava em padrão ligava em 1,18 e depois que stressava caia até 1,14.

Isso é normal?

Outra duvida, o meu everest quando estresso o processador pra ver se fico estável, o everest fica louco, as informações do over fica indo e vindo quando ligo ta diz tudo certinho o bus o clock das memorias o ht link tudo, mas quando estresso isso fica ocilando ele já chegou a acusar que o processador tava a 1300 mhz e depois sobe e abaixa e fica uma coisa louca, mas o cpu-z não acontece isso fica normalzinho, será um bug do everest ou meu pc que ta com problema?

Desculpe o texto gigante, é que eu tentei resumir o máximo, se alguem pude rme ajudar, as peças são a da minha assinatura. Se alguem puder me dar uma luz :kiss:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente desculpa a invasão eu tenho meu outro topico la de overclock, so que o pessoal não ta me respondendo, resolvi tentar dar um pulinho aqui prara tentar terminar lgoo meu over: Bem tem fotods da bios minha fonte é essa da assinatura tem tudo direitinho no meu topico http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-aqui-over/769330?p=4117724#post4117724

Pois então to com um phenon 9650 de 2.4 assim que eu subo eo bus dele pra 220 da tela azul por causa das memorias, que são ddr 667 e eu deixo elas como 333 na bios ai eu tive que diminuir elas pra 266 mas ai fica muito baixa teria como eu deixar elas como 333 e aumentar a tensão dela pra ela suportar o over junto com o processador? Ai quanto ao processador fui overclockando ele com as memorias em 266 até com o bus até 225 soq ai o processador fica em 2.45 se não me engano e já ta pedindo vcore, ai botei + 50mv no processador e consegui subir o bus até 235, mas com as memorias em 266, queria ajuda do pessoal ai pra ver se eu consigo botar uns 2.8 ou talvez 3.0 nele com as memorias em 333 pra elas sofrerem um over também.

Ai tá so que tem outro misterio o meu vcore quando ligo o pc quando botei + 50mv ele liga em 1.22 e depois quando stresso ele cai pra 1,18 1,17 e quando tava em padrão ligava em 1,18 e depois que stressava caia até 1,14.

Isso é normal?

Outra duvida, o meu everest quando estresso o processador pra ver se fico estável, o everest fica louco, as informações do over fica indo e vindo quando ligo ta diz tudo certinho o bus o clock das memorias o ht link tudo, mas quando estresso isso fica ocilando ele já chegou a acusar que o processador tava a 1300 mhz e depois sobe e abaixa e fica uma coisa louca, mas o cpu-z não acontece isso fica normalzinho, será um bug do everest ou meu pc que ta com problema?

Desculpe o texto gigante, é que eu tentei resumir o máximo, se alguem pude rme ajudar, as peças são a da minha assinatura. Se alguem puder me dar uma luz :kiss:

Nossas Bios são parecidas, estou tentando fazer minhas memorias trabalharem a 1600Mhz, as memorias já são 1600Mhz mas a mobo só sobe isso com over...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua bios está escrito assim:

CPU/HT Reference clock (MHz) [220]

PCIE Clock [110]

Em que parte?

Posso afirmar com certeza que minha Bios é identica a foto que eu postei, baseando-se na foto onde devo alterar?

asusevo_bios4_sm.jpg

O PCI-E eu ja consegui alterar, não sabia que era só digitar:rolleyes:

Edit: CPU/HT Reference clock tb ja estou visualizando, só nao sei onde alterar o NB processor para 1.3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em que parte?

Posso afirmar com certeza que minha Bios é identica a foto que eu postei, baseando-se na foto onde devo alterar?

O PCI-E eu ja consegui alterar, não sabia que era só digitar:rolleyes:

Edit: CPU/HT Reference clock tb ja estou visualizando, só nao sei onde alterar o NB processor para 1.3

O clock do NB sobe junto com os alterações do CPU/HT Reference Clock, outra forma seria o CPU/NB Reference Clock [x10], mas não sei te dizer se é possivel subir o multiplicador.

Ou seja, CPU/HT ...[220] + CPU/NB [x10] = NB 2200MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clock do NB sobe junto com os alterações do CPU/HT Reference Clock, outra forma seria o CPU/NB Reference Clock [x10], mas não sei te dizer se é possivel subir o multiplicador.

Ou seja, CPU/HT ...[220] + CPU/NB [x10] = NB 2200MHz

Consegui alterar mas falhou, setei:

CPU/HT = 220

PCI-E = 110

CPU/NB = x10 (exatos 2000MHz)

Deu falha :mellow:

Acho que vou deixar esse negocio de subir as memorias para 1600MHz de lado(_( meu sistema esta com excelente estabilidade, mesmo com esse calor (28~32°) consigo jogar games como jericho, GTA IV, devil may cry 4, etc...

Vou deixar esse negocio de over de lado, ja andei fuçando os forums da asus e nem lá os caras conseguiram com 100% de estabilidade-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas porque ta mexendo na PCI-E???? deixa em 100 ela num tem nada com a historia. você precisa configurar a tensão do NB do processador como falei e conferir se a tensão das memorias e timmings estão corretos. Alem do mais sua assinatura diz que suas memorias sao 1333. ta certo isso?? porque se for ai é o problema, sua placa-mãe pode ate suportar memorias 1800 mhz mas se as memorias nao suportam nao tem remedio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!