Ir ao conteúdo

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...

alyssonr

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por SdNk+28 dez 2004, 14:53

Da pra muda as latencias de uma SpecTek 512 DDR400 sem problemas? O padrão dela é 3-3-3-8.

Dá sim.

O maior problema que pode acontecer será reinicialização e travamento do sistema ...

Fora isso, sem maiores problemas ....

Postado
Postado Originalmente por lOcAlZiN+29 dez 2004, 00:34QUOTE (lOcAlZiN @ 29 dez 2004, 00:34)
Postado Originalmente por SdNk@28 dez 2004, 14:53

Postado Originalmente por lOcAlZiN@28 dez 2004, 01:52

SdNk@25 dez 2004, 17:11

Da pra muda as latencias de uma SpecTek 512 DDR400 sem problemas? O padrão dela é 3-3-3-8.

Dá sim.

O maior problema que pode acontecer será reinicialização e travamento do sistema ...

Fora isso, sem maiores problemas ....

Agora q eu vi q as opções pra muda as latencias ta bloquedo no setup assim como um monte de outras coisas, então não tem como muda

Procure algum BIOS mod pra sua placa-mãe ...

você facilmente irá encontrar ....

:joia:

Postado

Provavelmente esta setado como BY SPD... coloque em MANUAL que as opções irão se liberar...

Se voce não tiver esse tipo de opção... deixe isso pra lá.... latencia não da diferença pratica nenhuma... eu sei... ja testei 3448 e 2336... e uma bobagem isso...

A mesmo conclusão que eu cheguei ....

Latencys é bobeira ...

• 2 semanas depois...
  • Administrador
Postado

Bom, quanto a questão da vida útil diminuir, cara, aí, depende, se forçar a memória, pode até ser que sim... tem que saber o modelo dela direitinho, e verificar por aí, informações sobre a fabricante, para realmente ter a certeza disso... mas se a memória não suportar, ou forçar a memória, com certeza seu tempo de vida útil vai dimunuir...

Postado
Postado Originalmente por Dj Rayke@14 jan 2005, 09:52

Bom, quanto a questão da vida útil diminuir, cara, , depende, se forçar a memória, pode até ser que sim... tem que saber o modelo dela direitinho, e verificar por , informações sobre a fabricante, para realmente ter a certeza disso... mas se a memória não suportar, ou forçar a memória, com certeza seu tempo de vida útil vai dimunuir...

Realmente.

Tendo em vista que em alguns casos, há necessidade de realizar um overvolt, para as memos conseguirem estabilidade em baixas latencys.

• 3 semanas depois...
Postado

:D Cara olá, tenho a "mesma" configracao tua, muda o cooler Jet 7+ e a memoria q so to usando 1 pente de 512 VDATA :muro: ...

Só q como você chegou ah 2700Mhz??

O meu AXP-M tb tem o mesmo Stepping q o seu, qual he a sua fonte, você ta bastante alto, qual FSB e mult?

A e uma dica, porque não usa o 1º e o 3º slot da mem. é vez da 1ª e 2ª, você assim ta perdendo o Dual channel, ou usa 1 e 3 ou 2 e 3.

Um abraço! :palmas:

Postado

A e uma dica, porque não usa o 1º e o 3º slot da mem. é vez da 1ª e 2ª, você assim ta perdendo o Dual channel, ou usa 1 e 3 ou 2 e 3.

Isso só irá acontecer caso, a placa-mãe já possua suporte a DC.

No mais, não irá acarretar nenhuma diferença.

• 3 semanas depois...
Postado
Realmente.

Tendo em vista que em alguns casos, há necessidade de realizar um overvolt, para as memos conseguirem estabilidade em baixas latencys.

É esse overvolt que pode sim reduzir a vida util da memoria... mas uma coisa e certa: Memoria e o dispositivo que mais aguenta tensão! O que não quer dizer que voce tenha que roda-las em 3,3V todo dia ne!

Postado
Postado Originalmente por Renato Marcelino@17 de fevereiro de 2005, 11:47

É esse overvolt que pode sim reduzir a vida util da memoria... mas uma coisa e certa: Memoria e o dispositivo que mais aguenta tensão! O que não quer dizer que voce tenha que roda-las em 3,3V todo dia ne!

Concordo plenamente.

Eu não altero as minha voltagens por causa de latencys não ...

B)

Postado

lendo esses posts aqui posso concluir que minhas memo são horríveis pois suas latency são: 2,5-5-4-9

Pode até ser que alterar latencys não melhora muito a performance do pc, mas tão altas assim acho que é muito ruim.

concordam??? :(

Postado
Postado Originalmente por MagnoFox@20 de fevereiro de 2005, 15:11

lendo esses posts aqui posso concluir que minhas memo são horríveis pois suas latency são: 2,5-5-4-9

Pode até ser que alterar latencys não melhora muito a performance do pc, mas tão altas assim acho que é muito ruim.

concordam??? :(

O primeiro número de latencys são os mais importantes ....

No seu caso, até que está bom, tendo em vista que o padrão é CAS 3, o seu é 2.5.

B)

Postado

Nanya M2U51264DS8HB3G-75 512 MB PC2100 DDR SDRAM (2.5-3-3-6 @ 133 MHz) (2.0-2-2-5 @ 100 MHz)

informação retirada do Everest...

porque meus valover aparecem em 2.5 e depois a 2.0? com os respectivos MHz?!

não entendi essa parte!

Postado
Postado Originalmente por anotsu@23 de fevereiro de 2005, 21:43

Nanya M2U51264DS8HB3G-75 512 MB PC2100 DDR SDRAM  (2.5-3-3-6 @ 133 MHz)  (2.0-2-2-5 @ 100 MHz)

informação retirada do Everest...

porque meus valover aparecem em 2.5 e depois a 2.0? com os respectivos MHz?!

não entendi essa parte!

Simples.

Existe uma relação, de qnt menor o clock, menor as latencys.

você pode perceber que trabalhando á 266Mhz suas latencys ficam mais altas que trabalhando á 200Mhz.

B)

Postado
Postado Originalmente por anotsu@25 de fevereiro de 2005, 23:03

valeu! mas não consigo mudar na bios! :/

so 133 e 166 :/

Exatamente.

Tendo em vista que o seu processador trabalha com FSB 333 (166*2), o que acaba com a necessidade de trabalhar com as memos a 400Mhz.

Por isso que näo fica habilitado.

B)

Postado
Postado Originalmente por lOcAlZiN@26 de fevereiro de 2005, 10:01

Exatamente.

Tendo em vista que o seu processador trabalha com FSB 333 (166*2), o que acaba com a necessidade de trabalhar com as memos a 400Mhz.

Por isso que näo fica habilitado.

B)

Mas eu queria que ela trabalhasse a 100MHz para que a latência ficasse menor!

mas não consigo.

valeu!

Postado
Mas eu queria que ela trabalhasse a 100MHz para que a latência ficasse menor!

mas não consigo.

valeu!

Não aparece a opção de 200Mhz não ??

Nesse caso, deixe em 266Mhz e diminua nas latencys.

B)

Postado
Postado Originalmente por lOcAlZiN@26 de fevereiro de 2005, 16:38

Não aparece a opção de 200Mhz não ??

Nesse caso, deixe em 266Mhz e diminua nas latencys.

B)

Valeu lOcAlZiN,

eu atualizei a bios agora e apareceu a opção 200MHz, mas deu umas travadar, acho que ela é 133 mesmo...

vou tá comprando uma 400MHz pra ver se resolve o meu problema, e vou aproveitar para fazer outra pergunta, essa minha memoria é pc2100 ddr 266, teria problema acrescentar outra memoria de 512 sendo ela pc2700 ou pc3200, ambas ddr 400MHz ? valeu!

p.s.: no manual da placa diz que ela aceita até 333, mas com a bios atualizada aparece a opção 200MHz(2x200), acha que é possovel?!

Valeu mesmo!!!

Postado
Postado Originalmente por anotsu@26 de fevereiro de 2005, 19:59

Valeu lOcAlZiN,

eu atualizei a bios agora e apareceu a opção 200MHz, mas deu umas travadar, acho que ela é 133 mesmo...

vou tá comprando uma 400MHz pra ver se resolve o meu problema, e vou aproveitar para fazer outra pergunta, essa minha memoria é pc2100 ddr 266, teria problema acrescentar outra memoria de 512 sendo ela pc2700 ou pc3200, ambas ddr 400MHz ? valeu!

p.s.: no manual da placa diz que ela aceita até 333, mas com a bios atualizada aparece a opção 200MHz(2x200), acha que é possovel?!

Valeu mesmo!!!

Amigão, seu Sempron tem FSB166 ou seja, ele pede uma DDR333 no minimo.

Compensa mesmo e voce vender sua meoria 266 e pegar tudo 400 pra voce ja ter uma memoria rapida para futuros upgrades.

Outro detalhe... voce esta querendo diminuir a freqüência de operação para ganhar em latencias... isso e pura bobagem, FSB's altos aumenta o desempenho muito mais que latencia baixa. (foi isso que eu entendi).

Outro detalhe, rode as memorias junto com oprocessador, essas travadas sao devido a assincronia provavelmente... voce deve usar os divisores 5:4 para processador e memoria respectivamente enquanto voce estiver com essa DDR266... quando colocar todas DDR400 use 1:1, aí sim vai ficar legal!

Abraço!

Postado
Postado Originalmente por Renato Marcelino@28 de fevereiro de 2005, 14:43

voce deve usar os divisores 5:4 para processador e memoria respectivamente enquanto voce estiver com essa DDR266... quando colocar todas DDR400 use 1:1, aí sim vai ficar legal!

Abraço!

O que seriam esses divisores?! desculpe-me pela ignorância, hehe.

e outra coisa, acha que teria problema o fato de na bios antiga a cfg maxima da placa mãe era 166MHz para memorias e depois de atualizar a bios ter "habilitado" a opção de 200MHz?!

valeu mais uma vez e desculpa a incistência!

Postado
Postado Originalmente por anotsu@28 de fevereiro de 2005, 15:08

O que seriam esses divisores?! desculpe-me pela ignorância, hehe.

e outra coisa, acha que teria problema o fato de na bios antiga a cfg maxima da placa mãe era 166MHz para memorias e depois de atualizar a bios ter "habilitado" a opção de 200MHz?!

valeu mais uma vez e desculpa a incistência!

Quanto a Bios... e o seguinte: Sua placa-mãe utiliza o KM400 que na verdade suporta DDR400 porém FSB maximo de 166 (333 ddr) e o proprio projeto do chipset e falho no tocante ao suporte a DDR400... mas basta voce deixar as DDR400 rodando como se fosse 333 que fica tudo certo. Os divisores dividem a freqüência para que o barramento PCI fique em 33mhz que é o correto e esses ajustes devem esta coerentes tambem com a relação FSB/Memoria.

Postado
Postado Originalmente por Renato Marcelino@28 de fevereiro de 2005, 16:24

Quanto a Bios... e o seguinte: Sua placa-mãe utiliza o KM400 que na verdade suporta DDR400 porém FSB maximo de 166 (333 ddr) e o proprio projeto do chipset  e falho no tocante ao suporte a DDR400... mas basta voce deixar as DDR400 rodando como se fosse 333 que fica tudo certo. Os divisores dividem a freqüência para que o barramento PCI fique em 33mhz que é o correto e esses ajustes devem esta coerentes tambem com a relação FSB/Memoria.

OK OK Muito bom!!! Valeu pelos tokes!!!

p.s.: incrivel como sai mais barato frequentar um forum como esse do que fazer um curso de hardware... hehehehe!!! valeu Renato Marcelino!! e obrigado tb pela paciência!!!

• 4 semanas depois...
Postado

Duvida fresquinha.

Acho que não li nas entrelinhas, e fiquei meio em dúvida sobre o sincronismo.

Houve uma mensagem em que nosso amigo Renato disse que compensa mais (em termos de ganho de desempenho) aumentar o FSB da memoria do que diminuir latências.

Pois bem: minhas memos PC3200 estão trabalhando como PC2100 para trabalhar em sincronia com meu processador Athlon XP (thorton) 2200+ (FSB133), e utilizam as latencias CAS2.0 - RCD 2 - RP 2 -RAS 6.

Se eu aumentar a freqüência da memoria conseguindo manter as mesmas latencias vai ficar melhor, mesmo estando em assincronia?

AH! E aquela opção de relação de multiplicação do FSB para freq. de memo faz trabalhar em assincronia?

PS: foi um grande erro meu comprar um processador sem pesquisar.... Aprendi muito neste forum do CDH e umas das melhores dicas foi: ter paciencia e pesquisar muito para saber exatamente o que comprar e nunca se arrepender. :bored:

Postado
Pois bem: minhas memos PC3200 estão trabalhando como PC2100 para trabalhar em sincronia com meu processador Athlon XP (thorton) 2200+ (FSB133), e utilizam as latencias CAS2.0 - RCD 2 - RP 2 -RAS 6.

Eu no seu caso, nem alteraria nada ....

Tudo em sincronia, e ótimas latencys !!

AH! E aquela opção de relação de multiplicação do FSB para freq. de memo faz trabalhar em assincronia?

Não entendi direito a sua dúvida....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!